O Estado do país 2026

Acho que há uma contradição no teu post.

Se 8 pessoas aceitam pagar 250€ para partilhar um T3, o proprietário recebe 2000€ mensais. Porquê que este proprietário iria colocar este apartamento a 700€ para uma família "tradicional" de um casal com 2 filhos? Só faz sentido colocar a esses valores se não houver pessoas dispostas s pagar 250€ para partilhar um apartamento com outras 7...

O efeito da imigração de baixas qualificações e e baixos salários não é inferior ao do turismo em si. O boom turístico poderia proporcionar um aumento dos salários nessa actividade, tal não acontece porque não podes pedir 1000€ para limpar quartos de hotéis ou servir à mesa num restaurante quando tens pessoas dispostas a fazê-lo por metade do preço ou menos.
Mas mais casas seriam ocupadas por 8 pessoas que não estejam dispostas a viver nessas condições.

"Melhorzinho" não em termos de preço, mas para um preço X encontrares algo que vá mais de encontro às tuas expectativas. Algo que sintas que o esforço financeiro (que vai sempre existir) está a ser aplicado em algo com mais valor real do que especulado.

Concordo perfeitamente, nem este nem o anterior governo deviam meter o dedo para regular o mercado de habitação não-pública. Essas distorções estimulam a procura em detrimento da oferta e obviamente isso faz com que, de forma injusta, uma série de pessoas perca o seu lugar na fila de espera que o tal garrote criou. Esta do IMT jovem é um bom exemplo, porque todas aquelas pessoas que têm entre os 35/45 anos e ainda estão à procura de casa, são ultrapassadas por quem "por decreto" não tem que pagar 12mil ou 15mil euros de impostos. Sendo único critério a idade. Um absurdo.
O maior problema é que dentro do preço que já estipulei, não existe nada que se aproveite. Como referi, o que aparece muito no mercado agora são casas que já têm inquilinos ou lojas transformadas em apartamento que não têm licença de habitação e por isso têm de ser pagas a pronto. Ao ponto que já se chegou....

Essa medida nunca devia ter sido implementada ou então, a partir do momento em que se via que estava a contribuir para um aumento recorde dos preços, ser repensada ou até revogada. Acho que acaba por ser uma tentativa de captar votos dos jovens, mas se a situação atual não melhora e se os juros aumentarem, não vai ser fácil para muitos.

Uma coisa é certa, este governo já apresentou uma série de pacotes para a habitação e não há impactos positivos. Vê-se mais construção sim, mas grande parte é linhas de luxo, claramente direcionados para estrangeiros.

No atual contexto comprar casa é praticamente impensável. Não estou à espera que os preços baixem, pois dificilmente vai acontecer, mas está tudo imprevisível.

Fiz o que devia ter feito antes de perguntar e não é engano, não. De acordo com o Google são 54 ou 55. Desculpa. Deduzi, mal, que tinha sido um engano a escrever. Muitos imóveis rústicos.
Pois, eu recordo-me de ver notícias de que o nosso PM era proprietário de mais de 50 imóveis, grande parte prédios rústicos. No entanto, podia-me ter enganado e fui confirmar, mas é mesmo verdade.

Nada contra o património dos políticos, mas com estas coisas todas, uma pessoa fica a pensar que se calhar também lhes dá jeito que os preços da habitação subam.

O maior problema é que dentro do preço que já estipulei, não existe nada que se aproveite. Como referi, o que aparece muito no mercado agora são casas que já têm inquilinos ou lojas transformadas em apartamento que não têm licença de habitação e por isso têm de ser pagas a pronto. Ao ponto que já se chegou....

Essa medida nunca devia ter sido implementada ou então, a partir do momento em que se via que estava a contribuir para um aumento recorde dos preços, ser repensada ou até revogada. Acho que acaba por ser uma tentativa de captar votos dos jovens, mas se a situação atual não melhora e se os juros aumentarem, não vai ser fácil para muitos.

