Monitorização do Clima de Portugal - 2022



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Máximas registadas ontem, dia 15, na rede IPMA:

Mora: 29,8ºC
Pinhão, St. Bárbara: 29,3ºC
Mação: 29,1ºC
Alvega: 29ºC

pNb5aFK.png
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Dia 16, quatro estações superaram os 30,0ºC.
Pinhão: 31,2ºC (11,0ºC acima da média das máximas de Abril - Normais 71-00)
Alvega: 30,9ºC (10,1ºC acima da média das máximas)
Alvalade: 30,3ºC (9,8ºC acima da média das máximas)
Mora: 30,2ºC (10,8ºC acima da média das máximas)
Notável também os 19,4ºC de Penhas Douradas (9,8ºC acima da média das máximas)

ZF1tbcy.jpg


Refira-se ainda que a máxima de Pinhão em Abril nas Normais 71-00 é de 32,0ºC, mas foi atingida no dia 29.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mínimas muito baixas, características de fortes inversões nocturnas, produzem grandes amplitudes térmicas diurnas.

Alvega, ontem dia 16, com 23,3ºC de amplitude (30,9ºC-7,6ºC)
u1n9XgE.jpg


Mirandela, dia 15, com 23,4ºC de amplitude, apesar de a máxima, 27,1ºC, ter sido modesta quando comparada com várias outras estações por todo o território e até com o dia seguinte, teve uma mínima de 3,7ºC.
NGluV5q.jpg


Temperaturas nocturnas também muito baixas em toda a linha de costa, com valores muito inferiores à temperatura superficial oceânica. Estas rondam os 14ºC-15ºC na costa ocidental a norte do Cabo Raso, a sul inferiores a 16ºC até Odemira. Os 4,7ºC de Temperatura mínima do ar no dia 15 em Praia da Rainha foi assim cerca de 10ºC inferior à TSM (Temperatura da Superfície do Mar). Circulação local de Leste de anticiclone e zona deprimida junto à arriba explicam esta habitual inversão em condições semelhantes.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Dois dias de Aviso Amarelo para o vento, especialmente no litoral e terras altas:

rvOp3nA.jpg

sO2sOIc.jpg

Acrescente-se o terceiro dia com vento forte e rajadas > 80 Km/h.
Cabo Carvoeiro tem o registo mais elevado: 86,8 Km/h de rajada máxima. Destaque também para Dois Portos (Torres Vedras): 82,4 Km/h.

7t8goSo.jpg
 
Última edição:

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Nada de inesperado:

IThFp1P.png


69dMcDI.png
O IPMA não tem dados de médias relativas apenas a cada quinzena? Comparar a quantidade de precipitação que ocorreu em 15 dias com o que seria expectável em 30 dias parece-me profundamente enganador, e mesmo a temperatura expectável no começo de um mês de um mês de transição como abril e no seu fim serão completamente diferentes
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Houve uma máxima de 34,6 ºC no Pinhão em abril de 2011, dia 9
:eek: essa destrona tudo!

O IPMA não tem dados de médias relativas apenas a cada quinzena? Comparar a quantidade de precipitação que ocorreu em 15 dias com o que seria expectável em 30 dias parece-me profundamente enganador, e mesmo a temperatura expectável no começo de um mês de um mês de transição como abril e no seu fim serão completamente diferentes

Eu acho que esta comparação refere-se mesmo à data e não ao mês, pelo que está indicado na explicação em relação à precipitação. Relativamente à temperatura a comparação deve seguir a mesma regra, penso eu.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
:eek: essa destrona tudo!



Eu acho que esta comparação refere-se mesmo à data e não ao mês, pelo que está indicado na explicação em relação à precipitação. Relativamente à temperatura a comparação deve seguir a mesma regra, penso eu.
A comparação é entre os valores ocorridos em meio mês e o que seria expectável no mês inteiro
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Balanço do conteúdo de água no solo para o mês de Abril: comparação entre o dia 1 de Abril às 00:00 utc e o dia 1 de Maio às 00:00 utc.

IV5uIuw.jpg



Balanço dos três primeiros dias de Maio (trovoadas):

Eg3qQfj.jpg


Basicamente estas primeiras trovoadas serviram para manter o conteúdo já calculado no final de Abril, nas regiões do interior.
Mas o decréscimo no litoral para norte de Peniche, nas montanhas da RLNorte e Cordilheira Central (excepto Estrela), é visível pela redução das áreas >99% e >80%.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Início de uma semana de máximas estivais, mas de mínimas ainda fora de estação, produzem amplitudes térmicas a aumentar e a ultrapassar os 20ºC em várias estações.

pzIYstF.jpg


6XVX3FY.jpg


Com os céus a limparem e o período diurno de insolação a aumentar, a Evapotranspiração de referência volta a atingir valores semelhantes aos dos dois últimos dias de Abril. Desta vez com os maiores valores ( >5 mm/dia) a ocorrerem numa faixa central do território.

0R0Qrpj.jpg
 
Última edição: