1. Os produtores recebem ou não recebem na mesma os 30 cêntimos ao litro?
2. O leite vendido no Pingo Doce e no Continente cumpre ou não cumpre os requisitos de qualidade? Se fosse adulterado certamente que já tínhamos ouvido algo acerca disso. Qual é o problema, e que tem o Estado a ver com isso, de se vender o preço abaixo do preço pago ao produtor?
3. Que dirá a esquerda portuguesa (que pelos vistos concorda com o procedimento) àquelas famílias que depois de terem perdido os empregos, de serem esmagadas por impostos para pagar as roubalheiras do BPN e das PPP, e os buracos de AJJ, e que ainda por cima agora não podem beneficiar de promoções assumidas livremente pelas grandes superfícies?
4. Achas ético que se deixem apodrecer 240 mil litros de um bem alimentar de primeira necessidade só porque estava a ser vendido a baixo preço?
1 - Não. Os produtores recebem se venderem. Se não venderem não recebem nada. E como não venderam ao Continente nem ao Pingo Doce, provavelmente vão deitar o leite fora.
2 - A acção da ASAE não incidiu sobre isso mas no meu ponto de vista o leite vendido não tem qualquer qualidade porque é uma salganhada de produtos de vários países na mesma embalagem. Se a empresa fosse obrigada a escrever na embalagem a procedência de cada quantidade de leite, certamente que ninguém o compraria. «Os pobrezinhos» não são propriamente analfabetos.
Vender abaixo do preço do produtor é enviar uma mensagem clara a quem produz. Não nos interessa o vosso produto. Eu arranjo sempre quem me faça 2/3 mais barato. O Estado tem muito que ver com isso. A Agricultura não é paisagem. A organização do espaço rural não é paisagem. Se o mercado se organiza desta forma em exclusivo favor de uma das partes do circuito comercial, criando um tal poder sobre todas as outras, o Estado tem de intervir e repôr o equilíbrio.
3 - Isto não é uma promoção. É uma fraude. A esquerda portuguesa dirá o que sempre disse sobre o BPN (que é um esquema de crime organizado onde muita gente esteve dos 2 lados), sobre as PPP's (que é preciso anular as alterações que foram feitas aos contratos e que colocaram o Estado a assumir todos os riscos financeiros dos projectos contratados) e sobre AJJ (a esquerda apresentou propostas e foi a eleições. Os resultados são conhecidos, os eleitores decidiram manter o actual governo regional e reforçar outras forças/propostas políticas, com melhor imagem e mais vendáveis junto da comunicação social e que ao que parece não têm qualquer solução para resolver os problemas).
4 - O produto não tem qualquer qualidade porque é uma mistura de vários produtos na mesma embalagem. Acho ético que o produto seja destruído e não seja entregue «aos pobrezinhos». Além das dificuldades económicas, que não são da sua responsabilidade, as pessoas por esse motivo não são obrigadas a comer lixo.