Novidades no fórum

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A divisão tem sobretudo a ver incerteza em previsões. Até 3/4 dias os modelos hoje em dia são bastante bons, pelo menos em muitos parâmetros não convectivos, acima disso os erros sobem quase exponencialmente. Por exemplo, uma determinada pessoa a quem lhe interessa apenas previsões minimamente próximas da realidade pode subscrever um tópico apenas, e não ambos. E pessoas que lêem o fórum com pouco conhecimento desta realidade que são os erros em previsões, podem ficar a saber que o que lê no tópico de médio prazo é bastante mais incerto que o de curto prazo. E se a participação nesse tópico for a ideal, pode perceber que incerteza está em jogo, se há muita ou pouca divergência entre modelos, etc,etc.

É também uma divisão didáctica por isso mesmo, a análise de modelos deve ter uma abordagem diferente conforme estes prazos, o que nem sempre se faz. E o fórum sempre foi um local de aprendizagem e até evangelização de boas práticas. No curto prazo até 72h geralmente estamos já a analisar os pormenores de uma coisa com boa probabilidade de acontecer, acima disso é basicamente uma possibilidade, analisam-se cenários, especulam-se tendências, com níveis de incertezas muito maiores.

Outra razão é que no curto prazo passam a estar também disponíveis outros modelos, os mesoescala ou de alta resolução, que exigem grande poder de computação e usualmente só fazem previsões até 48/72 horas. E até 3 dias existem também as previsões feitas por meteorologistas do IPMA, acima disso são automáticas. Pelas mesmas razões que aqui estou a explicar. E existe ainda outro tipo de previsão, convectiva, Estofex por ex., que são sempre previsões de curto prazo, de véspera ou em nowcasting. São previsões que pouco ou nada tem a ver com análises de modelos que que se deve fazer no médio prazo por exemplo. Ou seja, sempre existiu uma certa fronteira nas 72 horas em previsão meteorológica, recomendada pela própria OMM, agora apenas a materializámos fisicamente no fórum.

Finalmente, outra razão foi incluir o nowcasting, previsões de curtíssimo prazo que já não são com modelos mas com outras ferramentas, o que foi uma coisa já muito pedida no passado pois as pessoas estavam sempre a perguntar-nos onde deveriam colocar certo tipo de informação.

De qualquer forma, todas as mudanças são experimentais, e ao fim de dois meses são reavaliadas. Ao início é natural um certo desconforto com qualquer mudança, exige também algum esforço de habituação. E claro, da participação de todos no espírito que se pretende alcançar.
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Manifesto apenas meramente a minha opinião pessoal (vele o que vale): confusão sobre confusão, onde acho que tudo estava quase bem. Enfim... fica-se sem percebser onde fazer algumas previsões que caiam em distintos prazos e não dá jeito andar a saltar entre diferentes tópicos de seguimentos de previsões...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Para tentar perceber melhor as dúvidas, podes dar um exemplo concreto de hoje aonde não sabes onde colocar alguma coisa? Por exemplo eu já te vi a ti a colocar a mesma informação e discutir a localização duma frente por exemplo em vários tópicos diferentes quase em simultâneo, e agora tens um tópico mais apropriado para isso, precisamente o do nowcasting (curtíssimo prazo) e curto prazo.

A mim até acho que as coisas estão a funcionar bem, repara que no curto prazo estamos a colocar previsões e nowcasting da situação de hoje, e no médio prazo já se está a especular um evento completamente diferente, e muito mais incerto, a eventual passagem dos restos do Joaquin próximo de Portugal continental. A mim parece-me que é assim que as coisas devem ser feitas. Quando e se o ex.Joaquin chegar a Portugal, provavelmente no médio prazo já estarão a discutir o que se segue, remetendo o (possível) Joaquin para o curto prazo....
E se as coisas agora se sucedem de forma muito rápida e encadeada, é bom sinal, quer dizer que as coisas estão animadas. Já em alturas de marasmo meteorológico, o tópico de curto prazo ficará sem actividade.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Para tentar perceber melhor as dúvidas, podes dar um exemplo concreto de hoje aonde não sabes onde colocar alguma coisa?

