Monitorização do Clima de Portugal - 2022

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Não posso deixar de reparar no seguinte:

"A nível global, setembro de 2022 foi a par com 2016 o 4º mais quente de sempre. A temperatura média global em setembro foi 0.3 °C superior ao valor médio 1991-2020.

Na Europa setembro foi 0.4 °C inferior ao valor médio 1991-2020. "

E depois, quando se refere a Portugal usa-se a normal 1971-2000. Portanto, 20 anos atrasados.
Se fosse 91 a 2020 teria sido um mês frio, e não teria sido assim tão chuvoso.
 
  • Gosto
Reactions: Luis Rafael


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Se fosse 91 a 2020 teria sido um mês frio, e não teria sido assim tão chuvoso.
Nada disso, a temperatura está na mesma 0,14 ºC acima do valor normal 91-20 para setembro (houve setembros muito frios na década de 90), e a precipitação é praticamente igual nas duas normais (literalmente uma diferença de menos de 1 mm), teria sido um mês bem chuvoso na mesma. Aliás, é o segundo ano consecutivo que temos um setembro na ordem dos 20% mais chuvosos desde o começo dos registos, o que é notável
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Nada disso, a temperatura está na mesma 0,14 ºC acima do valor normal 91-20 para setembro (houve setembros muito frios na década de 90), e a precipitação é praticamente igual nas duas normais (literalmente uma diferença de menos de 1 mm), teria sido um mês bem chuvoso na mesma. Aliás, é o segundo ano consecutivo que temos um setembro na ordem dos 20% mais chuvosos desde o começo dos registos, o que é notável
Onde vais buscar as normais de 91 a 2020 para Portugal?
Posso saber...
 
  • Gosto
Reactions: Luis Rafael

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
O IPMA tem os dados mensais desde 1931 nas séries longas. Eu limitei-me a descarregar os dados e fazer algumas contas de somar e de dividir para saber as médias (ou melhor, o excel é que as fez :D )
:palmas:
E já agora, podes partilhar o excel? :pray:
Tenho curiosidade em ver as normais atualizadas :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Eu partilharia, mas não estou a ver como se mandam ficheiros excel pelo fórum
Se mandares como anexo, penso que seja compatível com o ficheiro excel.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Eu partilharia, mas não estou a ver como se mandam ficheiros excel pelo fórum
Eu sei que o zip é compatível, por isso, mesmo que tenhas um ficheiro que não o seja, se o puseres dentro dum zip já deves conseguir enviar como anexo...
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Evento "Armand", acumulados diários desde dia 15

IPZL7sO.jpg
za4HqVE.jpg
elXWUKa.jpg
wIcIwXf.jpg
BsuG9IE.jpg


Vento máximo dia 19: 110 Km/h em Cabo da Roca.
Segundo valor mais elevado: 89,3 Km/h em Penhas Douradas.

uPcqetT.jpg
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Torna-se impressionante e, ao mesmo tempo, preocupante o facto de que, somente a partir do dia de ontem, os valores da temperatura (Max, Med e Min) baixaram da média mensal de 1971-2000 em Portalegre...

Ver anexo 2525
Não desvalorizando de forma alguma o quão quente o mês está a ser, esses gráficos com a temperatura normal sendo um valor igual em todos os períodos do mês são especialmente enganadores num lugar do interior em plena estação de transição. Comparando com as normais dos meses à volta, a temperatura máxima no dia 1 de outubro devia andar à volta dos 23 ºC e ir descendo até aos 17 ºC no dia 31
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Não desvalorizando de forma alguma o quão quente o mês está a ser, esses gráficos com a temperatura normal sendo um valor igual em todos os períodos do mês são especialmente enganadores num lugar do interior em plena estação de transição. Comparando com as normais dos meses à volta, a temperatura máxima no dia 1 de outubro devia andar à volta dos 23 ºC e ir descendo até aos 17 ºC no dia 31

Sim, as médias são enganadoras neste tipo de análise, mas não deixa de ser preocupante o calor que se verificou durante tantos dias. Mesmo usando um padrão decrescente dos 23ºC para os 17ºC, só tivemos 3 dias em 19 abaixo dos 23º... Já nem falo em 5 noites tropicais, mas dignas de Porto Alegre no Brasil ;)