O Estado do País 2016

Versão comuna delirante (Avante):

No momento da criminosa desintegração da URSS, consumada em 1991, a Ucrânia estava entre os dez países mais desenvolvidos do mundo. Isto, aliás, é reconhecido até pelos próprios nacionalistas burgueses.

As prestações sociais eram extraordinárias, mas por vezes as pessoas não as valorizavam. A Educação era gratuita e havia um sistema de saúde pública de qualidade e, sobretudo, integralmente gratuito. Segundo os objectivos traçados pelo Partido, no ano 2000 todos deveriam receber gratuitamente uma habitação independente.

Os preços dos principais produtos alimentares, as rendas de casa, os transportes, entre outros, não sofriam alteração há mais de 50 anos. Os serviços comunais, as tarifas do gás e da electricidade custavam kopeques [cêntimos de rublo]. As pessoas consumiam produtos naturais. Só quem vivia fora da URSS sabia o que era o desemprego, a inflação, os sem-abrigo, os despedimentos compulsivos, as falências de bancos e a perda das poupanças, os créditos a juros de 30 por cento, etc.

Verdade inconveniente:

Belarussian president Alexander Lukashenko told journalists in Minsk on Thursday that the Soviet Union's collapse could be blamed on a lack of essential products during a press conference for Russia's regional media outlets.

"The reason for the collapse of the Soviet Union? Don't tell fairy tales — there wasn't enough washing powder," Lukashenko said.

"I felt sorry for the women standing in line, and more than once I stood in line to buy 10-20 packets of imported washing powder," he said.

"We must solve everyday issues, finally correct the mistakes of the Soviet Union, and provide the population with everything it needs," he added.

O PCP é o reflexo do país:

O PCP é hoje um partido mais envelhecido, com mais mulheres e menos operários, segundo os dados revelados nas Teses ao XX Congresso - e também menos militantes, depois de uma "ação de contacto com os membros do Partido". Hoje são 54 280 militantes, eram 60 484 em 2012, no conclave anterior. A maioria destes militantes comunistas são operários (39%) e empregados (32%). Em 2012, os operários eram

41% (e este número já estava em queda, admitia o Comité Central), enquanto que os empregados eram 31%. Em termos etários, o PCP tem 15% de militantes com menos de 40 anos (tinha 16% há quatro anos); 41% (eram 45%) têm entre 41 e 64 anos e 44% (eram 39%) mais de 64 anos. Onde o PCP cresce - ainda que timidamente - é entre as mulheres, "ultrapassando os 31% dos membros do partido". Em 2012 eram 30,1% do total.

Não é certo que a demografia do país vá beneficiar o PC. Não é com o Jerónimo que os velhotes vão ser convencidos a votar no partido. É mais provável que votem no BE com os líderes tendencialmente jovens e que prometem tudo e mais alguma coisa.

O BE e o PC têm algo em comum. A sua pouca representatividade permite-lhes esconder atrás de uma cortina de pseudo-pureza ideológica e operacional (como é bem patente no governo). Quem nada faz pouco erra. Quando se mexem fazem o mesmo que os outros:

Tribunal culpa executivo CDU do Seixal por desequilíbrio financeiro

Algo que já vem de trás...

O presidente da Câmara do Seixal, Alfredo José Monteiro da Costa (PCP), terá de devolver 412 573 euros ao Estado se se confirmarem as "eventuais infracções financeiras" detectadas pela Inspecção- -Geral de Finanças (IGF) em 2008.

De acordo com o relatório, a que o DN teve agora acesso, o autarca - candidato da CDU à Câmara do Seixal nas próximas autárquicas e que aufere cerca de 4000 euros - autorizou o pagamento de despesas sem a devida cobertura legal a dois "prestadores de serviços" que, no conjunto, totalizam o montante de 412 573 euros.

Outros mais casos certamente haverão...

