O Estado do País 2016

Ainda sou do tempo em que a barragem do Côa foi cancelada, andava na Primária mas recordo-me bem do ambiente da época e do que se passou. O PSD tinha uma imagem de «inimigo do ambiente», e essa imagem injustamente colou-se à Direita por causa do cavaquismo. O cavaquismo tinha atravessado desnecessariamente o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, por pura teimosia e desrespeito pela paisagem única da área protegida, já que o traçado poderia ter sido desviado ligeiramente para Leste. Também havia muito a contestar sobre o traçado da Via do Infante, ao lado do cerro da Cabeça e do cerro de São Miguel. Mas a grande campanha mediática foi a do «não electrifiquem as gravuras», com manifestações na rua e a comunicação social em cima. E assim o cavaquismo e a Direita ficaram com a marca de inimigos do Ambiente e da Cultura. Ah, e havia também a grande problemática da poluição, das lixeiras, dos esgotos, o PSD parecia algo impotente para lidar com isso. E o Mário Soares vociferava contra o «excesso de betão» do Cavaquismo.

Mas havia «excesso de betão». Sim e não. Muitas infra-estruturas projectadas pelo marcelismo como auto-estradas, pontes ou barragens foram adiadas por causa do PREC e das austeridades que se seguiram até entrarmos na CEE. O interior não tinha pontes, estradas asfaltadas, esgotos, água canalizada, até electricidade e telefone em muitas aldeias. Com os fundos comunitários fizeram-se muitas obras que o país precisava durante os anos de Cavaco.

Depois veio Guterres. E com Guterres, dois pesos e duas medidas. Por um triz a A2 não atravessou ao meio a serra do Caldeirão e o barrocal Norte. Obra aliás muito mais cara que a alternativa, que era passar pelo vale de São Marcos da Serra e Messines. Ainda assim, a A2 não passou bem no vale... e quando se fizeram obras na Margem Norte que destruíram sapais, a Ministra Elisa Ferreira respondeu: «se querem ver Natureza, vão para a Margem Sul». O traçado da Ponte Vasco da Gama parece-me muito duvidoso, se o objectivo era desviar trânsito do Norte para o Sul poderia ter sido feita mais a Norte, na zona de Vila Franca. Teria ficado de longe muito mais barata, não se teria mexido nas salinas do Samouco, e não se teria promovido a expansão urbana do Montijo e arredores, à custa do despovoamento em Lisboa, cidade que perdeu cerca de 300 mil habitantes desde os anos 80. Guterres fazia as mesmas asneiras que Cavaco e ainda promovia a compra de casa, a ocupação de solos com mamarrachos, enquanto os centros urbanos se degradavam. Mas a Esquerda era amiga do Ambiente.

Veio o Durão e o caso Portucale, mas a seguir chega Sócrates e o país sofre um fervor de obras nunca visto. O indivíduo já tinha promovido «as novas centralidades» com a construção de dez estádios... ele foram auto-estradas, acessos, barragens, parques eólicos, mini-hídricas, PINs... tudo, com frequência, em áreas protegidas ou de elevado valor paisagístico. E o Ambiente continuava a ser causa de Esquerda... quando não o é nem de Esquerda nem de Direita em Portugal. O BE e o PCP sempre apoiaram obras desnecessárias que lesavam a paisagem e o ambiente, embora para ser justo deva dizer que a nível local o BE em muitas situações foi um partido activo a denunciar crimes ambientais. O PSD e o CDS são uma pseudo-Direita de negócios, não uma verdadeira Direita. Um dos únicos políticos em Portugal que permaneceu fiel à causa toda a sua vida foi o Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles. Um monárquico de Direita... a defender uma causa que começou por ser de Direita, e contra a Esquerda...
Ainda sou do tempo em que a barragem do Côa foi cancelada, andava na Primária mas recordo-me bem do ambiente da época e do que se passou. O PSD tinha uma imagem de «inimigo do ambiente», e essa imagem injustamente colou-se à Direita por causa do cavaquismo. O cavaquismo tinha atravessado desnecessariamente o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, por pura teimosia e desrespeito pela paisagem única da área protegida, já que o traçado poderia ter sido desviado ligeiramente para Leste. Também havia muito a contestar sobre o traçado da Via do Infante, ao lado do cerro da Cabeça e do cerro de São Miguel. Mas a grande campanha mediática foi a do «não electrifiquem as gravuras», com manifestações na rua e a comunicação social em cima. E assim o cavaquismo e a Direita ficaram com a marca de inimigos do Ambiente e da Cultura. Ah, e havia também a grande problemática da poluição, das lixeiras, dos esgotos, o PSD parecia algo impotente para lidar com isso. E o Mário Soares vociferava contra o «excesso de betão» do Cavaquismo.

