Neve a cotas baixas em Portugal

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Nesse mesmo dia, na Moita caíram uns flocos e não acumulou pelo simples facto de não existir precipitação suficiente. O pouco que caiu foi mesmo neve.

Estava de saída para Setúbal e quando cheguei a Palmela nevava copiosamente. Aí sim, acumulou bem, estava tudo branco.

Dos relatos, do que me lembro do dia, se a precipitação em qualquer ponto da grande Lisboa fosse igual à de Palmela, qualquer local ficaria com um cenário semelhante.

Uma nota, quando falo em Palmela, era desde os vales à volta até à parte mais alta da vila, a questão das quotas não se colocou, só mesmo da quantidade de precipitação.
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Para lançar mais umas achas na fogueira..
Certamente não acumulou nem nevou nada de jeito em Belém, mas que tenho 500% certeza de nesse dia na tv ver o resumo do jogo entre o Belenenses e outra equipa e de estar a nevar.. Isso tenho.
E que o Belenenses joga em Belém também tenho certeza absoluta não é? :D
Portanto.. Nevou mesmo em Belém.
Agora que terá sido insignificante, mais água que outra coisa, e especialmente mais junto ao rio pouco ou nada se deve ter visto tudo bem.

Ora eu também lanço aqui umas achas para a fogueira... Embora esta seja uma fogueira sem lume, e com temperaturas bem mais baixas :p
Nesse 29 Janeiro de 2006 eu estava em lisboa mais propriamente na Calçada de Carriche. Nessa data eu fui daqueles que com entusiasmo afirmou convictamente que nevou em Lisboa. Anos depois e graças aos conhecimentos que fui adquirindo aqui no fórum, posso dar uma visão mais exacta e menos emotiva dos acontecimentos em questão. Vi nesse dia generosas acumulações é certo, na Serra da Amoreira em Odivelas, local onde me dirigi algumas horas depois do evento. Ví vídeos da neve em Odivelas... Sem dúvida 100% neve. Agora no local onde estava (Calçada de Carriche) e penso que em Grande Parte de Lisboa o fenómeno foi, na sua maioria, uma mistura de neve e água.
Penso que na larga maioria do tempo em que houve precipitação na minha localização, e que na altura me parecia autenticamente neve, devido à minha falta de "know how", hoje e olhando com mais distância e tendo outros eventos para comparar posso dizer que o que ocorreu foi aquilo que será o "sleet" puro. Ou seja flocos de neve sempre ou quase sempre misturado com água no estado líquido. Daí não ter verificado qualquer acumulação. Daí também não ter sabido de registos de acumulação em Lisboa. Daí também eu acreditar que não terá nevado em muitos locais mais baixos em Lisboa e arredores. Agora tudo isto depende da habitual distinção entre neve e sleet, ou do que é mais neve que chuva, ou mais chuva que neve. Todos nós sabemos a dor de cabeça que isto é....

E depois temos claro o factor "quantos vêem e como vêem". Em 29 de Janeiro de 2006 muitos viram a neve em Lisboa... Poucos certamente se dedicaram a ver a diferente textura da precipitação.... Muitos festejaram sem saber se era mais neve, ou sleet... Pouco interessava, era dia de festa... E Havia flocos... logo era neve (mais ou menos misturada).
No entanto a em Janeiro de 2010 eu posso garantir que nevou em Coimbra... Uns instantes 1 a 2 minutos em que era neve pura... Passando a sleet, depois a chuva. Aí nevou MESMO. Vi mesmo Neve... Só que eram 8h da manhã de um Domingo (ups). Ou seja poucos viram, nada acumulou, nada fica para contar na história do evento!

E é disto que se faz a história! A 29 de Janeiro de 2006 nevou em Lisboa. Independentemente se "sleetou" mais nuns sítios ou outros.... Para a história ficam os flocos :)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Em Odivelas o maior problema foi a quantidade de chuva que caiu durante toda a manhã e inicio da tarde desse dia.
Havia água por todo o lado, os jardins estavam ensopados, a estrada cheia de água...

Portanto, quando a chuva passou a neve, ela simplesmente não pegava.
A precipitação era 100% neve (pelo menos à minha cota 140m e daí para cima), mas só começou a pegar depois de já estar a nevar há algum tempo.
Se tudo estivesse seco, o acumulado de neve seria bem maior.

Neve em Odivelas (2006)
As 3 primeiras fotografias foram aos 140m de altitude. As da serra a 300m de altitude.

