O Estado do país 2026

Se morares num apartamento, ter seguro é obrigatório a agência de condomínio pede logo isso, mas como a maioria tem empréstimo de habitação à banca logo têm esse seguro. Eu pago cerca de 160 € anuais e já conta com proteção para os sismos, tempestades, inundações, incêndio, portanto não considero assim tão caro.

Neste momento, o seguro que mais subiu foi do automóvel quase 100 € em dois anos e mal andei no carro neste último ano e meio e nunca tive qualquer acidente, sem o bónus ainda pagaria mais 250 €, o que rondaria os 700 €. :wacko:
Sim, os seguros de património atualmente são obrigatórios apenas para condomínios ou então é exigido pelos bancos nos créditos à habitação, o que o torna quase obrigatório porque atualmente poucos devem comprar casas a pronto.
Ainda assim, continuo a achar que isto é uma forma de enriquecer as seguradoras e penso que ainda vai fazer subir mais os preços das rendas e das casas, mas é a minha opinião.
Depois daquilo que ouvi da Região de Leiria, uma das principais questões é se obrigas as pessoas a fazer um seguro e se quando for necessário, a resposta é dada a tempo e horas.

Da mesma forma que é fácil anunciar obras a torto e a direito, também foi fácil apresentar o PTRR. Agora resta saber se corresponde às expetativas ou se é mais um plano falhado do governo.

Entretanto, hoje meti gasolina a 1,42€ em Badajoz. Em Arronches está a 2,06€.

Sem dúvida que o trabalho do Luís está a ser fantástico! :D

Eu pago cerca de 160 € anuais e já conta com proteção para os sismos, tempestades, inundações, incêndio, portanto não considero assim tão caro.

Oxalá não aconteça mas se houver algum sinistro 'a sério' depois vem cá contar a experiência... O problema, boa parte das vezes, não é o custo. É tudo o

Oxalá não aconteça mas se houver algum sinistro 'a sério' depois vem cá contar a experiência... O problema, boa parte das vezes, não é o custo. É tudo o
Todos nós sabemos como funciona os seguros, o que não falta são queixas. Quando andava no carro antes deste, um enfiou-se na traseira do meu, o seguro do responsável queria dar-me 500 € e perda total, obviamente que recusei, pedi uma peritagem à minha seguradora indiquei um concessionário da VW e eles avaliaram o carro em 2500€ e com esse dinheiro consegui arranjar o carro que ficou impecável e ainda sobrou dinheiro.

Cada caso é um caso e nunca sabemos o dia de amanhã.

Todos nós sabemos como funciona os seguros, o que não falta são queixas. Quando andava no carro antes deste, um enfiou-se na traseira do meu, o seguro do responsável queria dar-me 500 € e perda total, obviamente que recusei, pedi uma peritagem à minha seguradora indiquei um concessionário da VW e eles avaliaram o carro em 2500€ e com esse dinheiro consegui arranjar o carro que ficou impecável e ainda sobrou dinheiro.

Cada caso é um caso e nunca sabemos o dia de amanhã.

Por aqui, no prédio, algumas coisas já tiveram de chegar a tribunal para se resolverem. Uma vergonha.

Sim, os seguros de património atualmente são obrigatórios apenas para condomínios ou então é exigido pelos bancos nos créditos à habitação, o que o torna quase obrigatório porque atualmente poucos devem comprar casas a pronto.
Ainda assim, continuo a achar que isto é uma forma de enriquecer as seguradoras e penso que ainda vai fazer subir mais os preços das rendas e das casas, mas é a minha opinião.
Depois daquilo que ouvi da Região de Leiria, uma das principais questões é se obrigas as pessoas a fazer um seguro e se quando for necessário, a resposta é dada a tempo e horas.

Da mesma forma que é fácil anunciar obras a torto e a direito, também foi fácil apresentar o PTRR. Agora resta saber se corresponde às expetativas ou se é mais um plano falhado do governo.

As seguradoras e os bancos são entidades privadas com o objectivo de terem lucros. Acabam por ser entidades muito mais rigorosas e criteriosas na atribuição de fundos. São entidades que se regulam pela leis de defesa do consumidor, ao contrário do estado a quem te desejo toda a sorte do mundo na reclamação de um atraso.
Esta ideia que estas coisas devem estar nas mãos do estado por uma questão de rapidez depois leva a isto:

Vamos todos pagar esta "eficiência do estado" de querer pagar a tudo e todos, e se não conseguirmos pagar logo, vamos pedir ao contribuinte alemão que adiante o dinheiro por nós e pagamos-lhes depois com juros.

Se tudo é uma questão de cada um assumir o seu risco, deixando a decisão de pagar para cada um, então aplique-se esse princípio a todo o tipo de seguros e descontos.

• Haha
Reactions: "Charneca" Mundial

Começo a perceber muita insatisfação de eleitorado da AD, quer em conversas quer nas redes sociais. Contudo não se pense que o PS seria melhor, basta ver quem manda no partido, teríamos o regresso de políticas que só dão votos ao Chega, portanto não creio que seja a alternativa. Aliás, na verdade não há alternativas! O PS está sem oposição interna que apresente um projecto alternativo, e a AD não dá muito mais que isto. O destino de Portugal é continuar na cauda da Europa nos próximos tempos, com custo de vida a subir e salários baixos. Fazer reformas custa votos e amizades e ninguém quer pagar esse preço.

Começo a perceber muita insatisfação de eleitorado da AD, quer em conversas quer nas redes sociais. Contudo não se pense que o PS seria melhor, basta ver quem manda no partido, teríamos o regresso de políticas que só dão votos ao Chega, portanto não creio que seja a alternativa. Aliás, na verdade não há alternativas! O PS está sem oposição interna que apresente um projecto alternativo, e a AD não dá muito mais que isto. O destino de Portugal é continuar na cauda da Europa nos próximos tempos, com custo de vida a subir e salários baixos. Fazer reformas custa votos e amizades e ninguém quer pagar esse preço.
E a IL tem uma clara falta de liderança que não tem solução à vista, apesar de terem uma proposta bastante clara para o país. Se Cotrim saísse da IL e criasse o seu próprio partido teria rapidamente uma maior percentagem de votos que a IL neste momento. :unsure:

• Gosto
Reactions: frederico
É normal, tendo em conta que fizeram tantas promessas e até agora não se vislumbraram mudanças, sendo que 2 anos já seria suficiente para ver algo diferente. No entanto:
- Os aumentos dos salários acordados para a legislatura são os mesmos que o PS acordou;
- O SNS continua igual ou pior;
- As medidas para a habitação estão a fazer com que os preços batam recordes, agravando cada vez mais o problema;
- O custo de vida não pára de aumentar e não existe vontade para implementar medidas que amenizem o seu impacto;
- Diziam que era fácil colocar a economia a subir mais de 3%, mas ainda sem os impactos da guerra, nestes 2 anos de AD cresceu ainda menos do que no governo de António Costa;

Fora deste cenário a nível nacional, a clara aproximação à administração Trump nos últimos tempos também não favorece o governo.

No entanto, como já disse noutro post há dias atrás, não existem alternativas melhores. O JLC é mais moderado que o PNS e por isso o PS recuperou nas sondagens, mas caso haja a possibilidade de o PS voltar a ganhar não me admiraria que a ala mais à esquerda venha a tentar tomar novamente o controlo do partido.

Fazer reformas é essencial, mas num atual contexto em que não se consegue maioria absoluta é uma tarefa ainda mais difícil.

E a IL tem uma clara falta de liderança que não tem solução à vista, apesar de terem uma proposta bastante clara para o país. Se Cotrim saísse da IL e criasse o seu próprio partido teria rapidamente uma maior percentagem de votos que a IL neste momento. :unsure:
Para a economia a IL tem as melhores propostas, ainda assim não consegue ser um partido com um plano abrangente para todas as áreas. No que diz respeito a um dos maiores problemas nacionais, o planeamento e ordenamento, a IL parece-me muito fraquinha. O problema é que os outros também são! Temos falta de um novo partido ao estilo do antigo PPM do Arq. Ribeiro Telles.

Montenegro governa um pouco “à Costa”. Anuncia aumentos do salário mínimo acima da inflação, contudo isto tem um preço: aumentar o SM sem aumentos da produtividade trará ainda mais inflação. Quem ficará mal é quem não ganha o SM… o SM está quase igual ao mediano, isto é caso único na Europa! Que vergonha!

A Maria compra um apartamento em 2019 em Faro, por 175 mil euros. Faz as contas e para ser rentável tem de ter um lucro líquido acima dos 8000 euros anuais. É um T2, arrenda então a 800 euros, valor elevado para os salários locais, mas dentro do expectável para quem faz uma boa gestão financeira.

Em 2026 o mesmo apartamento vale 300 mil euros. Quem estava saiu e emigrou e precisa de arrendar novamente. Agora terá de render perto de 15 mil euros líquidos anuais, o que dá uma renda a rondar 1400 euros. A esse valor, não consegue arrendar a portugueses, apenas tem propostas de estrangeiros. Surge então o dilema, arrenda ao valor antigo ou vende e põe o dinheiro a render em bons investimentos financeiros? A decisão acaba por ser pela venda, mesmo tendo em conta que pagará cerca de 40 mil euros de mais-valias. E quando surgem muitas Marias, duas coisas acontecem:

- os preços das rendas sobem;

- diminui a oferta no mercado de arrendamento.

