Tadinhos. Também é uma injustiça avaliar alunos numa simples prova. Ou juízes.
Deves pertencer ao selecto clube de quem nunca fez testes para aceder a uma carreira ou cargo qualquer.
Resolve a equação x^2 + y^2 = z^2

Conseguiste parabens és professor, não consegues não podes ser professor.
Quando se candidata a determinado emprego, temos que apresentar o curriculo, e caso sejamos entrevistados estamos sujeitos a perguntas que tentam analisar não tanto o que sabemos, mas também o nosso perfil de pessoa, e verificam se temos dinamismo ou não ....
Mas pronto se lá no teu trabalho, fazes testes aos teus empregados isso é lá contigo ....
Já que falas em alunos, analisar num teste o que um aluno sabe é ridiculo, não mostra nada daquilo que sabe, somente é uma questão de marranço, e sorte com as perguntas do teste. Faço um teste fácil passam 90%, faço um teste para "Einsteins" passam 2/3.
Tudo limitado á porra de um exame ou teste é ridiculo. Se é para isso nem vale a pena ir ás aulas, pego na porcaria do livro e resolvo uns exercicios, pois sei que tudo se limita a um exame. Vou ás aulas para quê ... doi-me a cabeça no dia do exame estou tramado, estou doente ... olha temos pena joguei um ano fora !
Uma avaliação deve ser continua, quer na escola básica, secundária ou ensino superior, trabalho ou qualquer actividade !
Essa é a melhor forma de avaliação, e no final de tudo um exame para avaliar os conhecimentos do alunos com determinada % de avaliação ( com 2ª chamada em caso de falta justificada).
E ao mesmo tempo grande admiração, pois conseguem bem enganar velhinhos e jovens irreverentes com a mesma cassete de sempre!