O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Sinceramente eu não tenho participado nisto, nem vou fazer questão de participar, mas tive curiosidade em ver porquê tanta animação neste tópico e entendi!

Tornou-se em metade dos posts, num tópico de libertação de frustrações, e de "saco de boxe" para libertar o stress do quotidiano, só pode! Como o do futebol há algum tempo atrás!

Olhando bem, existe uma razoável percentagem de comentários pertinentes, e alguns particularmente interessantes, com dados, estatísticas, factos realmente a discutir.

O resto infelizmente já chegou à raiva e xenofobia descabida! Pensem um bocadinho por favor os autores desse tipo de comentários..
Em tom de "brincadeira", para o membro açoriano que odeia aqui os vizinhos espanhóis:

Bem.. Geograficamente.. Eles são nossos vizinhos, não teus.. Tens um mar longo a separar.. Podes relaxar! A gente vai "aturando-os" por ti! Podes estar tranquilo!
:)

El 40% de los portugueses apoya una unión política con España
La mitad de los portugueses encuestados se muestra de acuerdo en que la enseñanza del español debe ser obligatoria en primaria y secundaria

La unión política entre España y Portugal es una idea que divide a los portugueses y causa indiferencia en España. El 39,9% de los ciudadanos del país vecino es partidario de integrarse con España en una federación, mientras que la mayoría de los españoles expresan su desinterés cuando se les plantea la propuesta, según una encuesta de la Universidad de Salamanca que fue presentada este martes en la sede de la Secretaría General Iberoamericana en Madrid. El 30,3% de los españoles apoyaría la creación de una unión ibérica.

'E pur si muove'
Tan cerca y tan ignorados
¿Apoyarías que España y Portugal se unieran para formar un solo país?
ENCUESTA - 11416 - Resultados

No
Ns/Nc

Barómetro de Opinión Hispano-Luso 2009
DOCUMENTO (PDF - 5,59Mb) - 28-07-2009

El Barómetro de Opinión Hispano-Luso (BOHL), dirigido por el Centro de Análisis Sociales de la Universidad de Salamanca, es el primer estudio conocido sobre lo que piensan los ciudadanos a uno y otro lado de la frontera sobre sus vecinos. Al no existir un sondeo similar con carácter periódico es difícil saber con precisión si la propuesta de federación política gana o pierde adeptos, aunque existe el precedente de la encuesta que publicó en 2006 el semanario lisboeta Sol por la que el 28% de los portugueses estaría dispuesto "a formar un solo país con España".

El sondeo publicado este martes muestra que los portugueses ponen aun menos cortapisas al aprendizaje del español en sus escuelas. El 50% considera que su enseñanza debe ser obligatoria en primaria y secundaria. El consenso es aún mayor si se plantea el estudio del español como lengua optativa, reforma que encuentra la aprobación del 85,1% de los encuestados. Por el contrario, la propuesta del estudio obligatorio del portugués en las escuelas españolas fue rechazada por el 76,2% de los españoles entrevistados.

Los portugueses también se muestran mucho más partidarios de incrementar la cooperación política entre ambos países. Propuestas de gran calado como un sistema fiscal conjunto o la supresión de todas las restricciones a la movilidad y asentamiento de profesionales, trabajadores y empresas reciben el apoyo del 59% y del 72% respectivamente, mientras que sólo el 37,1% y el 63,2% de los españoles es favorableme a estas reformas. Incluso una iniciativa con alto valor simbólico como es la presentación de candidaturas conjuntas para eventos internacionales como campeonatos de fútbol, juegos olímpicos y ferias de muestras, encuentra el apoyo de tres de cada cuatro portugueses. Por el contrario, uno de cada dos españoles está a favor. Lo cierto es que la candidatura ibérica para organizar el mundial de fútbol de 2018 es un proyecto en marcha que debe ser resuelto por la FIFA en diciembre de 2010.

La unión política entre España y Portugal es un asunto polémico que aparece con intermitencia en el debate político luso, pero al que la mayoría de los españoles permanece ajeno. Es la motivación económica la causa del mayor interés del país vecino, como quedó probado en el sondeo del diario Sol. En aquella ocasión el 97% respondió que Portugal se desarrollaría más si se uniera a España. Sin embargo, el BOHL revela que el 34,1% de los encuestados portugueses rechaza esta opción.

"Los portugueses tienen una relación de amor-odio con respecto a España , algo similar a lo que nos pasa a los españoles con los franceses", según el responsable del estudio, Mariano Fernández Enguita, catedrático de Sociología de la Universidad de Salamanca, quien establece el paralelismo con base en la posición geográfica y el diferente grado de desarrollo económico.

España y Portugal tienen una historia paralela pero distante. Portugal se convirtió en un reino autónomo de la Corona de Castilla en 1143 y posteriormente, con la excepción de los sesenta años en que Portugal pasó a formar parte de la Monarquía Española (1580-1640), ambos países han seguido rumbos distintos. Mientras que Portugal ha tenido tradicionalmente como referencia exterior a Inglaterra, España puso sus miras en el vecino francés.

El iberismo, una corriente política promovida por burgueses e intelectuales peninsulares en el siglo XIX, y que abogaba por la unión política peninsular no encontró continuidad histórica. "La federación ibérica es una idea que actualmente sigue sin ser considerada seriamente ni a uno ni a otro lado de la frontera y sigue pareciendo una propuesta pretendidamente ingeniosa pero destinada a impresionar".

La hipotética unión de España y Portugal resultaría en el país con mayor extensión de la Unión Europea y el quinto en población con más de 57 millones de habitantes, por detrás de Alemania, Reino Unido, Francia e Italia. La suma del Producto Interior Bruto a precios corrientes de los dos países ibéricos daría como resultado la quinta economía de la Unión Europea.

La encuesta, que se llevó a cabo entre abril y mayo mediante entrevistas telefónicas a 876 personas, muestra que no hay ningún asunto de fricción en las relaciones entre España y Portugal y la mayoría de los ciudadanos de ambos países considera que las relaciones bilaterales son buenas o muy buenas. Es destacable el hecho de que mientras que el 51% de los españoles condisera que las relaciones se han mantenido más o menos igual en los últimos años, los portugueses crean en su mayor parte (53,9%) que han mejorado.

El problema principal para los portugueses lo representa el aprovechamiento del agua de los ríos compartidos, que es considerado muy problemático por el 25,3% de los entrevistados, aunque en la sociedad lusa domina la disparidad de opiniones sobre este asunto. La mayor preocupación de los españoles la constituye, sin embargo, el uso del territorio del país vecino como refugio de terroristas y delincuentes. El 51,3% lo considera en alguna medida problemático. Por ello la gran mayoría de la sociedad española reclama un aumento de la cooperación policial, militar y judicial.

Los españoles conceden especial importancia a la comunicación por carretera y ferrocarril (20,7%), aunque según los responsables del sondeo "se trata de una preocupación que probablemente coincidiría con la demanda que existe para mejorar las comunicaciones con cualquier otro punto del territorio peninsular".

http://www.elpais.com/articulo/inte...ica/Espana/elpepuint/20090728elpepuint_12/Tes

Comentário: epá, já que afundámos isto, que venham os Espanhóis ou os Alemães arrumar a casa...

Em tom de "brincadeira", para o membro açoriano que odeia aqui os vizinhos espanhóis:

Bem.. Geograficamente.. Eles são nossos vizinhos, não teus.. Tens um mar longo a separar.. Podes relaxar! A gente vai "aturando-os" por ti! Podes estar tranquilo!
:)

Eu não odeio espanhóis. :D
Apenas passo bem sem eles, porque sei de onde sou e de onde venho, sem estar a obedecer a regras económicas e politicas impostas por outros que não Portugal. Já alguns não tem outro remédio senão os aturar! Porque assim o querem claro! Felizmente tenho muito mar à minha volta.

Eu estou bem relaxado amigo não tenhas a menor dúvida disso ehehehe.. tenho verde, fumarolas, cascatas, mar, vulcões e lagoas todo o ano... que mais poderia eu desejar que a minha própria terra? ;)
Fica bem :thumbsup:

(...)
Tudo isso foi fruto de um enorme isolamento de Portugal do resto do mundo durante a ditadura e da eterno complexo de grandeza da nossa história do passado. No fundo durante décadas fomos uma espécie de Coreia do Norte de hoje, em que internamente se propagandeava o nosso grande império e externamente éramos uns miseráveis com muitos milhões de pessoas em todo o mundo a não saberem sequer onde é Portugal.
(...)