Mas havia «excesso de betão». Sim e não. Muitas infra-estruturas projectadas pelo marcelismo como auto-estradas, pontes ou barragens foram adiadas por causa do PREC e das austeridades que se seguiram até entrarmos na CEE. O interior não tinha pontes, estradas asfaltadas, esgotos, água canalizada, até electricidade e telefone em muitas aldeias. Com os fundos comunitários fizeram-se muitas obras que o país precisava durante os anos de Cavaco.

Depois veio Guterres. E com Guterres, dois pesos e duas medidas. Por um triz a A2 não atravessou ao meio a serra do Caldeirão e o barrocal Norte. Obra aliás muito mais cara que a alternativa, que era passar pelo vale de São Marcos da Serra e Messines. Ainda assim, a A2 não passou bem no vale... e quando se fizeram obras na Margem Norte que destruíram sapais, a Ministra Elisa Ferreira respondeu: «se querem ver Natureza, vão para a Margem Sul». O traçado da Ponte Vasco da Gama parece-me muito duvidoso, se o objectivo era desviar trânsito do Norte para o Sul poderia ter sido feita mais a Norte, na zona de Vila Franca. Teria ficado de longe muito mais barata, não se teria mexido nas salinas do Samouco, e não se teria promovido a expansão urbana do Montijo e arredores, à custa do despovoamento em Lisboa, cidade que perdeu cerca de 300 mil habitantes desde os anos 80. Guterres fazia as mesmas asneiras que Cavaco e ainda promovia a compra de casa, a ocupação de solos com mamarrachos, enquanto os centros urbanos se degradavam. Mas a Esquerda era amiga do Ambiente.

Veio o Durão e o caso Portucale, mas a seguir chega Sócrates e o país sofre um fervor de obras nunca visto. O indivíduo já tinha promovido «as novas centralidades» com a construção de dez estádios... ele foram auto-estradas, acessos, barragens, parques eólicos, mini-hídricas, PINs... tudo, com frequência, em áreas protegidas ou de elevado valor paisagístico. E o Ambiente continuava a ser causa de Esquerda... quando não o é nem de Esquerda nem de Direita em Portugal. O BE e o PCP sempre apoiaram obras desnecessárias que lesavam a paisagem e o ambiente, embora para ser justo deva dizer que a nível local o BE em muitas situações foi um partido activo a denunciar crimes ambientais. O PSD e o CDS são uma pseudo-Direita de negócios, não uma verdadeira Direita. Um dos únicos políticos em Portugal que permaneceu fiel à causa toda a sua vida foi o Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles. Um monárquico de Direita... a defender uma causa que começou por ser de Direita, e contra a Esquerda...

Se é verdade que o PSD e o CDS não têm grande consciência ambiental, o PS também não tem nenhuma.
Em relação ao BE, a consciência ambiental dos mesmos depende do partido que governar. :lol:
Dá para ver que estes 2 partidos, nesta matéria, é muito folclore, mas muito pouco conteúdo.

Aliás, a esquerda, nesta matéria, tem uma fama injusta de protetores do ambiente.
Dou 2 exemplos: há uns anos atrás, foi elaborado um plano de ordenamento do Litoral Alentejano ( determinado por leis comunitárias) , que foi contestado até onde foi possível pelos autarcas da zona ( maioritariamente comunistas) , alegando que tal plano iria impedir o progresso, limitando a construção. Noutro caso conhecido, a autarquia ( PCP) de Almada pretendia rasgar a Área Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica com uma via panorâmica absurda, que o anterior Governo ( e muito bem) cancelou ( embora, claro, por razões orçamentais e não por amor ao ambiente) .
Aliás, a costa minhota, de um modo geral, ainda está bem conservada, com uns belos e ainda organizados sistemas dunares e sempre foi gerida por autarquias PSD ou PS.

