É a opinião expectável de quem até se declara fã de Chomsky no próprio nick. Desafio-o a mostrar-me que país europeu nas últimas décadas condenou mais gente influente e rica que os EUA, não fossem eles um país que apeou do poder até um presidente,
Ena, que grande confusão nessa cabeça, nada no meu post anterior se referiu a algum julgamento de valor da democracia em Portugal ou na Europa. Chama-se a isto um
"straw man", inventar algo que não foi dito ou escrito e depois tentar rebater isso, expectável de alguém que esta' "in love" com os EUA, só vê virtudes nunca defeitos, e que também parece não ter nunca lido algo escrito por Noam Chomsky.
Caso não queira ler sempre pode ver, aqui esta' uma entrevista feita por Andrew Marr, "BBC political editor":
"Andrew Marr interviews Noam Chomsky", Part 1
"Andrew Marr interviews Noam Chomsky", Part 2
"Andrew Marr interviews Noam Chomsky", Part 3
E aqui um documentário sobre o livro [ame="http://www.amazon.com/Manufacturing-Consent-Political-Economy-Media/dp/0375714499"] "Manufacturing Consent"[/ame], e' longo (quase 3 horas) mas vale apenas ver, NC explica sem nenhuma hipótese de contestação porque e' que o conflito em Timor Leste demorou tanto tempo a ser resolvido e porque e' que os EUA permitiram que a Indonésia continuasse o genocídio dos timorenses durante tanto tempo.
documentaryheaven.com: Manufacturing Consent
Desafio-o a mostrar-me que país europeu nas últimas décadas condenou mais gente influente e rica que os EUA,
Que gente rica e influente foram condenados nas ultimas décadas nos EUA?
não fossem eles um país que apeou do poder até um presidente, coisa impensável na Europa
Isso demonstra o extremo nível de corrupção a que se chegou nos EUA, o presidente pedir aos serviços secretos para espiar a oposição e inimigos políticos. E isso só se soube porque alguém resolveu denunciar, e mesmo assim não foi fácil. Quantos outros casos semelhantes em que não houve ninguém a denunciar?
Mais, o que e' que aconteceu a R. Nixon após o "impeachment"? Nada.
"On September 8, 1974, Ford granted him a "full, free, and absolute pardon". This ended any possibility of an indictment."
Isto e', após ser "impeached" Nixon nunca foi julgado nem condenado.
E' irónico que este caso extremo de corrupção ao mais alto nível politico seja usado para enaltecer as virtudes democráticas dos EUA.
Já agora, e' capaz de adivinhar qual o presidente dos EUA que admitiu ter mentido descaradamente aos americanos, sem que isso tivesse tido alguma consequência para ele?
"A few months ago I told the American people I did not trade arms for hostages. My heart and my best intentions still tell me that's true, but the facts and the evidence tell me it is not."
coisa impensável na Europa, onde lhe posso dar uma longa lista de políticos de todas as cores em imensos países que rapidamente teriam caído se vivessem nos EUA, quanto mais não fosse por vergonha e pressão da comunicação social, vergonha que não existe em muitos países da Europa. Experimente fugir dos impostos nos EUA, seja rico, seja pobre, para ver o que lhe acontece.
Impensávelna Europa o mesmo nível de corrupção? Talvez, depende dos países, a Europa não e' só um país. Que lista de políticos e' essa? Quais os países a que pertencem? Eu tenho a certeza que Berlusconi, um grande amigo dos EUA será um deles.
Fugir aos impostos nos EUA? Para que^ usar algo ilegal quando se pode utilizar a evasão fiscal, contas offshore, ilhas Caimão, etc.? So' aqueles que não são suficientemente ricos e' que não usam estes estratagemas permitidos pela lei.
E sobre democracia, deve pensar que a nossa pseudo-democracia é muito boa, experimente perguntar a um português se sabe qual qual é o nome do deputado em que votou e que o representa e com quem pode desabafar ou queixar-se. Alguém sabe ? Pois... democracia...
Outro strawman, aonde e' que eu escrevi que sou contra uma democracia em que os constituintes de um circulo elegem directamente o seu deputado? No entanto, há que ter em conta que o "first-past-the-post" (como aqui no UK) introduz bastante "quantization noise" nos resultados, este ruído pode ser reduzido utilizando um outro circulo proporcional.
A suposta democracia portuguesa é tão boa que um dos raros deputados (e alguns madeirenses) que efectivamente representou o povo que o elegeu e fez exactamente o que se espera de um deputado, negociar apoios para a sua região, de quem o elegeu, Daniel Campelo de Ponte de Lima, foi expulso do partido (CDS) e achincalhado por toda a classe política e comunicação social do regime durante anos. Achincalhado por um regime político que há décadas tem partidos virtuais (Os Verdes) ou partidos com deputados alternantes (BE) ou deputados para uma só causa (Miguel Vale de Almeida para o casamento Gay no PS por ex.), tudo absurdos duma pseudo-democracia em que supostamente elegemos os nossos representantes.
Como ja' referi, eu não fiz nenhum julgamento de valor acerca da democracia em Portugal. Você ate' pode ter razão quanto ao estado actual da democracia portuguesa. Talvez a solução seja as pessoas passarem a votar noutros partidos e não sempre nos mesmos em que costumam votar. Por outro lado, quando a democracia nos EUA tinha apenas 35 anos o nível de corrupção era muito elevada e uma grande percentagem da população não tinha direito a votar.
Se você acha que somos nós que temos que dar lições de democracia aos EUA, devia olhar para um dos muitos boletins de voto nos EUA, onde muitas vezes para além da escolha de representantes são referendados opções políticas, económicas, ordenamento, ambientais ou fiscais estaduais, quando em Portugal os políticos a maioria das vezes acham não se deve referendar certas questões porque o povo é estúpido, mesmo quando algumas coisas implicam com a nossa própria soberania.
Escolha de representantes? Quais os decididos 'a priori pelos democratas ou republicamos? Você acredita mesmo que a maioria eleitos representam os que os elegeram nas eleições? Claro que não, eles representam sobretudo quem lhes financiou a campanha. Não admira pois que a participação eleitoral nos EUA seja tão baixa:
http://en.wikipedia.org/wiki/Voter_turnout
Referendar politicas económicas, ambientais e fiscais? Já agora porque não referendar os diagnósticos médicos, as pessoas decidem qual a doença (e a cura) e assim não e' preciso contratar os verdadeiros experts. Nem sequer formar governo.
Não se fez algo semelhante a isso durante a reforma agrária no Alentejo? Os experts foram despedidos e tudo era decidido por votação. Claro que isso não resultou, será' que esse insucesso aconteceu porque eram comunistas (portanto estúpidos) mas todos os outros são bastante mais espertos e por isso vão votar como se fossem experts?
«If one is under 25 and is not a socialist, he has no heart; if one is over 25 and still a socialist he had no head»
This looks like redneck/libertarian talk, what about this:
"Anyone who read Ayn Rand as a kid was missing all the fun. Robert Heinlein was a much better writer. Of course, we all grow up and put away childish things. Unfortunately, some people take much longer to do so."