Presidente da Câmara de Setúbal condenada a pagar multa devido a ajuste direto de uma obra

Como é o envolvimento do PCP em negócios cinzentos a culpa é dos imperialistas, contra-revolucionários, jornalistas capitalistas, juízes influenciados pelo grande capital...

• Gosto
Reactions: FSantos
ilegalidades contra revolucionárias e imperialistas.

dos mais de 172 milhões de euros do contrato de água e saneamento de barcelos feitos a um prestador privado, nem sinal.
Quem é que vai substituir o psd nesse pagamento?

a propósito disso a câmara de mafra desfez-se do prestador de serviços privado para a água. Mas ainda tem de lhes pagar 13 milhões para rasgar o contrato. Foram 22 anos a "mamar".

a câmara de vila real de santo antonio precisa de mais de 100 milhões de euros para sobreviver ao caos financeiro da monarquia psd. Estacionamento, parque desportivo, taxa turística, água a privados, imi, já foi tudo feito e o dinheiro não chega.

a câmara de portimão deve 150 milhões de euros. 5 milhões servem só para cobrir despesas de tribunal com vários processos em curso contra a câmara. Foram 40 anos de ps que se espera que acabem já nas próximas eleições.

há muito mais e a gente sabe quem eles são.

pois viu-se o grande resultado = 0
é incrivel pois estamos a crescer com reposição de salários e de feriados , quanto a trabalhar ou não é uma escolha entre patronato e trabalhadores e em relação a propaganda tu é que pareces ter levado uma esfrega da direita

Desculpe pela demora mas estive ocupado com muito trabalho neste final de ano e agora entrei num merecido periodo de férias, foram muitas encomendas para despachar, acho que é bom sinal para a economia e suponho que o deixe feliz.
Mas não entendi de que se está a gabar. O PIB no ano passado cresceu 1.6%, você está a celebrar por finalmente no 3º trimestre deste ano a economia ter crescido exactamente nesse volume. Só nesse trimestre. E presumo que não percebeu que no conjunto deste ano a economia vai cescer menos que o ano passado.

Você não sabe argumentar, sem ter que atacar. Típico. Então cá vai. Não seja tontinho. O impacto na economia da suspensão dos feriados foi zero. Nunca houve estudos a prová-lo. E se você também tem memória, a intenção inicial do governo PSD/PP era a eliminação definitiva desses mesmos feriados, não a sua suspensão. Simplesmente Passos Coelho quis fazer com os feriados o que Cavaco Silva fez nos anos 90 (1992-1996), ao alinhar o nosso fuso horário com o da Europa Central. Resultado nenhum. Sinceramente, na minha opinião, seria muito mais útil a economia e até mesmo as pessoas a colagem dos feriados as 2ªf e 6ªfs sempre que o calendário atire esses mesmos feriados para as 3ª e 5ªfs. Evitava-se assim alguma eventual perda de produtividade. Apesar de que os feriados são dias bastante positivos para a economia, nomeadamente para os sectores do turismo e do comércio, ou seja se perde por um lado, ganha-se pelo outro. Mas, acho que isso é um não assunto, pelo menos de momento.
Não percebi essa do argumentar sem atacar. Ataquei-o em que? Bati-lhe? Mas fisicamente? Sentiu-se psicológicamente atacado, foi isso? Por lhe chamar tontinho noutro tópico?

Vamos a argumentos, é praticamente impossível fazer esses cálculos para a globalidade da economia com tantas realidades distintas, nem eu nem ninguém consegue, mas você já tem a certeza de que é zero. Ok, mas não é.
O impacto na economia de 4 feriados por exemplo anda algures entre >0 e provavelmente <2%, mas zero não é certamente.
Num empresa que ande moribunda ou mesmo uma que vá vivendo para os gastos à medida que vão conseguindo encomendas os feriados acabam por ser quase indiferentes, a produção não aumenta ou diminui significativamente por causa disso.
Já numa empresa dinâmica com um bom volume de encomendas para produzir, 2% já faz diferença. Imagine que a empresa X nestas condições factura 10 milhões/ano, 2% a mais de produção são 200 mil €, é dinheiro, dá para pagar muitos salários e reinvestir...
Ora pegue lá nos indicadores que trouxeram esse crescimento do 3º trimestre. Acha que foram empresas exportadoras moribundas ou as dinâmicas? Ou acha que foi no sector do Turismo que teve um forte crescimento que tiveram feriados hahahaha?

