O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Dependentes do Estado.

Como nem todos os alunos podem escolher uma escola privada... e nem todos os alunos podem ser escolhidos por uma escola privada, o que se prepara é um financiamento de actividades privadas com dinheiro público. É lógico que serão os rendimentos mais elevados a beneficiar deste "cheque".

O financiamento não paga o custo total de uma matrícula, nem podia porque uma escola privada é sempre mais cara que uma escola pública (o lucro é parte da matrícula, os salários mais baixos são parte do lucro), logo é lógico pensar que só os abastados beneficiarão desta medida. Novamente transferir dinheiro dos pobres para os ricos.

Uma escola privada escolhe alunos, não é obrigada a aceitar qualquer aluno.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3363036

Não é apenas sazonalidade, desde Fevereiro que há vários indicadores que merecem pelo menos o benefício da dúvida de se poder ver alguma luz ao fundo do túnel (buraco), e ter alguma esperança, com muitas cautelas certamente.
Mas eu não sou apparatchik, se calhar vejo as coisas de forma diferente.

Tirando este indicador, que vendo esta noticia [link] nada de especial a registar, não vejo nenhuma luz ao fundo do túnel. Serão os cortes de 10% aos reformados? será o facto dos politicos ficarem fora destas medidas? será as férias dos politicos? serã a polémica do secretario de estado do tesouro? ou serão as autarquicas? luzes vêem-se muitas, não alumiam é grande coisa....;)

Tirando este indicador, que vendo esta noticia [link] nada de especial a registar, não vejo nenhuma luz ao fundo do túnel. Serão os cortes de 10% aos reformados? será o facto dos politicos ficarem fora destas medidas? será as férias dos politicos? serã a polémica do secretario de estado do tesouro? ou serão as autarquicas? luzes vêem-se muitas, não alumiam é grande coisa....;)

Sem duvida que aposto nas autarquicas:lmao::lmao:
Por falar nisso e após 5 mandatos (vinte anos), abandono a politica autarquica;)

Os privados não podem ser privados a 100% neste país, a influência estatal é imensa, é mais ao menos isto que acho do cheque ensino que se anda a preparar. O ensino acompanha e está metido no mesmo circo em que o país está, ninguém quer cortar em lado nenhum, ninguém quer reformar de de forma profunda então opta-se pela gestão privada e incentivo publico.

O futuro do cheque-ensino em Portugal
Dezembro 2013 – Governo aprova cheque-ensino para ano lectivo 2014/2015.

Setembro 2014 – Jornal Público faz inquérito em zonas pobres da cidade de Lisboa sobre os benefícios do cheque-ensino. 97% das pessoas respondem “Cheque quê?!?”.

Dezembro 2014 – Governo lança grande campanha informativa sobre cheque-ensino

Agosto de 2015 – Colégio Luso-Francês anuncia que não aceita mais inscrições para o ano lectivo 2014/2015. Os 3 líderes do Bloco de Esquerda denunciam critérios de escolha das matrículas: “se é com dinheiros públicos, matrículas devem ser por concurso público”.

Setembro de 2015 – Milhares de alunos excluidos das matrículas nos melhores colégios privados ainda sem Escola para ano lectivo

Novembro de 2015 – Governo anuncia que colégios privados beneficiários do cheque-ensino não devem poder fazer selecção de alunos

Março de 2016 – Abrem as inscrições no colégio Valsassina. Confrontos à porta do colégio fazem 5 feridos.

Junho de 2016 – Acampamento cigano em frente ao Colégio Moderno duas semanas antes das inscrições.

Julho de 2016 – Colégio Moderno abre filial em Badajoz.

Agosto de 2016 – Ribadouro aumenta preços para níveis anteriores ao cheque-ensino. Os quatro co-líderes dos Bloco de Esquerda protestam.

Setembro de 2016 – Propinas dos colégios privados beneficiários do cheque-ensino passam a ser reguladas.

Outubro de 2016 – Notícias de escolas públicas abandonadas e alunos sem lugar na zona de residência fazem com que governo anuncie que a partir de 2016 as matrículas em todas as escolas serão realizadas a partir de um sistema centralizado.

Janeiro de 2017 – Regulação dos preços fazem com que colégios deixem de investir em infraestrutura. Ministério da Educação sem dinheiro para subsidiar investimentos resolve lançar Parcerias Público Privadas na Educação PPPEs.

