Neve a cotas baixas em Portugal

Tópico em 'Eventos Meteorológicos' iniciado por tozequio 24 Dez 2006 às 18:09.

1. actioman

actioman
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Elvas (~300m)

Não só no norte caro nimboestrato ;), aqui por Elvas foi O nevão!, pois durou dois dias e "a neve alcançou os joelhos em plena cidade", como contam os mais velhos.;)
    Pena é que quem tem estes registos fotográficos não os comparta publicamente :(. Mas aquando da queda de neve no passado 10/01/10, aqui pela cidade, numa montra de uma casa de fotografia tinha lá a comparação (em fotografias) com o dia 3 de Janeiro de 1971. E claro a acumulação era incomparavelmente superior nesse longínquo inicio da década de 70.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Jorge_scp

Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    17 Fev 2009
    Local:
    Casal do Rato (Odivelas)
    Não são propriamente a cotas baixas, mas penso que neve no Algarve é sempre um acontecimento interessante. Deixo aqui umas fotos que encontrei pela net de neve na Serra de Monchique.

3. actioman

actioman
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Elvas (~300m)
    E sabes a data dessas fotos Jorge_scp :unsure:

4. Jorge_scp

Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    17 Fev 2009
    Local:
    Casal do Rato (Odivelas)
    Sei que a data da segunda foto pertence ao evento de 2 de Fevereiro de 1954, onde nevou em todo o Algarve. A data da primeira desconheço, já retirei as fotos há algum tempo e não me lembro, mas tenho ideia que foi nos anos 80... estas fotos já estão em cores.

5. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra/Carcavelos/Óbidos
    Interessante e sóbria a tua análise.
    É um fenómeno muito raro e muitas vezes dividido e localizado.
    Em 2006 estendeu-se por mais um bocado de área, mas mesmo assim, na região de Lisboa e do Estoril houve zonas onde não nevou... Isto significa 53 anos sem qualquer neve.

Como o Dan referiu noutro tópico, o IM fez uma análise desse dia:

http://www.meteo.pt/pt/areaeducativa/estudos_casos/quedadeneve/index.html

Acho bastante informativo e interessante este trabalho. :)

6. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    Hoje fez 5 anos que vi a minha primeira nevada a sério, foi em Coruche(Ribatejo), no saudoso dia 29 de Janeiro de 2006, :w00t::thumbsup:

Pena ser tão raro:(

7. amando96

amando96
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Fev 2010
    Local:
    Düsseldorf
    Comigo foi o mesmo, só me apercebi da queda de neve às 5 da tarde, quando saí da escola fui ver, em algumas áreas à sombra ainda havia 50mm! isto na serra do caldeirão, zona da cabeça do velho(estes nomes... lol), adorava ter estado lá de manhã, deve ter havido uma acumulação considerável.

8. Albifriorento

Albifriorento
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    4 Dez 2010
    Local:
    Castelo Branco
    Antes de mais peço desculpa por citar 1 post antigo.

Eu sou de 79, lembro-me de uma vez (quando era miúdo) de estar na casa da minha avó, estava-mos de volta da lareira, quando ela de repente me diz para ir a janela.... foi a primeira vez que me lembro de ver neve, ainda tentei ir a rua, mas a minha avó não me deixou :). Penso que foi o nevão de 83, pois lembro-me perfeitamente que ainda não andava nas escola :).

O de 1992 lembro-me perfeitamente, nevou durante toda a manhã a partir das 9 da matina até ao meio dia, com uma acumulação brutal.... apesar de não ter voltado a nevar nesse dia.

O nevão mais estranho que me lembro penso que foi em 96 ou 97.... Uma manhã bem fria, andei toda a manhã a dizer que ia cair neve, até que os meus amigos começaram a meter-se comigo na brincadeira.... Por volta do 12:30, estava eu dentro da sala de aula quando começa a cair neve :), a prof ainda teve o descaramento de mandar fechar as persianas :(, nevou durante uns 15 minutos e depois parou.

O nevão de 2006 foi a maior decepção para os Albicastrenses :(. Todo dia um barbeiro desgraçado, ligava-mos a televisão e via-mos noticias de nevões em Évora, Portalegre e por ai fora... Mas aqui em Castelo Branco tive-mos Sol durante quase todo o dia :(.

9. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    E ontem fez 5 anosdesde o último nevão na Figueira. Mas que dia memorável que foi esse! Acordar de manhã e ver a neve a cair, depois ir ver a neve pela cidade, ao almoço ver as imagens do país branco, à tarde ir à serra pois aqui já a neve tinha derretido, e voltar a casa com a notícia de que estava a nevar em Lisboa. Foi um dia espetacular:). Pena que nunca mais tenha nevado aqui:(...

10. SocioMeteo

SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Fev 2010
    Local:
    Seixal
    O mundo não gira a volta de Belem nem do Estoril... em 2006 nevou em Lisboa ponto final não vamos agora dar entender que não nevou em 2006 porque nevou e nevou e bem no distrito de Lisboa nos conselhos de Pero Pinheiro,Sintra,Mafra,Torres Vedras,Odivelas,Loures,Vila Franca de Xira,Alverca,etc eu sei porque estive nessas localidades atras da neve e i imensa em Mafra foi algo de extraordinario alias existiram estradas cortadas portanto dentro deste quadro a zona de Belem e Estoril foi uma pequenissima excepção a regra nesse evento marcante para mais tarde recordar.
    Na margem Sul Setubal,Palmela,Pinhal Novo,Vendas Novas,Montijo receberam tambem imensa neve mais intensa em determinadas zonas que outras o caminho entre Atalaia e Pegões estava cheio de neve no dia a seguir pois fiz esse caminho e sei do que estou a falar.

Tambem gostaria de ser um pouco mais rigoroso e repor a verdade em 1987 nevou no Porto penso que em 1998 cairam os flocos na cidade do Porto em 2008 nevou no Porto portanto não foi so em 2009 que nevou no Porto...

11. Heat

Heat
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    6 Jul 2010
    Local:
    S.João do Estoril, Cascais
    Olá! Nesse ano de 2006 nevou em S.joão do Estoril, a cerca de 1km da praia, durante um minuto, que eu tenha visto lol;). Foi durante um período de precipitação mais forte. Sei de uns amigos meus que dizem terem visto nevar no Monte Estoril... Não sei se conta, mas fica aqui o meu contributo.

belem gostou disto.
  12. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra/Carcavelos/Óbidos
    Eu segui a referência que me foi dada por um membro aqui do forum chamado de Psm. Provavelmente na zona dele, não ocorreu nada.

13. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra/Carcavelos/Óbidos

Eu limitei-me a reportar do local onde estava, não andei a criar ilusões...

Não sei se foi excepção ou não, eu apenas limitei-me a reportar aquilo que me era possível.
    Quanto à descrição do evento em si, penso que o IM fez um excelente trabalho.

Isso depende de local para local.
    Em Alto das Vinhas de acordo com um amigo meu, não nevou muito, nevou muito pouco.
    Mais uma vez falo apenas daquilo que sei.

14. actioman

actioman
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Elvas (~300m)
    Estas a referir-te a que data? Se foi o 29 de Janeiro de 2006, deve haver ai alguma confusão, é que isso foi num Domingo? Falas em escola amando96?
    Podias explicar melhor o teu relato? Obrigado! ;)

Caro SocioMeteo tens registos gráficos (fotos ou filmes) do que aqui testemunhas? É que na net não se encontram essas acumulações que referes? Nevou muito e com flocos descomunais, mas acumular... Isso é outra coisa! Em carros e algumas outras superfícies certamente que sim de forma residual, agora acumulações de grande monta, não creio. Aliás se há nevada bem documentada ou outro fenómenos qualquer que ocorra é precisamente por terras lisboetas, mais que não seja pela enorme probabilidade de haver alguém com o telemóvel ou câmara à mão! ;)

Este é talvez dos filmes onde eu tenha visto mais acumulação de neve, na zona de Odivelas:

As zonas de maior acumulação, nesse saudoso dia, foram certamente o Alentejo. ;)

Agora sem dúvida que pelo fenómeno em si, foi um dia de destaque pela rareza do fenómeno em terras junto ao Atlântico. Basta ver as imagens que por ai há das praias da Figueira da Foz completamente brancas! :shocking:

Maior ainda foi a situação do 28 de Janeiro de 2007, onde nevou apenas na zona de Lisboa até Montemor o Novo. ;)

#209 actioman, 31 Jan 2011 às 02:45
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:58
    belem e Mr. Neves gostaram disto.
  15. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Para lançar mais umas achas na fogueira..
    Certamente não acumulou nem nevou nada de jeito em Belém, mas que tenho 500% certeza de nesse dia na tv ver o resumo do jogo entre o Belenenses e outra equipa e de estar a nevar.. Isso tenho.
    E que o Belenenses joga em Belém também tenho certeza absoluta não é? :D
    Portanto.. Nevou mesmo em Belém.
    Agora que terá sido insignificante, mais água que outra coisa, e especialmente mais junto ao rio pouco ou nada se deve ter visto tudo bem.

belem gostou disto.

Partilhar esta Página