O Estado do País 2016

• Gosto
Reactions: james e Topê
Se a falta de vergonha matasse, não havia geringonça nem geringonços!

Vamos por partes:

1) Prevenção dos incêndios.

Todos os anos, em dezembro/janeiro, a proteção civil emite um comunicado demonstrando preocupação com os incêndios. Resultado: nem comunicação social divulga, nem os partidos ditos mais sensíveis à causa, se pronunciam. O desfecho só pode resultar em catástrofes ano após ano.

2) O ano passado, os nossos bombeiros foram apagar o incêndio na serra da gata em espanha que durava há 1 semana. Chegaram e venceram, o fogo foi extinto porque tiveram a humildade e bom senso de nos pedir ajuda. E nós, por cá, estamos de férias, deve ter havido algum acordo de cavalheiros para ninguém chatear o próximo! Ele é deixar arder, mortes e até possibilidade de evacuar hospital na madeira. Mas pedir ajuda, está quieto, estamos de férias!

3) Viagens patrocinadas pela galp

É só areia atirada pros olhos. Preferem acusar outros partidos, que não pertencem ao governo! Claro, como se fosse comparável, com quem tem responsabilidades na governação.. Onde estão as demissões, está quieto, que estamos de férias!

Isto já cheira mais que mal! Se o anterior governo se lembrasse de aumentar o imi a quem tem uma casa ao sol, atiravam-se todos a espumar, que era um imposto ao sol que é de todos!

Enfim..

• Gosto
Reactions: MSantos e james
Ainda dizem alguns que a decisão de pedir ajuda externa ao combate dos incêndios é técnica e não política.. Como se os responsáveis técnicos não estivessem eles perfeitamente polítizados! Mas existe alguma decisão técnica, que não possa ser ultrapassada politicamente? Enfim.. só areia pros olhos!

• Gosto
Reactions: MSantos e james
O que se lê por aqui, enfim. A mim o que me entristece é ver uma tragédia, que de alguma maneira toca a todos e todos nós temos os nossos deveres como cidadãos, a ser utilizada para fins políticos. Enfim, só mesmo em Portugal que se vê estas coisas...

É um pouco nauseante, de facto.
Há 3 grandes responsáveis pelos incêndios: a natureza/meteorologia e quanto a isso não há muito a fazer; os criminosos que os causam; a justiça (e aqui, sim, incluo os políticos de todos os partidos com assento parlamentar, do passado e do presente, que legislam e que há muito deviam ter redigido e aplicado leis muito mais duras para punir estes terroristas que põem em causa bens e vidas). O nosso código penal é risível e as penas para grande parte dos crimes patéticas. Há condenados por homicídio que não cumprem uma década. Se tivesse que indicar um aspecto deste país que mais me envergonha, apesar de a concorrência ser renhida, acho que seria este.

O que se lê por aqui, enfim. A mim o que me entristece é ver uma tragédia, que de alguma maneira toca a todos e todos nós temos os nossos deveres como cidadãos, a ser utilizada para fins políticos. Enfim, só mesmo em Portugal que se vê estas coisas...

Os cidadãos têm responsabilidades, os proprietários têm outras acrescidas, os políticos (da esquerda à direita) são responsáveis, mas os governantes não podem lavar as mãos! E há que pedir responsabilidades e demitir se necessário.

Não estou a ser demagógico, para tudo há um limite, simples!

• Gosto
Reactions: Nando Costa
Por falar em aproveitamento político dos incêndios,quando o PSD era Governo, era ver o BE , o PC e o PS histéricos a gritar contra o Governo, tentando tirar ganhos políticos com isso.

Agora, é ver a tranquilidade da esquerda radical com esta situação, pois agora também fazem parte da elite do poder.

Louve - se a atitude de Estado do PSD, que não aproveitou ( pelo menos até agora) políticamente esta tragédia.

Após este pequeno aparte, estou perfeitamente de acordo que este não é um problema político de direita ou esquerda. Pois nem os Governos PS nem os Governos PSD conseguiram até hoje ter grande sucesso nesta matéria...

A mim nunca me vão ver a politizar estes dramas sejam uns dias descontrolados de incêndios seja por ex. mortes nas urgências durante surtos de frio e gripe ou inundações.
Uma das coisas boas da geringonça é ver alguns partidos que passam os anos nessa histeria inflamada estarem agora mais ligados ao poder e perceberem o que é estar do lado contrário em vez do lado demagógico populista habitual. E dá para destapar a careca a algumas pessoas que agora se incomodam e que noutras ocasiões foram sempre dos primeiros a atirar pedras. Nunca se olharam ao espelho.

O grande debate deste grave problema e procura de soluções não se faz em pleno verão com o País a arder. Em Janeiro alguém se lembra do assunto? Daqui a um ou dois meses já quase ninguém se preocupa com isto. Daqui a 50 anos as discussões serão exactamente as mesmas.

"Timor doa dois milhões de euros a Portugal para ajudar a combater incêndios
O Governo de Timor-Leste decidiu esta quarta-feira doar dois milhões de euros a Portugal para “reforço da resposta no terreno” para combater os incêndios que assolam o país. Já não é a primeira vez que o faz."

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/econ...ortugal_para_ajudar_a_combater_incendios.html

Certamente o dinheiro vai ser gasto num centro de estudos qualquer, ou em viagens. Agradece-se a boa vontade do grande povo timorense, mas seria preferível receber em géneres (ex: carros de bombeiros).

sabe-se que o governo anterior preferiu o individualismo, o facilitismo a que chamavam "desburocratização" do investimeno de que é famosa a lei dos eucaliptos e a defesa da propriedade privada.

o cooperativismo, o banco de terras e as ZIF - Zonas de intervenção florestal não eram prioridades.

São opções. Essa discussão há-de voltar.

• Gosto
Reactions: Nando Costa
assim como a nacionalização de pequenas ou muito pequenas parcelas de terreno cujos donos não são conhecidos ou estão ausentes.