O Estado do país 2026

Já há resultados provisorios. Será Ventura e Seguro. Cotrim está em 5. Esquecam
Parece-me que serão esses os dois candidatos a passar à segunda volta. Nas outras sondagens à boca das urnas estes dois vão à frente, a não ser que Cotrim tenha um resultado surpreendente e consiga superar Ventura por umas décimas. :intrigante:

Os resultados neste momento são irrelevantes. Enquanto não entrar uma freguesia urbana para fazer a comparação, não nos dizem nada.
Sim, mas o Cotrim (tal como a IL) continua a ter o mesmo problema: a penetracao no voto nao urbano. Nesse aspecto, Chega já conseguiu. No meu concelho, Porto de Mós, Ventura está a frente!

No voto urbano Cotrim vai disparar. Mas a diferença neste momento tornará muito difícil a 2a volta, que já parece certa entre Seguro e Ventura...
Preocupa-me algo para o futuro... corri vários concelhos do interior com vitórias claras de Ventura... As autárquicas são diferentes de uma eleição presidencial que é unipessoal.

Mas...

No voto urbano Cotrim vai disparar. Mas a diferença neste momento tornará muito difícil a 2a volta, que já parece certa entre Seguro e Ventura...
Preocupa-me algo para o futuro... corri vários concelhos do interior com vitórias claras de Ventura... As autárquicas são diferentes de uma eleição presidencial que é unipessoal.

Mas...
Tem que ganhar 190000 votos, nos cerca de 4 milhões que faltam. Seria necessária uma vantagem de 5% no voto urbano, que eu duvido que venha a ocorrer.

Com tanto candidato competitivo, até é uma mini-derrota para o Ventura não ter ganho.

As sondagens tiveram um enorme impacto. Principais derrotados são obviamente GM e MM que foram caindo do penhasco ao longo do tempo e não necessariamente pelo desempenho individual.

Novamente, nada está perdido para o Cotrim (neste momento, antes do tribunal). Encaixa perfeitamente bem num eventual governo Ventura, se bem que se este chegar a ter votos para executivo vai certamente abdicar do cargo e candidatar-se a PR. Na altura ver-se-á.

A reação é sempre a mesma.

Mas se calhar boa parte dos apoiantes do Chega só quer detenções/deportações em massa, algo que é difícil para qualquer partido implementar num regular estado de direito.

Acaba por ser uma insatisfação semi-permanente e quase impossível de satisfazer, já que o Chega não tem propriamente grande ideologia económica nem é esse o seu principal propósito.

Haverão sempre casos políticos passíveis de ser explorados pelo Chega ou por outro qualquer partido. É uma entidade de uma pessoa só, o que torna mais difícil de combater/gerir.

Como anteriormente escrevi, o tipo é novo e a ameaça deverá perdurar durante muito, muito tempo.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial