O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Não me parece lá muito correcto estar a culpar a crise internacional pelo endividamento público português.

Gostei muito do teu texto, embora não concorde com esse tipo de politicas na saúde e educação. Mas opiniões, são opiniões.

Só acho que começas muito mal, com a frase referente à crise internacional. Tenha o governo culpa de muitas das opções que tomou, não tenhas a menor dúvida que a crise internacional é que nos arrastou para o buraco em que estamos.

Gostei muito do teu texto, embora não concorde com esse tipo de politicas na saúde e educação. Mas opiniões, são opiniões.

Só acho que começas muito mal, com a frase referente à crise internacional. Tenha o governo culpa de muitas das opções que tomou, não tenhas a menor dúvida que a crise internacional é que nos arrastou para o buraco em que estamos.

A crise internacional afectou todos os países da Europa, mas não tanto como em Portugal, Irlanda e Grécia.

A diferença está na economia já empobrecida e principalmente na acção governativa de que este governo é o único responsável!

Houve um aproveitamento do motivo "crise" para empolar mais a dívida tanto quanto se pudesse (TGV's, mais autoestradas,...). Todos concordam que era necessário ajudar os mais carenciados, e as PME's, mas de forma mais racional e equitativa! Ninguem mediu o alcance da crise, ou melhor se mediu interessou-lhe antes enganar os portugueses nas eleições. E isso não pode voltar a acontecer, porque agora já não há dinheiro, já não podemos ajudar ninguém. Esta é a verdadeira crise e começou agora mais a sério e sem fim à vista!

Quando falam em crise, é importante saber se poderia ser evitada. Claro que não podiamos evitá-la, mas decerto, podiamos gerir muito melhor os nossos cofres, distribuindo melhor a riqueza e até ajudando as PME's.

Se o país não funciona em democracia, mais vale voltarmos a algo idêntico ao Estado Novo ou ao Marcelismo, não? :( Já que é impossível fazer reformas em democracia...

Sim, Sim! Concordo a 100%! Mas tinha de ser eu a mandar! Não confio nos outros para ditadores! Ainda aparecia algum incompetente ou lunático e depois é que iam ser elas!

Vince, um dos principais empresários do ensino privado que recebe ajudas para ter alunos sem pagamentos de mensalidades está ligado ao PS. Muitos desses colégios estavam a receber por turma o dobro do que recebe uma turma no público, e até parece que nalguns casos foi o próprio Estado que se ofereceu para fazer os contratos e não foram os colégios que pediram :eek:

Mas mudando de assunto, há algo que me intriga. Se a UE sabia que Portugal não precisava de mais grandes infra-estruturas, há vários anos, se sabia que já tínhamos problemas de endividamento preocupante há mais de uma década, por que carga de água se prestou a financiar obras públicas como o TGV, o aeroporto ou as novas auto-estradas? Que paradoxo! Alguém me consegue explicar esta contradição? Será que esta UE interessa a Portugal?

HotSpot,

por muito mau que posa ter sido o governo de Durão Barroso ou de Santana Lopes, a verdade é que nesses anos o endividamento estagnou, como se pode ver nuns gráficos que aí pus. O crescimento desmesurado ocorreu com Sócrates, ele foram auto-estradas, Magalhães, Parque Escolar, renováveis, inaugurações, poder local, serviços externos, propaganda, prestações sociais, aumentos da função pública, dívidas das grandes empresas públicas, etc. O controlo do deficit ocorreu? Ou foi mascarado por aumentos de impostos e malabarismos como as PPPs? Cavaco, Guterres, Durão, sim, foram todos medíocres, mas nada bate a irresponsabilidade dos gastos faraónicos dos últimos seis anos.

Estou curioso em quando chegar à altura dos "Retratos de um PSD desconhecido"

Não me digas que não vais fazer? Ou não conheces? estranho...

Ora pondo numa balança... parece-me que o prato do PS é muito, muito mais pesado. E se recuarmos para os anos 70 e 80, bem a coisa até já tem tradição do que vem de trás. O Vince sabe do que falo. Quanto ao BPN, é umas migalhas comparado com o que vem aí de PPPs para pagar a partir de 2012 ou 2013, graças às obras públicas dos últimos seis anos.

Estou agora a lembrar-me, penso que guardei umas reportagens feitas em 2005 pelo El Pais e pelo Figaro, sobre Portugal, aquando da candidatura de Cavaco Silva.

Há seis anos Portugal era retratado lá fora como o país mais pobre da Europa Ocidental, onde a classe média estava super endividada para manter o seu nível de vida, ter casa própria, viajar e ter um carro por cabeça. Falava-se de auto-estradas sem carros ou dos estádios do Euro. O El País dizia que seríamos a futura Argentina da Europa :lmao:

A ver se encontro e posto aqui.

Há para aí uma grande confusão que alguns parecem querer lançar intencionalmente, um atirar de areia aos olhos, uma estratégia da terra queimada, somos maus, todos também são maus.

Eu estou-me nas tintas para o PSD. Nos últimos 16 anos o PS governou 13 anos. Eu tenho é que pedir responsabilidades ao PS. Se fosse o PSD estaria agora a cascar no PSD. Eu iludido até votei em Socrates em 2005.

Quem leia ou oiça certas pessoas nos media, até parece que tem sido o PSD que tem governado o país e nos levou a este buraco. Não foi. E a estratégia só resultará com gente estúpida. Se calhar vai resultar, Socrates todos os dias continua a tratar os portugueses como atrasados mentais.

Eu ao ver o Socrates ontem na TV fez-me lembrar este individuo:

YouTube - Bagdad Bob: Iraqi Information Minister

Lamento que Portugal se comporte assim, uma espécie de Venezuela, mas as coisas são mesmo assim.

Esse post que acabaste de colocar é o reflexo disso. Aliás continuas a mostrar a tua imparcialidade.

Nos últimos 16 anos o PS governou 13 anos.

Um reflexo e esta frase que já usaste n vezes. Porque não dizes que nos últimos 26 anos o PSD governou 13 e o PS outros 13?

Então não existem histórias "macabras" do PSD? Roger, roger...

Aliás, se essa acusação é para mim, vê os teus post's e reflete um pouco.

Desculpa mas estás "indisfarçável".

Se as eleições que se seguem servissem para julgar o passado dos governos, então não seria necessário irmos a votos.. Uns julgavam o ps pelos últimos 16anos-3 e outros julgariam o psd pelos primeiros 13anos dos últimos 26 anos, ridículo!

Eu vou julgar o presente governo, pela sua governação presente e pelas clareza das medidas necessárias para nos tirar do buraco no futuro! Não será um pacote de medidas para 1ano ou 2 o que me vai convencer, mas falamos de medidas para os próximos 10anos no mínimo!

Os portugueses são mesmo assim, em especial a esquerda, que em vez de pensar na governação prefere falar de cavaco. Ora cavaco é presidente da república! Algo está mal.. Eu não vejo os espanhóis a atirarem pedras ao rei (salvo alguns mais radicais..), eles sabem bem quem governa! Serão os espanhóis mais inteligentes na hora de julgar e votar??

Somos uma nação bastante estranha e complicada de compreender!

Os portugueses são mesmo assim, em especial a esquerda, que em vez de pensar na governação prefere falar de cavaco. Ora cavaco é presidente da república! Algo está mal.. Eu não vejo os espanhóis a atirarem pedras ao rei (salvo alguns mais radicais..), eles sabem bem quem governa! Serão os espanhóis mais inteligentes na hora de julgar e votar??

Somos uma nação bastante estranha e complicada de compreender!

:thumbsup:

Esse post que acabaste de colocar é o reflexo disso. Aliás continuas a mostrar a tua imparcialidade.

Nos últimos 16 anos o PS governou 13 anos.

Um reflexo e esta frase que já usaste n vezes. Porque não dizes que nos últimos 26 anos o PSD governou 13 e o PS outros 13?

Então não existem histórias "macabras" do PSD? Roger, roger...

Aliás, se essa acusação é para mim, vê os teus post's e reflete um pouco.

Desculpa mas estás "indisfarçável".

Hotspot a verdade verdadinha é que foi nestes últimos 15 anos que isto começou a bater torto. Grave houve um aumento dos ordenados para o PS ganhar as eleições com défice abaixo dos 3% e um aumento de 3%...
Lembras-te, não te lembras?

