O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Troika está preocupada com o risco de Portugal não cumprir as metas.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=487701

Não acham estranho que nenhum partido se tenha preocupado ainda em pensar como por em prática o plano de austeridade que nos espera já no 1o dia de governo pós-eleições?

Eu acho que andam um pouco enganados, a pensar nas férias, numa de silly season, quando o que aí vem são 50 medidas em junho, 50 em julho e agosto e setembro, e..

Não é brincadeira, é mesmo a sério ou acaba-se o dinheirito! :)

Esqueçam os programas eleitorais, são fait divers/manobras de diversão! Acredite quem quiser, estas eleições não têm nada a ver com programa eleitoral, apenas na escolha do homem/governo em quem iremos culpar daqui em diante! O que vamos escolher é apenas o estilo de governação, ou em quem acreditamos ter mais credibilidade política!

Esqueçam os programas eleitorais, são fait divers/manobras de diversão! Acredite quem quiser, estas eleições não têm nada a ver com programa eleitoral, apenas na escolha do homem/governo em quem iremos culpar daqui em diante! O que vamos escolher é apenas o estilo de governação, ou em quem acreditamos ter mais credibilidade política!

Plenamente de acordo. Tem sido uma campanha vergonhosa mas infelizmente não se esperava outra coisa. Parece-me que não temos ninguém à altura de tamanho desafio.

A ver se passa este inferno das eleições e se começam a resolver os problemas que têm que ser imediatamente resolvidos.

Podemos falar mal da incompetência do sócras, da inexperiência do passos, do populismo do portas, do surrealismo do louçã, ou da cassete do jerônimo, mas tenham em mente uma coisa! A nossa guerra já não é pessoal, o destino está traçado pelas razões que todos sabem, e daqui em diante apenas importa saber como sair da bancarrota, como evitar uma verdadeira crise social, que pode ser verdadeiramente dramática com a crescente escalada de crimes, corrupção, pobreza, fome! Eu nunca vi tanto peditorio por aí.. São toneladas e toneladas de alimentos, salvoerro 1700ton nesta última campanha do banco alimentar!!

Deixemo-nos de querelas políticas, que o que aí vem, já aí está há muito!

Se esse tempo anterior à UE voltasse....

Esse passado do poder arranjar um emprego temporário nas apanhas, parece uma utopia aos olhos dos jovens de hoje.

Hoje em dia nem um part-time é fácil de arranjar. Exemplo disso é o meu irmão, desempregado há dois anos. Eu, estive tb desempregado mas emigrei, "fugi" do país.

Parece-me que PS, PSD e CDS terão que fazer uma profunda reflexão e verificar os erros colossais que têm cometido, desde que o país entrou na UE, uma oportunidade que poderia ter realmente sido muito positiva.

Parece que os riscos e medos que o PCP falava antes da entrada do país na UE (que os outros partidos criticavam como falta de modernismo), afinal foi realmente verdade. E eu nem estou a defender o PCP, estou a constatar aquilo que eles falavam. Afinal, parece que o "Pai Natal Comunista" consegue ser mais realista que o PS e PSD!

Eu não sou contra a Europa, pelo contrário, adoro a ideia original, de uma união dos países, da livre circulação, mas acho que o projecto Europeu falhou, muito porque se baseou no neoliberalismo, de privatizações, gastar dinheiro e reduzir a produção nacional, ilusões sem bom senso que trouxeram o país ao estado actual. Acho que deveria ter havido um equilibriom entre privatizar e manter nacionalizações, entre abrir as portas ao estrangeiro e defender o interesse nacional, entre defender o nosso interesse em vez das filosofias economicas globalistas. Não acho que esteja a dizer nenhuma monstruosidade. Afinal, já vimos o que os dois extremos dão.

Nisto, não se pode negar a responsabilidade dos governos formados por PSD, PS e CDS, ao longo destes anos todos. Pelo menos, esses partidos deveriam assumir esses erros. E o Povo deveria abrir os olhos. A Política não é Futebol, eu não devo ter paixão ou ser do PS, PSD, PCP, BE ou CDS. Nem sequer tenho que me manter fiel a um partido. Se um partido faz porcaria, tenho que mudar o meu voto! Se um partido mostra por vezes sucessivas que falha na governação (PS, PSD, CDS) devo mudar o meu voto.

E há muitas alternativas aos 3 partidos que têm governado.

Por exemplo, na Islândia, após décadas de governos centristas e de direita, o povo votou nos Verdes e na Esquerda. O governo formou-se e agora o país saiu especularmente da crise. Precisámos de algo novo em Portugal.

A agricultura não é a salvação, mas ajuda a combater o desemprego e permite a acumulação de riqueza. Este discurso que se instalou no cavaquismo, do país de serviços e turismo tresanda a interesses de uma certa elite económica e financeira, todos os países ricos e desenvolvidos da Europa têm um pouco de tudo, desenvolvem e promovem todos os sectores. Será que o Professor e respectiva corte nunca viram isso? Ou não passarão de almas provincianas e incultas que decoraram uns textos durante uns anos para ter um canudo, engolindo e propagando de forma acrítica todo o chavão que lhe é proposto?

Antes da entrada abrupta na CEE a agricultura dava emprego estável a várias famílias de caseiros, e emprego temporário a muitos portugueses. No Verão, por exemplo, os jovens que estavam em férias de liceu e da universidade aproveitavam a apanha da laranja ou da uva para ganhar dinheiro para a compra dos livros ou da roupa para o ano lectivo seguinte, e muitas famílias empregavam-se em part-time nas apanhas, tendo assim um importante rendimento extra para ajudar as contas da família no Inverno.

Uma pessoa da minha família foi recentemente a um jantar de campanha de um partido -não direi qual- e como não havia jornalistas, houve liberdade para se dizer o que se pensa.

Muitos autarcas queixaram-se que os pedidos para emprego na função pública local são imensos, e que há muita pressão para arranjar um «lugarzinho» para o filho ou a filha de A ou B. Disse-se que os portugueses têm vergonha de investir ou de trabalhar no turismo, na agricultura, nas pescas ou na indústria, e que não estão preparados para a aplicação das medidas do FMI. Foi defendido que a função pública no poder local, de ora em diante, terá de ser reduzida ao máximo, e que o número de funcionários terá de corresponder às verdadeiras necessidades. Também foi defendido que deve ser implementado um plano para a agricultura, de criação de novas cooperativas onde os agricultores possam vender a produção. Consta que 2 ou 3 empresas monopolizam o sector, e enganam os agricultores, para comprar os produtos a preços baixíssimos, e depois vender a preço elevado, aproveitando-se da baixa formação dos produtores; vergonhoso. Houve um conhecido político que disse que não fazia sentido termos um número tão elevado de imigrantes e simultaneamente um desemprego tão elevado, e que os desempregados teriam de começar a aceitar os trabalhos que recusam...

Houve também muitas queixas devido à falta de segurança e ao aumento da criminalidade, bem como o problema da concorrência com Espanha no sector do turismo, devido em parte à falta de promoção e marketing no estrangeiro.

Muitos autarcas queixaram-se que os pedidos para emprego na função pública local são imensos, e que há muita pressão para arranjar um «lugarzinho» para o filho ou a filha de A ou B. Disse-se que os portugueses têm vergonha de investir ou de trabalhar no turismo, na agricultura, nas pescas ou na indústria, e que não estão preparados para a aplicação das medidas do FMI.

Como a sociedade vai mudar profundamente nos próximos anos. Eu queria trabalhar num desses sectores, mas não tenho como, e os poucos lugares que há já estão risco. Bons (maus) anos estão a chegar com a profunda mudança de toda esta estrutura podre. Quanto ao investimento, investir aqui é um bocado deitar barro à parede mas algum ainda cola, espero que mais venha a colar.
A criminalidade é algo tão simples de resolver, mas não se quer isso, ainda não entendi porquê deve fazer parte do estado social, ou então maior parte da ladroagem pertence ao estado.

Como a sociedade vai mudar profundamente nos próximos anos. Eu queria trabalhar num desses sectores, mas não tenho como, e os poucos lugares que há já estão risco. Bons (maus) anos estão a chegar com a profunda mudança de toda esta estrutura podre. Quanto ao investimento, investir aqui é um bocado deitar barro à parede mas algum ainda cola, espero que mais venha a colar.
A criminalidade é algo tão simples de resolver, mas não se quer isso, ainda não entendi porquê deve fazer parte do estado social, ou então maior parte da ladroagem pertence ao estado.

Infelizmente nós jovens estamos presos por todos os lados.

Vou dar um exemplo. Se quisermos arrendar um terreno para fazer um projecto agrícola, dificilmente encontramos algum, ou porque os donos estão à espera que apareça um construtor milionário que o compre por um preço absurdo, ou porque pedem uma fortuna pela renda, ou ainda porque arrendam apenas por um ano ou dois. Depois, a Banca põe muitos entraves aos empréstimos à agricultura e à indústria, ou porque pede juros altos, ou porque recusa, pois prefere emprestar ao Estado e ao sector da construção. Comprar um terreno para agricultura em boa parte do país é uma loucura neste momento, pois os proprietários, mesmo em RAN, pedem preços exorbitantes. Nos anos 80, a minha família comprou alguns terrenos que foram pagos em cerca de dez anos com produção agrícola, hoje em dia isso seria impossível pois o povo vive na ilusão de vender as propriedades a preços milionários.

Desemprego em Portugal está acima dos 12% desde Janeiro

O último relatório de Bruxelas, relativo a Abril, calcula em 12,6% a taxa de desemprego em Portugal.

O Eurostat reviu em alta, desde Janeiro, a taxa de desemprego em Portugal, fixando-a em 12,6% em Abril. Os dados mensais do desemprego este ano foram todos revistos, devido à alteração metodológica do INE no Inquérito trimestral do desemprego.

Em Janeiro, a taxa de desemprego foi revista em alta de 11,2% para 12,2% e desde essa altura o número de desempregados tem vindo a crescer.

Antes da revisão, os últimos dados davam conta de uma taxa de desemprego de 11,1% em Fevereiro e Março. Valores que anunciavam, na altura, uma quebra face aos 11,2% observados em Janeiro.

O Eurostat traça assim um rumo diferente e indica já números mais elevados colocando a taxa de desemprego nacional no quarto lugar do 'ranking' dos países da UE - para os quais há dados disponíveis - com maior número de desempregados em Abril.

Os dados do Eurostat para Abril superam as informações mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) que, aliás, são utilizadas pelo gabinete europeu no apuramento de valores. De acordo com o INE, a taxa de desemprego chegou a 12,4% no primeiro trimestre de 2011.

Por género, foram as mulheres que mais sofreram com a falta de trabalho, com o desemprego a situar-se nos 12,9% neste grupo, enquanto nos homens a taxa é de 12,3%.

Os jovens continuam no entanto a ser os mais afectados pelo drama do desemprego em Portugal. Segundo os dados do Eurostat, a taxa de desemprego entre os jovens até aos 25 anos é de 27,4%, o que representa ainda assim uma melhoria face aos 27,8% registados no mês anterior..

Há 22 milhões de desempregados na UE

Espanha continua a liderar a lista do 'ranking' dos países da UE com mais desempregados, com uma taxa de 20,7%. Seguem-se a Irlanda (14,7%), e a Eslováquia (13,9%), os únicos que registam taxas superiores à portuguesa.

Na UE a 27, a taxa de desemprego desceu para 9,4% face aos 9,5% registados em Março. No total, o Eurostat estima que existam 22,5 milhões de homens e mulheres desempregados nos 27 países da UE. Destes, 15,5 milhões estão na zona euro.

Fonte: DE

Ainda bem, que temos o EUROSTAT para nos dizer a verdade.

Editado por um moderador:
Muitos autarcas queixaram-se que os pedidos para emprego na função pública local são imensos, e que há muita pressão para arranjar um «lugarzinho» para o filho ou a filha de A ou B. Disse-se que os portugueses têm vergonha de investir ou de trabalhar no turismo, na agricultura, nas pescas ou na indústria, e que não estão preparados para a aplicação das medidas do FMI.

boa tarde, os lugares na função pública são todos escolhidos a dedo, à oito meses que acabei o meu estágio profissional e ainda não consegui nenhum trabalho, tenho concorrido a tudo o que aparece, não só na minha área, público e privado, mas no caso da função pública em todos os concursos que concorri, antes de realizar qualquer prova, já sabia quem iria ficar. Mas o que mais me irrita foi um caso que quem ficou em segundo lugar é douturado e conhecia muito bem as funções a desempenhar no cargo pretendido, contudo foi uma sujeita conhecida da zona filha de senhores ricos que ficou apenas com a licenciatura e como estágio profissional. ainda tiveram o descaramento de dar uma nota superior na avaliação curricular a ela quando comparado uma pessoa com douturamento e com publicações ....
é preciso um governo que seja justo e que ponha quem realmente queira trabalhar nos lugares certos...

Economista que tem sido apontado como possível futuro ministro das Finanças é um dos administradores designados.

Eduardo Catroga foi designado administrador do Banco Finantia para o triénio 2011-2013, anunciou hoje a instituição, que reuniu em assembleia-geral a 27 de Maio.

O antigo ministro das Finanças de Cavaco Silva, e membro destacado dos dossiers económicos da candidatura de Passos Coelho, é um dos nomes falados como possível futuro ministro das Finanças, caso o PSD vença as eleições deste domingo.

Catroga já era administrador não-executivo do banco liderado por António Guerreiro. Depois da saída do Governo, o economista continuou a carreira académica e trabalhou no sector privado, nomeadamente na Sapec Agro - da qual é presidente - e na Nutrinveste.

Eduardo Catroga ganhou no último ano grande visibilidade política, primeiro na negociação, representando o PSD, dos PEC, e mais tarde nos contactos deste partido com a troika internacional.

Fonte: Económico

Resumindo, andou nas negociações da Troika, e agora não vai fazer parte do governo, vai para a Banca, o tal grupo beneficiado das negociações da Troika.... estranho...:rolleyes:

Resumindo, andou nas negociações da Troika, e agora não vai fazer parte do governo, vai para a Banca, o tal grupo beneficiado das negociações da Troika.... estranho...:rolleyes:

Estranho?

Eu vejo dois fundamentos:

1 - O dinheiro fala mais alto... o interesse nacional é um mito.

2 - Depois de os dirigentes do PSD o terem obrigado a ficar calado, como eu, virava a página e seguir em frente.

MAI pune oficial que denunciou corrupção

Apesar de "provas fundamentadas", a investigação dos dois oficiais da GNR suspeitos de corrupção não está concluída.

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, decidiu castigar um oficial da GNR que, há cinco anos, denunciou situações de corrupção na Escola Prática da Guarda, em Queluz, que envolviam dois coronéis desta força de segurança. O tenente foi condenado a 60 dias de suspensão de serviço.

A decisão do ministro, fundamentada num despacho do passado dia 23 de Maio, baseia-se nas conclusões de um inquérito da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI), segundo as quais este militar, um tenente, foi o autor da "fuga de informação" que levou o assunto aos jornais.

DN

Apenas por curiosidade, e a propósito do arquitecto souto moura ter sido galardoado por barack obama. Achei muito pertinente a explicação dele para a palavra crise, de origem grega, mas designada por 2 caracteres chineses que significam:

1o caracter - perigo
2o caracter - oportunidade

Os chineses, têm a sua razão!

Estado
Fechado para novas mensagens.