Netatmo

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Percebo que muitas pessoas não dão credito a estas estações fruto de algumas debitarem dados errados nomeadamente de temperatura, mas fazendo uma pequena analise , dá para ver que por exemplo os pluviometros registam muito bem a precipitação.

Já agora um proprietário duma estação Netatmo que me elucide.
Estas estações são como as tradicionais estações domésticas, tem um sensor na consola para medir a Temp. interior, e um para usar externamente, certo ?

Aqui em Braga já surgiram umas quantas Netatmo e os registos intrigam-me bastante.
Duas delas nestes dias quentes variam em geral entre os 28 de mínima e os 35º de máxima, mais coisa menos coisa, ou seja, as mínimas não fazem sentido, é a temperatura que infelizmente temos tido dentro das casas, mas não fora delas ao fim da madrugada.

E as outras duas que até parecem mais certinhas nas mínimas e em geral até boa parte do dia, ficam aquém nas máximas, embora às vezes não de forma muito grave.
Dá ideia que a haver problemas com a Netatmo, nem é defeito do sensor, talvez do local aonde é colocado o sensor externo, não?

Algumas parece-me que devem estar a medir a temperatura interior e é isso que mandam erradamente para a Net (embora por vezes seja estranho as máximas elevadas). Outras talvez estejam em parapeitos ? Ou haverá algum tipo de problema mais grave, tipo inconsistência de sensores?

Opiniões são bem vindas.

Hoje às 7:30 no WU. Na imagem também está uma a que chamo de "Marada" de marca desconhecida, já por vezes referida no seguimento norte, ainda ontem teve 51ºC de máxima :mad:
Esta é pena que no resto do ano na precipitação tem sido uma estação bastante útil a registar eventos localizados que nem sempre são apanhadas pela oficial ou outras.

Nn95dpf.png
 


mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Eu tenho uma Netatmo.
Das várias estações que vejo e que sigo, há algumas que sofrem claramente de má instalação, notando-se isso no período diurno.
Da minha e das restantes, creio que são fiáveis nas mínimas e mais influenciáveis nas máximas. Noto que a minha é algo "conservadora" nas máximas, mas em linha com as Netamos aqui na zona.
Quanto à configuração da estação é isso. Sensor interior - Temp, HR, CO2 e Ruído e Exterior com temperatura, humidade e qualidade do ar.
Quando aos dados que debitam para a net, creio que nem há maneira de debitar a temperatura interior, apenas os dados do sensor externo.
 
  • Gosto
Reactions: Tempestas

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Para quem tem uma estação Netatmo: existe um novo website não oficial em que podemos observar as vv leituras da estação, o seu histórico e fazer algumas comparações: www.netatmoanalytics.com.

Aconselho, aliás, a lerem mais sobre a sua apresentação no Netatmo Forum. As características base são:

- Display measurements of various sensors ( day / week / month / year) in a new way
- Display average charts/tables of outdoor data per month (with comparison between years )
- Compare average with stations who share their outdoor data
Estou a experimentar e parece-me bastante interessante.

Vou experimentar. Eu uso também o meteoware.
 
  • Gosto
Reactions: Tempestas

Tempestas

Cirrus
Registo
27 Jul 2016
Mensagens
34
Local
Loulé (185m)
@Vince Eu diria o mesmo que @mr. phillip, com a diferença que no meu caso as temperaturas mínimas externas parecem ser as conservadoras (apesar de estarem em linha com a outra Netatmo na área). A localização da estação, como aliás com qualquer PWS, é determinante para a aquisição das leituras. No caso das Netatmo isto é agravado por muitas estarem instaladas em apartamentos ou perto das construções habitacionais, o que pode (claro) inflacionar ou deflacionar por vezes as leituras — no meu caso instalei o módulo externo numa varanda, mas sempre protegido do sol. Ideal? Não, mas não tenho outra hipótese. Provavelmente se estivesse mais afastada do prédio a leitura das temperaturas mínimas iria variar um pouco (quase que poderíamos chamar a isto de microclima).

Quanto ao módulo interno: a única leitura que é exportada para a net é a da pressão atmosférica (mBar) pois não há diferença entre as leituras internas e externas. Fora esses valores de pressão, a Netatmo base (Weather Station sem as extensões de chuva ou do vento) apenas debita as temperaturas e a humidade (apesar de fornecer ao administrador dados sobre a qualidade de ar externa). (Se quiser dar uma vista de olhos no visual da aplicação desktop, coloquei um screenshot aqui.)

@mr. phillip Também tenho o meteoware. (E até ando a testar o PWS Weather e a aplicação para Mac WeatherCat2.) Tem as extensões de chuva ou de vento? Se sim, como se portam? (Estou a pensar em adquirir a de chuva; a de vento talvez não pois as leituras seriam provavelmente muito alteradas pelos prédios em volta.)
 
  • Gosto
Reactions: mr. phillip

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
@Vince Eu diria o mesmo que @mr. phillip, com a diferença que no meu caso as temperaturas mínimas externas parecem ser as conservadoras (apesar de estarem em linha com a outra Netatmo na área). A localização da estação, como aliás com qualquer PWS, é determinante para a aquisição das leituras. No caso das Netatmo isto é agravado por muitas estarem instaladas em apartamentos ou perto das construções habitacionais, o que pode (claro) inflacionar ou deflacionar por vezes as leituras — no meu caso instalei o módulo externo numa varanda, mas sempre protegido do sol. Ideal? Não, mas não tenho outra hipótese. Provavelmente se estivesse mais afastada do prédio a leitura das temperaturas mínimas iria variar um pouco (quase que poderíamos chamar a isto de microclima).

Quanto ao módulo interno: a única leitura que é exportada para a net é a da pressão atmosférica (mBar) pois não há diferença entre as leituras internas e externas. Fora esses valores de pressão, a Netatmo base (Weather Station sem as extensões de chuva ou do vento) apenas debita as temperaturas e a humidade (apesar de fornecer ao administrador dados sobre a qualidade de ar externa). (Se quiser dar uma vista de olhos no visual da aplicação desktop, coloquei um screenshot aqui.)

@mr. phillip Também tenho o meteoware. (E até ando a testar o PWS Weather e a aplicação para Mac WeatherCat2.) Tem as extensões de chuva ou de vento? Se sim, como se portam? (Estou a pensar em adquirir a de chuva; a de vento talvez não pois as leituras seriam provavelmente muito alteradas pelos prédios em volta.)

Não tenho. Tal como tu, tenho a estação instalada numa varanda virada a norte que é o que se arranja. Não é o ideal, dizes bem, mas é o que há.
Pelo que um medidor de chuva e vento é-me totalmente inútil no sentido de me dar resultados totalmente despropositados. Já o tive numa Oregon e pouco mais eram que inúteis.
 
  • Gosto
Reactions: Tempestas

Tempestas

Cirrus
Registo
27 Jul 2016
Mensagens
34
Local
Loulé (185m)
Pelo que um medidor de chuva e vento é-me totalmente inútil no sentido de me dar resultados totalmente despropositados. Já o tive numa Oregon e pouco mais eram que inúteis.

Pois. É isso que me faz hesitar. Ainda não estou convencida que o de chuva tenha a utilidade que desejo, mesmo que eu o instale com um braço metálico a afastá-lo do prédio e na varanda mais desabrigada de todas. Aliás, estive a comparar algumas leituras com Netatmo de Faro e as leituras, na mesma cidade, são muito diferentes (provavelmente devido à localização do medidor). Por outro lado, a minha parte geek está com vontade de testar esses valores e o próprio aparelho...
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Pois. É isso que me faz hesitar. Ainda não estou convencida que o de chuva tenha a utilidade que desejo, mesmo que eu o instale com um braço metálico a afastá-lo do prédio e na varanda mais desabrigada de todas. Aliás, estive a comparar algumas leituras com Netatmo de Faro e as leituras, na mesma cidade, são muito diferentes (provavelmente devido à localização do medidor). Por outro lado, a minha parte geek está com vontade de testar esses valores e o próprio aparelho...

Eu quando tinha a Oregon, tinha uma jiga-joga desse tipo, com o sensor a sair da varanda no final de uma trave de madeira. Além de esteticamente aberrante, era apenas relativamente fiável quando a chuva e vento vinham do quadrante norte, o que nem é o mais habitual. Mas mesmo assim perdia-se muita precipitação, pois na altura o user Lightning tinha uma Oregon bem montada perto de mim, e os valores eram sempre discrepantes, mesmo nas melhores condições possíveis de vento.
Então quando vinha de outro quadrante, se chovessem 20mm, eu apanhava 1 ou 2. Era demasiado mau.
 
