joseoliveira
Meu caro amigo deixe-me adivinhar vossa excelência é Lisboeta?

A Espanha suspendeu o TGV, então Portugal não suspende porquê deve ser para irmos do Poceirão para Caia.
E será que os algarvios têm que pagar coisas que não interessa ao Algarve, a 3ª travessia sobre o Tejo.![]()
Não, na realidade não sou Lisboeta, sou de Coimbra!
Mas qual a razão da pergunta?
A utilização do TGV como meio de transporte, desde há algum tempo é reconhecida como um grande elefante e dos mais brancos que existem; na prática, monetáriamente acessível a minorias endinheiradas e ainda que seja viável durante a sua fase de implementação criando um número substancial de postos de trabalho, acredita-se que após essa fase será um investimento a converter-se numa enorme pedra no sapato do aparelho do estado e o pior de tudo é que as consequências ou os resultados dessa viabilidade se traduzirão num grande peso no bolso dos portugueses mesmo que indirectamente...
Claro que não seria justo que os algarvios fossem obrigados a contribuir para a construção da 3ª ponte sobre o Tejo, o que aliás também dei a entender nos exemplos que coloquei, já para não referir que Portugal tem um leque de prioridades "bem mais prioritárias" com as quais se debater, aliás esse projecto é daqueles que na minha opinião devia ser engavetado por tempo, para já, indeterminado!
Quando me vêm com novas pontes, de novo vêm as inaugurações, pois até parece que não temos trabalho para fazer! Onde? Que tal nas centenas de pontes com mais de 40anos (tempo de vida útil em construção civil) e que precisam de acções de inspecção e manutenção urgentes? É preciso demitirem-se mais políticos se mais pontes caírem? Não era melhor investir no que temos e assim gerar trabalho, com ganhos de empresas regionais e não os grandes da construção?! E quando nos falam do TGV, que tal fazer como os espanhóis e devolver ao país, tantos kms de linhas abandonadas, em especial em trás-os-montes e no alentejo? A manutenção e renovação dessas linhas não geraria emprego e turismo rural? É pena que não sirvam para festejar inaugurações.. Que raíva ver um país a parar, olhando para palácios com tanto por fazer à nossa volta!O projecto da Alta Velocidade Lisboa - Porto pressupõe para 2016 um tráfego de 4 milhões de passageiros/ano no arranque do projecto, mais 58% do que existe agora, 12 milhões para o ano 2025 (180%) e 16 milhões para o ano 2035 (231%). É com base nestes números que se considera viável o projecto da Alta Velocidade.
O projecto da Alta Velocidade Lisboa - Madrid pressupunha para o ano 2010, 4.5 milhões de passageiros/ano, 8.5 milhões de passageiros/ano para 2020, 10.5 milhões de passageiros/ano para o ano 2030.

são números bonitos, mas caso não se cumpram seremos outra vez nós todos a pagar! E agora? Agora os patamares elevados já não parecem tão apelativos, pois não? Se fossem mais baixos, era melhor para todos..![]()

Destruímos a nossa industria no pós 25 de Abril, saqueamos fundos europeus que nos deram um nível de vida com que nunca sonhámos...