Uma coisa é certa, este governo já apresentou uma série de pacotes para a habitação e não há impactos positivos. Vê-se mais construção sim, mas grande parte é linhas de luxo, claramente direcionados para estrangeiros.

No atual contexto comprar casa é praticamente impensável. Não estou à espera que os preços baixem, pois dificilmente vai acontecer, mas está tudo imprevisível.

Pois, eu recordo-me de ver notícias de que o nosso PM era proprietário de mais de 50 imóveis, grande parte prédios rústicos. No entanto, podia-me ter enganado e fui confirmar, mas é mesmo verdade.

Nada contra o património dos políticos, mas com estas coisas todas, uma pessoa fica a pensar que se calhar também lhes dá jeito que os preços da habitação subam.

Julguei que te tinhas enganado a escrever porque achei o número exagerado. Também não sabemos detalhes dos imóveis. Mas mais de 5 dezenas é obra.

• Gosto
Reactions: joralentejano

A construção de luxo não é um problema, porque se não houver casas de luxo para os ricaços comprarem, eles vão comprar casa medianas (e depois gastar uns milhões em obras) que deixam de existir para nós. O governo tem é que deixar de subsidiar a procura ou, ainda pior, criar entraves a quem quer ter casa como está história do seguro obrigatório contra sismos

Mas suponho que sabes o que são prédios rusticos ?

Eu por exemplo tenho uns 20.
E infelizmente não sou rico nem nada que se pareça. A larga maioria são pequenos terrenos herdados sem grande valor e na prática a maior parte só me dá trabalho e despesa.
Alguns, poucos, dão-me algum rendimento, sobretudo florestal. Mas com imenso trabalho, que só o faço porque me ajuda a espairecer dos stresses da vida urbana, não como forma de rendimento primária. Pois se fosse a fazer contas ao meu tempo e dinheiro gasto, nunca seria um rendimento que desse lucro a médio/longo prazo.

Na última década tem-se falado muito do cadastro do território, das pequenas propriedades, etc, etc, coisas como o Bupi, finalmente vão avançado aos poucos. E são milhões desses "prédios" rusticos... e "valem" tanto que muitos proprietários nem sabem onde estão ou tem-nos ao abandono....
Afinal parte da raiz do problema quando falamos desse cadastro nacional que o país necessita há décadas.

Uma das coisas que me faz impressão nesse tipo de títulos "governante X ou Y tem dezenas imóveis" e depois algures lá no texto até se refere que a maioria são rusticos, mas mesmo assim 95% da audiência não sabe bem o que isso é e tira conclusões. O que passa na mensagem é as dezenas de "imoveis". Então quando vêm títulos desses, já sabem que ou é clickbait ou é agenda política, não é jornalismo, de todo.

Dito isso, pode até dar-se o caso do governante X afinal desses rústicos todos alguns deles até são quintas ou terrenos enormes com hectares a perder de vista, até valerem centenas de milhares ou mesmo milhões, em vez dos meus tristes rústicos que valem tostões.
Aí sim, isso seria notícia interessante.

Mas curiosamente não consta nada sobre isso. E se um jornalista quiser mesmo saber, consegue, tem meios para tal.

Última edição:

E infelizmente não sou rico nem nada que se pareça. A larga maioria são pequenos terrenos herdados sem grande valor e na prática a maior parte só me dá trabalho e despesa.
Alguns, poucos, dão-me algum rendimento, sobretudo florestal. Mas com imenso trabalho, que só o faço porque me ajuda a espairecer dos stresses da vida urbana, não como forma de rendimento primária. Pois se fosse a fazer contas ao meu tempo e dinheiro gasto, nunca seria um rendimento que desse lucro a médio/longo prazo.

