O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Peço desculpa, Vince.. Já tinha emendado há um bocado, o montante anual gasto em funcionários públicos, pois por lapso estava a fazer contas ao mês! :)

Eu também não sei quantos são, mas sei que por vezes se referem apenas à administração central (maior fatia), restando ainda os funcionários da administração local e na regional!

Nota: os novos funcionários públicos (após 2008) não descontam para a Caixa Geral de Aposentações, mas para a Segurança Social. A ADSE é um seguro de assistência à saúde, após o ano 2008 que os novos funcionários públicos não são obrigados a descontar para este seguro (2% do ordenado), pois já descontam no regime geral da segurança social.

Portanto, o seguro da ADSE é apenas para quem pretende descontar mais 2%, é necessário optar, para umas coisas é melhor, para outras é pior (exames vs medicamentos..).

Ps: até existem seguros de saúde, mais baratos no privado..

Recordo-me de ver há uns meses uma estatística do Eurostat sobre a percentagem de funcionários públicos por país. Penso que Portugal tinha 7%, e a Grécia nem chegava aos 4%. Ora com menos 3 e tal por cento que nós, e com um território que implica, à partida, mais funcionários (todas aquelas ilhas), o FMI obrigou a Grécia a despedir funcionários públicos. Por cá diz-se que não, que é impossível, mas será que com estes números o FMI actuará de maneira diferente? Ao menos que comecem pelos boys sem currículo nem mérito...

Pagaria de bom grado 2% para aceder ao excelente "seguro" de saúde pública ADSE :)

Nunca percebi por que razão só os funcionários públicos têm acesso à ADSE. Há alguma justificação para tal? Isso não é uma descriminação em relação aos trabalhadores e empresários do sector privado?

Nunca percebi por que razão só os funcionários públicos têm acesso à ADSE. Há alguma justificação para tal? Isso não é uma descriminação em relação aos trabalhadores e empresários do sector privado?

Conheço pessoas que têm esse seguro, e que dizem que não compensa.. Depende se se trata de custos com exames ou com medicamentos.. De qualquer das formas penso que ADSE significa assistência à doença sector estado.
Antigamente cada sector tinha o seu seguro de saúde, exemplo: polícia (sad-psp), administração central (adse), professores (sase?!), bancários (sams),..

No ramo da saúde, até há coisas bem piores, o que vos vou dizer reflete bem a diferença entre hospital público, hospital público de administração privada, ou hospital privado: alguém que trabalha num instituto de saúde público de administração privada, conta-me que actualmente se trabalha a 30% e ainda assim existem horas extra para alguns. Ora e porquê? Trabalha-se a 30% porque 2/3 dos equipamentos de tratamento estão avariados/parados a necessitar de manutenção! Ora esta manutenção é bastante cara, embora previamente contratualizada. O que acontece é que a administração privada tem de apresentar lucro no fim do último ano de gestão, e por isso não gasta dinheiro com manutenção. Resultado: empresta alguns técnicos para exercerem no privado (fora do horário, claro) e ao mesmo tempo permite que os técnicos/médicos mais velhos tenham consultas apenas umas horas antes do fim do seu horário, o que provoca um incremento de horas extra propositadas. Os técnicos mais novos calam-se, senão vão estagiar para o olho da rua! Não digo o nome, mas é um IPO.

É esta a diferença!

De facto, contra factos, não há argumentos!
Pena é que muitas pessoas ainda não conseguem/não querem enxergar esses mesmos factos...

Felizmente muitas pessoas enxergam esses mesmo factos. Depois olham para as alternativas e o que existe? Eu sinceramente vivo da agonia de ter que votar em branco, abster-me ou votar no menos mau ... se assim se pode chamar.

Eu sou militante do PS, não tenho qualquer vergonha em assumir isso. Critico quando tenho que criticar ... pelo menos faço mais alguma coisa que votar. Se não acreditam nos políticos que nos governam, assim como eu, porque não fazem o mesmo e tentam substituir os políticos corruptos dentro do partido com o qual nutrem uma maior simpatia.

Falar é bonito, fazer é mais complicado ...

Felizmente muitas pessoas enxergam esses mesmo factos. Depois olham para as alternativas e o que existe? Eu sinceramente vivo da agonia de ter que votar em branco, abster-me ou votar no menos mau ... se assim se pode chamar.

Eu sou militante do PS, não tenho qualquer vergonha em assumir isso. Critico quando tenho que criticar ... pelo menos faço mais alguma coisa que votar. Se não acreditam nos políticos que nos governam, assim como eu, porque não fazem o mesmo e tentam substituir os políticos corruptos dentro do partido com o qual nutrem uma maior simpatia.

Falar é bonito, fazer é mais complicado ...

Eu interesso-me bastante na política, pois política é quase tudo nas nossas vidas. Tudo é política..

Contudo, nunca conseguiria ser um militante de que partido fosse, pois bem sei de testemunhos de amigos meus, que o que se trata na maior parte das reuniões, congressos, comícios, assembleias, conselhias, federações, é tudo do mesmo: assuntos de secretaria do partido. Na verdade nunca se discute medidas e alternativas, o que se discute em todos os níveis são apenas os arranjos/combinações entre militantes para conquistar votos!

