Aurélio Carvalho
Cumulonimbus
Sim tens razão...Todos os valores no mapa diário aparecem arredondados. Mas ok... Vamos supor que não era -3,8ºC. Passamos de 13 para 10 dias consecutivos. É onda de frio na mesma.
Sim tens razão...Todos os valores no mapa diário aparecem arredondados. Mas ok... Vamos supor que não era -3,8ºC. Passamos de 13 para 10 dias consecutivos. É onda de frio na mesma.
Se o fizer dessa forma o que vai acontecer é que se chover até final do mês a seca iria desagravar face ao dia 15, o que seria enganador pois se introduziu uma estatística errada.Acho enganador o IPMA comparar a precipitação ocorrida em metade do mês com os valores normais para o mês inteiro. Não me interpretem mal, neste caso seria um período extremamente seco de qualquer forma
Mínimas valentes ontem, dia 7, para a região Centro:
![]()
Alvega com -3,9ºC ganhou a corrida. Ênfase em Alcochete, estação recente e ganhou a Coruche.
A estação leva o nome de "Campo de Tiro" no site do IPMA. Está num daqueles vales perto do Rio Frio, que são uns autênticos congeladores no inverno!Atendendo ao valor da mínima com certeza que não está localizada em meio urbano, junto ao Tejo, deve ser mais para o interior, lá para os lados do campo de tiro.
Novos recordes para Fevereiro e a diferença do anterior:
- Setúbal: 25,2ºC (+0,2ºC)
- Odemira: 25,2ºC (+0,7ºC)
- Neves Corvo: 25,8ºC (+0,6ºC)
- Alcoutim: 24,3ºC (+0,8ºC)
- Barreiro: 24,6ºC (Igualado)
- Almada: 25,3ºC (+1,3ºC)
- Torres Vedras: 24,5ºC (+1,6ºC)
Só o ocorrido até meio do mês já era bem superior a fevereiro de 20122012 foi de facto ainda mais seco que o Fevereiro deste ano. 10% de chuva este mês e o 3º mais seco desde 193
A diferença deste ano para 2012 é que em janeiro choveu um bocadinho mais. Não é que seja grande coisa, mas em 2012, Faro e Évora ainda passaram dos 10mm mensais e este ano nem isso.2012 foi de facto ainda mais seco que o Fevereiro deste ano. 10% de chuva este mês e o 3º mais seco desde 1931
Mas em compensação, março parece que vai ser bem melhor que o de 2012 - para se ter noção, aqui na Figueira não se chegou aos 10 mm mesmo juntando fevereiro e março desse ano...A diferença deste ano para 2012 é que em janeiro choveu um bocadinho mais. Não é que seja grande coisa, mas em 2012, Faro e Évora ainda passaram dos 10mm mensais e este ano nem isso.
Os valores de janeiro e fevereiro juntos são assustadores e para agravar ainda mais a situação tivemos temperaturas amenas persistentes em ambos os meses acompanhadas de vento de leste. Este ano tenho visto árvores com folhas a secar em pleno inverno, como é o caso das laranjeiras, algo que não me lembro de ver.