O Estado do país 2026

Sobre Portugal ser ou não um país racista fica este episódio real que vi hoje numa gare rodoviária em Aveiro.

Um grupo de jovens negros vinha a conviver falando alto (na via pública). Um senhor dos seus 60 / 70 anos virou-se alto e bom som dizendo: "Deviam era voltar para a selva!"

Nos anos 80 ou 90, onde este discurso era aceite, era raro ouvi-lo.
Hoje em dia muita gente tem esta validação para dizê-lo...

Outra coisa que nunca presenciei: um grupo de jovens brancos a falar alto na rua. Ou são brancos ou falam alto. As duas, jamais!

Portanto mandar pretos para a selva não é racismo... esses valores andam muito bem.

Se o velho mandar os jovens brancos para a selva porque estão a fazer um basqueiral, é racismo?

Falavas da comparação com os anos 90, pois uma grande diferença é que nos anos 90 as pessoas não eram instrumentalizadas por partidos políticos para serem racistas. Mas também não eram instrumentalizadas por partidos para acreditarem que tudo era uma consequência de estarem a ser vítimas de racismo.

Última edição:
Se o velho mandar os jovens brancos para a selva porque estão a fazer um basqueiral, é racismo?

Falavas da comparação com os anos 90, pois uma grande diferença é que nos anos 90 as pessoas não eram instrumentalizadas por partidos políticos para serem racistas. Mas também não eram instrumentalizadas por partidos para acreditarem que tudo era uma consequência de estarem a ser vítimas de racismo.
Quantas vezes viste isso na vida? Que argumentos mais vais usar para a afirmação inqualificável que proferiste?

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Quantas vezes viste isso na vida? Que argumentos mais vais usar para a afirmação inqualificável que proferiste?

Eu lamento mas já deves ter percebido que sou completamente imune à demagogia desse tipo de discurso. Fui educado e "moldei-me" para me estar a borrifar se uma pessoa é branca ou preta ou outra coisa qualquer. É-me completamente irrelevante. Já lidei com brancos espectaculares e outros cretinos. Também já lidei com pretos espectaculares e outros cretinos. Se há coisa que eu não sou é demagogo nem tenho medo de "julgamentos sociais" por ser coerente independentemente de com quem lido.

Até posso dar-te um exemplo concreto. Sou utilizador frequente dos expressos Porto-Lisboa-Porto. Os jovens de hoje em dia, principlamente quando andam em grupo, têm a mania de pôr música aos altos berros. Para quem quer e para quem não quer ouvir. Tenho esta panca que isto é uma grande falta de respeito pelos outros, principalmente num autocarro onde vamos confinados mais de 3h e não temos escapatória possível. Já pedi a grupos de jovens brancos para baixar a música. E também já pedi a grupos de jovens pretos para baixar a música. É engraçado que já ouvi recado de outra pessoa (que não fazia parte do grupo) quando falei com os grupos de jovens pretos. Mas nunca quando o fiz com os brancos. É isto uma sociedade que se diz equilibrada e tolerante?

Última edição:
Eu lamento mas já deves ter percebido que sou completamente imune à demagogia desse tipo de discurso. Fui educado e "moldei-me" para me estar a borrifar se uma pessoa é branca ou preta ou outra coisa qualquer. É-me completamente irrelevante. Já lidei com brancos espectaculares e outros cretinos. Também já lidei com pretos espectaculares e outros cretinos. Se há coisa que eu não sou é demagogo nem tenho medo de "julgamentos sociais" por ser coerente independentemente de com quem lido.

Até posso dar-te um exemplo concreto. Sou utilizador frequente dos expressos Porto-Lisboa-Porto. Os jovens de hoje em dia, principlamente quando andam em grupo, têm a mania de pôr música aos altos berros. Para quem quer e para quem não quer ouvir. Tenho esta panca que isto é uma grande falta de respeito pelos outros, principalmente num autocarro onde vamos confinados mais de 3h e não temos escapatória possível. Já pedi a grupos de jovens brancos para baixar a música. E também já pedi a grupos de jovens pretos para baixar a música. É engraçado que já ouvi recado de outra pessoa quando falei com os grupos de jovens pretos. Mas nunca quando o fiz com os brancos. É isto uma sociedade que se diz equilibrada e tolerante?
Quantos brancos ja viste alguém mandar para a selva...

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Vamos ver se é desta que o Regime cai e o PCP perde um dos seus aliados.

Cuba enviou soldados para a Guerra Colonial, para combater os «colonos» portugueses. Ainda há quem ache que era uma guerra para criar democracias saudáveis. Na realidade era uma guerra para colocar regimes amigos da URSS, como sucedeu. Não entendo como a mentira persiste no discurso sobre a Guerra Colonial passados todos estes anos. Moçambique, Guiné-Bissau ou Angola são hoje estados falhados, dos mais pobres do mundo, e mais pobres que em 1974...

Moçambique, Guiné-Bissau ou Angola são hoje estados falhados, dos mais pobres do mundo, e mais pobres que em 1974...

De certeza que sabes o que é um estado falhado?

Pá, por acaso já abordei o tópico. Ainda estou para encontrar o Dubai que Portugal lá deixou e infelizmente ainda em nada contribuíste. Uma lista de infraestruturas não é suficiente. Qualquer colónia para fins extrativos sempre requer algum investimento.

Tenho que assumir que Salazar era grande camelo. Enriqueceu Angola e deixou Portugal como um dos mais pobres da Europa (ocidental).