Neve a cotas baixas em Portugal

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Fevereiro de 1954 e 1956 foram dois meses de todos os extremos.
Esses são históricos.
Mas há muitos episódios que não duraram tantos dias , mas que igualmente
terão marcado determinadas datas.
Serve esta introdução para falar aqui da série da RTP 1 aos domingos à noite "conta-me como foi" que no episódio de hoje,a acção estava
centrada na passagem de ano de 1970 para 1971.E por entre a trama principal,lá se foi fazendo referência ao frio que fazia nessa altura em Lisboa e à neve em abundância em todo o norte mesmo a cotas baixas ,
mostrando imagens de Guimarães e Vieira do Minho cobertas de neve.
Como na altura tinha 10 aninhos , já não há memória que registe,
lá fui eu , de imediato ver ao arquivo se aquilo não seria contado avulsamente:

postop.gif
[/URL]http://[/IMG]

Sim senhor. A Série televisiva , para além do excelente elenco ,
para além do rigor histórico politico-social, tem também rigor histórico meteorológico...


Não só no norte caro nimboestrato ;), aqui por Elvas foi O nevão!, pois durou dois dias e "a neve alcançou os joelhos em plena cidade", como contam os mais velhos.;)
Pena é que quem tem estes registos fotográficos não os comparta publicamente :(. Mas aquando da queda de neve no passado 10/01/10, aqui pela cidade, numa montra de uma casa de fotografia tinha lá a comparação (em fotografias) com o dia 3 de Janeiro de 1971. E claro a acumulação era incomparavelmente superior nesse longínquo inicio da década de 70.
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Situações dessas são uma raridade em Portugal infelizmente..
E as que vão ocorrendo são localizadas regra geral..
2006 apenas a Sul de Coimbra.. 2007 apenas arredores de Lisboa.. 2009 apenas Norte..
Como sabemos dada a nossa localização, entradas frias o suficiente para cotas baixas já não são muitas.. Húmidas então menos ainda..
E como já foi falado.. Estas situações virão não directamente das entradas frias (secas) mas da feliz coincidência de num desses episódios se formarem pequenas depressões perto de nós que provoquem precipitação nesse ar continental gélido.. Raras e localizadas..

Além disso, para responder à pergunta.. Dado isto tudo, são sempre situações vistas "em cima da hora"..
Estas pequenas depressões associadas a massas de ar frio continental têm pouca expressão e raramente aparecem nos modelos a pouco mais que uns diazitos..

Ou seja.. Se a chance de prever coisas à distância já é reduzida.. Ainda mais reduzida de arriscar chances de cotas baixas num determinado Inverno..

Resumindo.. São pequeníssimas sempre, e em alguns Invernos.. Olha.. Pode calhar a lotaria a alguma parte do país!
Mas sendo episódios curtos e localizados.. Diria que antes de ocorrerem ou estarem em vésperas de ocorrer.. Me parecem tão prováveis num Inverno que esteja a ser quente e chuvoso como num que esteja a ser frio e seco, ou outra combinação qualquer!
:D

Interessante e sóbria a tua análise.
É um fenómeno muito raro e muitas vezes dividido e localizado.
Em 2006 estendeu-se por mais um bocado de área, mas mesmo assim, na região de Lisboa e do Estoril houve zonas onde não nevou... Isto significa 53 anos sem qualquer neve.

Como o Dan referiu noutro tópico, o IM fez uma análise desse dia:

http://www.meteo.pt/pt/areaeducativa/estudos_casos/quedadeneve/index.html

Acho bastante informativo e interessante este trabalho. :)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Hoje fez 5 anos que vi a minha primeira nevada a sério, foi em Coruche(Ribatejo), no saudoso dia 29 de Janeiro de 2006, :w00t::thumbsup:

Pena ser tão raro:(
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Comigo foi o mesmo, só me apercebi da queda de neve às 5 da tarde, quando saí da escola fui ver, em algumas áreas à sombra ainda havia 50mm! isto na serra do caldeirão, zona da cabeça do velho(estes nomes... lol), adorava ter estado lá de manhã, deve ter havido uma acumulação considerável.
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Do que sei de Castelo Branco (380/489m), tenho 34 anos, e lembrando-me a apenas dos grandes nevões, posso citar o ano 1982/83 e o ano 1992/93 com nevões que duraram 2 ou 3 dias. De resto foram apenas algumas nevadas inesperadas que acabavam em água-neve. Mas sei, pelos conterrâneos que era bastante comum ocorrerem nevões nos anos 40, 50, 60 e 70, mas desses não me lembro!