Outro vídeo de Odivelas, à cota 90m.


Houve alturas em que a neve era torrencial, mas devido às razões que apontei, não pegava.

De destacar ainda o vento muito forte que se fez sentir nesse dia.
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Para lançar mais umas achas na fogueira..
Certamente não acumulou nem nevou nada de jeito em Belém, mas que tenho 500% certeza de nesse dia na tv ver o resumo do jogo entre o Belenenses e outra equipa e de estar a nevar.. Isso tenho.
E que o Belenenses joga em Belém também tenho certeza absoluta não é? :D
Portanto.. Nevou mesmo em Belém.
Agora que terá sido insignificante, mais água que outra coisa, e especialmente mais junto ao rio pouco ou nada se deve ter visto tudo bem.

Sim nevou no jogo do Belenenses, foi num jogo que o Belenenses ganhou 5-0, como podem ver aqui:
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=195946
Portanto que nevou em belém, nevou. Agora se junto ao rio ou qualquer coisa parecida não sei.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Para lançar mais umas achas na fogueira..
Certamente não acumulou nem nevou nada de jeito em Belém, mas que tenho 500% certeza de nesse dia na tv ver o resumo do jogo entre o Belenenses e outra equipa e de estar a nevar.. Isso tenho.
E que o Belenenses joga em Belém também tenho certeza absoluta não é? :D
Portanto.. Nevou mesmo em Belém.
Agora que terá sido insignificante, mais água que outra coisa, e especialmente mais junto ao rio pouco ou nada se deve ter visto tudo bem.

Onde eu estive não vi neve.
Foi perto dos Jerónimos. ;)
E tivesse sido em Belém ou não, tenho a certeza que o que muita gente viu nesse dia, foi sleet, nem sequer foi neve.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Em 2006, Paço de Arcos nevou, com aquilo que sei hoje a maioria água neve, com 2 momentos de mais intensidade em que já era neve com uns farrapos grandes, sem nunca agarrar. Não durou muito tempo, talvez 20-30 minutos. Em 2007 praticamente não vi nada, apenas uns flocos isolados a esvoaçar.

Em relação a esse jogo do Belenenses, há vários registos na Net sobre a neve antes do jogo. Claro que quando um lisboeta fala em "nevão" nada tem a ver com um nevão em Bragança por exemplo :D

Há 52 anos que Lisboa não via cair neve. Foi hoje, primeiro uns flocos no final do almoço, depois um nevão “à séria”, quando tinha acabado de chegar ao Restelo. Que maravilhoso foi assistir a tal espectáculo desde o varandim do Acácio Rosa, por cima da Capela do Sto. Cristo, e ver o Tejo, os Jerónimos e a ponte entrecortados por flocos de neve. Uma imagem que não esquecerei nunca. Veio depois o jogo, e pouco há a contar para além dos golos. Vitória fácil contra a pior equipa do campeonato e, talvez, a pior equipa que vi jogar na 1ª Divisão. Os golos sucederam-se, a equipa esteve muito bem, e registe-se a estreia de Rui Jorge, que com 2 assistências e muita concentração defensiva, mostrou ser um reforço de peso.
http://belenenses.blogspot.com/2006/01/belenenses-5-0-penafiel-nevo-de-golos.html


O Belenenses tirou a barriga de misérias ao golear facilmente o Penafiel por 5-0. Num encontro marcado pela neve que caiu no Restelo antes do encontro, o francês Hassan Ahamada apontou um "hat-trick" e chamou a si todo o protagonismo.
http://livreindirecto.blogspot.com/2006/01/liga-portuguesajornada-20.html
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Há uma outra data na Grande Lisboa que é muito pouco referida, porque foi de noite e não foi nada de especial.
Numa noite de Domingo muito fria, 28 de Fevereiro de 1993, vinha eu de fim de semana do norte do país e uma boleia ia-me levar ao Estoril onde morava, e na rádio TSF um ouvinte informava que caia neve no Cacém, e continuamos viagem atentos, e entre Sintra e o Autódromo do Estoril apanhámos uma coisa viscosa que caiu no para-brisas, e ao analisa-la com os dedos vi que era gelo meio derretido mas com alguns cristais pelo meio.
Mas foi apenas a única coisa que vi. Durante muitos anos não fazia ideia em que data foi, só sabia que foi a um Domingo à noite e sabia mais ou menos o ano, e só após cruzar alguma informação cheguei a esse dia, em que há registos de neve a norte e também mais a sul como Évora. Na grande Lisboa deve ter sido muito localizado em torno de Sintra devido a umas pequenas nuvens que entraram na zona e a ajuda da serra provavelmente, e uma coisa muito fraca certamente.