Já agora, quanto à nossa soberania, ao contrário do que foi dito mais atrás, não é para Espanha que ela está em risco. Aliás, eles estão exactamente no mesmo barco que nós. O megafundo que a UE vai criar para tentar salvar economias caso as peças de dominó começarem a cair umas atrás das outras terá como inevitabilidade a perca da nossa soberania para Bruxelas a nível orçamental, ou seja, França e Alemanha. E porquê ? Porque nós não cumprimos o que deveríamos ter cumprido de acordo com as regras que nos foram impostas, ter orçamentos equilibrados e gastar bem o dinheiro. Só nos podemos queixar de nós próprios. E essa sim, vai ser a maior perda de soberania dos últimos séculos.(...)

Por falar em propaganda, lembro-me algures ter-se dito que quando entrou em erupção o vulcão dos Capelinhos, que Salazar dava graças ao facto de Portugal ser agora maior uns km2! Isto quando milhares de pessoas ficaram desalojadas e sem nada mais que a roupa do corpo.

Quanto aos 750.000 milhões do fundo Europeu, foi dito ontem que se destina apenas a combater eventuais ataques especulativos à moeda ou nas bolsas. De certa forma, trata-se de evitar a desvalorização dos nossos produtos financeiros segurando-os (comprando-os) quando se verifique uma queda acentuada (por ataque especulativo).

Ontem referi que há 15 dias a Alemanha proibiu as ordens de "Short Sells" nos seus mercados financeiros. Com estas ordens podemos vender o que ainda não se tem, são ordens onde qualquer um de nós perante um ataque especulativo podemos apostar ainda mais na descida vendendo a um preço para depois serem compradas muito abaixo desse valor. Em Portugal, continuamos a discutir o sexo dos anjos, casamentos, coca-cola a 5 ou 6%, cabalas, escutas, as violações ao segredo de justiça e a justiça que nunca dá em nada.

Eu não odeio espanhóis. :D
Apenas passo bem sem eles, porque sei de onde sou e de onde venho, sem estar a obedecer a regras económicas e politicas impostas por outros que não Portugal. Já alguns não tem outro remédio senão os aturar! Porque assim o querem claro! Felizmente tenho muito mar à minha volta.

Eu estou bem relaxado amigo não tenhas a menor dúvida disso ehehehe.. tenho verde, fumarolas, cascatas, mar, vulcões e lagoas todo o ano... que mais poderia eu desejar que a minha própria terra? ;)
Fica bem :thumbsup:

Eu também odeio espanhóis. Mas não digo que não a uma espanhola com ar simpático :D

Eu também odeio espanhóis. Mas não digo que não a uma espanhola com ar simpático :D

Olha vão-te acusar de xenofobia.

Mas sabes, nós por cá preferimos sermos chamados de rebeldes a ver Portugal a perder a sua honra. A rebeldia e a não aceitação em sermos espanhóis corre-nos no sangue desde há muito..

Esquece o passado, e pensa no futuro. O respeito e a grandeza de Portugal constrói-se e ganha-se, não se herda, a história não nos enche os bolsos e nos torna mais prósperos. É isso que nós não temos conseguido, os portugueses não tem conseguido, é isso que tem que mudar.

Eu não estou a defender nenhum iberismo, nunca tal coisa me passaria pela cabeça e parece-me que à maioria também não.

Nem eu disse tal coisa colega Vince!

Já entendi o teu ponto de vista. Mas os problemas que Portugal passa é mais fácil ser entendido de uma forma diferente nas gentes dessas ilhas porque como estão à margem do que se passa, vão apreendendo as coisas de outra maneira. Sempre foi assim.
Querer o melhor para este país é tentar encontrar outras soluções que tentem uma restauração desse novo regime. Claro que cada um pensa da maneira que pensa, mas acredita que estarmos ligados a Espanha não é tão benéfico assim como tu dizes. Para tudo há um preço e Portugal já pagou um alto preço vezes sem conta.

El 40% de los portugueses apoya una unión política con España
La mitad de los portugueses encuestados se muestra de acuerdo en que la enseñanza del español debe ser obligatoria en primaria y secundaria

Para que é que eles andam a fazer este tipo de estatistica? Alguém me explica qual a finalidade?

