Monitorização do Clima de Portugal - 2022

Máximas registadas ontem, dia 15, na rede IPMA:

Mora: 29,8ºC
Pinhão, St. Bárbara: 29,3ºC
Mação: 29,1ºC
Alvega: 29ºC

pNb5aFK.png

Dia 16, quatro estações superaram os 30,0ºC.
Pinhão: 31,2ºC (11,0ºC acima da média das máximas de Abril - Normais 71-00)
Alvega: 30,9ºC (10,1ºC acima da média das máximas)
Alvalade: 30,3ºC (9,8ºC acima da média das máximas)
Mora: 30,2ºC (10,8ºC acima da média das máximas)
Notável também os 19,4ºC de Penhas Douradas (9,8ºC acima da média das máximas)

ZF1tbcy.jpg

Refira-se ainda que a máxima de Pinhão em Abril nas Normais 71-00 é de 32,0ºC, mas foi atingida no dia 29.

Última edição:
Mínimas muito baixas, características de fortes inversões nocturnas, produzem grandes amplitudes térmicas diurnas.

Alvega, ontem dia 16, com 23,3ºC de amplitude (30,9ºC-7,6ºC)
u1n9XgE.jpg

Mirandela, dia 15, com 23,4ºC de amplitude, apesar de a máxima, 27,1ºC, ter sido modesta quando comparada com várias outras estações por todo o território e até com o dia seguinte, teve uma mínima de 3,7ºC.
NGluV5q.jpg

Temperaturas nocturnas também muito baixas em toda a linha de costa, com valores muito inferiores à temperatura superficial oceânica. Estas rondam os 14ºC-15ºC na costa ocidental a norte do Cabo Raso, a sul inferiores a 16ºC até Odemira. Os 4,7ºC de Temperatura mínima do ar no dia 15 em Praia da Rainha foi assim cerca de 10ºC inferior à TSM (Temperatura da Superfície do Mar). Circulação local de Leste de anticiclone e zona deprimida junto à arriba explicam esta habitual inversão em condições semelhantes.

Dois dias de Aviso Amarelo para o vento, especialmente no litoral e terras altas:

rvOp3nA.jpg

sO2sOIc.jpg

Acrescente-se o terceiro dia com vento forte e rajadas > 80 Km/h.
Cabo Carvoeiro tem o registo mais elevado: 86,8 Km/h de rajada máxima. Destaque também para Dois Portos (Torres Vedras): 82,4 Km/h.

7t8goSo.jpg

Última edição:
Nada de inesperado:

IThFp1P.png

69dMcDI.png
O IPMA não tem dados de médias relativas apenas a cada quinzena? Comparar a quantidade de precipitação que ocorreu em 15 dias com o que seria expectável em 30 dias parece-me profundamente enganador, e mesmo a temperatura expectável no começo de um mês de um mês de transição como abril e no seu fim serão completamente diferentes

Houve uma máxima de 34,6 ºC no Pinhão em abril de 2011, dia 9
:eek: essa destrona tudo!

O IPMA não tem dados de médias relativas apenas a cada quinzena? Comparar a quantidade de precipitação que ocorreu em 15 dias com o que seria expectável em 30 dias parece-me profundamente enganador, e mesmo a temperatura expectável no começo de um mês de um mês de transição como abril e no seu fim serão completamente diferentes

Eu acho que esta comparação refere-se mesmo à data e não ao mês, pelo que está indicado na explicação em relação à precipitação. Relativamente à temperatura a comparação deve seguir a mesma regra, penso eu.

:eek: essa destrona tudo!

Eu acho que esta comparação refere-se mesmo à data e não ao mês, pelo que está indicado na explicação em relação à precipitação. Relativamente à temperatura a comparação deve seguir a mesma regra, penso eu.
A comparação é entre os valores ocorridos em meio mês e o que seria expectável no mês inteiro

Balanço do conteúdo de água no solo para o mês de Abril: comparação entre o dia 1 de Abril às 00:00 utc e o dia 1 de Maio às 00:00 utc.

IV5uIuw.jpg

Balanço dos três primeiros dias de Maio (trovoadas):

Eg3qQfj.jpg

Basicamente estas primeiras trovoadas serviram para manter o conteúdo já calculado no final de Abril, nas regiões do interior.
Mas o decréscimo no litoral para norte de Peniche, nas montanhas da RLNorte e Cordilheira Central (excepto Estrela), é visível pela redução das áreas >99% e >80%.

Última edição:
Início de uma semana de máximas estivais, mas de mínimas ainda fora de estação, produzem amplitudes térmicas a aumentar e a ultrapassar os 20ºC em várias estações.

pzIYstF.jpg

6XVX3FY.jpg

Com os céus a limparem e o período diurno de insolação a aumentar, a Evapotranspiração de referência volta a atingir valores semelhantes aos dos dois últimos dias de Abril. Desta vez com os maiores valores ( >5 mm/dia) a ocorrerem numa faixa central do território.

0R0Qrpj.jpg

Última edição: