Monitorização do Clima de Portugal 2016



frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Devo dizer que este Verao foi o mais quente que tenho memoria, quente e seco no Algarve. Nao tenho numeros que corroborem esta afirmacao mas notei que no sotavento algarvio havia especies adaptadas a seca a secar, nunca tinha visto tal coisa. Havia piornos, agaves, cactos, aloe vera, loureiros, erva cavalinha (um endemismo) a secar, e a amendoeira e a figueira perderam a folha muito mais cedo.

Como houve muita chuva em Abril e Maio e as temperaturas ja estavam altas houve uma explosao de fungos, nunca vi tantas plantas de jardim ou da horta com fungos.

Disseram me que a agua so veio as ribeiras agora no final de Novembro, neste momento o Beliche e Odeleite...

O acumulado no sotavento deve andar entre os 200 e os 250 mm, melhor que o ano passado mas insuficiente...

Vejam as temperaturas das estacoes algarvias do barrocal... um clima claramente ja magrebino... esta na pagina da Direccao Regional de Agricultura.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Devo dizer que este Verao foi o mais quente que tenho memoria, quente e seco no Algarve. Nao tenho numeros que corroborem esta afirmacao mas notei que no sotavento algarvio havia especies adaptadas a seca a secar, nunca tinha visto tal coisa. Havia piornos, agaves, cactos, aloe vera, loureiros, erva cavalinha (um endemismo) a secar, e a amendoeira e a figueira perderam a folha muito mais cedo.

Como houve muita chuva em Abril e Maio e as temperaturas ja estavam altas houve uma explosao de fungos, nunca vi tantas plantas de jardim ou da horta com fungos.

Disseram me que a agua so veio as ribeiras agora no final de Novembro, neste momento o Beliche e Odeleite...

O acumulado no sotavento deve andar entre os 200 e os 250 mm, melhor que o ano passado mas insuficiente...

Vejam as temperaturas das estacoes algarvias do barrocal... um clima claramente ja magrebino... esta na pagina da Direccao Regional de Agricultura.


Aqui no Norte também foi o verão mais quente e seco de sempre.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Devo dizer que este Verao foi o mais quente que tenho memoria, quente e seco no Algarve.
Aqui no Norte também foi o verão mais quente e seco de sempre.
Resumindo, foi o verão mais quente e seco em todo o país, seco é normal e mesmo assim até não foi dos piores pois ainda choveu qualquer coisa com umas trovoadas principalmente em Julho, costuma acabar com 0mm, no norte é que é normal aparecerem algumas frentes de fraca atividade e mesmo assim este ano foram escassas. Quente também é sempre mas não tanto como este ano, foi pior que 2003 pois penso que nesse ano apenas em Agosto apareceu aquela grande onda de calor. Este ano apareceram várias e de grande duração, era raro o dia que não tinha temperaturas abaixo dos 35ºC aqui :wacko: de vez em quando é que aparecia um dia mais fresco mas também era de pouca dura. O mais incrível foi ter o recorde do ano e talvez durante mais alguns anos (só se os próximos continuarem a ser cada vez mais rigorosos mas esperemos que não) em Setembro :confused: (43ºC) autêntica loucura. Infelizmente parece que a tendência do nosso clima é caminhar para isto.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,603
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Resumindo, foi o verão mais quente e seco em todo o país, seco é normal e mesmo assim até não foi dos piores pois ainda choveu qualquer coisa com umas trovoadas principalmente em Julho, costuma acabar com 0mm, no norte é que é normal aparecerem algumas frentes de fraca atividade e mesmo assim este ano foram escassas. Quente também é sempre mas não tanto como este ano, foi pior que 2003 pois penso que nesse ano apenas em Agosto apareceu aquela grande onda de calor. Este ano apareceram várias e de grande duração, era raro o dia que não tinha temperaturas abaixo dos 35ºC aqui :wacko: de vez em quando é que aparecia um dia mais fresco mas também era de pouca dura. O mais incrível foi ter o recorde do ano e talvez durante mais alguns anos (só se os próximos continuarem a ser cada vez mais rigorosos mas esperemos que não) em Setembro :confused: (43ºC) autêntica loucura. Infelizmente parece que a tendência do nosso clima é caminhar para isto.
Nem posso ouvir falar deste verão que passou, acho que nunca tinha sofrido tanto no verão, já não bastavam os dias tórridos eram as noites também, se os Verões continuarem assim estou seriamente a pensar em " cavar daqui para fora", não suporto o calor.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Nem posso ouvir falar deste verão que passou, acho que nunca tinha sofrido tanto no verão, já não bastavam os dias tórridos eram as noites também, se os Verões continuarem assim estou seriamente a pensar em " cavar daqui para fora", não suporto o calor.
Como é óbvio nunca me mudaria de lugar por causa do clima, apenas se for muito extremo e seja mesmo obrigado a isso, as noites aqui eram agradáveis e apesar das temperaturas elevadas nunca tive um mínima tropical, já ai da zona da Serra de S. Mamede não se pode dizer o mesmo. O que mais me preocupa é mesmo a escassez de água que poderemos vir a ter e que aliás em alguns locais este verão já se viu, esse sim é o maior problema de todos. Se ao menos os invernos continuassem chuvosos...Nos estudos, eram mesmo estas as consequências que Portugal iria sofrer graças ás alterações climáticas.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,603
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Como é óbvio nunca me mudaria de lugar por causa do clima, apenas se for muito extremo e seja mesmo obrigado a isso, as noites aqui eram agradáveis e apesar das temperaturas elevadas nunca tive um mínima tropical, já ai da zona da Serra de S. Mamede não se pode dizer o
Aqui o único dia em que tive 40ºc foi no dia 5 ou 6 de Setembro já não me recordo bem, enquanto aí tiveste alguns dias com 40ºc ou mais.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Aqui o único dia em que tive 40ºc foi no dia 5 ou 6 de Setembro já não me recordo bem, enquanto aí tiveste alguns dias com 40ºc ou mais.
Como a vila está situada num vale é normal ser assim, muito calor de dia e frio à noite. Há muitas diferenças de clima dessa zona para esta, apesar de não estar muito distante, tudo graças à serra.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Boas notícias: Situação de seca diminuiu em novembro
O território do continente registou em novembro uma diminuição da área em situação de seca fraca, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantando que este mês foi "normal" em relação a temperaturas e precipitação.
naom_5405b84355afe.jpg
© Reuters
PAÍS IPMA

