Transportadoras publicaram regras de utilização para os passageiros. Duas 'socialites' também dão os seus conselhos.
O civismo deveria ser suficiente para as pessoas viajarem nos transportes públicos sem incomodar as outras. Mas não é. Motivo que levou os operadores de transportes a criarem informações e regras sobre a utilização correcta dos seus serviços. Mesmo assim, continua a haver muita gente que não segue essas instruções, viajando como se estivesse num campo de batalha em que os inimigos são os restantes passageiros, acotovelando-os, empurrando-os, barafustando e impedindo-os de entrar e sair. Para reforçar essas regras, alguns operadores, como o Metropolitano de Lisboa, lançaram este ano a "Carta do Cliente", revelando quais os deveres da empresa e quais os dos passageiros. O mais elementar de todos é que se deve adquirir e validar o título de transporte. Mas há muitos mais, que se seguem nesta espécie de manual de instruções.
Manter acessos livres
Quando entrar num autocarro, deve-se deslocar para a parte de trás do veículo para manter a zona de entrada e o corredor de passagem livres para os outros utentes que vêm atrás de si. Deste modo, evita bloquear a entrada de mais pessoas que, por isso, podem acabar por ficar na rua e ter de esperar pelo autocarro seguinte.
Não bloquear saídas
Também não deve ficar junto das portas de saída ao longo do percurso do autocarro para não dificultar nem impedir a passagem dos outros passageiros que pretendem sair. Caso contrário, essas pessoas correm o risco de ficar retidas no autocarro e só conseguir sair na paragem seguinte.
Fechar as janelas
Nos autocarros com sistema de ar condicionado ligado, não se deve abrir as janelas, senão o ar fresco escapa-se e entra o bafo quente do exterior. No fundo, deve-se fazer como nos automóveis, quando se viaja com o ar condicionado ligado.
Usar roupa fresca
E porque estamos no Verão, nunca é demais aconselhar o uso de roupas frescas de algodão ou de linho. Deve-se evitar ao máximo usar camisas de poliéster, uma fibra que impede a respiração corporal e provoca mais calor e transpiração a quem as usa. Como resultado, essa pessoa passa a emanar um odor desagradável para todos os passageiros que ali se encontram, muitas vezes completamente comprimidos uns contra os outros.
Esperar que as pessoas saiam
Nos comboios e no metropolitano, os passageiros que se encontram nos cais devem esperar que as pessoas saiam primeiro para só depois entrarem. De seguida, devem sentar-se ou ocupar o corredor ao longo dos bancos, deixando livre o hall de entrada e saída.
Encoste à direita
Nos interfaces e estações de transportes públicos, é importante não impedir a passagem de outras pessoas que pretendem andar mais rapidamente nos tapetes e escadas rolantes. Quem quiser utilizar esses equipamentos sem andar ou fazê-lo de forma mais lenta, deve encostar-se à direita do tapete ou da escada rolante para as pessoas mais apressadas poderem avançar e ultrapassar pela esquerda.
Música incómoda
Os utentes de transportes públicos devem evitar viajar com os telemóveis ou outros aparelhos de som a emitir música a um volume audível e incómodo para os restantes passageiros, que não são obrigados a gostar daquele ritmo.
Não baralhe o validador
No Metropolitano de Lisboa, não fique a esfregar o título de transporte rodando-o de um lado para o outro no validador, porque isso só contribui para baralhar o sistema que, assim, não consegue detectar a informação contida no passe ou no bilhete e não abre as portas de acesso. Limite-se a aproximá-lo suavemente do validador.
Proibido fumar
Não fume no interior dos transportes públicos nem nas estações e interfaces.
Evitar o mau cheiro e os volumes
Não transporte objectos que, pelo seu volume, forma, cheiro ou conteúdo, possam pôr em causa a segurança ou a comodidade dos outros passageiros.
Não comer nem beber
Não é permitido comer ou beber no interior dos autocarros, comboios e outros transportes públicos que não possuam bar ou zona de refeições.
Bagagem ter de ser pequena
Nos autocarros da Carris, em Lisboa, o transporte de bagagem permitido é de dimensão reduzida e deverá ser realizado nos lugares adequados, normalmente sobre a roda da frente esquerda.
DICAS DE VICKY FERNANDES
Respeitar a fila
As pessoas devem esperar pela sua vez na fila para entrar no transporte.
Lugares reservados
Os passageiros têm de respeitar os lugares reservados a pessoas idosas, grávidas, com crianças ao colo ou outras limitações.
Ocupar o nosso lugar
Temos de nos restringir ao nosso espaço, sem ocupar mais do que o nosso lugar.
Falar baixo ao telefone
Pode-se atender o telemóvel, mas sem falar muito alto para não incomodar as outras pessoas, porque o transporte público é um espaço de partilha com os outros.
DICAS DE PAULA BOBONE
Crianças caladinhas
Quando se viaja com crianças, deve-se ensiná-las a ir caladinhas, sem fazer barulho, e sossegadas para não incomodarem as outras pessoas.
Pés fora dos bancos
Deve-se habituar as crianças a não pôr os pés em cima dos bancos e ensiná-las a ceder o lugar às pessoas mais velhas.
Manter distância
As pessoas devem manter alguma distância entre elas.
Evitar peixeirada
Quando se gera uma discussão, as outras pessoas devem manter-se caladas, senão cria-se uma "peixeirada" que pode causar mais desacatos.
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1632171