Entendo a tua lógica que acho correcta :thumbsup:

O que eu quis referir é que bastava estar como estava (foi sempre assim desde o início do Fórum). As duvidas colocam-se agora na criação de intervalos rígidos, em que quando surgir situações que caiam em dois intervalos, ficamos com algumas dúvidas onde escrever; por isso achava melhor como estava... Além disso, estás a aumentar o número de tópicos sobre previsões no seguimento, o que vai gerar confusões, pois pudemos a partir de agora de correr o risco, por exemplo, de ter de seguir a mesma situação meteorológica em três diferentes tópicos, consoante o tempo que falta para a sua ocorrência... Mais confuso? Claro que sim.

Achava muito mais pertinente, isso sim, haver uma segmentação geográfica das previsões (por exemplo, separar as previsões do continente das ilhas). Mas isso são meras observações minhas, apenas pessoais.
 

JTavares

Cumulus
Registo
9 Mai 2015
Mensagens
366
Local
Coimbra
pois pudemos a partir de agora de correr o risco, por exemplo, de ter de seguir a mesma situação meteorológica em três diferentes tópicos, consoante o tempo que falta para a sua ocorrência... Mais confuso? Claro que sim.
É isto. Como estava antes dava para seguir tudo num só tópico, agora temos que ir passando dum para o outro consoante a distancia temporal. Sem falar que tenho que andar a contar os dias em que se poderá postar em determinado tópico..
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Já agora vou deixar também a minha opinião!

Entendo o post do Vince mas penso não vai funcionar como a moderação pretende. Acho que nos moldes atuais as previsões ficam espalhadas/dispersas e torna muito mais difíceis de seguir as diferentes situações meteorológicas, já que estas vão estar sempre a transitar de tópico. Se nos tópicos de previsão já era um fartote de off-topic, com esta divisão vai ser muito pior, pois vai haver pessoal a fazer comentários sobre previsões nos tópicos errados, sem ter em atenção aos intervalos de tempo abrangidos pelos tópicos, levando a uma miscelânea total, em que no fundo os tópicos vão ser completamente iguais diferindo apenas no nome. Por outro lado vai dar muito mais trabalho à moderação a mover posts de um lado para o outro.

Sugiro que se faça uma votação. ;)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Além disso, estás a aumentar o número de tópicos sobre previsões no seguimento, o que vai gerar confusões, pois pudemos a partir de agora de correr o risco, por exemplo, de ter de seguir a mesma situação meteorológica em três diferentes tópicos, consoante o tempo que falta para a sua ocorrência... Mais confuso? Claro que sim.

Dificilmente. Um qualquer evento demora mais que 10 dias para ficar em 3 tópicos? Isso pode acontecer naqueles eventos limítrofes entre o 3º e 4º dia. Depende do utilizador. Mas é algo que só com o tempo fica mais claro.

É mais cómodo ver num só tópico? Sim, é. Mas é uma novidade interessante. Faz-se uma experiência piloto. Pelas opiniões dadas, os utilizadores do meteopt sao bastante conservadores :D

Como estava antes dava para seguir tudo num só tópico, agora temos que ir passando dum para o outro consoante a distancia temporal. Sem falar que tenho que andar a contar os dias em que se poderá postar em determinado tópico..

Não leves a mal mas já chegaste a esse ponto? De contar os dias cogitando acerca do tópico em que deves publicar? :D

Entendo o post do Vince mas penso não vai funcionar como a moderação pretende. Acho que nos moldes atuais as previsões ficam espalhadas/dispersas e torna muito mais difíceis de seguir as diferentes situações meteorológicas, já que estas vão estar sempre a transitar de tópico.

Mas isso acontece nos tópicos de seguimento. Há pessoas que vivem nas 'fronteiras'. Também se quiserem ver a vizinhança têm de mudar de tópico.

Sugiro que se faça uma votação. ;)

Pensei nisso ontem. Em vez de se preencher um questionário simples na 'net porque não se faz uma votação moderna 'gostando' de uma publicação, num tópico fechado, pró-mudanças ou outra contra-mudanças? Seria uma votação com retoques de modernice :lol:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Poderá fazer-se uma votação, mas só em meados do próximo mês, como referi isto é experimental, primeiro há que testar o conceito durante algum tempo. Parece-me que alguns só estão a olhar para as desvantagens e não para as vantagens. Hoje e ontem até foi um bom exemplo, no tópico clássico seria uma confusão enorme de mensagens com previsões importantes para hoje misturadas com previsões bastante incertas para o final da semana sobre o Joaquin, etc, perdendo-se o foco das coisas.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Boa noite.