Os defensores da ibéria até podiam ser 90% dos portugueses, mas os 10% restantes nunca deixariam que isso acontecesse

2833_47_18.gif

Recentemente a Grécia reduziu o número de concelhos de cerca de 1000 para 355. O país mais 40 000 km2 que Portugal, e um elevado número de ilhas, mas mesmo assim com tal redução conseguiu ficar com um número de concelhos idêntico ao português. No Reino Unido, serão despedidos 300 000 funcionários públicos, uma parte dos quais sairão dos quadros dos municípios. Na Hungria, fala-se em reduzir o número de concelhos para metade. E no Norte, Manuel Pizarro, do PS, já defende a fusão de Porto com Gaia e Matosinhos.

O actual mapa autárquico data do século XIX. Daí para cá, muita coisa mudou. Construíram-se estradas modernas, surgiu o telefone e a internet, e acima de tudo, a distribuição da população e a organização urbana mudaram radicalmente.

No entanto, nunca houve coragem para tomar aquela que teria sido a medida mais sensata: a redução do número de concelhos e de freguesias.

O actual mapa autárquico está obsoleto. Ponto final. E contribui, muito, para o grave problema de desordenamento do território que se vive no nosso país.

Antes de continuar a discussão sobre esta tema que considero fundamental, gostaria de fazer o seguinte exercício. Observem o mapa do Algarve. Fará sentido que Vila Real de Santo António não esteja fundido com Castro Marim? E Vila do Bispo com Aljezur, ou alternativamente, Vila do Bispo com Lagos e Aljezur com Monchique? E que dizer da minúscula e recém-criada freguesia de Cabanas de Tavira?

Que têm a dizer os algarvios, e não só, sobre o tema?

Para que é que eles andam a fazer este tipo de estatistica? Alguém me explica qual a finalidade?

Os defensores da ibéria até podiam ser 90% dos portugueses, mas os 10% restantes nunca deixariam que isso acontecesse

O iberismo é sempre perigoso. Diga-se por exemplo, que cerca de uma metade do povo espanhol é bastante favorável à existência de um único estado na Península Ibérica, sem falar que quase metade dos portugueses desejariam incessantemente a fusão com a Espanha.
Temos de ver que o capitalismo espanhol é hoje um dos mais predatórios do mundo. Há relativamente três décadas atrás, a Espanha não seria parceiro comercial de Portugal. No entanto ocupa hoje o primeiro lugar nas importações portuguesas. Espanha conquista hoje uma grande parcela do mercado português, e nós somos tão "pequeninos" para fazer face a ela. Se Espanha ordena, Portugal obrigatoriamente terá de cumprir. Vai ser sempre assim enquanto esses republicanos venderem o país ao vizinho. Vejam o caso da hotelaria e outras grandes lojas transnacionais como o El Corte Inglês, (que de inglês não tem nada, aliás é até um insulto aos pobres ingleses. Deveria então chamar-se El Corte Español quiçá), Zaras, e muitas imobiliárias espanholas que de dia para dia invadem sistematicamente Portugal de lés a lés e do Minho ao Algarve, e as pessoas parecem não se preocupar com isso.

A história ensina-nos que somos filhos da Galiza, mas no entanto o que mais se sente em Portugal é a presença espanhola. Uma grande parte da população portuguesa está hoje contagiada e fascinada pelo dito "milagre espanhol", mas não se esqueçam que mesmo esse "milagre espanhol" tem pés de barros.
Espanha neste momento está a comprar Portugal porque não possui mais colónias como teria no passado, daí virar-se para o país mais fraco mais próximo de si: Portugal. A actividade do capital espanhol em Portugal é sinónimo do Imperialismo de Espanha. Todos obedecem e todos pertencem a uma única nação ( Espanha)

Portugal infelizmente como quer livrar a barriga da miséria liga-se ao Iberismo, esperando e abrindo as suas fronteiras ao mercado espanhol e espera que sejam eles a resolverem os nossos próprios problemas. É a preguiça de agir e de reformar o país deixando essas tarefas para os espanhóis. É o comodismo no mais alto estado puro. Parasitismo no seu estado puro. Cobardia política no seu melhor.

