Monitorização do Clima de Portugal - 2022

Não posso deixar de reparar no seguinte:

"A nível global, setembro de 2022 foi a par com 2016 o 4º mais quente de sempre. A temperatura média global em setembro foi 0.3 °C superior ao valor médio 1991-2020.

Na Europa setembro foi 0.4 °C inferior ao valor médio 1991-2020. "

E depois, quando se refere a Portugal usa-se a normal 1971-2000. Portanto, 20 anos atrasados.
Se fosse 91 a 2020 teria sido um mês frio, e não teria sido assim tão chuvoso.

• Gosto
Reactions: Luis Rafael
Se fosse 91 a 2020 teria sido um mês frio, e não teria sido assim tão chuvoso.
Nada disso, a temperatura está na mesma 0,14 ºC acima do valor normal 91-20 para setembro (houve setembros muito frios na década de 90), e a precipitação é praticamente igual nas duas normais (literalmente uma diferença de menos de 1 mm), teria sido um mês bem chuvoso na mesma. Aliás, é o segundo ano consecutivo que temos um setembro na ordem dos 20% mais chuvosos desde o começo dos registos, o que é notável

Nada disso, a temperatura está na mesma 0,14 ºC acima do valor normal 91-20 para setembro (houve setembros muito frios na década de 90), e a precipitação é praticamente igual nas duas normais (literalmente uma diferença de menos de 1 mm), teria sido um mês bem chuvoso na mesma. Aliás, é o segundo ano consecutivo que temos um setembro na ordem dos 20% mais chuvosos desde o começo dos registos, o que é notável
Onde vais buscar as normais de 91 a 2020 para Portugal?
Posso saber...

• Gosto
Reactions: Luis Rafael
O IPMA tem os dados mensais desde 1931 nas séries longas. Eu limitei-me a descarregar os dados e fazer algumas contas de somar e de dividir para saber as médias (ou melhor, o excel é que as fez :D )
:palmas:
E já agora, podes partilhar o excel? :pray:
Tenho curiosidade em ver as normais atualizadas :D

Eu partilharia, mas não estou a ver como se mandam ficheiros excel pelo fórum
Se mandares como anexo, penso que seja compatível com o ficheiro excel.

Eu partilharia, mas não estou a ver como se mandam ficheiros excel pelo fórum
Eu sei que o zip é compatível, por isso, mesmo que tenhas um ficheiro que não o seja, se o puseres dentro dum zip já deves conseguir enviar como anexo...

Evento "Armand", acumulados diários desde dia 15

IPZL7sO.jpg
za4HqVE.jpg
elXWUKa.jpg
wIcIwXf.jpg
BsuG9IE.jpg

Vento máximo dia 19: 110 Km/h em Cabo da Roca.
Segundo valor mais elevado: 89,3 Km/h em Penhas Douradas.

uPcqetT.jpg

Torna-se impressionante e, ao mesmo tempo, preocupante o facto de que, somente a partir do dia de ontem, os valores da temperatura (Max, Med e Min) baixaram da média mensal de 1971-2000 em Portalegre...

Ver anexo 2525
Não desvalorizando de forma alguma o quão quente o mês está a ser, esses gráficos com a temperatura normal sendo um valor igual em todos os períodos do mês são especialmente enganadores num lugar do interior em plena estação de transição. Comparando com as normais dos meses à volta, a temperatura máxima no dia 1 de outubro devia andar à volta dos 23 ºC e ir descendo até aos 17 ºC no dia 31

Não desvalorizando de forma alguma o quão quente o mês está a ser, esses gráficos com a temperatura normal sendo um valor igual em todos os períodos do mês são especialmente enganadores num lugar do interior em plena estação de transição. Comparando com as normais dos meses à volta, a temperatura máxima no dia 1 de outubro devia andar à volta dos 23 ºC e ir descendo até aos 17 ºC no dia 31

Sim, as médias são enganadoras neste tipo de análise, mas não deixa de ser preocupante o calor que se verificou durante tantos dias. Mesmo usando um padrão decrescente dos 23ºC para os 17ºC, só tivemos 3 dias em 19 abaixo dos 23º... Já nem falo em 5 noites tropicais, mas dignas de Porto Alegre no Brasil ;)