Knyght
Cumulonimbus
E se há bastantes exemplos!
Por exemplo, ainda até bem pouco tempo e acredito que a situação se mantenha, na Biblioteca Municipal de Loures, na secção dos computadores onde se requisita o acesso à net através dos mesmos, o atendimento é composto por 3 funcionários, 2 deles "complementam-se", um faz as tais requisições enquanto outro serve de reforço quando surgem pedidos de impressão ou fotocópia de conteúdos, quando estão livres (boa parte do tempo) as revistas de quiosque são o seu passatempo preferido..., falta o 3º funcionário, uma senhora aparentando ter uns 40 e poucos anos e cujo o único trabalho que até aí pude presenciar é apenas deslocar-se até à impressora ou fotocopiadora (a 2m de distância) para retirar as cópias ou impressões e entregá-las aos utentes; ah e no ato do pagamento dessas cópias pede a um dos outros dois funcionários para receberem o dinheiro e fazerem o troco em caso disso!
Já várias vezes vi filas de pessoas à espera de serem atendidas visto que os tais 2 funcionários por alguns momentos não estavam presentes e esta senhora simplesmente dizia às pessoas para aguardarem pelos colegas que não demoravam enquanto descaradamente e descontraidamente ela folheava uma das revistas de quiosque de um dos outros colegas!!!
Isto é uma das situações revoltantes que qualquer cidadão questionaria o porquê de 3 funcionários naquela secção quando um apenas faria tudo aquilo e ainda lhe restava tempo para folhear as tais revistas! Eu sinceramente acho que teria vergonha de ter um emprego destes, mas para muito boa gente isso é completamente natural...![]()
Todos nós temos conhecimento disso:
Todos temos conhecimento também de pessoas que são bem ao contrário disso, algumas delas são mais jovens e mais responsáveis (porque será?)
Mas por vezes o mau funcionar das instituições publicas baseia-se também em não saber orientar os recursos e os readaptar a novas funções. Como disse aqueles que não queiram adpatar-se e serem produtivos deveriam ter a devida cartinha de saída, com justa causa numa lei de trabalho em que a idade não seja um posto.
Tudo o que aqui escrevi não é compatível com atitude, não sei se, xenófoba ou pouco admissível de uma questão que para muitos, como eu é questão de honra e comunidade responsável.
Admiro a Auto-Europa que aceitaram 2 pilares, produção e conjunto (na sua redução de salários) e agora para mim é um Orgulho como Português.
Também me orgulho como Madeirense não termos ainda nenhuma greve estando, nós, também sentindo o aperto!