Escrevia eu sobre a CGD e aparece a 'bomba' do dia.
O Galamba acusa o PSD de terrorismo político e de impedir a recapitalização da Caixa. Não sei muito bem como é que isso é verdade. Que eu saiba o PS é que é governo e tem maioria. Mas isso interessa? Não! Fica o soundbyte. E não há nenhuma alma que pergunte ao Galamba porque é que o assunto Caixa ficou para 2017? PPC é um mau político e argumentador de facto.
Tretas à parte, vamos à realidade:
É o Bieber do PS a olhar-se para o espelho. Ele passou 4 anos nesse terrorismo político que acusa os outros, a insultar mês após mês toda a economia que tentava com esforço crescer num contexto terrivel, ele fazia todo o tipo de acusações e arranjava toda a espécie de desculpas para os poucos indicadores que iam melhorando com dificuldade mês após mês, ele passou anos a falar da espiral recessiva, de que o crescimento que se devia apenas à gasolina da Galp ou à sazonalidade. É bastante irónico que o Bieber agora se tenha que agarrar aquilo em que que durante anos cuspiu.
É claro que só num país muito decadente e manipulado pela propaganda é que personagens destas ainda tem algum visibilidade ou credibilidade na praça pública.

• Gosto
Reactions: FSantos
Para começar, nunca é de mais enfatizar as contradições do PCP. A doutrina comuna despreza e tenta esmagar o indivíduo. Claro que o PCP nunca dirá isso explicitamente e como tal funciona num paradoxo para quem quer ver. Demarca-se de todos os partidos comunistas atuais para evitar críticas fixas e facilmente comunicáveis ao mesmo tempo que elogia o que lhe convém (URSS, Cuba...). A doutrina comuna é igual à fascista: Simples, tendencialmente agressiva mas mascarada de humanista, desprovida de pormenores e nuances. É tudo preto e branco. Quem não é comunista/de esquerda é de direita/fascista. Perguntem aos comunistas o que é que se deve fazer aos fascistas (que como escrevi são todos os que discordam dos comunas). A farsa dos direitos humanos rapidamente desaparecerá (para quem ver).

Em suma, perdeu-se uma boa oportunidade para que a Síria se tornasse numa democracia, o que seria muito difícil tendo em conta os problemas internos e os interesses regionais/internacionais.

De qualquer das formas, as PMU's vão dar muita pancada em sunitas o que fará com que o conflito esteja ainda longe de acabar.

NkGx7UXl.jpg

No último congresso, a malta do PCP cantou que 'a Palestina vencerá'. A realidade não é bonita. Mesmo que os judeus voltem para as fronteiras de 1947, o ódio (instilado desde a infância) não desaparecerá (e a motivação dos castanhos aumentará). Há árabes e persas em número e vontade suficiente para, se puderem, exterminar os judeus com pouco ou mesmo nenhum arrependimento. Paralelamente, os sunitas ouvem desde a infância que os xiitas não são muçulmanos. É assim tão surpreendente o confronto sectário?

Há vídeos de malta síria a festejar a saída dos rebeldes. Pudera, o cerco foi impiedoso e a parte oeste tem alguma normalidade. Especialmente na costa há muita gente com muita coisa a perder. Desde os seus empregos e estilo de vida até o extermínio total. Como tal, engolem a sua insatisfação.

Há dias houve um atentado do EI dirigido aos cristãos coptas do Egito, que são uma minoria ainda assim expressiva (+-10%). São cidadãos de 2ª, havendo discriminação descarada tanto do governo (militar) como mesmo da sociedade quando querem construir igrejas. Isso devia ser mais dito na Europa. Mas na Europa o cristianismo é visto como uma religião opressiva e retrógada que deve ser inteiramente banida do contexto público. Já o Islão é uma religião que deve ser defendida como entidade exótica e minoritária que é. São opiniões.

