Neve a cotas baixas em Portugal

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
A região de Óbidos foi um dos locais e parece-me que o Norte durante essa fase foi poupado em muitos locais, pois como o Dan disse, essa frente centrou-se no sudoeste da Península Ibérica.
De resto alguém tem dados dos anos 50 para se saber melhor o que aconteceu?

Que incidisse sobretudo sobre o SW da península não significa que não tivesse havido precipitação mais a norte. Aliás, de Lisboa, onde nevou, até Óbidos não são mais que 70 km de distância. E ainda que não tivesse nevado nessa altura em Óbidos, o que é extremamente duvidoso, durante o século não faltaram muitas outras oportunidades para que isso tivesse acontecido, principalmente durante o inverno de 1944/1945.
 
  • Gosto
Reactions: belem


meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Nas Caldas da Rainha também nevou em 2006..Em Óbidos não sei,mas não me surpreendia nada se nesse ano também tivesse nevado lá muito perto..
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Pelo que sei pelos meus avôs (Há muito falecidos), não há conhecimento de neve a menos de 10 km do mar, na zona de Óbidos.

Mesmo em 26 de Janeiro de 2006, apenas nevou a partir da localidade de A-da-Gorda, que fica a cerca de 16 km de Peniche, algo que nem terá acontecido em 1954, que apennas terá acontecido a partir da localidade de Usseira.

O Google Maps deverá ajudar-vos na localização.

Atenção que esta informação foi recolhida apenas de "boca-a-boca", sem qualquer dado registado.

Nesse episódio nevou também em São Martinho do Porto (a minha irmã estava lá) e na Praia do Salgado (fotos no IOL).
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Que incidisse sobretudo sobre o SW da península não significa que não tivesse havido precipitação mais a norte. Aliás, de Lisboa, onde nevou, até Óbidos não são mais que 70 km de distância. E ainda que não tivesse nevado nessa altura em Óbidos, o que é extremamente duvidoso, durante o século não faltaram muitas outras oportunidades para que isso tivesse acontecido, principalmente durante o inverno de 1944/1945.

Eu falei em Óbidos porque tenho andado a ler atentamente todas as informações que vejo aqui neste tópico.;)
Não foi assim por laivo de vontade e ao acaso...
Pois, se é extremamente duvidoso, não é a mim que compete etiquetar, porque não disponho de dados que me permitam fazer tal afirmação, por isso até lá, sigo com o que tenho disponível. É uma atitude científica e sensata, penso eu.
Em relação ao ano de 1944/1945 não me pronunciei, não só porque não tenho dados como não gosto de me fazer de adivinho e enganar as pessoas, por isso o assunto andou nos anos 50, porque alguém falou nisso e nesta fase mais recente 2006/2007. Até pode ter havido algo pelo meio ou não e andarmos aqui todos enganados.:D
E até pode não ter nevado já há mais de 100 anos, em muitos locais que nem fazemos ideia.
Volto a reafirmar, que sem dados não se pode fazer afirmações, apenas projecções.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Pois é temos memória selectiva..
Quando queremos puxar por uma coisa "supomos" facilmente convencidos que estamos com argumentos válidos..
Quando queremos negar outra afirmamos logo facilmente "não há provas, logo não aconteceu"..

Isso dou razão ao Fil..
Uma pessoa tem de ponderar isso!!

Polémicas à parte, essas fotos estão fantásticas!
Aliás, nessa "blog" criado no sapo está uma base de fotos dessa data absolutamente fantástica e enorme..
Quase de levar às lágrimas tal a beleza e nostalgia ehehe..
Oxalá não se perca!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
De 2006 as minhas fotografias preferidas são estas da Praia na Figueira da Foz.

006hy3.jpg

(c) António Cruz

007gb4.jpg

(c) António Cruz

010bu9.jpg

(c) António Cruz

Mais fotos aqui:
http://www.antoniocruz.net/fotografar/actuais/neve/

E também estas que estão cá num tópico:
http://www.meteopt.com/forum/portug...m-figueira-da-foz-29-janeiro-2006-a-1675.html
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Nem é preciso recuar tanto, em 2006 nevou mesmo em Óbidos:

http://olhares.aeiou.pt/neve_em_obidos_foto521511.html
http://nevefrio.blogs.sapo.pt/arquivo/943082.html

O inverno 1944/1945 teve 5 ou 6 dias de neve em Lisboa, indiscutivelmente uma das cidades mais amenas do continente durante o inverno.

