Netatmo

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
E como é que o Pi comunica depois com o WU?

Como já referi anteriormente, o melhor que poderia acontecer era a WU deixar de publicar de forma automática os dados de todas as estações Netatmo que existem por esse mundo fora, partindo do principio que 50% dos proprietários das mesmas não tem as mínimas noções do que quer que seja relativamente às regras básicas da colocação dum sensor de temperatura externo... e deixar ao critério dos proprietários Netatmo que tenham conhecimentos mínimos a opção de partilha dos dados das suas estações.
Depreendo que um utilizador que consiga configurar software para partilhar os seus dados na WU, tenha conhecimentos mínimos sobre como posicionar o sensor externo de forma a evitar que o mesmo seja influenciado por incidência direta do sol...
 
Última edição:


RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
Posteriormente, a suposta vps substituiria o Pi, certo?

Certissimo !

Começas com o Pi localmente, pois é mais fácil ir fazendo backups e trocar de cartão SD quando for necessário.
Posteriormente quando já tiveres um setup que funcione em condições e execute as tarefas que pretendes, replicas isso numa VPS !
Assim deixas de ter a necessidade duma maquina por mais pequena que seja estar ligada 24h/dia na tua casa
Apenas precisas de correr o Putty e o WinSCP para remotamente fazeres as configurações e enviares ficheiros para a VPS !
Mais fácil que isto não consigo imaginar :D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
E

Mas parece que ainda estão trabalhando com o WU para resolver essa situação. Vamos lá a ver. De qualquer modo temos a ponte Meteoware, que para já está a trabalhar.
O problema não será perder o amor a 1/2 dúzia de €, o maior problema será toda essa programação, não é @joselamego ?
Verdade, além de todo o processo ser um pouco complexo, os custos...eu tenho a minha estação ligada ao meteoware, para já vou tendo dados razoáveis ....

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
@joselamego PC's convencionais para este tipo de "brincadeiras" é algo que está fora de questão !
Primeiro que tudo, o consumo energético dum PC ligado 24H sobre 24H é algo que se torna insustentável ao fim do mês
Depois, o Windows é um sistema operativo bastante limitado para estes projectos !!!
Nada como ter uma máquina tamanho dum maço de cigarros, alimentado por 5VDC e que trabalhe 365 dias sem dar sinais de fraqueza !
Está na hora de começarem a tratar o Linux por tu :D
Olá Rui,
Primeiro teria que comprar uma nova máquina com sistema Linux( não sei o preço ).
Depois comprar um Raspberry e ligar mais tarde a uma VPS..
Tudo isto não sei que valor teria que desembolsar !


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
E

Mas parece que ainda estão trabalhando com o WU para resolver essa situação. Vamos lá a ver. De qualquer modo temos a ponte Meteoware, que para já está a trabalhar.
O problema não será perder o amor a 1/2 dúzia de €, o maior problema será toda essa programação, não é @joselamego ?

@ct1gnd eu vejo a situação de um angulo diferente !
Por que razão á necessidade de estar dependente de terceiros, quando você pode ter o controlo absoluto ?
Não critico de forma alguma a utilização do Meteoware, mas se é possível ter software open source (com grandes comunidades de suporte) e que está mais que provado que funciona bem para o objectivo que todos pretendemos (verificou-se que a minha estação esteve sempre online no WU mesmo quando só 10% da rede é que funcionava), porquê não seguir por esse caminho ?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e ct1gnd

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
Olá Rui,
Primeiro teria que comprar uma nova máquina com sistema Linux( não sei o preço ).
Depois comprar um Raspberry e ligar mais tarde a uma VPS..
Tudo isto não sei que valor teria que desembolsar !


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Apenas precisas de comprar um Raspberry Pi que custa 1/2 dúzia de Euros !
O aluguer duma VPS é apenas visto como uma opção futura, não necessária...
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
Verdade, além de todo o processo ser um pouco complexo, os custos...eu tenho a minha estação ligada ao meteoware, para já vou tendo dados razoáveis ....

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

@joselamego não me faças rir !!!
Complexo era teres uma altitude inferior configurada para conseguires que a pressão atmosférica da tua Netatmo batesse certo com o IPMA de Portimão :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
@ct1gnd eu vejo a situação de um angulo diferente !
Por que razão á necessidade de estar dependente de terceiros, quando você pode ter o controlo absoluto ?
Não critico de forma alguma a utilização do Meteoware, mas se é possível ter software open source (com grandes comunidades de suporte) e que está mais que provado que funciona bem para o objectivo que todos pretendemos (verificou-se que a minha estação esteve sempre online no WU mesmo quando só 10% da rede é que funcionava), porquê não seguir por esse caminho ?
Sim Rui, estou plenamente de acordo. Porem eu não tenho conhecimentos para seguir esse caminho. Gostar, gostava, mas....... falta-me o saber. Assim vou-me agarrando á muleta do Meteoware.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Como já referi anteriormente, o melhor que poderia acontecer era a WU deixar de publicar de forma automática os dados de todas as estações Netatmo que existem por esse mundo fora, partindo do principio que 50% dos proprietários das mesmas não tem as mínimas noções do que quer que seja relativamente às regras básicas da colocação dum sensor de temperatura externo...

Não posso estar mais de acordo. E não só por isso...


E sem dados em tempo real, como é que se pode, por exemplo avaliar e registar rajadas de vento? Ela envia o valor da máxima rajada de vento, registada entre cada periodo de uploads de dados? E a taxa de precipitação, como é? Por vezes, acontecem (cada vez mais) chuvadas muito fortes que duram apenas uns minutos. Como é que a NETATMO reporta a taxa de precipitação?

Bom dia @Werk_AG

Essa é uma boa questão para testar...
Mas penso que apenas memoriza os valores que os módulos externos registam a cada 5 minutos.
Esses módulos depois enviam as leituras via RF para o módulo central, que a cada 10 minutos se liga à cloud da Netatmo e envia as duas leituras acumuladas...Se assim for, é lógico que se perdem bastantes rajadas de vento e picos de chuva !


As perguntas que formulei não são completamente inocentes, mas antes um chamar de atenção, para o tipo de "estação meteorológica" que é a NETATMO. Certamente conveniente para muita gente, pela facilidade de instalação, mas fica-se por aí. É que o seu preço não é assim tão pequeno, que não valha a pena equacionar outras alternativas como por exemplo uma Davis Vantage VUE, que já se aproxima muito mais do que é uma estação meteorológica no verdadeiro sentido do termo.
 
  • Gosto
Reactions: RSS e joselamego