Também muita gente não sabe que boa parte da nossa rede de áreas protegidas foi criada por governos de direita, principalmente a AD ( com a importante acao de Gonçalo Ribeiro Telles) , mas também nos primeiros mandatos de Cavaco Silva. E que a certa fama que Mário Soares tem de ter liderado governos com uma certa consciência ambiental vem muito do excelente Secretário de Estado do ambiente que teve, Carlos Pimenta ( do PSD) , durante a vigência do bloco central.

Para finalizar, muito também do que ainda temos protegido a nível ambiental vem de directivas ou regulamentos comunitários ( obrigado, Europa) , apesar das inúmeras tentativas de muitos simpáticos empreendedores portugueses que têm tentado arranjar maneira de arrasar as nossas áreas naturais, lutando com todas as forças contra os mauzoes e papoes da UE, que tentam apenas que nós continuemos a ter algumas áreas naturais conservadas.

Aliás, neste parâmetro, a melhor prenda que os patos bravos e especuladores imobiliários poderiam ter era a saída de Portugal da UE e o regresso ao " orgulhosamente sós ".
Haveria uma grande festa naquelas bandas, de certeza absoluta.

Boa parte dos atentados urbanísticos que ocorrerem em Portugal ( principalmente na faixa costeira) ocorreram antes da nossa entrada na UE, nos anos 70 e 80.
Foi também nesta época que ocorreu boa parte da eucaliptizacao do país. Os rios, principalmente no Norte, eram autênticos esgotos a céu aberto ( quem quiser que veja agora a diferença) .
E muitas espécies animais importantes, por exemplo, o Lince, o lobo ou a águia real entraram num processo de pré - extinção( recuperando mais tarde com o auxílio fundamental de leis comunitárias) .
E a caca, nessa época, era totalmente desregulamentada. A maioria dos caçadores atirava sobre tudo o que mexia ( eu sei, porque vi, pois quando era pequeno cheguei a ir à caca com um tio meu) .

Na área do ambiente, a melhor coisa que nos aconteceu foi ter aderido à UE. Antes disso, sem a regulação europeia, tenho pena de dizer isto, mas a maioria dos portugueses era inimputável nesta matéria.

Última edição:
Se tiveres uma casa com vista para uma ETAR ou um cemitério vai baixar o IMI http://ionline.sapo.pt/518323

Se tiveres uma boa vista e com sol, pagas que até dói. Até, o sol já vão taxar, a seguir vem a chuva e o ar que respiramos.

http://www.dn.pt/sociedade/interior...s-imi-proprietarios-estao-contra-5317096.html

A geringonça vai trabalhando para roubar ainda mais e a esquerdalha diz que isso é riqueza há que ser taxado. :D Não importa, agora é Agosto ninguém liga que está tudo de férias e na praia. :D

Esta malta dos restaurantes, compraram um software que dava para aldrabar e agora querem uma indemnização.

http://rr.sapo.pt/noticia/60416/tem...demnizacao_diz_ahresp?utm_source=cxemdestaque

O fisco devia dizer é em quantos milhões, este software os lesou e quem tem o programa que pague uma multa avultada, coitados devem ser uns santinhos que não sabiam que o programa dava para aldrabar. :rolleyes:

A melhor que me deram, foi na semana passada fui almoçar em trabalho, pedi a fatura com nº de contribuinte, o gajo só disse desculpe mas o sistema está em baixo não posso emitir fatura, e eu então reinicie o programa que eu preciso da fatura mas não dá, então tenho que ir ligar para a AT, assim que falei da AT deve ter sido alguma magia o programa começou logo a funcionar. :rolleyes: :huhlmao:

• Gosto
Reactions: Dias Miguel
Se não tivesse ocorrido o colapso do grupo espírito santo, totalmente alheio ao anterior Governo, Portugal teria crescido acima da média europeia, no ano transato!!!

Para efeitos de cálculo do IMI, 20% desse valor baseia- se em critérios altamente subjectivos e não há problema nenhum.
AC manda os portugueses emigrar e não há problema.
Uma comissão técnica disse que a ADSE, conforme está atualmente, não é sustentável e não há problema.
Quantos embustes são precisos desmascarar mais neste Governo?
Ou os portugueses gostam de austeridade de esquerda?

