O fenómeno Coelho da Madeira esbateu-se pelas mesmas razões que o bloco de esquerda: são partidos de situação do momento. Ora, o momento eleitoral nada tinha a ver com estes partidos, queriam algo que era contrário ao que já estava decidido. O partido comunista, tem sempre a sua defesa o povo operário, não é tanto um partido de situação de causas do momento como é o bloco de esquerda, e por isso se manteve intacto, é um partido histórico. O bloco e o partido do coelho nada podiam fazer para angariar mais votos, estavam condenados à partida!
A minha leitura não é bem essa, o fenómeno Coelho a presidente da republica advém da vontade de se afirmar enquanto povo diferente em relação ao resto nacional, unido e decidido. Como bem sabem naqueles concursos de televisão houve algumas finalistas Madeirenses e isso as televisões comprovavam por um índice de votação bem superior da Madeira a esses candidatos em relação ao resto dos concorrentes e o seu distrito de origem.
Por outro lado, em tanta coisa que diz algumas são verdades, contudo se sabiamos que para presidente da republica seria um
Fait-diver próprio de afirmação Madeira/Resto do País, hoje já haveriam de haver responsabilidades programas e sobretudo as melhores opções para poderem ser certamente soluções.
Também a qualidade de postura do PS-M está descendo abrutamente algo altamente penalizado.
Por isso nas Presidenciais tinhamos que:
Eleitores PSD votaram PSD ou Fernando Nobre ou Coelho
Eleitores PS votaram Coelho, Alegre, Fernando Nobre
Nestas eleições intriguei-me com o PND pois tinha um candidato com algum reconhecimento publico e alguma inteligência reconhecida contudo além de ter por teimosia como presidente da Quercus e a preparar caminho na altura
começou a ter tiradas extremistas. Algo que Quercus e afins tenho ultimamente visto que muito interesse económico anda por lá nas historias das reciclagens e reaproveitamentos. Contudo como candidato a deputado continuou na política do deita abaixo sem apresentar uma única solução. Claro que se o Coelho era do Povo e esse Povo se revia nele o presente já era de uma classe média que já pensa em todos os pormenores.
Atualmente vejo com algum agrado o crescimento do CDS-PP na Madeira, tem crescido na qualidade de discurso e propostas apresentando verdadeiras Soluções e posturas dignas no parlamento regional que muitas vezes desce os níveis da perigosos da devida decência.
Vejo com algum agrado porque é bom haver divergências numa sociedade democrática, esforça a ser feitos melhores programas mais cuidado e melhor retidão nas opções.
Mas o desenho que o
Vince referenciou não acho minimamente verdadeiro.