Duero, um grande conselho de amigo. O aproveitamento das tragédias para fins ideológicos é património de certa esquerda nojenta que existe. Foi assim com o Katrina ou mesmo com o terramoto do Chile. Aquilo que distingue moralmente alguma direita é jamais cair nessa nojice de aproveitar tragédias para propagandear ideologias. Por vezes pode parecer difícil, mas é uma regra sagrada que deves seguir, jamais usares tragédias para fazeres propaganda, deixa esse trabalho sujo para aqueles que queres criticar. Se amanhã salvarem uns mineiros num país qualquer de ditadura, isso não significa que esse país seja uma maravilha. O aproveitamento de tragédias para propaganda sempre foi uma coisa que me meteu muito nojo, seja lá de onde for.
Sim, acho que levas razao, nem pense mesmo en eso, mais finalmente nao huvera tragedia pois os mineiros fican tudos ben. Mais esto podera acontecer en otro pais do mondo, calqueira.
O que eu queria dizer nao é tanto que o sistema economico salvo aos mineiros, acho que eso seria demagogia.
Estava a dizer que o fora o governo quen fizera tudo, mesmo o presidente la ficaba.
Nao era tanto propagando de un sistema como mostrar que ainda ese pais seja muito neoliberal o estado ainda existe e cando as pesoas precisan de ele, o governo va a ajudar. E que neoliberalismo nao quiere dizer inexistencia do estado.
Mais tamben acho que nao é total propaganda ideologica, pois mesmo o que eu dize ben pode ser utilizado por a esquerda, pois eles poden dizer:
Olhan¡ Cando as pesoas precisan de ajuda nao sao as empresas privadas se nao o estado a fazer as coisas. En esta cuestiao dos mineiros o estado esqueceu a optica neoliberal, e nao deixara que foram empresas privadas os que fizeran o rescate, se nao que fora o propio estado quen fizera eso mesmo.
Este argumento pode ainda mais ser utilizado por a esquerda, pois se os mineiros salvaran foi por o estado.
Nao queria fazer tanta propaganda ideologica se nao mostrar que é falso cando dizen que en una economía libre os estados nao fazen nada por as pesoas e deixan tudo a empresa privada, pois eles só pensan no dinheiro.
Eu quise mostrar que una economia libre ben pode ter estados fortes que ajudan cando é preciso. Estado forte nao quier dizer estado burocratizado, quer dizer estado que pode ajudar as pesoas cando elas precisan.
Embora admito que nao fora o melhor exemplo para tomar, mais como eu comenzei a falar de Chile e practicamente nao ha noticias de aquela naçao recurria a este exemplo.
Podera ser que nao estivera afortunado en elo, acho que tens razao no que dizes.
Por fortuna ao final a tragedia mudo en acontecimiento feliz, eso é o importante.