Do ano 1982 ou 1983 (4ªclasse), lembro-me que estava frio há vários dias ou semana, os vizinhos tinham uma piscina e suportava bem o peso de um homem, pois tinha já uns 5cm de espessura de gelo. Depois ao fim de uma tarde, começou a "chuviscar" alguns flocos e não mais parou.
Considero bastante raro, pois hoje sei que era uma frente quente e que no dia seguinte deu origem aos aguaceiros (frente fria). Considero raro por estas bandas, a frente quente ter dado origem logo a neve! Como estava tudo gelado, a neve pegou logo ao chão sem descongelar. Foram uns dias fantásticos!

Quanto a Portugal, devo dizer que a sua exposição atlântica à latitude que nos encontramos não é muito propício a grandes amplitudes térmicas de Inverno, sendo que Nova Iorque à mesma latitude no Inverno apresenta sempre -5 a -10ºC de diferença (ventos dominantes continentais e corrente fria do Labrador).

Todas as costas leste do Hemisfério Norte são mais frias do que as costas oeste! E tem uma explicação científica conhecida!! Acontece assim com a costa oriental africana, com o leste asiático (do Japão/Coreias/ para Norte) e na América do Norte (Corrente fria do Labrador).
No Hemisfério Sul deverá suceder o contrário, isto é, as costas leste serão mais frias que as costas oeste.

Investiguem, que eu vou fazer o mesmo!

Antes de mais peço desculpa por citar 1 post antigo.

Eu sou de 79, lembro-me de uma vez (quando era miúdo) de estar na casa da minha avó, estava-mos de volta da lareira, quando ela de repente me diz para ir a janela.... foi a primeira vez que me lembro de ver neve, ainda tentei ir a rua, mas a minha avó não me deixou :). Penso que foi o nevão de 83, pois lembro-me perfeitamente que ainda não andava nas escola :).

O de 1992 lembro-me perfeitamente, nevou durante toda a manhã a partir das 9 da matina até ao meio dia, com uma acumulação brutal.... apesar de não ter voltado a nevar nesse dia.

O nevão mais estranho que me lembro penso que foi em 96 ou 97.... Uma manhã bem fria, andei toda a manhã a dizer que ia cair neve, até que os meus amigos começaram a meter-se comigo na brincadeira.... Por volta do 12:30, estava eu dentro da sala de aula quando começa a cair neve :), a prof ainda teve o descaramento de mandar fechar as persianas :(, nevou durante uns 15 minutos e depois parou.

Hoje fez 5 anos que vi a minha primeira nevada a sério, foi em Coruche(Ribatejo), no saudoso dia 29 de Janeiro de 2006, :w00t::thumbsup:

Pena ser tão raro:(

O nevão de 2006 foi a maior decepção para os Albicastrenses :(. Todo dia um barbeiro desgraçado, ligava-mos a televisão e via-mos noticias de nevões em Évora, Portalegre e por ai fora... Mas aqui em Castelo Branco tive-mos Sol durante quase todo o dia :(.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
E ontem fez 5 anosdesde o último nevão na Figueira. Mas que dia memorável que foi esse! Acordar de manhã e ver a neve a cair, depois ir ver a neve pela cidade, ao almoço ver as imagens do país branco, à tarde ir à serra pois aqui já a neve tinha derretido, e voltar a casa com a notícia de que estava a nevar em Lisboa. Foi um dia espetacular:). Pena que nunca mais tenha nevado aqui:(...
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Interessante e sóbria a tua análise.
É um fenómeno muito raro e muitas vezes dividido e localizado.
Em 2006 estendeu-se por mais um bocado de área, mas mesmo assim, na região de Lisboa e do Estoril houve zonas onde não nevou... Isto significa 53 anos sem qualquer neve.

