Normais climatológicas 1931 - 1960

Stormic, reparaste bem na queda impressionante na precipitação de Março nessa década comparativamente a 31-60, o que quer dizer que ou a década de 31 foi extremamente chuvosa em Março ou então foi a década de 60 que foi extremamente seca nesse periodo ....
Outra coisa é aparecer aí Janeiro como o mês mais chuvoso neste período ....

Já não tenho qualquer dúvida que é a década de 80 a puxar os máximos de Novembro e Dezembro para cima ....

• Gosto
Reactions: Thomar e StormRic
Stormic, reparaste bem na queda impressionante na precipitação de Março nessa década comparativamente a 31-60, o que quer dizer que ou a década de 31 foi extremamente chuvosa em Março ou então foi a década de 60 que foi extremamente seca nesse periodo ....
Outra coisa é aparecer aí Janeiro como o mês mais chuvoso neste período ....

Já não tenho qualquer dúvida que é a década de 80 a puxar os máximos de Novembro e Dezembro para cima ....

Concordo com tudo, a variação do Março é notável e penso que já foi referida em estudos, vou ver se encontro. E sem dúvida que o carácter torrencial dos outonos dos 80 no Algarve foram responsáveis pela subida.

No entanto acrescento que o Março 1941-70 continuou como sendo o mês mais chuvoso nas serras.

• Gosto
Reactions: Thomar
Todos os 282 Postos Udométricos do Continente nas Normais 1931-60 (algumas tabelas já tinham sido publicadas neste tópico, uns dez anos atrás, mas volto a publicar para ficar tudo junto).
Aqui se pode ter uma ideia da pluviosidade de regiões limitadas, abrangidas por estes postos e das quais se perdeu a continuidade da informação quando esta rede deixou de funcionar na sua maior parte. Destaque para os postos situados nas serranias do Norte e Centro. Faltará ainda pôr aqui a mesma informação para as estações meteorológicas.

1ªparte (ordenação primária decrescente por Latitude e secundária por Longitude):

iLxVcwZ.jpeg

1m7yajm.jpeg

LDFBgy2.jpeg

cv1Yogf.jpeg

SDrYauk.jpeg

96QqNNQ.jpeg

wSTnh1M.jpeg

kMJDCrj.jpeg

InS65O1.jpeg

Última edição:
Todos os 282 Postos Udométricos do Continente nas Normais 1931-60 (algumas tabelas já tinham sido publicadas neste tópico, uns dez anos atrás, mas volto a publicar para ficar tudo junto).
Aqui se pode ter uma ideia da pluviosidade de regiões limitadas, abrangidas por estes postos e das quais se perdeu a continuidade da informação quando esta rede deixou de funcionar na sua maior parte. Destaque para os postos situados nas serranias do Norte e Centro. Faltará ainda pôr aqui a mesma informação para as estações meteorológicas.

2ªparte:

wtTgBXA.jpeg

St1Mw8K.jpeg

gyXxtCy.jpeg

lUEYkgc.jpeg

RFydeDu.jpeg

gNW706x.jpeg

uQTjxjq.jpeg

V9LthJC.jpeg

faTwWG7.jpeg

Que maravilha teres publicado isto. :thumbsup::1143:

Numa leitura rápida, fiquei surpreendido por Coruche ter tão pouca precipitação.

Faz falta uma rede de údometros activa e com dados acessíveis ao público.

Última edição:

Excelente, obrigado pela partilha! :thumbsup:

Nesta altura não havia as tecnologias que há hoje, mas várias localidades tinham cobertura. Ver o atual mapa do IPMA com essas estações seria espetacular, mas uma miragem.

Embora já com muitos anos, Arronches com 660mm de média anual confirma mais ou menos a ideia que tenho tido do normal por cá, entre 600 a 650mm.

Coruche ter tão pouca precipitação
A EMA de Coruche actual não está exactamente no mesmo local deste antigo udómetro. Nas Normais 91-20 a EMA tem 556,0 mm e nas 81-10, 600,7 mm. Ainda vou investigar se os locais são assim tão distantes e também procurar as Normais 41-70 e 51-80. A presente EMA só entrou em funcionamento em 1982, resta averiguar quando terminou o funcionamento do posto udométrico.
A ideia que sobressai é uma diminuição da precipitação nesta zona, aliás de acordo com o que em geral é observado em quase todo o território do continente.

Última edição:
Coruche ter tão pouca precipitação.
procurar as Normais 41-70 e 51-80
Encontrei!
Surpreendente o posto udométrico de Coruche ter 757,3 mm nas Normais 51-80 e 737,1 mm nas 41-70.
A conclusão pode ser: década de 60 chuvosa nesta zona e década de 30 seca com alguma continuação na de 40. Para confirmar sobre a década de 60 falta aqui as Normais 61-90. No entanto... tenho todos os anuários até, se não me engano, os anos 80.
Portanto, em resumo, para Coruche temos até agora:
621,3 mm 31-60
737,1 mm 41-70
757,3 mm 51-80
... (61-90)
... (71-00)
600,7 mm 81-10
556,0 mm 91-20

@david 6

Última edição:
Encontrei!
Surpreendente o posto udométrico de Coruche ter 757,3 mm nas Normais 51-80 e 737,1 mm nas 41-70.
A conclusão pode ser: década de 60 chuvosa nesta zona e década de 30 seca com alguma continuação na de 40. Para confirmar sobre a década de 60 falta aqui as Normais 61-90. No entanto... tenho todos os anuários até, se não me engano, os anos 80.
Portanto, em resumo, para Coruche temos até agora:
621,3 mm 31-60
737,1 mm 41-70
757,3 mm 51-80
... (61-90)
... (71-00)
600,7 mm 81-10
556,0 mm 91-20

@david 6
Os anos 40 e 50 mas principalmente os anos 40, foram de extremos, na cova da beira ouve períodos de grande seca e períodos de muito frio e neve.
O meu pai que nasceu em 1942 nessa zona é quem me deu essas informações.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial