O Estado do país 2026

Queixo-me do mesmo, eu e muita gente, tanto que já nem passo em algumas ruas. Há grupos que passam o dia na esplanada a fazer corte e costura e não se coíbem de inventar calúnias e boatos, seja de quem for. E agora com as redes sociais ainda têm mais material para cortar na casaca.

Ainda deves ser muito novo. Com a idade isso passa.

Vou voltar a deixar isto aqui.

1000031171.webp

Estas medidas da Ministra da Saúde, a prazo, vão criar novos problema… não me parece que vá correr bem.

Parte do problema com os médicos, enfermeiros e farmacêuticos é este, os salários perderam muito poder de compra desde que Portugal aderiu ao euro. Um salário médico líquido é muitas vezes “apenas” 1,5 vezes o valor de um salário mínimo, quando há trinta anos era cerca de 5 a 6 vezes superior. O privado foi adaptando a realidade salarial dos médicos (mas não de outros profissionais) à moeda única, o Estado nunca o fez (teria de o fazer também com toda a função pública…).

Uma forma rápida de mudar este panorama seria com mudanças radicais no IRS, na linha do que a IL propõe. Contudo, um dia uns funcionários das Finanças disseram-me que o IRS está muito bem calculado, pois as tabelas são feitas tendo em conta o salário mediano. Ora a mediana está quase igual ao mínimo… eu diria que as tabelas devem ter em conta o facto que não temos moeda própria, e que estamos na Zona Euro, e não a realidade salarial do rectângulo…

Entretanto o FMI já anda por aí a dar avisos. A despesa subiu em 2023, em 2024, em 2025, subirá em 2026, a coisa não pára, sem grandes resultados… e nunca houve tanto funcionário público como agora… a indústria dos ajustes directos e consultadorias também nunca consumiu tanto como agora… o balão inchou com Costa, e continua com a AD…

Eu sinceramente sempre duvidei de um acordo Chega/Passos desde que se começou a falar disso, não porque Passos e Ventura não tenham uma ideologia semelhante em questões sociais mas porque são o autêntico oposto nas questões económicas. Os últimos dias provaram exatamente a minha teoria, com Passos a criticar abertamente as políticas económicas de Ventura. :rolleyes:
https://www.publico.pt/2026/05/06/p3/cronica/melhor-aluno-troika-voltou-2168038

Eu sinceramente sempre duvidei de um acordo Chega/Passos desde que se começou a falar disso, não porque Passos e Ventura não tenham uma ideologia semelhante em questões sociais mas porque são o autêntico oposto nas questões económicas. Os últimos dias provaram exatamente a minha teoria, com Passos a criticar abertamente as políticas económicas de Ventura. :rolleyes:
https://www.publico.pt/2026/05/06/p3/cronica/melhor-aluno-troika-voltou-2168038

Isso só aconteceu porque o Ventura é um cata-vento e diz tudo e o seu contrário. Antes de virar o bico ao prego, eram um match perfeito. Relembro que no seu primeiro 'programa' (vá, vamos chamar-lhe isso) o Chaga dizia que o estado devia deixar de providenciar saúde ou educação. Racismo, xenofobia, mentiras diárias, enxovalhos, transformar a AR na tasca mais rasca, perdoa-se. Propor a descida da idade da reforma (que é, naturalmente, impensável nas actuais circunstâncias e absolutamente populista) é onde o Passinhos desenha a sua linha vermelha.

Aqui no Reino Unido o Reform Party deverá ter um grande resultado em termos globais nas municipais. Eis a causa:

IMG_7861.webp

Vou dissecar um pouco a coisa. O fundador do Reform defendeu a saída da UE e as políticas que causaram este pico na imigração. Entretanto pôs-se ao fresco como se não fosse nada com eles, e yen ficou obviamente com toda a culpa foram os Tories e o Labour. Enfim, seguir a agenda de partidos radicais com medo de sondagens ou para ficar no poder a qualquer preço pode ser desastroso, que o digam os Tories com o Brexit, ou o PS com as políticas migratórias do Bloco. Mário Soares metia-os a todos no bolso, sempre rejeitou acordos com a Esquerda radical.

Entretanto no País de Gales o Plaid Cymru deverá vencer. O partido defende um referendo para a independência depois de 2030, e o ingresso na UE. Na Escócia o SNP poderá ter uma maioria, o que aumentará e muito a pressão para um referendo. Nigel Farage semeou as sementes do fim do Reino Unido com o Brexit.

Vou voltar a deixar isto aqui.

Ver anexo 32914
Se fosse só em Viseu. Há uns meses, mudei-me de Portalegre para Arronches e o apartamento onde vivi 10 anos, surgiu ontem nas redes sociais para alugar por 900 €. Com umas características muito semelhantes a esse do anúncio que colocas-te, mas sem qualquer intervenção após a minha saída. Se eu achava a renda alta e era cerca de 55% do que pedem agora, nem sequer digo mais nada...
O pior disto tudo é que, em poucos dias, estará alugado, dada a falta de oferta...

"Não se tem noção do que se pensa de nós lá fora". Montenegro diz que situação económica portuguesa é melhor que a alemã​

O primeiro-ministro e presidente do PSD, Luís Montenegro, lamentou esta quarta-feira a falta de reconhecimento interno face ao trabalho desenvolvido pelo seu Governo, contrastando-o com a perceção positiva que afirma existir no estrangeiro.

CNN

Mais uma declaração rídicula. Eu também lamento que os políticos vivam fora da realidade, pois bastava 1 mês a viver como o português comum e viam logo o que era bom para a tosse.
Mais uma vez, estou-me nas tintas, tal como certamente grande parte da população, para o que pensam da economia portuguesa lá fora quando isso não se reflete em qualidade de vida, pois estamos cada vez pior.

São todos iguais. O António Costa na semana passada também veio dizer que é inadmissível um jovem em Portugal gastar o salário todo na habitação, quando a crise começou com ele e só "acordaram" quando já era tarde.

A falta de noção da classe política continua a surpreender.

"Não se tem noção do que se pensa de nós lá fora". Montenegro diz que situação económica portuguesa é melhor que a alemã​

O primeiro-ministro e presidente do PSD, Luís Montenegro, lamentou esta quarta-feira a falta de reconhecimento interno face ao trabalho desenvolvido pelo seu Governo, contrastando-o com a perceção positiva que afirma existir no estrangeiro.

CNN

Mais uma declaração rídicula. Eu também lamento que os políticos vivam fora da realidade, pois bastava 1 mês a viver como o português comum e viam logo o que era bom para a tosse.
Mais uma vez, estou-me nas tintas, tal como certamente grande parte da população, para o que pensam da economia portuguesa lá fora quando isso não se reflete em qualidade de vida, pois estamos cada vez pior.

São todos iguais. O António Costa na semana passada também veio dizer que é inadmissível um jovem em Portugal gastar o salário todo na habitação, quando a crise começou com ele e só "acordaram" quando já era tarde.

A falta de noção da classe política continua a surpreender.

O António Costa é proprietário de 5 casas em Portugal. Como presumo que estas não estejam fechadas, o facto de um "jovem gastar o salário todo na habitação" é uma excelente notícia para ele!