Muitas vezes fazes de adivinho em relação ao calor, mas quando o assunto é relacionado com o frio preferes duvidar e desvalorizar.


Mas ninguém disse que não nevou em 2006 em Óbidos.

Não questionei que em 1944/1945 tenha nevado em Lisboa.
Isso de ser o mais ameno, não quer dizer tudo nestas circunstâncias. Em 2006 não nevou em muitos locais mais frios, como por exemplo, o Norte ( Porto ou mais a centro Coimbra).
Outra coisa que parece ficar esquecida e não sei bem porquê que é o facto de haver locais com mais precipitação que outros... Em locais com menos precipitação, a probabilidade de nevar muitas vezes também é menor.

Adivinho em relação ao calor? Onde e porquê? Especifica.

Desvalorizar o quê? Projecções ou factos? Há dados que confirmem que tenha nevado em todo o país? Se sim onde? Eu trabalho com ciência e só vejo aqui assuntos hipotéticos falados com se fossem verdades absolutas e palpáveis, mas o que é facto é que os registos concretos é que teimam em não aparecer.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pois é temos memória selectiva..
Quando queremos puxar por uma coisa "supomos" facilmente convencidos que estamos com argumentos válidos..
Quando queremos negar outra afirmamos logo facilmente "não há provas, logo não aconteceu"..

Isso dou razão ao Fil..
Uma pessoa tem de ponderar isso!!

Polémicas à parte, essas fotos estão fantásticas!
Aliás, nessa "blog" criado no sapo está uma base de fotos dessa data absolutamente fantástica e enorme..
Quase de levar às lágrimas tal a beleza e nostalgia ehehe..
Oxalá não se perca!

Ninguém aqui disse que não há provas e logo não aconteceu...
Lê bem o que se escreve.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Adivinho em relação ao calor? Onde e porquê? Especifica.

Desvalorizar o quê? Projecções ou factos? Há dados que confirmem que tenha nevado em todo o país? Se sim onde? Eu trabalho com ciência e só vejo aqui assuntos hipotéticos falados com se fossem verdades absolutas e palpáveis, mas o que é facto é que os registos concretos é que teimam em não aparecer.

"E a meu ver 50 ou mais já foi atingido tanto em Portugal como em Espanha e por mais de uma vez. Lá porque a estação da cidade x ou y, não o diga, isso não impede que em locais mais quentes ou onde não haja estações oficiais ou onde nem sequer hajam estações que esses valores não sejam registados.
Se os recordes mais altos oficiais nessas cidades, andam junto aos 50, não vejo porque razão, em locais mais quentes e muito mais favorecidos não se atinjam esses 50 ou mais ( sim, mais)."


Esquecendo o tópico "Mais de 50º em Portugal", dizes algumas coisas com razão.. Lendo esse tópico.. Acho que tens de admitir que contradizes o que disseste no post anterior..
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
"E a meu ver 50 ou mais já foi atingido tanto em Portugal como em Espanha e por mais de uma vez. Lá porque a estação da cidade x ou y, não o diga, isso não impede que em locais mais quentes ou onde não haja estações oficiais ou onde nem sequer hajam estações que esses valores não sejam registados.
Se os recordes mais altos oficiais nessas cidades, andam junto aos 50, não vejo porque razão, em locais mais quentes e muito mais favorecidos não se atinjam esses 50 ou mais ( sim, mais)."


Esquecendo o tópico "Mais de 50º em Portugal", dizes algumas coisas com razão.. Lendo esse tópico.. Acho que tens de admitir que contradizes o que disseste no post anterior..

Eu falei em probabilidades e em opinião pessoal.
Comecei por dizer « a meu ver».
Não fiz de uma opinião, Ciência.
E mesmo assim fundamentei bem o que disse, com dados e registos.
Mas se tivesses realmente interessado em ter razão, verias que com o desenrolar do assunto, as coisas ficaram no ponto, em que só com os registos é que ficaria confirmado. EU basicamente tratei da metodologia para passar à prática. Inclusivamente fizemos ( eu e mais uns membros do fórum ( como o André)) um apanhado dos locais que teriam mais probabilidades para este acontecimento, para depois então os registos poderem ser feitos.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Estava só a dar o exemplo que pediste.. Em comparação com a crítica que tens feito neste tópico..
Percebes onde quero chegar?

