Como é evidente não estou minimamente à espera que os preços das casas baixem drasticamente de um ano para o outro. No entanto, se calhar num futuro próximo convém que os preços baixem, pois os preços atuais já não são sustentáveis em lado nenhum. O que consideras como preço "melhorzinho"? É que abaixo de 200 mil euros só já aparecem casas com pessoas lá a morar até morrer ou lojas transformadas em apartamentos.

Nas áreas metropolitanas talvez consigas algo minimamente decente num local mais remoto, mas mesmo assim...
Eu por mim falo. Com o meu salário (que está próximo do mediano), dificilmente me concedem um empréstimo de 200 mil euros. Já é um valor bastante elevado, mas neste momento, só já há casas abaixo desse valor no Interior, onde a oferta consegue ser ainda mais reduzida do que no Litoral e onde os preços também estão a disparar devido a isso mesmo. Além de que em termos de ofertas de emprego também é complicado.
O Governo não podem meter o dedo no funcionamento regular do mercado, mas no fundo fizeram-no ao implementar uma medida que aumenta a procura num mercado com pouca oferta. Afinal em que ficamos? Mais valia terem estado sossegados.
Atualmente, já nem com uma licenciatura ou um mestrado se consegue ter um salário que acompanhe o custo de vida. Alterar a legislação com uma economia fraca e dependente do turismo dificilmente vai melhorar salários.
Não sou contra reformas desde que tragam bons resultados. Não sei até que ponto esta reforma laboral o poderia fazer, mas gostava de ver os resultados.
No horizonte de muitos jovens portugueses que não têm nada mais para além do seu salário ao fim do mês há estas soluções: viver em casa dos pais, alugar um quarto acima de 500€ durante grande parte da vida ou emigrar. Neste último caso já compensou mais e não é para todos, mas claramente Portugal neste momento já não é um país para se viver.
Tem-se conseguido vender o país todo aos de fora e assim deverá continuar. Só somos bom exemplo lá fora para fazer turismo.