Fevereiro de 2017 – Paulo Campos, novo ministro da Educação, garante aos colégios que investirem em infraestruturas um aumento no valor do cheque-ensino em 30% todos os anos. Estão lançadas as PPPEs. Candeeiros Siza Vieira fazem parte do caderno de encargos.

Julho de 2017 – Sistema de matrículas centralizado com atrasos.

Setembro de 2017 – Sistema de Matrículas centralizado é inaugurado.

Dezembro de 2017 – Começa o ano lectivo a tempo das férias de Natal

Fevereiro de 2018 – José Gomes Ferreira denuncia as PPPEs e lança livro “Ouçam-me: eu é que percebo disto”

Abril de 2018 – Pentágono de líderes do Bloco de Esquerda defende o fim das PPPEs e a nacionalização de todos os colégios privados.

Junho de 2018 – Perante incumprimento das obrigações das PPPEs, colégios privados vão à falência. Caixa Geral de Depósitos compra colégios em liquidação que são formalmente integrados no sistema de ensino público.

http://montanhadesisifo.wordpress.com/2013/08/08/o-futuro-do-cheque-ensino-em-portugal/

Cada dia que passa são 28 as famílias falidas... até ao final do ano serão mais de 10 mil.

http://www.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=3366669&seccao=Media&page=-1

do Público...

«Os call centers vão salvar a economia portuguesa?

Competências em línguas estrangeiras, boa infra-estrutura tecnológica, salários baixos. É melhor do que a Índia ou o Norte de África, consideram as grandes multinacionais.

"Se não estás satisfeito, a porta de saída é ali"»

Lá fora...

Contratos sem horário fixo, trabalho a tempo total e a tempo parcial no mesmo contrato. A exploração que está por chegar.

«No Reino Unido, tipos de negócio como o McDonalds contratan até 90% dos seus trabalhadores com este esquema de organização do trabalho que permite ao empregador não escrever à partida quantas horas trabalham os seus empregados, exigindo disponibilidade imediata em função da carga de trabalho.

O nível de stress que suportamos é incrível porque nunca sabemos se teremos dinheiro ao final de cada mês. Enquanto nas semanas em que trabalhas 60 horas, sabes que podes pagar as tuas despesas mas não tens tempo nem para comer. Nas que trabalhas menos de 10 horas tens tempo pra tudo mas não há dinheiro pra levar nada à boca e matar a fome.

Andy de 18 anos, que trabalha numa cadeia de comida rápida em Londres, explica que não é nada estranho que o gerente da loja chegue a meio da manhã e se vê que não há muitos clientes, te mande para casa sem se importar minimamente se vens de longe ou perto e quanto gastas de transporte. A isto podem somar-se desentendimentos com o gerente que às vezes te retira do horário para saturar o teu colega com 50 ou 60 horas semanais.»

http://www.publico.es/dinero/462072/los-contratos-sin-horas-la-explotacion-que-viene

O regresso aos anos 20 do século passado. Dizem que é por aqui que passa a recuperação económica. Não há convívio com a família nem tempos livres. Trabalhar é uma condição, descansar e viver também.

Cada dia que passa são 28 as famílias falidas... até ao final do ano serão mais de 10 mil.

http://www.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=3366669&seccao=Media&page=-1

São as luzes ao fundo do túnel... Adiante, há pouco comentaram aqui que o algarve estava cheio, hoje na LUSA saiu uma noticia que parece dizer o contrário.
Crise foi mais sentida por quem aluga casas de férias no Algarve

O mercado de aluguer de casas para o verão no Algarve registou este ano uma quebra maior do que em 2012, com empresários e proprietários a sentirem mais os efeitos da crise, revelaram fontes do setor.

http://noticias.sapo.pt/economia/artigo/crise-foi-mais-sentida-por-quem-_5724.html

São as luzes ao fundo do túnel... Adiante, há pouco comentaram aqui que o algarve estava cheio, hoje na LUSA saiu uma noticia que parece dizer o contrário.
Crise foi mais sentida por quem aluga casas de férias no Algarve

O mercado de aluguer de casas para o verão no Algarve registou este ano uma quebra maior do que em 2012, com empresários e proprietários a sentirem mais os efeitos da crise, revelaram fontes do setor.