Penso que o único inconveniente destas alterações é mesmo o facto de ter que andar de um link para outro, mas também não acho que seja assim tão confuso. Está tudo a um clique.

Acho que esta divisão "meteorologicamente" falando faz todo o sentido. Confio na decisão dos moderadores e se acharam que assim é melhor (e que concordo) então que assim seja.

Se por acaso voltarem a mudar para o modelo anterior, que é a opinião de alguns foristas aqui, então depois não mudem mais por favor.

Cumprimentos
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Poderá fazer-se uma votação, mas só em meados do próximo mês, como referi isto é experimental, primeiro há que testar o conceito durante algum tempo. Parece-me que alguns só estão a olhar para as desvantagens e não para as vantagens. Hoje e ontem até foi um bom exemplo, no tópico clássico seria uma confusão enorme de mensagens com previsões importantes para hoje misturadas com previsões bastante incertas para o final da semana sobre o Joaquin, etc, perdendo-se o foco das coisas.

Sim, acho que se deve experimentar durante algum tempo e depois faz-se um balanço com ou sem votação.

Mas penso caso se opte por este novo sistema, seria melhor apenas dois tópicos e não três, ou seja seria um até aos 3 dias e outro a partir disso, três tópicos penso que vai gerar confusão.

Esta é apenas a minha opinião vale o que vale... :)
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
@MSantos O 3º tópico sempre existiu separado, é apenas uma adaptação dos antigos tópicos sazonais Outono/Inverno e Primavera/Verão que mudou de local e passa a ter link no topo, e para além de ter produtos sazonais acomodar também as previsões mensais do IPMA ou da AEMET. É apenas esse tipo de produtos que se deve analisar lá.
E também aqui tem uma lógica didáctica por detrás, este tipo de previsões mensais são diferentes dos produtos de modelos que usamos usualmente, são produtos probabilísticos, que nos fornecem anomalias por exemplo. Como referi no início, por detrás disto tudo há também uma vontade nossa educacional, de ensinar a diferença entre diferentes prazos e produtos, para afinal todos nós evoluirmos em termos de conhecimento.
 

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Simplificando, podia-se optar apenas por dois tópicos: "Previsões a médio e longo prazo", onde se faria as previsões para a estação por exemplo, e "Previsões a curto prazo", onde ficavam apenas as previsões até 3 dias, sendo estas as mais fiáveis.
Acho que se deva fazer esta distinção para não se misturar previsões de longo e curto prazo.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
@MSantos O 3º tópico sempre existiu separado, é apenas uma adaptação dos antigos tópicos sazonais Outono/Inverno e Primavera/Verão que mudou de local e passa a ter link no topo, e para além de ter produtos sazonais acomodar também as previsões mensais do IPMA ou da AEMET. É apenas esse tipo de produtos que se deve analisar lá.
E também aqui tem uma lógica didáctica por detrás, este tipo de previsões mensais são diferentes dos produtos de modelos que usamos usualmente, são produtos probabilísticos, que nos fornecem anomalias por exemplo. Como referi no início, por detrás disto tudo há também uma vontade nossa educacional, de ensinar a diferença entre diferentes prazos e produtos, para afinal todos nós evoluirmos em termos de conhecimento.

Percebo a ideia, vamos então dar o beneficio da duvida e veremos como corre, posso até vir a mudar de opinião, mas para já estou um pouco céptico.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Caros, os tópicos sazonais existem há imensos anos, se calhar deste o início do fórum, o último activo foi este:
http://www.meteopt.com/forum/topico/previsao-sazonal-outono-inverno-2015-2016.8364/page-2

Agora apenas mudou de sítio e de nome (para longo prazo) para acomodar também as previsões mensais do IPMA ou AEMET, produtos relativamente recentes introduzidos acho que o ano passado.
Nada de mais, se o tópico há anos que existe e nunca deu confusão nenhuma, não sei porque dará agora só por estar mais destacado e arrumado junto aos outros.