  • Gosto
Reactions: Tempestas

Tempestas

Cirrus
Registo
27 Jul 2016
Mensagens
34
Local
Loulé (185m)
Eu quando tinha a Oregon, tinha uma jiga-joga desse tipo, com o sensor a sair da varanda no final de uma trave de madeira. Além de esteticamente aberrante, era apenas relativamente fiável quando a chuva e vento vinham do quadrante norte, o que nem é o mais habitual. Mas mesmo assim perdia-se muita precipitação, pois na altura o user Lightning tinha uma Oregon bem montada perto de mim, e os valores eram sempre discrepantes, mesmo nas melhores condições possíveis de vento.
Então quando vinha de outro quadrante, se chovessem 20mm, eu apanhava 1 ou 2. Era demasiado mau.

Pronto. Já se me está a quebrar o mojo... :(

Mas brinco. Obrigada pelo feedback. Tenho mesmo que pesar os prós e contras.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ok, podemos então depreender que provavelmente algumas pessoas tem o sensor exterior dentro de casa, ou quase, e que não é um eventual erro de publicar a temperatura interna por erro.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boa noite, precisava da vossa ajuda... tenho uma estação Netatmo, registada no site da weatherunderground... no centro de Monchique, no entanto verifico que a pressão atmosférica tem dado valores incorretos... como faço para corrigir isso? qual será o problema? a temperatura exterior tem sido correta e a humidade relativa... tenho o módulo exterior à sombra e abrigada da água... será que é porque não estará bem posicionada para norte? obrigado!
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa noite, precisava da vossa ajuda... tenho uma estação Netatmo, registada no site da weatherunderground... no centro de Monchique, no entanto verifico que a pressão atmosférica tem dado valores incorretos... como faço para corrigir isso? qual será o problema? a temperatura exterior tem sido correta e a humidade relativa... tenho o módulo exterior à sombra e abrigada da água... será que é porque não estará bem posicionada para norte? obrigado!

Boa noite, não tenho netatmo nem nada que se pareça, no entanto encontrei esta página: https://www.netatmo.com/en-US/helpc...n/1/how-does-the-pressure-measurement-work/10

Eles dizem que a própria aplicação no telemóvel vai buscar a altitude através do GPS interno, agora não sei pormenores. Se a pressão atmosférica está errada, só me vêm 2 hipóteses que justifiquem tal coisa, uma é a altitude obtida ser errada, a outra é o sensor de pressão atmosférica poder estar avariado.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boa noite, não tenho netatmo nem nada que se pareça, no entanto encontrei esta página: https://www.netatmo.com/en-US/helpc...n/1/how-does-the-pressure-measurement-work/10

Eles dizem que a própria aplicação no telemóvel vai buscar a altitude através do GPS interno, agora não sei pormenores. Se a pressão atmosférica está errada, só me vêm 2 hipóteses que justifiquem tal coisa, uma é a altitude obtida ser errada, a outra é o sensor de pressão atmosférica poder estar avariado.
Mr.Neves, obrigado pela ajuda .
A estação é nova, recebi na terça .
A altitude de Monchique é de 433 m
Está de acordo com a zona. Agora não sei o motivo de me dar pressão atmosférica de 1029 em vez de 1019, que é o que eu verifico nas estações na redondezas ...
Na app do tlm não consigo resolver o problema. .será que o sensor exterior veio avariado a nível da pressão atmosférica ?
Não sei com resolver isto...

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Mr.Neves, obrigado pela ajuda .
A estação é nova, recebi na terça .
A altitude de Monchique é de 433 m
Está de acordo com a zona. Agora não sei o motivo de me dar pressão atmosférica de 1029 em vez de 1019, que é o que eu verifico nas estações na redondezas ...
Na app do tlm não consigo resolver o problema. .será que o sensor exterior veio avariado a nível da pressão atmosférica ?
Não sei com resolver isto...

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

É esta a estação?- https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IMONCHIQ5

Se a app obteve a altitude de 433m então não sei qual é o problema, reparei que no wunderground as coordenadas lá presentes indicam uma altitude de 131m, não sei se poderá estar de algum modo relacionado.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
É esta a estação?- https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IMONCHIQ5

Se a app obteve a altitude de 433m então não sei qual é o problema, reparei que no wunderground as coordenadas lá presentes indicam uma altitude de 131m, não sei se poderá estar de algum modo relacionado.
Sim é essa a estação ...a altitude aqui é 433 m...mas no weatherunderground dá coord de 131....também não sei o problema da pressão ...


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves