Ele era fantástico em campanha, mas foi despedido
Então e agora quem vai negociar com o FMI ? Mais um belo sinal para os mercados.
Enquanto sobrarem uns trocos para pagar os ordenados, e houver crédito nos hospitais, os partidos ainda têm folga para brincar com os portugueses tipo "não fui eu que mandei vir o FMI, por isso não vou reunir, nem assumir nenhum compromisso". Ah, mas podem ter a certeza que se faltar o dinheirito e o caos se instalar, de certeza que acordam! Ou não fossem todos eles pagos por nós!!
A ninguém agrada ter de negociar medidas austeras com o FMI, mas sem eles o dinheiro acaba já.
A forma como o FMI chegou cá e começou a por plano em marcha, até me impressionou:
Fase 1-Ouvir os partidos com assento parlamentar, os sindicatos, o patronato, o presidente da república e do banco de portugal.
Fase 2-Análise técnica: Obter os números da economia, a dívida, os compromissos futuros, todos os indicadores.
Fase 3-Negociação política
Fase 4-Implementação do plano de ajuda
Será que nós portugueses não poderíamos ter feito o mesmo que eles?? A resposta é SIM NOS PODEMOS! Porque não se fez? Porque não é do interesse partidário fazê-lo, pois a lógica partidária manda esconder números ou por do lado da oposição pensar que quanto pior tanto melhor para nós, tipo "deixem-nos afundar ainda mais, depois somos nós os salvadores". E até o presidente da república se vem desculpar pela sua margem pequena de manobra "ao governo compete governar, ao presidente compete assegurar o funcionamento das instituições".
Nada mais errado, todos têm culpa! E há algum tempo atrás, alguém propos que se alterasse a constituição, no sentido de impedir que os governos ultrapassassem um patamar/valor de dívida/défice. Mas ninguém quis aceitar! Tal medida decerto evitaria as desculpas do presidente, obrigaria-o a fazer cumprir a constituição e obrigar os meninos a entenderem-se, tal e qual nos mesmos moldes com que o FMI actua, bem simples:
1.Ouvir
2.Obter números
3.Negociar
4.Implementar medidas
O que o FMI faz também nós o saberiamos fazer, com uma constituição adequada!
Mesmo assim, alguns partidos alegam que não é correcta a forma como o FMI nos põe a negociar. Chamam-lhes tecnocracia! Preferem então os nossos partidos fazer política sem olhar aos números? Talvez por isso estamos como estamos, falidos!