Não tem mal algum fazeres suposições.. Como não tem aqui terem feito suposições de ter sido provável em algumas datas ter nevado em sítio improváveis.. São apenas suposições, tão certas como as tuas do outro tópico, mas que tu estás a tratar de uma forma absolutamente distinta!

Não quero ser dono da razão nem nada que se pareça.. Apenas acho que tás a ter atitude um pouco contraditório em 2 assuntos distintos, e a encarar as coisas de duas formas totalmente distintas.. Daí eu e não só termos feito o comentário/comparação com o outro tópico...
;)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Estava só a dar o exemplo que pediste.. Em comparação com a crítica que tens feito neste tópico..
Percebes onde quero chegar?

Não tem mal algum fazeres suposições.. Como não tem aqui terem feito suposições de ter sido provável em algumas datas ter nevado em sítio improváveis.. São apenas suposições, tão certas como as tuas do outro tópico, mas que tu estás a tratar de uma forma absolutamente distinta!

Não quero ser dono da razão nem nada que se pareça.. Apenas acho que tás a ter atitude um pouco contraditório em 2 assuntos distintos, e a encarar as coisas de duas formas totalmente distintas.. Daí eu e não só termos feito o comentário/comparação com o outro tópico...
;)



No outro tópico falei na importância de fazer registos para validar uma coisa, neste vejo pessoas que querem que aceite suposições ao nível dum registo factual!!
Eu aqui não vi suposições... Vi afirmações...
E continuo sem perceber, qual foi o mal de tentar saber ( foi só isso que fiz, mais nada...) se tinha realmente nevado em todo o Portugal continental ou não... Quando questionei isso pareceu-me haver alguma má vontade de algumas pessoas em aceitar isso , quando é uma questão perfeitamente pertinente.
Sempre que dizia que algo não tinha acontecido num determinado período, aparecia alguém, a dizer que tinha acontecido noutro... Mas isso está fora de questão. A mim tanto me faz que neva aqui, na Arábia ou na Japão.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Vamos a ver, tu consegues fazer afirmações como que o Pinhão, local que já chegou a 45ºC, "não se assemelha NEM DE PERTO às zonas mais quentes de Douro" (pela tua opinião ainda vamos descobrir que é ali o local mais quente da Terra), mas eu tenho que te mostrar registos de neve em Óbidos quando esta dista apenas 70 km de Lisboa, cidade onde nevou por vários? É que se há uma pessoa aqui anda sempre a mandar bitaites com base em suposições pessoais e sem mostrar dados és tu, faz-me piada que venhas falar em ciência...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Vamos a ver, tu consegues fazer afirmações como que o Pinhão, local que já chegou a 45ºC, "não se assemelha NEM DE PERTO às zonas mais quentes de Douro" (pela tua opinião ainda vamos descobrir que é ali o local mais quente da Terra), mas eu tenho que te mostrar registos de neve em Óbidos quando esta dista apenas 70 km de Lisboa, cidade onde nevou por vários? É que se há uma pessoa aqui anda sempre a mandar bitaites com base em suposições pessoais e sem mostrar dados és tu, faz-me piada que venhas falar em ciência...

Pinhão chegou a 46ºc.
A minha opinião, não.
Foi um trabalho publicado pelo IM, que apresentou esses dados.
Vê-se claramente, a apresentação dos gráficos e pixeis ( é acessível para toda a gente penso eu ( obrigado, André! ;)), onde fica o Pinhão em comparação com outras regiões.
:)

...«pela tua opinião ainda vamos descobrir que é ali o local mais quente da Terra»- Assim o dizes. Claro que jamais seria ali o ponto mais quente da Terra. Em relação ao trabalho, ao que consta a opinião não é minha, é de alguns professores que trabalham no IM. Obrigado a eles! ;)
Óbidos terá nevado só porque fica a 70km de Lisboa? Isso não significa rigorosamente nada.
Eu estou em Belém e em 2006 nevou a uns 5 kms daqui, enquanto aqui nada.;)
Eu até acredito que em certas regiões mais quentes e secas, hajam probabilidades de never menores do que em Óbidos. Em Óbidos acredito muito que já tenha nevado uma vez ou outra.
Mas não acho que seja o único local nos anos 50 em que tal raro fenómeno não tenha ocorrido. É a minha humilde opinião.