Acabará tudo a bater tachos e à pedrada na rua daqui a uns anos.

Qual foi o último século(não década) onde Portugal foi um pais próspero e com futuro risonho à sua frente?![]()

O mais correcto talvez seja procurar qual foi o ano, ou meses.
26 de Abril 1974 a 25 de Novembro 1975.
![]()
De facto o último período da nossa História em que tivemos crescimento económico sustentado, sem que houvesse uma dívida externa elevada, foi durante o Marcelismo.
De facto o último período da nossa História em que tivemos crescimento económico sustentado, sem que houvesse uma dívida externa elevada, foi durante o Marcelismo.
Sim, a década de 60 mais concretamente até ao 25 de Abril, eu respondi ao meteo tal período no sentido da esperança, foi a altura onde toda a gente estava esperançada que as coisas iriam melhor muito e que o país ia por fim evoluir.
Melhorar melhorou, mas deixou muitas contas no vermelho.
Pelo que vou ouvindo aqui e acolá muita gente vai votar no PS. Os portugueses, na sua larga maioria, mesmo os estudantes e muitos professores universitários, não lêem jornais, boas revistas ou blogues, limitam-se a ver o telejornal das oito
Pedro Passos Coelho não tem currículo, nunca fez nada na vida e está cego pelo poder. Por isso, recusou o PEC, o que agravou ainda mais o estado do país. E ainda por cima é desonesto, recusou o PEC por causa do aumento dos impostos e pouco depois assumiu que aumentaria o IVA. Na última vez que esteve no poder, o descalabro do PSD foi tão grande que Santana Lopes foi demitido.
Temos ainda de saber a verdade do BPN, das empresas públicas ou das PPP. Não me parece que haja muita solução para os impostos elevados, e por enquanto ainda há dinheiro para gastar, quando as contas dos dinheiros obtidos à custa da construção civil, vendas de terrenos, heranças ou dos dinheiros públicos, nos últimos vinte anos, começarem a ficar vazias, e parte da classe média que se tem por rica for obrigada a deixar o conforto e a arrogância, então teremos zaragata. Dentro de algum tempo começará a entrar na idade adulta uma geração que terá para herdar um apartamento ou uma casa dos pais, um carro à porta, e nada mais. Sem dinheiro para manter a casa herdada, e para manter uma família, pois não têm emprego ou têm baixas remunerações, e sem terras para herdar ou conta bancária, pois os pais e avós espatifaram tudo em carros caros, viagens, roupas, etc. 
Em vários indicadores melhorou imenso, esperança média de vida, taxa de mortalidade infantil, condições das habitações, escolaridade média, PIB/per capita, etc., mas não criámos um modelo económico sustentável que permita a manutenção dos actuais níveis de qualidade de vida e a sua melhoria. Provavelmente, teremos de dar uns belos passos atrás em muita coisa, para mais tarde, talvez daqui a dez ou quintes anos, voltarmos a ter esperança de estar ao nível de uma Suíça, Holanda ou Dinamarca.
Eu acho que se teve mais olhos que barriga, depois de "tanta miséria" ficou tudo embasbacado com tudo aquilo que a democracia permitia, quis-se construir Roma e Pavia num dia, o que a longo prazo (nos dias de hoje) se revelou desastroso.
Eu só não entendo uma coisa, se na altura ditadura conseguíamos atrair e gerar investimento porque não se consegue fazê-lo nos dias de hoje, mesmo com o mundo em crise as coisas não são assim tão miseráveis, nós simplesmente retrocedemos nesse campo, voltamos a 1920, em vez de atrairmos investimento espantamo-lo, nada funciona, não existe país, definhamos. Dá ideia que vivemos dos restos daquilo que se fez (e não se fez, que foi afundar o país em dívidas) no Estado Novo e agora chegamos ao fim da linha.
A democratização do país devia ter sido gradual e nunca repentina.