Na Europa faz-se uma tempestade em copo d'água quando se quer banir (e bem) a Burca e o Niqab. Nada tenho contra o Hijab. Opinião de moderado realista para os utópicos. Por vezes é preferível aplicar medidas (pseudo-)controversas e muitas vezes simbólicas para libertar alguma tensão social. A aplicação rígida de certos ideais só dá força aos extremistas. Fácil é ser terrorista. Explode-se umas bombas e ganha-se quer o afetado responda agressivamente ou não faça nada. Não responder é entendido como fraqueza. E no mundo real a fraqueza não traz nada de bom.

Termino mais um longo monólogo (como sempre lê quem quer e agradeço a quem o faz) escrevendo que guerra na Europa não é impossível. E nem é na Ucrânia onde o exército russo enfrentaria uma longa e penosa insurgência dos nativos. É mais provável que se regresse aos anos 90, nos Balcãs. Às vezes bastam pequenas coisas para que tudo azede.

De barriga cheia há pouca motivação para lutar. Pior é quando ela começar a ficar vazia.

No Sudão os árabes muçulmanos e os africanos cristãos estão à beira de guerra civil. Até bebés de 2 anos são violados. Mais malta que virá para a Europa já não deverá haver muita gente com grande vontade em se meter em problemas alheios.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Paelagius
cada vitória de Assad é uma derrota de Erdogan.

cada derrota de Erdogan, são milhões de dólares no orçamento americano.

a derrota do império vai ser total.

O 'bom' do envolvimento iraniano e russo na síria é que pelo menos o ódio fica mais distribuído.

Uma sondagem revelou que 37% dos Republicanos vê o Putin favoravelmente. De facto é uma perceção distorcida da realidade. A lista é bastante longa das várias discrepâncias entre valores e ações. Mas a imagem é tudo. E por agora o Putin tem vantagem na projeção de liderança (não obstante estar à frente de um país de 3º mundo que em % do PIB gasta mais que os EUA em defesa). Fala-se de Fake News no Ocidente. De facto estão muito mal habituados. Se vão procurar transparência no oriente é bom que se preparem para uma estadia muito prolongada :lol:

O plano do Trump para se aproximar da Rússia e criar uma clivagem para com o Irão é muito duvidoso.

Iran’s demand for Russian weaponry is estimated at $10 bln

Os russos não vão tomar partidos religiosos porque os petrodólares do países árabes sunitas são igualmente válidos. De qualquer das formas, os Ucranianos e Polacos é que podem ficar mais nervosos. Já outros (Bulgária, Hungria) querem ficar mais ou menos neutros (devido a diferentes motivações).

A religião é apenas mais uma arma de influência. Os russos fazem isso com a Igreja Ortodoxa e o Vaticano tem um papel menos visível. Claro que as características do Islão são piores...

Turkish Cypriots protest Turkey's 'religious' influence

Saudi Arabia and Gulf states 'support Islamic extremism in Germany,' intelligence report finds

Export of Iran's revolution enters 'new chapter': general

O PIB iraniano é menos de metade do PIB saudita com quase 3 vezes a população. Eles são muito pobres. A Guarda Revolucionária (o exército religioso paralelo) gere entre 20 a 40% da economia iraniana. Não obstante os xiitas serem a minoria não prevejo grandes diferenças em termos de políticas. Quando o poder económico aumentar, haverá um esforço consistente para expandir a base de poder nos locais habituais (Síria, Líbano e Iraque), na Ásia Central e nos conflitos regionais (Iémen e na costa leste da Arábia Saudita). Os impérios vão e vêm. E quando um desaparece outro quer e inevitavelmente toma o seu lugar.

Amanhã haverá a votação dos eleitores colegiais. Guerra civil adviria se o Trump fosse eleito. Ele será um presidente ridículo como se vê pela sua conduta atual. Mas é um idiota útil no grande esquema.

---

Voltando à política interna, o PCP vai começar o ano com uma forte campanha contra o euro (que não terá grande ímpeto por diversos motivos). A lenga-lenga do 'governo é PS' está a ser um tiro no pé como as sondagens indicam. Devia-se perguntar à comunada se já compraram uns bolívares para ajudar a economia venezuelana. Pessoalmente, acredito que tenham comprados contentores :lmao:

Última edição:
Se chegasse a velha, gostava de fazer como o Mário Soares: tudo à espera que eu morresse e eu a atrasar um pouco a coisa só para chatear mais um bocado e ir a rir!

Se chegasse a velha, gostava de fazer como o Mário Soares: tudo à espera que eu morresse e eu a atrasar um pouco a coisa só para chatear mais um bocado e ir a rir!
Acho que alguém que segundo os próprios familiares é pouco mais que um vegetal há meses, não deve ter muitos motivos para rir. Se eu chegar a velho de certeza que não desejarei tanto sofrimento para mim e para os outros. Mesmo sendo uma figura política por quem não nutro uma enorme simpatia, não deixo de sentir alguma tristeza e reflectir um pouco sobre o que é a velhice, a demência e o sofrimento que por vezes causa.

Acho que alguém que segundo os próprios familiares é pouco mais que um vegetal há meses, não deve ter muitos motivos para rir. Se eu chegar a velho de certeza que não desejarei tanto sofrimento para mim e para os outros. Mesmo sendo uma figura política por quem não nutro uma enorme simpatia, não deixo de sentir alguma tristeza e reflectir um pouco sobre o que é a velhice, a demência e o sofrimento que por vezes causa.

1 - Não sabia que os 'vegetais' respondiam a perguntas, diziam que tinham frio e fome e sabiam que estavam internados. Sofrimento, no sentido de dor física, não sei se tem, mas não tenho indicação que exista pelo que não vou inventar.

2 - Por mais erros que tenha cometido, e cometeu muitos porque é humano e viveu pelo menos 92 anos, foi também graças a ele que podemos estar aqui a dizer parvoíces à vontade. Todos os seus erros não apagam a sua luta pela liberdade e contra a(s) ditadura(s) e, para mim, isso nunca poderá ser relevado.

3 - Sou acérrima defensora da eutanásia. E penso que estará próxima a altura em que essa questão será tratada.

4 - Do que sei de Mário Soares, se soubesse/souber da matilha à porta do Hospital, já com o obituario feito à espera da morte de outrem, quais abutres, seria o primeiro a rir à gargalhada com as suas melhoras e o adiadamento do inevitável.

1 - Não sabia que os 'vegetais' respondiam a perguntas, diziam que tinham frio e fome e sabiam que estavam internados. Sofrimento, no sentido de dor física, não sei se tem, mas não tenho indicação que exista pelo que não vou inventar.

2 - Por mais erros que tenha cometido, e cometeu muitos porque é humano e viveu pelo menos 92 anos, foi também graças a ele que podemos estar aqui a dizer parvoíces à vontade. Todos os seus erros não apagam a sua luta pela liberdade e contra a(s) ditadura(s) e, para mim, isso nunca poderá ser relevado.

3 - Sou acérrima defensora da eutanásia. E penso que estará próxima a altura em que essa questão será tratada.

4 - Do que sei de Mário Soares, se soubesse/souber da matilha à porta do Hospital, já com o obituario feito à espera da morte de outrem, quais abutres, seria o primeiro a rir à gargalhada com as suas melhoras e o adiadamento do inevitável.
Não entendo a raiva, nem essa enumeração como se eu tivesse falado mal do senhor em qualquer linha. Se queres alguma confusão comigo tá descansada que não estou para aí virado. Foi um dos familiares que disse que há meses que ele nem sequer conhece os familiares.