Neve a cotas baixas em Portugal

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Só uma pergunta?
Refere-se os gráficos que estão na página do IM de Portugal inteiro, a dizer, "quais são os locais mais quentes de Portugal"?
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Pinhão chegou a 46ºc.
A minha opinião, não.
Foi um trabalho publicado pelo IM, que apresentou esses dados.
Vê-se claramente, a apresentação dos gráficos e pixeis ( é acessível para toda a gente penso eu ( obrigado, André! ;)), onde fica o Pinhão em comparação com outras regiões.
:)

...«pela tua opinião ainda vamos descobrir que é ali o local mais quente da Terra»- Assim o dizes. Claro que jamais seria ali o ponto mais quente da Terra. Em relação ao trabalho, ao que consta a opinião não é minha, é de alguns professores que trabalham no IM. Obrigado a eles! ;)
Óbidos terá nevado só porque fica a 70km de Lisboa? Isso não significa rigorosamente nada.
Eu estou em Belém e em 2006 nevou a uns 5 kms daqui, enquanto aqui nada.;)
Eu até acredito que em certas regiões mais quentes e secas, hajam probabilidades de never menores do que em Óbidos. Em Óbidos acredito muito que já tenha nevado uma vez ou outra.
Mas não acho que seja o único local nos anos 50 em que tal raro fenómeno não tenha ocorrido. É a minha humilde opinião.

Esse mapa de que falas não é mais que projecções por computador, é óbvio que uma pessoa tão parcial quanto tu acredita naquilo que procura. E tanto assim é que até chegaste a dar crédito a um relato anedótico que tem credibilidade zero, especialmente para uma pessoa de ciência.

O que aconteceu em 2006 não significa rigorosamente nada, até porque ao contrário do caso que relatas, Óbidos é mais fria que Lisboa. Mas não me vais querer provar apenas por uma situação que te é conveniente que nos 6 dias em que nevou em Lisboa no inverno 44/45, em nenhum deles o tenha feito em Óbidos? Bem, a não ser que haja por lá um misterioso escudo anti-neve... :unsure:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Esse mapa não é mais que projecções por computador, é óbvio que uma pessoa tão parcial quanto tu acredita naquilo que procura. E tanto assim é que até chegaste a dar crédito a um relato anedótico que tem credibilidade zero, especialmente para uma pessoa de ciência.

O que aconteceu em 2006 não significa rigorosamente nada, até porque ao contrário do caso que relatas, Óbidos é mais fria que Lisboa. Mas não me vais querer provar apenas por uma situação que te é conveniente que nos 6 dias em que nevou em Lisboa no inverno 44/45, em nenhum deles o tenha feito em Óbidos? Bem, a não ser que haja por lá um misterioso escudo anti-neve... :unsure:

Mas quem é que disse que validei esse registo? Sabes-me explicar? Eu disse que ia perguntar à pessoa e o facto é que não houve resposta. Daí esse assunto não tem interesse nem lhe dei qualquer credibilidade, além de ser apenas « curioso».
O mapa das temperaturas é muito mais do que projecções por computador. Até teve ajuda de dados de abrigos meteorológicos.
Eu só tenho pena de ter que vir falar deste assunto de novo, quando foi mais do que discutido. É uma lenga lenga que cansa.
Pois em 2006 não quer dizer nada e ser apenas 5 km não é nada, mas por Óbidos ficar a 70 kms já quer dizer muito.
Eu já disse que nunca disse que não tinha nevado em Óbidos em 44/45...
Porquê tocar na mesma tecla, de novo e dizer coisas que não disse? Vamos ficar a discutir isto de novo a noite toda?
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Bem, estamos a discutir isto no tópico errado! É chato!
E não quero complicar mais nem parecer casmurro..
Só para terminar a minha parte..
Posso estar enganado, mas se forem os gráficos que penso, aqueles que até têm claramente os máximos nos vales, etc..
Então é óbvio que se a cobertura de estações representa apenas alguns pontos espacialmente, mesmo que tenham sido feitas mais medições em mais sítios (não sei), nunca pode ser extrapolada com certeza para um mapa de TODOS os locais.. Obviamente vai ter de ter "suposições" que ponderam altitude, e interpolam os dados de onde realmente há dados reais..
Isso diz tudo......
Se não forem esses gráficos, então peço desculpa..
Pronto, despeço-me deste "off-topic" ;)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Bem, estamos a discutir isto no tópico errado! É chato!
E não quero complicar mais nem parecer casmurro..
Só para terminar a minha parte..
Posso estar enganado, mas se forem os gráficos que penso, aqueles que até têm claramente os máximos nos vales, etc..
Então é óbvio que se a cobertura de estações representa apenas alguns pontos espacialmente, mesmo que tenham sido feitas mais medições em mais sítios (não sei), nunca pode ser extrapolada com certeza para um mapa de TODOS os locais.. Obviamente vai ter de ter "suposições" que ponderam altitude, e interpolam os dados de onde realmente há dados reais..
Isso diz tudo......
Se não forem esses gráficos, então peço desculpa..
Pronto, despeço-me deste "off-topic" ;)


Do IM disseram-me que a margem de erro é marginal.
Penso que isto diz tudo.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

O 2º evento foi local, mas o 1º não local, nevou em bastantes locais do país. Mas sim, é verdade a temperatura mais baixa registada durante os nevões foi de 0,5ºC.

Estava a falar de Lisboa. ;)
Em 2006 não nevou em grande parte da zona costeira, centro, zona oeste e sul... Pode-se dizer que foi um fenómeno algo dividido, mas não generalizado. E isto após 53 anos sem neve...


PS: Desculpem o Offtopic.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estava a falar de Lisboa. ;)
Em 2006 não nevou em grande parte da zona costeira, centro, zona oeste e sul... Pode-se dizer que foi um fenómeno algo dividido, mas não generalizado. E isto após 53 anos sem neve...


PS: Desculpem o Offtopic.

Não foi generalizado, mas também não foi local de certeza.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Sim, mas por exemplo aqui na Figueira nevou sempre até próximo daí.

É possível, mas não estou a falar dessa zona.
Fora de Lisboa e dentro desta região ( Estremadura), onde não nevou também, foi na zona do Estoril e possivelmente ( mas aqui é suposição), em muitos locais costeiros da zona oeste, onde a influência do Oceano é muito forte ( cabos, zonas costeiras abrigadas,etc..).

O Offtopic por mim fica por aqui.