Eu ser militante, pagar a cota, só para isso não acho que valha a pena. A política feita de combinações e traições e telefonemas, não me interessa! A verdadeira política do debate de idéias e votação em função das idéias, simplesmente não existe!

Quando os partidos precisam de idéias, encomendam um estudo e ponto final. Tudo o resto é apenas treta política interna e/ou externa!

E também é por isso que o país está mal! Enquanto a prática, for esta nunca me irão ver militante de coisa nenhuma! Aliás até me mete impressão só de pensar andar a segurar bandeiras e a gritar por aí! :) São gostos, talvez, não se discutem..

Dentro desses argumentos tem um que é difícel de perceber. Na altura do PSD e Cavaco Silva os subsídios da união europeia eram muitos e na maioria a fundo perdido sendo em média apenas suportado 25% do investimento. Isso logo levou a um crescimento que realmente aconteceu.
O pior é que na época do Guterres e do Sócrates isso simplesmente acabou e teríamos de fazer a gestão de forma a ir compensando a manutenção dos anos anteriores e passar lentamente a iniciativa privada a ser o motor do país.
Mas isso simplesmente não aconteceu porque crescimento real do país leva a ganhar votos e eleições, com o dinheiro que já não havia.
O engraçado é que durante o governo do Durão houve contestação porque não havia o mesmo ritmo de crescimento, mas também diminui-se o ritmo de crescimento da despesa do governo Guterres.
Enfim o resto todos nós sabemos, vamos pagar fatura daquilo que fomos incapazes de não projetar no futuro...

Contudo, nunca conseguiria ser um militante de que partido fosse, pois bem sei de testemunhos de amigos meus, que o que se trata na maior parte das reuniões, congressos, comícios, assembleias, conselhias, federações, é tudo do mesmo: assuntos de secretaria do partido. Na verdade nunca se discute medidas e alternativas, o que se discute em todos os níveis são apenas os arranjos/combinações entre militantes para conquistar votos!

Ora aí está a resignação de que eu falo. Só sirvo para votar nos maus ou nos piores... e depois é o que se vê ...

Podes sempre seguir o lema "faz alguma coisa no partido que te identifica ... pior que está não fica" :p

Não gosto de politiquisses, mas existem em Portugal mais de dois partidos.

Com menos ou mais culpa, foram esses dois que nos deixaram neste estado.

Será que os portugueses não conseguem mostrar que não querem mais esta política de gastar o que não se tem?

Eu penso que exitirá apenas uma forma, e neste caso até sem qualquer perigo para Portugal (em virtude de o Governo eleito será apenas um "governo de gestão"), em que será não deixar os dois principais partidos serem o partido político que tenha mais votos nas próximas eleições.

Não sei o que é mais chocante, se o FMI ficar cá 10 anos, se o custo da CRIL :shocking::shocking:

FMI VAI CÁ FICAR 10 ANOS

Pagamento começa em 2016 e deve ir até 2021

As medidas de austeridade
e relançamento da economia a negociar
como FMI, a UE e o BCE terão
forçosamente o compromisso do PS
e do PSD. O reembolso do empréstimo
iniciar-se-á só dentro de cinco anos
e deverá estender-se por mais cinco.
Até à liquidação total, os técnicos
estrangeiros acompanharão a par e passo
em Portugal o cumprimento
das medidas acordadas.

ng1075829_425x595.jpg

http://downloads.sol.pt/pdf/primeira/SOL_241.pdf

Com menos ou mais culpa, foram esses dois que nos deixaram neste estado.

.

Se quisermos olhar mais para trás (para não ir ainda mais), não podemos esquecer o que as nacionalizações e a reforma agrária fizeram ao nosso potencial produtivo e às grandes indústrias, no pós 25 de Abril. E aí quem mandou não foi nem o PS nem o PSD. Está tudo encadeado.

Se quisermos olhar mais para trás (para não ir ainda mais), não podemos esquecer o que as nacionalizações e a reforma agrária fizeram ao nosso potencial produtivo e às grandes indústrias, no pós 25 de Abril. E aí quem mandou não foi nem o PS nem o PSD. Está tudo encadeado.

Eu penso essa atitude até foi extremamente positiva ao país, visto que os interesses (bens) eram apenas de certas famílias. O problema surgiu depois.

Não sei o que é mais chocante, se o FMI ficar cá 10 anos, se o custo da CRIL :shocking::shocking:

Sim, claro, seria previsível uma reação destas que fosse ao encontro desta tão polémica obra e é mais um espinho encravado no calcanhar do Estado, mas colocando um pouco de parte todo aquele aparato em termos de materiais utilizados que embelezam o trabalho final ora seria escusada tanta ostentação e até a derrapagem no custo final da obra que comparado com outras até que nem foi tão escandaloso, mas a utilidade daquele acesso é inegável e já estava a demorar demasiado para se concretizar.
Com alguma regularidade desloco-me de Loures para Linda a Velha e Tagus Parque e só de pensar em ter que passar pela 2ª Circular ou ir pela CREL era já uma grande dor de cabeça.

Estado
Fechado para novas mensagens.