33630916.gif


31196574.gif




Ao meio dia eram estas as temperaturas aos 500 e 850hPa nesse dia.

12z.gif
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A 29 de Janeiro de 2006, saí de Lisboa pelas 10 da manhã. Chovia muito com trovoada e com 7 graus e granizo. Quando passei na primeira saída de Montemor estavam 5 graus e céu nublado, mas sem precipitação. Começou a nevar, com 1 grau, primeiro agua-neve na segunda saída para Montemor, depois só neve na passagem da área de serviço. Estive duas horas em Évora sempre a nevar com intensidade. No regresso, já com a A6 cortada de Évora Este a Vendas Novas, havia grande acumulação até Montemor o Novo.

Bem perto de Lisboa, quando passei no alto antes da descida para Almada, já alinhado com a 25 de Abril, estavam 9 graus e o sol brilhava. Eram 14:55. Nas portagens a temperatura já tinha descido para 1,5 graus. As pessoas no carro ao lado olhavam com espanto para o termómetro. No noticiário das 15 na Antena 1 a primeira noticia era que estava a nevar em Cabo Ruivo na sede do grupo RTP. Obviamente fiquei em êxtase, e não tardou em ver nevar, na entrada da A5 vindo da ponte. Durou um minuto, se tanto, mas foi tudo neve. Umas duas horas depois vi nevar, também 100% neve, em Mem Martins. Durou uma meia hora, foi de fraca intensidade e não pegou nada, pois estava tudo molhado.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Em 2006, Paço de Arcos nevou, com aquilo que sei hoje a maioria água neve, com 2 momentos de mais intensidade em que já era neve com uns farrapos grandes, sem nunca agarrar. Não durou muito tempo, talvez 20-30 minutos. Em 2007 praticamente não vi nada, apenas uns flocos isolados a esvoaçar.

Em relação a esse jogo do Belenenses, há vários registos na Net sobre a neve antes do jogo. Claro que quando um lisboeta fala em "nevão" nada tem a ver com um nevão em Bragança por exemplo :D

Exactamente.Onde eu estava em 2006 fui espreitar à janela a chuva(nem sabia que nesse dia havia hipótese de nevar ) e ai vejo uma chuva algo diferente,demasiado branca e a esvoaçar! Tive durante 1 minuto a pensar o que era aquilo,só depois me convenci que era mesmo neve :D
Fui para a rua logo a correr,e se ainda era neve com alguma chuva,no momento em que a precipitação aumentou,houve momentos em que foi só neve mesmo!
Nem uma gota de chuva... À cota 0,ao lado do Atlântico numa das zonas menos frias no Inverno que pode haver no Litoral Centro neve,pura neve ;)
Claro,logo depois voltou a água-neve que ainda durou algum tempo.Grande dia.

No ano de 2007 não vi rigorosamente nada.Soube por amigos que nevou em Sintra bem nesse dia.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Bom, como prometido de manhã, aqui vai material de 29 Janeiro 2006 na zona de Lisboa.
São bastantes coisas, portanto se a moderação quiser mudar para um tópico apropriado que esteja à vontade! :D

As fotos são todas em Monsanto, não sei bem a altitude, na zona da "Luneta dos Quarteis".
Nevava "torrencialmente" mesmo, em todo período que estive lá. Inicialmente tudo molhado não pegava muito, mas começou a pegar tal a intensidade. Vê-se o tamanhão dos flocos, incluindo a foto dentro do carro.
Estava a rondar certamente os 0º, a temperatura era gélida mesmo.
Depois mais tarde começou a acalmar a neve e a subir a temperatura, e apesar de continua a nevar, muita neve começou a derreter.
Ainda assim vi umas casas nessa zona um bom pedaço depois com telhados brancos ainda.

Cá vai:






















Os vídeos, são em vários locais, o primeiro quando ia em direcção a Sintra (com medo que em cotas baixas não nevasse) e começou a nevar no Algueirão.
O segundo e terceiro em Sintra, junto ao Castelo dos Mouros.
Um no IC19, e o restante também em Monsanto, estes últimos claramente mais interessantes que os primeiros feitos na zona de Sintra, onde quando estava por lá nevava fraco apenas.























Ironicamente, no meio desta caça à neve, não vi nevar na minha localidade, em Oeiras, pois quando regressei já tinha terminado. Em 2007 por Oeiras apenas caiu sleet bem molhada..