Hotspot a verdade verdadinha é que foi nestes últimos 15 anos que isto começou a bater torto. Grave houve um aumento dos ordenados para o PS ganhar as eleições com défice abaixo dos 3% e um aumento de 3%...
Lembras-te, não te lembras?

Lembro sim senhor. Lembro-me de imensas coisas que o PS fez mal.

Aliás, já reconheci imensas mas ... simplesmente para mim, não existe uma alternativa melhor. Mas reafirmo que esta opinião é minha e nunca quis com isto fazer a cabeça a ninguém. Pareço é ser um criminoso por ter esta opinião ...

Agora quando me apelidam de boy ou outra m_ qualquer, não posso ficar calado.

Mas estamos cá para ver. Espero é que a campanha seja mais construtiva e quem ganhar que faça um bom trabalho.

Aliás, já reconheci imensas mas ... simplesmente para mim, não existe uma alternativa melhor.

Então e por não existir uma alternativa melhor, manténs o voto em alguém que colocou Portugal num buraco do qual vai ser muito dificil (não impossível, espero eu) sair?

E sim, foi Sócrates (e a sua equipa) que colocaram Portugal neste Estado. A crise internacional poderá ter dado uma ajuda, mas as políticas aplicadas é que não foram, sem qualquer dúvida, as mais acertadas! Já para não falar de todas as trafulhices e de tudo que já se falou nos posts anteriores! Parece-me inquestionável que Sócrates se dedicou a "alimentar" todos os seus "amigos", a engordar as contas bancárias de muita gente.. que agora vêm a cena totalmente incrédulos (coitadinhos) com a irresponsabilidade da oposição, que não deixaram o (des)Governo adoptar as medidas que nos iriam salvar da ajuda externa... Sinceramente... Até nem foi o Sócrates a preparar todo este teatro de não apresentar o PEC a ninguém antes de o apresentar à Merkel, com o objectivo de despoletar toda esta situação de chumbo do PEC e pedindo demissão...responsabilizando ao mesmo tempo toda a oposição por essa situação e pelos juros criminosos que estão a ser aplicados agora.

Supondo que o "amigo" Sócrates tinha feito tudo como era suposto, falando primeiro com o Presidente e com a oposição. Provavelmente, o PEC teria sido aprovado internamente e depois apresentado lá fora. Mas nesta situação, Sócrates não teria qualquer justificação para se demitir. Então e nesse seguimento, quando o Eurostat e o INE apresentassem aquela bela lista com os défices actualizados dos últimos anos, qual seria a reacção dos mercados e os valores dos juros aplicados??? Parece-me que não será dificil concluir que iriam subir também, dificultando a situação de Portugal junto dos mercados em financiar-se e levando a uma situação similar à actual. Como é que, nessa situação, o Sócrates iria conseguir demitir-se e, ao mesmo tempo, responsabilizar tudo e todos menos ele?? A ter acontecido assim, arrisco a dizer que nas próximas eleições a derrota do PS seria inquestionável (e por números, provavelmente, históricos). Prevendo tudo isso, Sócrates antecipou-se, provocou o chumbo do PEC e, agora, aposta tudo na sua vitimização e na irresponsabilidade da oposição.

Portanto, para mim, será fácil concluir que no PS não votarei. Bloco e PCP, por razões óbvias, também não. CDS tenho muitos dúvidas na sua demagogia. PSD?? Dependerá muito do programa eleitoral apresentado e da campanha a realizar. É certo que Passos ainda terá muito a provar, não tem currículo, poderão argumentar que poderá não ter a experiência necessária para enfrentar a crise actual...sinceramente ainda não sei... se me convencer durante a campanha, o voto irá para ele. Se não me convencer, resta-me uma opção...vai um voto em branco.

Voltando à questão inicial que te coloquei, por não existir uma alternativa melhor, manténs o voto em alguém que já deu provas que não serve? Não me parece a opção mais correcta, mas quem sou eu... eu se chegar à mesma conclusão que tu, voto em branco (até poderás argumentar que não servirá de nada...mas sou incapaz de dar um voto a uma qualquer opção em que não acredito e só por ser a menos má...).

Estado
Fechado para novas mensagens.