Pois, é isso mesmo.
Com austeridade, as economias só andam para trás, e portanto a crise alimenta-se mais ainda a si própria. É uma lição histórica é a depressão dos anos 30.
O que temos que fazer agora é precisamente o contrário: é aumentar os salários e o nível de vida, para que as pessoas deixarem de viver "em crise" e o dinheiro circule mais.
Para isso, é preciso também apostar em coisas como a produção nacional, focar mais na nossa produção e valor, em vez de "comprarmos" o que vem lá de fora. A longo prazo, sai mais barato, cria mais emprego local, e movimenta a economia Portuguesa.
PS e PSD estão a fazer precisamente o contrário e daí o caos em que nos encontrámos.
Em Portugal vive-se cada vez pior. Não há respeito pelos trabalhadores.
E os culpados são PS, PSD e CDS, os partidos que nos tem governado.
Querem exemplos positivos? Islândia, Alemanha, Áustria.
Nestes países ainda se vive muito bem.
Eu falo da minha própria experiência pessoal.
E nem tem muito a ver com o quadrante político.
Na Alemanha o governo é a direita cristã.
Na Islândia actual o governo é a esquerda e os verdes.
Na Áustria o governo são os socialistas (à esquerda do nosso PS)
Outra coisa actual, e realmente nestes países acima, há uma grande preocupação em relação a isso, é o Euro.
O projecto Euro foi um falhanço. Vale bem a pena pensar que todo o neoliberalismo sem cabeça, resultou mal.
A Islândia é um país que se opõe fortemente à entrada no Euro.
A Áustria e Alemanha, economias também fortes, cada vez mais pensam em voltar às suas moedas antigas.
Sem crescimento económico não há nada para ninguém.
Mais, sabem hoje, exactamente porque não crescem, que não vão ser capazes de devolver o dinheiro emprestado.
E sabem também que a única forma de sobreviver é sair do mercado e reestruturar a dívida tal como fez a Islândia.
O Euro acabou hoje. O resgate de Portugal arrastará a Espanha para o centro da crise. E para eles não haverá dinheiro que chegue.