Como o Dan referiu noutro tópico, o IM fez uma análise desse dia:

http://www.meteo.pt/pt/areaeducativa/estudos_casos/quedadeneve/index.html

Acho bastante informativo e interessante este trabalho. :)

O mundo não gira a volta de Belem nem do Estoril... em 2006 nevou em Lisboa ponto final não vamos agora dar entender que não nevou em 2006 porque nevou e nevou e bem no distrito de Lisboa nos conselhos de Pero Pinheiro,Sintra,Mafra,Torres Vedras,Odivelas,Loures,Vila Franca de Xira,Alverca,etc eu sei porque estive nessas localidades atras da neve e i imensa em Mafra foi algo de extraordinario alias existiram estradas cortadas portanto dentro deste quadro a zona de Belem e Estoril foi uma pequenissima excepção a regra nesse evento marcante para mais tarde recordar.
Na margem Sul Setubal,Palmela,Pinhal Novo,Vendas Novas,Montijo receberam tambem imensa neve mais intensa em determinadas zonas que outras o caminho entre Atalaia e Pegões estava cheio de neve no dia a seguir pois fiz esse caminho e sei do que estou a falar.

Tambem gostaria de ser um pouco mais rigoroso e repor a verdade em 1987 nevou no Porto penso que em 1998 cairam os flocos na cidade do Porto em 2008 nevou no Porto portanto não foi so em 2009 que nevou no Porto...
 

Heat

Cirrus
Registo
6 Jul 2010
Mensagens
40
Local
Caparide, São Domingos de Rana
Interessante e sóbria a tua análise.
É um fenómeno muito raro e muitas vezes dividido e localizado.
Em 2006 estendeu-se por mais um bocado de área, mas mesmo assim, na região de Lisboa e do Estoril houve zonas onde não nevou... Isto significa 53 anos sem qualquer neve.

Como o Dan referiu noutro tópico, o IM fez uma análise desse dia:

http://www.meteo.pt/pt/areaeducativa/estudos_casos/quedadeneve/index.html

Acho bastante informativo e interessante este trabalho. :)

Olá! Nesse ano de 2006 nevou em S.joão do Estoril, a cerca de 1km da praia, durante um minuto, que eu tenha visto lol;). Foi durante um período de precipitação mais forte. Sei de uns amigos meus que dizem terem visto nevar no Monte Estoril... Não sei se conta, mas fica aqui o meu contributo.
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Olá! Nesse ano de 2006 nevou em S.joão do Estoril, a cerca de 1km da praia, durante um minuto, que eu tenha visto lol;). Foi durante um período de precipitação mais forte. Sei de uns amigos meus que dizem terem visto nevar no Monte Estoril... Não sei se conta, mas fica aqui o meu contributo.

Eu segui a referência que me foi dada por um membro aqui do forum chamado de Psm. Provavelmente na zona dele, não ocorreu nada.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O mundo não gira a volta de Belem nem do Estoril...


Eu limitei-me a reportar do local onde estava, não andei a criar ilusões...

em 2006 nevou em Lisboa ponto final não vamos agora dar entender que não nevou em 2006 porque nevou e nevou e bem no distrito de Lisboa nos conselhos de Pero Pinheiro,Sintra,Mafra,Torres Vedras,Odivelas,Loures,Vila Franca de Xira,Alverca,etc eu sei porque estive nessas localidades atras da neve e i imensa em Mafra foi algo de extraordinario alias existiram estradas cortadas portanto dentro deste quadro a zona de Belem e Estoril foi uma pequenissima excepção a regra nesse evento marcante para mais tarde recordar.


Não sei se foi excepção ou não, eu apenas limitei-me a reportar aquilo que me era possível.
Quanto à descrição do evento em si, penso que o IM fez um excelente trabalho.



Na margem Sul Setubal,Palmela,Pinhal Novo,Vendas Novas,Montijo receberam tambem imensa neve mais intensa em determinadas zonas que outras o caminho entre Atalaia e Pegões estava cheio de neve no dia a seguir pois fiz esse caminho e sei do que estou a falar.


Isso depende de local para local.
Em Alto das Vinhas de acordo com um amigo meu, não nevou muito, nevou muito pouco.
Mais uma vez falo apenas daquilo que sei.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Comigo foi o mesmo, só me apercebi da queda de neve às 5 da tarde, quando saí da escola fui ver, em algumas áreas à sombra ainda havia 50mm! isto na serra do caldeirão, zona da cabeça do velho(estes nomes... lol), adorava ter estado lá de manhã, deve ter havido uma acumulação considerável.

Estas a referir-te a que data? Se foi o 29 de Janeiro de 2006, deve haver ai alguma confusão, é que isso foi num Domingo? Falas em escola amando96?
Podias explicar melhor o teu relato? Obrigado! ;)

O mundo não gira a volta de Belem nem do Estoril... em 2006 nevou em Lisboa ponto final não vamos agora dar entender que não nevou em 2006 porque nevou e nevou e bem no distrito de Lisboa nos conselhos de Pero Pinheiro,Sintra,Mafra,Torres Vedras,Odivelas,Loures,Vila Franca de Xira,Alverca,etc eu sei porque estive nessas localidades atras da neve e i imensa em Mafra foi algo de extraordinario alias existiram estradas cortadas portanto dentro deste quadro a zona de Belem e Estoril foi uma pequenissima excepção a regra nesse evento marcante para mais tarde recordar.
Na margem Sul Setubal,Palmela,Pinhal Novo,Vendas Novas,Montijo receberam tambem imensa neve mais intensa em determinadas zonas que outras o caminho entre Atalaia e Pegões estava cheio de neve no dia a seguir pois fiz esse caminho e sei do que estou a falar.

Tambem gostaria de ser um pouco mais rigoroso e repor a verdade em 1987 nevou no Porto penso que em 1998 cairam os flocos na cidade do Porto em 2008 nevou no Porto portanto não foi so em 2009 que nevou no Porto...

Caro SocioMeteo tens registos gráficos (fotos ou filmes) do que aqui testemunhas? É que na net não se encontram essas acumulações que referes? Nevou muito e com flocos descomunais, mas acumular... Isso é outra coisa! Em carros e algumas outras superfícies certamente que sim de forma residual, agora acumulações de grande monta, não creio. Aliás se há nevada bem documentada ou outro fenómenos qualquer que ocorra é precisamente por terras lisboetas, mais que não seja pela enorme probabilidade de haver alguém com o telemóvel ou câmara à mão! ;)

Este é talvez dos filmes onde eu tenha visto mais acumulação de neve, na zona de Odivelas:


As zonas de maior acumulação, nesse saudoso dia, foram certamente o Alentejo. ;)

Agora sem dúvida que pelo fenómeno em si, foi um dia de destaque pela rareza do fenómeno em terras junto ao Atlântico. Basta ver as imagens que por ai há das praias da Figueira da Foz completamente brancas! :shocking:

Maior ainda foi a situação do 28 de Janeiro de 2007, onde nevou apenas na zona de Lisboa até Montemor o Novo. ;)
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: belem e Mr. Neves

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Para lançar mais umas achas na fogueira..
Certamente não acumulou nem nevou nada de jeito em Belém, mas que tenho 500% certeza de nesse dia na tv ver o resumo do jogo entre o Belenenses e outra equipa e de estar a nevar.. Isso tenho.
E que o Belenenses joga em Belém também tenho certeza absoluta não é? :D
Portanto.. Nevou mesmo em Belém.
Agora que terá sido insignificante, mais água que outra coisa, e especialmente mais junto ao rio pouco ou nada se deve ter visto tudo bem.
 
  • Gosto
Reactions: belem