O que faz Montenegro? Nada… o que fez Costa? Nada…

Quem fica bem na fotografia é o Banco de Portugal que decide tomar medidas para esfriar o mercado.

• Gosto
Montenegro governa um pouco “à Costa”. Anuncia aumentos do salário mínimo acima da inflação, contudo isto tem um preço: aumentar o SM sem aumentos da produtividade trará ainda mais inflação. Quem ficará mal é quem não ganha o SM… o SM está quase igual ao mediano, isto é caso único na Europa! Que vergonha!
Sem dúvida! Acho muito bem que aumentem o SMN, mas com os descontos há muitas pessoas que já recebem um salário próximo do SMN, o que é uma tristeza. Os funcionários públicos sempre tiveram a fama de ter bons salários, mas neste momento já nem nisso a Administração Pública é atrativa.
Quem está na primeira posição remuneratória, com os descontos recebe cerca de 1100€.

A Maria compra um apartamento em 2019 em Faro, por 175 mil euros. Faz as contas e para ser rentável tem de ter um lucro líquido acima dos 8000 euros anuais. É um T2, arrenda então a 800 euros, valor elevado para os salários locais, mas dentro do expectável para quem faz uma boa gestão financeira.

Em 2026 o mesmo apartamento vale 300 mil euros. Quem estava saiu e emigrou e precisa de arrendar novamente. Agora terá de render perto de 15 mil euros líquidos anuais, o que dá uma renda a rondar 1400 euros. A esse valor, não consegue arrendar a portugueses, apenas tem propostas de estrangeiros. Surge então o dilema, arrenda ao valor antigo ou vende e põe o dinheiro a render em bons investimentos financeiros? A decisão acaba por ser pela venda, mesmo tendo em conta que pagará cerca de 40 mil euros de mais-valias. E quando surgem muitas Marias, duas coisas acontecem:

- os preços das rendas sobem;

- diminui a oferta no mercado de arrendamento.

O que faz Montenegro? Nada… o que fez Costa? Nada…

Quem fica bem na fotografia é o Banco de Portugal que decide tomar medidas para esfriar o mercado.
O Costa só fez quando a situação já estava descontrolada. O "Mais Habitação" poderia não resolver grande coisa, mas não deu para perceber porque Montenegro revogou logo assim que chegou ao poder.
O que fez? Implementou uma medida que desde início já se sabia que iria agravar mais a crise e assim tem sido. No entanto, continuam a reforçá-la.
Devo ser dos poucos que sou contra a Garantia Pública do Estado a 100%, pois claramente não ameniza o problema e só incentiva endividamentos. Eu "esbarro" logo na taxa de esforço e o máximo que me davam de empréstimo não dá sequer para comprar uma casa nos subúrbios de Lisboa.

Não sei o que o Banco de Portugal pensa fazer, mas duvido que consiga esfriar o mercado. Os preços estão altíssimos, mas mesmo assim a avaliação bancária não pára de subir e as vendas não diminuem. Quem tem possibilidades vai continuar a comprá-las.

• Gosto
Os preços das habitações só vão descer quando se construir habitações ao ritmo que existia antes do "pântano" de Guterres, nas décadas de 1980 e 1990 (quando se construíam mais de 100 mil habitações por ano). Até que essa situação não aconteça dificilmente vejo uma queda de preços - a não ser que haja uma crise tipo 2008, mas aí a economia vai toda pelos ares... :rolleyes:

• Gosto
Reactions: hurricane
Os preços das habitações só vão descer quando se construir habitações ao ritmo que existia antes do "pântano" de Guterres, nas décadas de 1980 e 1990 (quando se construíam mais de 100 mil habitações por ano). Até que essa situação não aconteça dificilmente vejo uma queda de preços - a não ser que haja uma crise tipo 2008, mas aí a economia vai toda pelos ares... :rolleyes:
Mas não haverá o risco de agravar a existência de uma possível bolha? Há mais de 700 mil casas vazias, e a população está a cair… além disso em alguns pontos até se está já a construir mais.

Na minha zona quanto mais barato construíres mais gente aparece para comprar segunda e terceira habitação e pouco ou nada sobra para os residentes, cada vez mais estou adepto do modelo do RU ou da Dinamarca, impostos altíssimos na segunda habitação, e até proibir estrangeiros de comprar.