http://noticias.sapo.pt/economia/artigo/crise-foi-mais-sentida-por-quem-_5724.html

Isso não se pode generalizar, um amigo meu que trabalha no ramo imobiliário considera o melhor Verão desde de 2011, tanto para alugar como na compra de casa, por turistas. Agora, se calhar as pessoas saíram dos locais mais caros do Algarve e foram procurar locais com preços mais baratos e o Sotavento é bem mais barato que o Barlavento, então a zona de Albufeira e Portimão é bem cara. Eu cá nunca vi, Olhão como está este ano, para quem quiser ir apanhar o barco ou deixa o carro na Urbanização junto à marina, ou deixa o carro ao pé da zona industrial, ainda ontem o Parque do Levante que tem 2 pisos estava completamente cheio. Existe mesmo muito pessoal no Sotavento Algarvio. Com tanto pessoal, duvido que tenha havido uma quebra, ou então, estão em casas de amigos, ou hóteis, é que debaixo da ponte não vejo ninguém. :rolleyes:

Ontem à noite, com o Festival do Marisco e o Tony Carreira estava uma verdadeira enchente tanto dentro do recinto com mais de 10000 pessoas e diria que a olho estariam umas 15000 pessoas cá fora, a Avenida completamente cheia para quem conhece Olhão sabe como é a zona. Diria que no ano passado, estavam muito menos pessoas que este ano e com o Tony Carreira. Os Restaurantes cheios, cafés cheios. Esta noite vai ser mais uma enchente com a Carminho. :D

do Público...

«Os call centers vão salvar a economia portuguesa?

Competências em línguas estrangeiras, boa infra-estrutura tecnológica, salários baixos. É melhor do que a Índia ou o Norte de África, consideram as grandes multinacionais.

"Se não estás satisfeito, a porta de saída é ali"»

...

Essa dos call centers serem de salários baixos, deixa-me algo surpreendido. :rolleyes: Eu trabalhei em call center durante quase 1 ano e depois subi de posto, sempre tive contrato, sempre fiz o meu horário (part-time) e ganhava mais que o salário mínimo, quando fiz horas extras pagaram sempre. Agora, existem muitas empresas mafiosas que fazem call center em nome das empresas prestadoras de serviço isso é o que existe mais e aí nem eu trabalhava. O contrato é meio fraudulento, prometem uma coisa e depois é outra e se calhar andas lá chegas ao fim do mês e não vês um cêntimo. :rolleyes: Depois vendem gato por lebre e enganam as pessoas com os dentes todos. Agora, onde eu estou as chamadas são gravadas e o responsável tem acesso a tudo, os clientes têem acesso ao número já que as chamadas não são em anónimo.

Ainda há dias, deu na televisão, uma notícia de pessoal que andava a fazer porta a porta no Alentejo pela Optimus até davam um electrodoméstico da Worten, isso é uma situação clara de borla, ninguém oferece nada a ninguém. Eu sei de casos, que alguns ligavam aqui do Algarve em nome da Zon que tinham ganho um prémio, isso chegou aos ouvidos e essa situação foi resolvida pela Zon.

Desconfiam sempre quando alguém oferece algum prémio em nome de qualquer operadora, ninguém oferece nada a não ser a oferecer a oferta da instalação ou mensalidade agora prémios isso é autêntica burlice e nada mais.

Isso não se pode generalizar, um amigo meu que trabalha no ramo imobiliário considera o melhor Verão desde de 2011

Estive ontem por Portimão. Uma surpresa com muita gente a tomar banho nas piscinas dos condomínios com as melhores praias da região a 2 passos. Tudo poupadinho, sair de casa é uma tentação para gastar dinheiro.

Portagens da Estradas de Portugal subiram 9% no primeiro semestre

Administração de António Ramalho prevê 270 milhões de euros de receitas de portagens em 2013.

A Via do Infante (A22), no Algarve, foi a ex-SCUT (sem cobrança aos utilizadores) que registou a maior subida de receitas de portagem no conjunto das concessões da Estradas de Portugal (EP) durante o primeiro semestre deste ano. A ex-SCUT gerida pelo grupo espanhol Ferrovial, que atravessa o Algarve de Sagres a Vila Real de Santo António, junto à fronteira com Espanha, fechou os primeiros seis meses de 2013 com uma receita de portagens de 8,9 milhões de euros, mais 22% que em idêntico período do ano transacto.

