Monitorização do Clima de Portugal - 2022



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esse mapa faz me uma confusão do caneco, então a serra algarvia tem menos água que o litoral algarvio.
O Baixo Alentejo e aquela região do Vale do Tejo tem menos de 1%.
A região do litoral Norte sobretudo a zona de Aveiro tem capacidade de campo quando nem choveu mais de 60 mm sequer na zona!

Os mapas não mostram o conteúdo de água total no terreno. Mostram o conteúdo de água utilizável pelas plantas em % do máximo possível atribuído àquele solo específico, coberto vegetal, declive, volto a referir. São mapas destinados ao uso agrícola. Não são um simples balanço hídrico do que cai, fica, evapora, escorre, infiltra, etc.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Não sei se este é o tópico mais indicado, mas achei uma curiosidade interessante:
186f8625e0de6ac1.jpg

Estas são as temperaturas registadas pela EMA de Albufeira às 00:00utc de todos os dias desde 25 de julho.
Após fazer uma regressão linear obtive a função: y = 21.232 - 0.026x.
Como podem ver, o módulo do declive da reta é muito baixo, o que indica que, no que diz respeito às temperatura às 00:00utc, não se faz sentir a progressão das estações do ano. As temperaturas a essa hora têm permanecido "estáveis" nos 21ºC pelos meses de agosto, setembro e outubro.
Claro que isto surge devido ao rápido arrefecimento no verão provocado pelas rajadas de norte/nordoeste (pelo que às 00:00utc já se estava perto da temperatura mínima) enquanto que neste mês de outubro os ventos de sul/sudoeste resultam numa menor amplitude térmica e em temperaturas acima da média...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Já saiu o boletim de Outubro de 2022.

O mês de outubro de 2022 em Portugal continental classificou-se como muito quente em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação.

5º outubro mais quente dos últimos 92 anos. O valor médio da temperatura média do ar, 18.73 °C, foi 2.53 °C superior ao valor normal (outubros mais quentes: 2017, 2014, 2011 e 1997).

Temperatura mínima do ar: valor médio, 13.56 °C, muito superior ao valor normal com uma anomalia de +2.37 °C, sendo o 4º valor mais alto desde 1931 (mais alto em 2006, 13.95 °C).

Temperatura máxima do ar: valor médio, 23.91 °C, superior ao valor médio (anomalia de +2.68 °C) e é o 5º mais alto desde 2000 (mais alto em 2017, 27.11 °C).

Durante o mês: valores de temperatura mínima diária sempre acima do valor médio mensal (exceto dia 1); temperatura máxima, em mais de metade do mês, com valores acima da média mensal, sendo de realçar o período de 2 a 8 com a ocorrência de uma onda de calor nas regiões do interior Norte e Cento, vale do Tejo e alguns locais do interior Alentejano.

Precipitação total: 121.2 mm que corresponde a 123 % do valor normal. Valores da quantidade de precipitação superiores aos deste mês ocorreram em 30 % dos anos, desde 1931.

Quantidade de precipitação registada na 2ª quinzena de Outubro foi significativa, com valores muito elevados na região do Minho e Douro Litoral, onde se destacam os dias 19, 23, 28 e 29 nos quais foram registados valores diários superiores a 60 mm e com um total mensal superior a 200 mm, sendo mesmo nalguns locais superiores a 400 mm.

Percentagem de água no solo: aumento significativo em quase todo o território, mas em particular na região Noroeste, no litoral Centro e nalguns locais da Beira Baixa. No interior Norte e no Alentejo e Algarve ainda se encontram muito locais com valores inferiores a 20 %.

Seca meteorológica: desagravamento significativo da área e da intensidade da situação de seca, terminando mesmo na região Noroeste e em grande parte da região Centro. Mantém-se ainda em seca as regiões a sul de Coimbra, sendo de salientar o Baixo Alentejo e o Algarve nas classes de seca moderada a severa. A distribuição percentual no fim de outubro é a seguinte: 9 % chuva fraca, 29.1 % normal, 34.3 % seca fraca, 17.9 % seca moderada e 9.7 % em seca severa.

Dizer que o mês de Outubro foi chuvoso é muito generalista. Outubro foi extremamente chuvoso no noroeste e seco no sul.

Capturar1.JPG
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Dizer que o mês de Outubro foi chuvoso é muito generalista. Outubro foi extremamente chuvoso no noroeste e seco no sul.

Precisamente. Há resumos que não podem deixar de distinguir situações tão opostas como as do caso presente. O território é relativamente pequeno em área mas grande em tipos climáticos de norte a sul e do litoral para o interior. A chuva que cai no noroeste em nada aproveita ao sueste, não é, infelizmente, um sistema de vasos comunicantes, só se existisse uma utópica rede de retenção e transvases.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Tornados de Alcântara (Lisboa) e de Santo Estevão (Benavente), 8 de novembro de 2022
Uma superfície frontal fria associada a uma depressão centrada a noroeste das ilhas Britânicas aproximava-se do território do continente durante a madrugada do dia 8 de novembro, em progressão de Oeste para Este. O território, ainda em setor quente, encontrava-se sob a influência de uma massa de ar tropical marítimo caraterizada por conteúdo moderado em água precipitável e instabilidade igualmente moderada. Nesta massa de ar organizavam-se diversas linhas de instabilidade, uma das quais viria a afetar a região compreendendo o sul da Estremadura e o Vale do Tejo, entre o final da manhã e o meio da tarde. A distribuição do wind shear (variação do rumo e/ou intensidade do vento) na vertical, na camada situada entre a superfície e os 6 km de altura suportava um ambiente neutro a marginalmente favorável à formação de convecção organizada. Ou seja, à formação de nuvens com desenvolvimento vertical de ciclo de vida mais longo do que o habitual e circulações específicas, suscetíveis de produzirem condições de tempo adverso. O valor do wind shear na camada entre a superfície e 1 km de altura era relativamente favorável a processos de intensificação da rotação em níveis próximos da superfície.

Nesta linha de instabilidade formaram-se diversas estruturas de natureza supercelular. A assinatura de uma destas supercélulas, cujo mesociclone produziu um padrão de dipolo no campo da velocidade Doppler em relação à tempestade (em baixa elevação), revelador de rotação, pode ser continuamente seguida nas observações do radar de Coruche, por um período prolongado (Figura). A circulação mesociclónica em níveis baixos não corresponde à rotação de um tornado, a menos que se intensifique suficientemente. Este incremento na magnitude da rotação do mesociclone verificou-se em dois momentos distintos durante o referido período. A cada uma destas intensificações correspondeu a materialização de um tornado. O primeiro dos tornados ocorreu no período aproximado 13:55-13:57 UTC na zona ocidental da cidade de Lisboa (freguesias de Ajuda e Alcântara, concelho e distrito de Lisboa) doravante designado por tornado de Alcântara. O segundo tornado ocorreu no período aproximado 14:52-14:58 UTC numa área da freguesia de SantoEstevão (concelho de Benavente, distrito de Santarém), designado por tornado de Santo Estevão.

[...]


YHt4jZW.gif


IPMA