Na última década tem-se falado muito do cadastro do território, das pequenas propriedades, etc, etc, coisas como o Bupi, finalmente vão avançado aos poucos. E são milhões desses "prédios" rusticos... e "valem" tanto que muitos proprietários nem sabem onde estão ou tem-nos ao abandono....
Afinal parte da raiz do problema quando falamos desse cadastro nacional que o país necessita há décadas.

Uma das coisas que me faz impressão nesse tipo de títulos "governante X ou Y tem dezenas imóveis" e depois algures lá no texto até se refere que a maioria são rusticos, mas mesmo assim 95% da audiência não sabe bem o que isso é e tira conclusões. O que passa na mensagem é as dezenas de "imoveis". Então quando vêm títulos desses, já sabem que ou é clickbait ou é agenda política, não é jornalismo, de todo.

Dito isso, pode até dar-se o caso do governante X afinal desses rústicos todos alguns deles até são quintas ou terrenos enormes com hectares a perder de vista, até valerem centenas de milhares ou mesmo milhões, em vez dos meus tristes rústicos que valem tostões.

Mas curiosamente não consta nada sobre isso. E se um jornalista quiser mesmo saber, consegue, tem meios para tal.

Está em várias notícias que o valor predial total desses 50 e tal imóveis do Montenegro é de 640 mil euros. Mesmo sabendo que o valor patrimonial pode estar muito abaixo do comercial, o que me parece é que o Montenegro tem uma moradia que mereça esse título, em Espinho, e um apartamento em Lisboa. Depois deve ter 2 ou 3 anexos em Bragança e o resto é eucaliptal.

O património do PM parece-me um tema menor, no qual se insiste muitas vezes e acabamos por desviar a atenção do essencial. E neste momento o essencial está no esgotamento do crescimento económico em Portugal, na tendência para começar a ficar abaixo de 2% ao ano, na emigração de portugueses abaixo dos 40/50 anos, que continua relativamente elevada, na estagnação da produtividade, no crescimento da despesa pública, na convergência do salário mínimo com o salário mediano...

Entre 2012 e 2025 Portugal teve uma oportunidade única para crescer em média mais de 2,5% ao ano, e para subir os salários médio e mediano, várias decisões políticas foram no sentido do bloqueio do crescimento, quer por opções ideológicas, quer por má gestão, quer ainda para proteger ou favorecer interesses.

Venham PS ou PSD tudo se encaminha para chegarmos a 2030 na cauda da Europa, com a Bulgária, a Eslováquia e a Grécia. Depois de tantas décadas na UE, a receber fundos europeus, isto deveria envergonhar-nos. E faz-me pensar que se não fosse a UE, estaríamos provavelmente ao nível da Sérvia ou da Turquia.

Última edição:
Na semana passada vi cerejas a 12€ o quilo. Pior que o preço só mesmo o aspecto: estavam anémicas, coitadinhas. Fiquei a pensar se haveria alguma alma capaz de comprar aquilo.

Na semana passada vi cerejas a 12€ o quilo. Pior que o preço só mesmo o aspecto: estavam anémicas, coitadinhas. Fiquei a pensar se haveria alguma alma capaz de comprar aquilo.
Na minha zona cada vez mais as pessoas compram cereja de Espanha, por causa do preço. Por que razão a cereja do Fundão está tão cara? A produção é baixa?

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Sim, sei o que são prédios rústicos. Referi os 54 imóveis de património na sequência de se ter dito que o António Costa tinha 5 apartamentos em Portugal e que lhe era conveniente ter os preços da habitação no estado em que estão. Por sinal, desses 54, 5 são prédios urbanos, portanto também deve dar jeito ao nosso PM ter os preços a bater recordes.

Até podia ter 100, a única coisa que gostava de ver era resultados do suposto trabalho do governo que ele diz não ser valorizado, mas não se verifica nada disso, portanto não há nada para valorizar.

• Gosto
Reactions: Mr.Jet
Na minha zona cada vez mais as pessoas compram cereja de Espanha, por causa do preço. Por que razão a cereja do Fundão está tão cara? A produção é baixa?

