Mago
Nimbostratus
Há uma ou duas décadas atrás quem defendesse a reforma das leis de arrendamento era considerado um perigoso neoliberal que queria deixar os velhotes pobres nas ruas. Hoje é consensual que temos um mercado habitacional com centenas de milhares de casas vazias e milhões de pessoas sobre-endividadas.
Há uma década ou duas atrás, eram perigosos neoliberais que alertavam para disparates que se gastavam em coisas como a Expo ou o Euro2004 e que as autoestradas gratuitas nada tinham de gratuito. Sabemos todos como tudo isto acabou.
Há poucos anos atrás eram os perigos neoliberais que alertavam para os custos incomportáveis que o nosso modelo eléctrico fortemente subsidiado comportava. Hoje sabemos o preço que pagamos pela electricidade e ainda temos um défice tarifário monstruoso para abater.
Há anos atrás quem defendesse limites nas reformas e uma discussão séria sobre o futuro da segurança social era considerado um perigoso neoliberal que queria destruir o estado social. Hoje essa discussão até na esquerda é feita.
Há poucos anos atrás eram os perigosos neoliberais que alertavam que coisas como o aeroporto de Beja ou postos de abastecimento eléctrico ficariam vazios durante anos e anos. Hoje sabemos que assim é.
Há 2 ou 3 anos atrás eram perigosos neoiberais que alertavam para o desastre que seria prosseguir com coisas como o TGV. Alguém faz ideia do que nos cairia em cima daqui a 5 ou 6 anos se avançassem obras de 15 mil milhões que iriam derrapar para o dobro como é habitual ? Seria uma catástrofe.
Há 2 ou 3 anos atrás eram os perigosos neoliberais que alertavam que era um erro brutal nacionalizar o BPN. Quem hoje não concorda também ?
Podia ficar aqui horas a falar de mais coisas ....
Grande parte dessas obras os maiores beneficiados foram os "neo-liberais", e podes ter a certeza sem elas muitos hoje teriam um nivel de vida bem inferior. Só o que algumas empresas subiram em bolsa por causa de ganharem as obras...
Quem ganhou com os emprestimos dessas obras? resposta Bancos, agiotas, grupos financeiros, quem pouco ganhou, classe trabalhadora
Quais foram os mais interessados no BPN ? neoliberais Cavaco Silva e outros PSD's, quem não ganhou? pessoal trabalhador e pequenos empresarios
Mercado Electrico insuficiente: Quem ganha? Quem se atravessou ao meio contra a continuação da politica verde na energia.
e Por aí adiante....