Ai que nevão.. Que saudades..
:sad:
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: belem e Mr. Neves

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Como já referi noutros topicos, pela Louriceira nevou em 2006 com grande intensidade desde cerca das 11h ás 16h...tendo acumulado cerca de 2 a 4cm na estrada, 8cm nos campos e até 15cm em locais expostos ao vento.
Em Arruda dos Vinhos o cenario foi semelhante, mas na Louriceira ( cota 300m) a neve aguentou 2 dias, 4 nos locais umbrios, enquanto em Arruda ( ~100m) não deve ter resistido muito mais que 24h.

Em 2007 nevou com menor intensidade, entre as 10h e as 14h, e a neve aguentou no solo a cotas superiores a 200m até ao inicio da manhã do dia seguinte, ( em Arruda tambem nevou mas não pegou)...

Aqui um filme feito dia 28 de Janeiro de 2007, á cota 370m na aldeia da carvalha ( ou tambem Carvalhal), a 2km NE da Louriceira e a 10km E do Sobral de Monte Agraço:


No Gmaps:
http://maps.google.pt/maps?f=q&sour...7627,-9.113932&spn=0.031494,0.076818&t=h&z=14
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: belem e Mr. Neves

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ora eu também lanço aqui umas achas para a fogueira... Embora esta seja uma fogueira sem lume, e com temperaturas bem mais baixas :p
Nesse 29 Janeiro de 2006 eu estava em lisboa mais propriamente na Calçada de Carriche. Nessa data eu fui daqueles que com entusiasmo afirmou convictamente que nevou em Lisboa. Anos depois e graças aos conhecimentos que fui adquirindo aqui no fórum, posso dar uma visão mais exacta e menos emotiva dos acontecimentos em questão. Vi nesse dia generosas acumulações é certo, na Serra da Amoreira em Odivelas, local onde me dirigi algumas horas depois do evento. Ví vídeos da neve em Odivelas... Sem dúvida 100% neve. Agora no local onde estava (Calçada de Carriche) e penso que em Grande Parte de Lisboa o fenómeno foi, na sua maioria, uma mistura de neve e água.:

Exacto, aparentemente foi isso que aconteceu.
Também conheço quem esteve na Baixa e também não viu nada.


Penso que na larga maioria do tempo em que houve precipitação na minha localização, e que na altura me parecia autenticamente neve, devido à minha falta de "know how", hoje e olhando com mais distância e tendo outros eventos para comparar posso dizer que o que ocorreu foi aquilo que será o "sleet" puro. Ou seja flocos de neve sempre ou quase sempre misturado com água no estado líquido. Daí não ter verificado qualquer acumulação. Daí também não ter sabido de registos de acumulação em Lisboa. Daí também eu acreditar que não terá nevado em muitos locais mais baixos em Lisboa e arredores. Agora tudo isto depende da habitual distinção entre neve e sleet, ou do que é mais neve que chuva, ou mais chuva que neve. Todos nós sabemos a dor de cabeça que isto é....

Normalmente quando cae misturada com água, nem se vê qualquer acumulação, embora possa haver alguma excepção ou outra, é isto que normalmente acontece.


E depois temos claro o factor "quantos vêem e como vêem". Em 29 de Janeiro de 2006 muitos viram a neve em Lisboa... Poucos certamente se dedicaram a ver a diferente textura da precipitação.... Muitos festejaram sem saber se era mais neve, ou sleet... Pouco interessava, era dia de festa... E Havia flocos... logo era neve (mais ou menos misturada).
No entanto a em Janeiro de 2010 eu posso garantir que nevou em Coimbra... Uns instantes 1 a 2 minutos em que era neve pura... Passando a sleet, depois a chuva. Aí nevou MESMO. Vi mesmo Neve... Só que eram 8h da manhã de um Domingo (ups). Ou seja poucos viram, nada acumulou, nada fica para contar na história do evento!

E é disto que se faz a história! A 29 de Janeiro de 2006 nevou em Lisboa. Independentemente se "sleetou" mais nuns sítios ou outros.... Para a história ficam os flocos :)

Exacto.


banconeve1.jpg



Bonita foto! :)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bom material rozzo, que saudades mesmo.


Uma foto no Monsanto, da Lusa

Um popular fotografa um boneco de neve junto a um veiculo celular coberto de gelo perto do estabelecimento prisional de Monsanto esta tarde, domingo 29 de Janeiro de 2006.

lusa.jpg