A situação de Portugal neste momento deve-se sobretudo ao desmembramento, aniquilação e exterminação de todas as estruturas nacionais de Norte a Sul do país. Conclusão: Portugal foi "abafado". Será difícil percebermos, que nós portugueses temos uma identidade própria?!? A Gastronomia, a Língua, os Costumes... Somos a Nação mais antiga do Mundo ( quase 1000 anos de indepedência). Não percebem que os espanhóis "queridos e amados" alimentam cada vez mais o iberismo a todo o custo porque querem deitar a mão aos recursos portugueses como o azeite, a sardinha,a cortiça,a indústria metalúrgica etc etc? É por haver alguns pouco nacionalistas que nos encontramos nesta situação! Queixam-se sempre de tudo mas tb não fazem para remediar.

Primeiramente está a identidade portuguesa e depois o resto.

O iberismo é sempre perigoso. Diga-se por exemplo, que cerca de uma metade do povo espanhol é bastante favorável à existência de um único estado na Península Ibérica, sem falar que quase metade dos portugueses desejariam incessantemente a fusão com a Espanha.
Temos de ver que o capitalismo espanhol é hoje um dos mais predatórios do mundo. Há relativamente três décadas atrás, a Espanha não seria parceiro comercial de Portugal. No entanto ocupa hoje o primeiro lugar nas importações portuguesas. Espanha conquista hoje uma grande parcela do mercado português, e nós somos tão "pequeninos" para fazer face a ela. Se Espanha ordena, Portugal obrigatoriamente terá de cumprir. Vai ser sempre assim enquanto esses republicanos venderem o país ao vizinho. Vejam o caso da hotelaria e outras grandes lojas transnacionais como o El Corte Inglês, (que de inglês não tem nada, aliás é até um insulto aos pobres ingleses. Deveria então chamar-se El Corte Español quiçá), Zaras, e muitas imobiliárias espanholas que de dia para dia invadem sistematicamente Portugal de lés a lés e do Minho ao Algarve, e as pessoas parecem não se preocupar com isso.

A história ensina-nos que somos filhos da Galiza, mas no entanto o que mais se sente em Portugal é a presença espanhola. Uma grande parte da população portuguesa está hoje contagiada e fascinada pelo dito "milagre espanhol", mas não se esqueçam que mesmo esse "milagre espanhol" tem pés de barros.
Espanha neste momento está a comprar Portugal porque não possui mais colónias como teria no passado, daí virar-se para o país mais fraco mais próximo de si: Portugal. A actividade do capital espanhol em Portugal é sinónimo do Imperialismo de Espanha. Todos obedecem e todos pertencem a uma única nação ( Espanha)

Portugal infelizmente como quer livrar a barriga da miséria liga-se ao Iberismo, esperando e abrindo as suas fronteiras ao mercado espanhol e espera que sejam eles a resolverem os nossos próprios problemas. É a preguiça de agir e de reformar o país deixando essas tarefas para os espanhóis. É o comodismo no mais alto estado puro. Parasitismo no seu estado puro. Cobardia política no seu melhor.

A situação de Portugal neste momento deve-se sobretudo ao desmembramento, aniquilação e exterminação de todas as estruturas nacionais de Norte a Sul do país. Conclusão: Portugal foi "abafado". Será difícil percebermos, que nós portugueses temos uma identidade própria?!? A Gastronomia, a Língua, os Costumes... Somos a Nação mais antiga do Mundo ( quase 1000 anos de indepedência). Não percebem que os espanhóis "queridos e amados" alimentam cada vez mais o iberismo a todo o custo porque querem deitar a mão aos recursos portugueses como o azeite, a sardinha,a cortiça,a indústria metalúrgica etc etc? É por haver alguns pouco nacionalistas que nos encontramos nesta situação! Queixam-se sempre de tudo mas tb não fazem para remediar.

Primeiramente está a identidade portuguesa e depois o resto.

Subscrevo! É uma coisa que não consigo compreender é a mania das pessoas de que somos sempre maus e miseráveis e que querem ser espanhóis.

Os espanhóis aqui à 50 anos atrás estavam MUITO atrás de nós, não nos podemos esquecer disto.

2833_47_18.gif

Recentemente a Grécia reduziu o número de concelhos de cerca de 1000 para 355. O país mais 40 000 km2 que Portugal, e um elevado número de ilhas, mas mesmo assim com tal redução conseguiu ficar com um número de concelhos idêntico ao português. No Reino Unido, serão despedidos 300 000 funcionários públicos, uma parte dos quais sairão dos quadros dos municípios. Na Hungria, fala-se em reduzir o número de concelhos para metade. E no Norte, Manuel Pizarro, do PS, já defende a fusão de Porto com Gaia e Matosinhos.