Não tenho dúvidas que estamos, provavelmente, perante o pior Governo desde 76, que vai arruinar o país por muitos anos.
Ao menos, quem criticou o anterior Governo, muitas vezes sem motivo nenhum ou quem sabe porque lhe foram ao bolso e retirando - lhe alguma regalia, podia fazer um exercício de consciência e ver que este Governo é também um Governo bom discípulo do Sr. Shauble.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: algarvio1980
Esta malta dos restaurantes, compraram um software que dava para aldrabar e agora querem uma indemnização.

http://rr.sapo.pt/noticia/60416/tem...demnizacao_diz_ahresp?utm_source=cxemdestaque

O fisco devia dizer é em quantos milhões, este software os lesou e quem tem o programa que pague uma multa avultada, coitados devem ser uns santinhos que não sabiam que o programa dava para aldrabar. :rolleyes:

A melhor que me deram, foi na semana passada fui almoçar em trabalho, pedi a fatura com nº de contribuinte, o gajo só disse desculpe mas o sistema está em baixo não posso emitir fatura, e eu então reinicie o programa que eu preciso da fatura mas não dá, então tenho que ir ligar para a AT, assim que falei da AT deve ter sido alguma magia o programa começou logo a funcionar. :rolleyes: :huhlmao:

Como não lhe disse que, em vez do preço inicial eram mais 13% de IVA, já teve muita sorte... Há ai tantos exemplos desses em Portugal, principalmente naqueles mais ganham.

Eu sou totalmente favorável à demissão imediata da criatura e de outras semelhantes. Muitas haverá mas passaram, passam e passarão impunes. Mas lá está, também fui favorável à demissão imediata do artista que durante não sei quantos anos não pagou à segurança social. Nestas coisas não há cá flexibilidades: estão numa posição destas? Para terem moral têm de dar o exemplo. Se têm esqueletos no armário e são descobertos, rua. Não quero cá saber de desculpas. Mas, claro, haverá os que pedem a demissão deste artista e defendem ou tenham defendido outros. É uma questão de 'circo'.

Noutro país do mundo, este homem já não fazia parte do governo.. mas em Portugal é a esquerda que nos governa.

o comprimento da vara que mede a independência do secretário de estado das finanças das viagens da galp deve ser o mesmo comprimento da vara que mede a independência de quem o acusa.

e ai, outro galo cantaria.

Não devia ter aceite os convites.

• Gosto
Reactions: Gerofil
o comprimento da vara que mede a independência do secretário de estado das finanças das viagens da galp deve ser o mesmo comprimento da vara que mede a independência de quem o acusa.

Nem mais :thumbsup:

No fundo, quando toca ao seu umbigo, os políticos são todos iguais, não havendo diferença entre a esquerda e a direita.

• Gosto
Reactions: james
http://economico.sapo.pt/noticias/m...-caso-das-viagens-dos-governantes_255591.html

Já foram 3 os secretários de Estado que a Galp pagou as viagens. Pudera, com os lucros que a petrolífera tem com a ajuda do governo até dá para pagar viagens aos seus amigalhaços. .

Viva a democracia saloia que tem Portugal. Somos mesmo um povo medroso, se isto fosse na Grécia já muito isto tinha rebentado nas ruas, assim o povinho gosta de ser roubado e até ajoelha-se perante estes roubos.

A esquerda radical, como o PCP e o BE emigraram para a Coreia do Norte ou para Cuba, nem uma palavra acerca do assunto, se fosse a direita já todos tinham vindo a público exaltar as suas entranhas como deviam de pedir todos a demissão. A esquerda radical em Portugal é submissa e bem obediente ao seu companheiro Costa. :uau:

Enquanto os governantes andam a roubar os portugueses e aldrabar com as viagens, subsídios de deslocação com casas em Lisboa e etc. Vamos é prosseguir os mafiosos que vendem bolas de berlim na praia que nem passam fatura e aquilo é um roubo muito forte, enquanto os ministros e secretários de estado é meter ao bolso, os bancos a roubarem e os mais ricos a meterem o dinheirinho em off-shores e a AT vamos é apanhar os desgraçados que vendem bolas de berlim na praia.

http://economico.sapo.pt/noticias/f...-epoca-como-vendedores-ambulantes_255548.html

:rolleyes: :D

• Gosto
Reactions: james
o CDS não tem moralidade para pedir a demissão sequer de uma empregada de limpeza.

que se divulgue a lista completa dos borlistas, a ver se não aparecem lá deputados do PSD e do CDS.
Aliás já estão todos a recuar nos pedidos de demissão.

a caça às bruxas vai começar...

estão a sair outros nomes, naturalmente borlistas do psd que deviam seguir o mesmo caminho do secretário de estado.

• Gosto
Reactions: Gerofil