Eu cá penso que Portugal de uma forma ou outra tem que estar preparado futuramente para um eventual desmebramento de Espanha, para depois não sermos surpreendidos, já que a Espanha quando se sente apertada vira-se sempre para Portugal. Portugal não consegue se desenvolver mais devido a Espanha que nos sufoca e axfixia não deixando a nossa economia prosperar como desejaríamos.
Longe vão os tempos que até estávamos bem melhor que eles nos anos 70...
Com um possível desmebramento de Espanha, Portugal viria a lucrar e muito passando de "patinho feio" da P.Ibérica a "Cisne", vindo a ser a potência dominante em toda a Península, beneficiando de uma integração das terras irredentas de Olivença que é território Português e que está ocupada ilegalmente por Espanha desde 1801 data das invasões napoleónicas, bem como provavelmente vila de Albuquerque que tem fortes ligações a Portugal e com a língua portuguesa e que queriam ser integrados em Portugal.
Em relação a Sócrates, tinha que sair obrigatóriamente do Governo, senão ainda num futuro próximo desgraça Portugal de uma vez por todas vendendo-o a Espanha. Espanha de ano para ano arma-se até aos dentes cada vez mais, porque está a pressentir o pior ou melhor, a sua dissolução, e quando ela acontecer, os espanhóis podem bem virar-se contra Portugal, dizendo que nós somos os verdadeiros culpados (eles tem que arranjar um bode expiatório, e Portugal precisará de estar preparado porque "de Espanha nem bom vento nem bom casamento"). Claro que a desagregação não será já amanhá, mas ela será inevitável que aconteça, e com toda a certeza começará pela Catalunha. Na Galiza acho mais difícil, devido à colonização cultural de Madrid.
Senhores carismáticos a meu ver, como o Dr. José Maria Martins, ou Mário Machado, é que deviam de estar à frente do poder desse país contra alguns maçónicos Iberistas, como Mário Soares, Saramago (Traidor da pátria) e Mário Lino deviam ser depostos e expulsos de Portugal, e se for preciso defender o meu país, eu já digo como o Mário Machado,:" saio à rua em caçadeira para o fazer" lol

, ou então faço como as tropas luso francesas fizeram no passado nos Açores, dando forte luta e não se rendendo tão facilmente aos agressores e preferindo "morrer livre que em paz sujeitos", qual Padeira de Aljubarrota!
Portucale Nostrum!
Rex Noster Liber Est!