De acordo com o Boletim Climatológico disponível hoje na página do instituto na Internet, no final de novembro houve uma diminuição da área em situação de seca fraca, com 47% do território nesta classe de seca.


Segundo o índice meteorológico de seca do IPMA, no final do mês de novembro verificou-se, em relação ao final de outubro, uma diminuição da área em situação de seca fraca e um aumento da área em situação normal e de chuva fraca.

O índice meteorológico de seca indica que 47% do território do continente estava em seca fraca, 33% em situação normal e 19,9% em chuva fraca.

O IPMA classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre "chuva extrema" e "seca extrema".

O instituto analisou os valores médios da temperatura média, máxima e mínima do ar no mês de novembro (em relação ao período 1971-2000),tendo classificado o de 2016 como "normal".

Segundo o Boletim climatológico do IPMA, em novembro os valores médios da temperatura média do ar (12,11 graus Celsius) e da máxima (16,99 graus) foram próximos do normal.

No que diz respeito à temperatura mínima, o valor médio foi de 7,23 graus Celsius foi inferior ao normal.

O menor valor da temperatura mínima foi registado a 08 de novembro em Miranda do Douro (-3,8 graus Celsius) e o maior valor da máxima ocorreu no dia 01 no Fundão (29,9 graus).

O instituto informa também que o valor médio da quantidade de precipitação em novembro (120,1 milímetros) foi próximo do normal. O maior valor mensal da quantidade de precipitação ocorreu no Fundão (232,3 milímetros).

"De salientar que na última década do mês o território esteve sob influência de uma depressão complexa no período 21-27, á qual esteve associada uma superfície frontal fria e a massa de ar frio instável do seu setor pós-frontal", adiantou o instituto.

Esta situação, segundo o IPMA, "originou períodos de chuva, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e vento forte, no litoral a sul do Cabo Carvoeiro no dia 23, no norte e centro no dia 24, no centro e sul no dia 25 e no sul nos dias 26 e 27".
https://www.noticiasaominuto.com/pa...rce=gekko&utm_medium=email&utm_campaign=daily
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Rajada máxima > 75 km/h

Ontem, a Foia voltou a liderar.

Foia,Monchique: 92,9 km/h
São Teotónio,Odemira: 80,3 km/h
Sines: 78,5 km/h
Cabo Raso,Cascais: 78,1 km/h

Este parâmetro é importante, mas é demasiado vago comparado com a vento médio diário.

Vento médio diário de ontem

Foia,Monchique: 56,9 km/h
São Teotónio,Odemira: 22 km/h
Sines: 33,8 km/h
Cabo Raso,Cascais: 36 km/h

Cabo Raso teve a 4ª rajada máxima em contrapartida foi a 2ª estação mais ventosa da rede IPMA.
É uma pena não termos os dados do Cabo Carvoeiro, acredito que tenha registado valores mais elevados que o Raso, o que é normal nesta altura do ano.

Por aquilo que tenho analisado o Cabo Carvoeiro é mais ventoso no inverno, enquanto em termos anuais o Cabo Raso é mais ventoso, e acredito que a diferença esteja relacionada pela a presença da serra e famosa aceleracao do vento ao descer a vertente sul.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Outra situação interessante é o acumulado de precipitação em três dias na estação de São Teotónio,Odemira.

Dia 14: 45,8mm
Dia 15: 15,3mm
Dia 16: 22,1 mm

Total: 83,2 mm
Valor impressionante, a rede hidrográfica daquela zona deve estar carregada de água.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Temperaturas mínimas de ontem, último dia de outono com mínimas de inverno:

33uLvOw.png


Top 10 temperaturas mínimas dia 20 de Dezembro de 2016:

-3,5ºC Chaves
-3,5ºC Miranda do Douro
-3,3ºC
Carrazêda de Ansiães
-3,2ºC Dunas de Mira
-3,0ºC Bragança
-3,0ºC Portel, Oriola
-2,6ºC Tomar
-2,5ºC Sabugal
-2,4ºC Macedo de Cavaleiros
-2,2ºC Alcobaça
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Destaque também para as mínimas do dia 19 (TOP5):

-4,4ºC Lamas de Mouro
-3,6ºC Chaves
-3,2ºC Montalegre
-2,5ºC Carrazêda de Ansiães
-2,4ºC Bragança