"Trata-se de um dado ainda mais significativo se tivermos em conta que não inclui ainda a época de Verão, o período de maior movimento na região do Algarve", sublinha um comunicado da empresa presidida por António Ramalho.

Fonte: Económico

Lá se foi a desculpa da crise no Algarve que era das portagens pelo cano abaixo. Quando as receitas aumentaram 22% em relação ao 1º semestre do ano passado. Ainda falta, o Julho e Agosto que tem sido meses com muita gente no Algarve. :rolleyes:

Cada vez fico mais surpreendido com as notícias que vêm saindo nos últimos dias, sempre a contrariar aquela onda de pessimismo e negativismo que existia e que os meios de comunicação social tentam fazer com que nós engolirmos quando eu vejo que este Verão é um dos melhores Verões dos últimos anos no Algarve. :rolleyes:

Não se esqueçamos que quando vier Setembro ou Outubro lá vem a malta dos hóteis e restaurantes chorarem mais um bocado que o Verão foi abaixo e blá blá todos os anos é a mesma lenga lenga.

O mesmo é dizer que a EN 125 é um caos circular devido às portagens na Via do Infante é só um factor para atirar areias para os olhos, a EN 125 sempre teve mais trânsito que a A22 no Verão, eu todos os anos vou à FATACIL a Lagoa e vou pela EN 125 e sempre apanhei filas na zona da Guia junto ao Algarve Shopping, e antes de chegar a Lagoa, haja ou não portagens na A22 isso não impede que haja engarrafamentos na EN 125. Ainda no domingo, fui à praia para o lado de VRSA e quando vim para casa, apanhei fila aí uns 3 kms antes de chegar a Tavira, igualzinho como antigamente a A22 não tinha portagens, que eu saiba para irmos para a praia a EN 125 é a estrada com melhores acessibilidades, para quê, que vou para a A22 andar mais km's e a praia ainda bem mais longe, para não falar da torreira que é andar na Via do Infante agora no Verão, não quero virar frango no churrasco.:D :rolleyes:

Mais receitas na A22, ok, tudo bem... mas estamos a trabalhar com números muito pequenos. Vamos esquecer o aumento das portagens que existiu... Vamos esquecer a própria fórmula de cálculo das portagens.

Passámos de 16 mil em 2011 para 7 mil carros por dia em 2012.

E a A22 mede o quê? Mais gente na região? E os dados do aeroporto? Que tipo de férias as pessoas estão a comprar? Mais dias? Menos dias? Os mesmos serviços? Menos serviços? Que zonas são o destino escolhido este ano?

O festival do sudoeste este ano teve menos de metade dos espectadores em relação a 2012.

Não sei que indicador tão bom é esse, aliás no estudo das portagens já se previa um primeiro ano muito fraco e que depois iria recuperar. Havia aquele efeito placebo do "não" às portagens mas depois alguns equacionavam e acabavam por aderir. Eu fui de férias e ao contrário do outro ano acabei por pagá-las pois cheguei a conclusão que as alternativas saiam quase mais dispendiosas. Um típico exemplo da maioria.... Quanto ao resto, foi patente ver as praias à noite meias desertas e o pessoal a levar a marmita de casa.....

Entretanto, daqui a umas horas o INE deve trazer más notícias para alguns daqui, acho que é hoje que saem dados preliminares do PIB no 2º trimestre. E se calhar o 3º trimestre também vai surpreender pela positiva (a avaliar por alguns indicadores do turismo por ex.) Aguardemos.

Não se precisa esperar pelos dados do INE, para se perceber que a EUROPA está em recuperação ciclica. Muito mal estariamos nós se não acompanhase-mos esta tendência, principalmente quando a nossa economia é uma apêndice europeia, super dependente.

A zona euro começou finalmente a reagir à crise. Depois de dados mais favoráveis na atividade económica e no sentimento empresarial em junho, o Eurostat deverá confirmar hoje uma recuperação da economia. O crescimento esperado para o segundo trimestre ainda é anémico, não vai além dos 0,2%, mas interrompe a pior recessão desde a Grande Depressão.

http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO243865.html

Estado
Fechado para novas mensagens.