O actual mapa autárquico data do século XIX. Daí para cá, muita coisa mudou. Construíram-se estradas modernas, surgiu o telefone e a internet, e acima de tudo, a distribuição da população e a organização urbana mudaram radicalmente.

No entanto, nunca houve coragem para tomar aquela que teria sido a medida mais sensata: a redução do número de concelhos e de freguesias.

O actual mapa autárquico está obsoleto. Ponto final. E contribui, muito, para o grave problema de desordenamento do território que se vive no nosso país.

Antes de continuar a discussão sobre esta tema que considero fundamental, gostaria de fazer o seguinte exercício. Observem o mapa do Algarve. Fará sentido que Vila Real de Santo António não esteja fundido com Castro Marim? E Vila do Bispo com Aljezur, ou alternativamente, Vila do Bispo com Lagos e Aljezur com Monchique? E que dizer da minúscula e recém-criada freguesia de Cabanas de Tavira?

Que têm a dizer os algarvios, e não só, sobre o tema?

Como algarvio, eu defendo a fusão do concelho de VRSA com o de Castro Marim, na minha opinião é o concelho mais confuso que há em Portugal, uma zona pertence a VRSA metida dentro da zona de Castro Marim, era a fusão de ambos e dado o número de habitantes que VRSA e Castro Marim têm, o mesmo aplica-se ao concelho de Aljezur e Monchique, já Vila do Bispo com Lagos não me faz muito sentido, devido ao factor histórico que tem Sagres. Os concelhos com mais habitantes no Algarve é Faro, Olhão, Loulé e Portimão. O mesmo aplica-se à freguesia de Olhão com Quelfes, não será um absurdo com o crescimento que existiu em Olhão, a freguesia de Olhão ter o mesmo tamanho desde que foi fundada.

Os espanhóis aqui à 50 anos atrás estavam MUITO atrás de nós, não nos podemos esquecer disto.

É verdade... e os norte-americanos, à 150 anos atrás ainda vestiam peles de animais e faziam sinais de fumo.... e hoje preparam-se para ir a Marte, quando nós nem à Lua fomos...:p

Isto só nos mostra como somos empreendedores...:disgust:

Mas sabes, nós por cá preferimos sermos chamados de rebeldes a ver Portugal a perder a sua honra. A rebeldia e a não aceitação em sermos espanhóis corre-nos no sangue desde há muito..

Não me leves a mal... mas sempre achei que a forma como escreves Açores fosse em Castelhano (Azores)...:huh:

Agora reconheço que estava enganado....

Subscrevo! É uma coisa que não consigo compreender é a mania das pessoas de que somos sempre maus e miseráveis e que querem ser espanhóis.

Eu não me esqueço disso companheiro. Tanto que faço questão de lembrar sempre isso aqui a alguns quando aqui venho, mas no entanto ainda defendem-os com o argumento que Espanha cria e coloca postos de trabalho e investe em Portugal, quando no fundo sõ estão a ver uma face da moeda. A isso chama-se parasitismo. Viver à custa dos outros e esperar que sejam eles a tirarem esse país a barriga da miséria.
Vejam a outra face e abram os olhos de uma vez caraças! Sendo assim, vemos obviamente que o espanhol por natureza é bem mais inteligente do que o português ( sem querer ofender a ninguém), porque enquanto vai dominando Portugal e toda a Península para seu benefício próprio ( fruto do seu Imperialismo Ibérico de um conceito de uma España Una Y Libre), o português vai descansando à sombra da bananeira e agradecendo as "lindas maravilhas" que esta faz em Portugal, como se fosse ela o dono do seu próprio país. Viva o "milagre espanhol".!
Tenho a impressão de que são só os ilhéus que se apercebem dessas coisas. É pena. O dia em que Portugal acordar de uma vez, muito provavelmente poderá já ser tarde. Por um lado, será o fim de Portugal porque será "engolido" por Espanha, e por outro, perderá o que ainda lhe resta do Antigo Império ( Madeira e Açores) já que a população atlântica como não irá ver isso com bons olhos o que mais quererá é estar longe de um país que falhou como país e que não pode e nem consegue glorificar a sua honra e a sua identidade, aspirando os ilhéus para isso, a sua verdadeira Independência ( tão almejada há já 30 anos)...

Estado
Fechado para novas mensagens.