Nunca compraria cerejas a 12€/kg. Não faz qualquer sentido. Mas se tivessem bom aspecto ainda ficava com pena mas aquilo? Não faço ideia. Foram as primeiras que vi. Depois disso já vi anunciar a melhor preço mas como não as vi ao vivo, não opino. Nos últimos 2 anos comprei Portuguesas e Espanholas, mais ou menos ao mesmo preço (as nossas ligeiramente mais caras) mas comprei muito mais Espanholas porque persistiram no mercado muito mais tempo do que as nossas.

Sim, sei o que são prédios rústicos. Referi os 54 imóveis de património na sequência de se ter dito que o António Costa tinha 5 apartamentos em Portugal e que lhe era conveniente ter os preços da habitação no estado em que estão. Por sinal, desses 54, 5 são prédios urbanos, portanto também deve dar jeito ao nosso PM ter os preços a bater recordes.

Até podia ter 100, a única coisa que gostava de ver era resultados do suposto trabalho do governo que ele diz não ser valorizado, mas não se verifica nada disso, portanto não há nada para valorizar.

Sem dúvida, na prática os fluxos migratórios, o imobiliário e coisas como o PRR é que tem sido o motor da economia da última década.

E imensa gente está a fazer fortunas no imobiliário, entre os quais muitos políticos de variados quadrantes. Sem dúvida nenhuma.

Referiste António Costa, a meia dúzia de casas dele mais do duplicou de valor enquanto foi governante, agora já vão a caminho de terem triplicado de valor.

Ou ainda se lembram daquela T4 Duplex que Medina comprou por 650 mil abaixo do preço mercado a uma pessoa ligada à Teixeira Duarte, quando o mesmo Medina tinha adjudicado uma obra de 5,5 milhões a essa construtora ?
Ora esse T4 duplex numa zona nobre de Lisboa, hoje se calhar nesta bolha atual já vale 1,.5 ou 2 milhões...

Ou a casa que o Pedro Nuno Santos vendeu por 485 mil € a cidadão chinês com uma mais valia brutal, inclusive o valor de venda é engraçado, uns trocos abaixo do meio milhão exigido de investimento dum visto Gold, talvez para não se notar logo.

Lembras-te das primeiras edições da Websummit, aonde se vendia a ideia de Portugal e Lisboa serem a Califórnia e a São Francisco da Europa ? Para atrair startups, "unicórnios", nómadas digitais, etc ?

Ora, não é que resultou mesmo? Mas o que achavam eles na altura que iria acontecer com o imobiliário no futuro?

Resumindo, sim, há toda uma multidão a encher-se de dinheiro nesta bolha atual e que como referi no inicio, isto é basicamente o motor da economia atual, ou seja, também as finanças publicas estão todas assentes e dependentes disto, deste modelo.

E Montenegro, como acho que tentei dar a entender, aquilo das dezenas imóveis não é à partida nada de relevante até porque ele nem sequer era governante até há poucos anos.

Agora o presente. Há uma serie de medidas que pessoalmente acho corretas, e há outras que discordo, sendo a que discordo mais a da garantia publica na compra de imóvel pois também está a alimentar a bolha.

Mas se tens uma economia que se viciou neste modelo desde 2017 para cá, nota-se que o governo atual vai corrigindo umas coisas, propondo outras, também não está nada interessado em que isto rebente de repente.

Mas pessoalmente temo que por exemplo a garantia publica esteja a levar muitos portugueses a comprar casas, que agora estão mesmo a comprar casas e não apenas estrangeiros como foi durante muitos anos, mas temo que estejamos a levar muitos desses portugueses a endividamento excessivo. Acho que o mercado tem que passar por uma correção. Só que isso vai ter impacto na nossa economia.

O proprio banco de Portugal tem estado apreensivo:

Última edição: