O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Essa maioria da população portuguesa católica não lê a bíblia nem frequenta os templos. Não são por isso católicos.

O que se passa é que os transportes urbanos de Madrid foram aumentados em 50% no preço dos bilhetes devido à crise durante nos dias normais de trabalho. Quando o indivíduo do vaticano for lá fazer o seu espectáculo privado passam a ser gratuitos.

Como pode afirmar isso? Eu não me referia à população portuguesa, referia-me à população da esquerda, conheço muitos dirigentes locais do PCP e outros mais nacionais que frequentam a igreja e até lêem a bíblia!

A igreja está entre nós há 2000 anos, os regimes comunistas duraram pouco mais de 50.

Se querem que vos diga, nunca entendi muito bem o mal estar que a igreja provoca na esquerda, embora haja militantes de facto católicos. Qual a origem de todo esse sentimento contra a igreja? Será pela intromissão da igreja na política:
- queda da rússia/ segredo de Fátima
- cardeal cerejeira/ salazar
- silêncio perante holocausto/ nazismo
- Cruzadas
- Santa inquisição??
- Casos de pedofilia

Todos sabemos que muitos males foram praticados no passado, mas não esqueçamos que todos são homens, todos sujeitos aos mesmos pecados de avareza, tentação,.. Talvez os culpados do passado sejam os seus altos chefes, como bispos ou papas. Por vezes é mais fácil os chefes religiosos não se imiscuirem nos problemas políticos, como homens também correriam riscos perante ditadores.
Mas a religião é muito maior que isso, seja qual for a religião, a sua missão é nobre pois centra-se no amor do ser humano!

Eu nunca li a bíblia, por completo, reduzir a religião católica à bíblia seria "reduzi-la" ao judaismo, na medida em que a bíblia é composta por parte da torah (judaismo, antes de cristo) e pelos escritos que comportam o novo testamento (depois de cristo). O que diferencia a religião católica, é o culto a Deus, Jesus e o espírito santo, através do novo testamento, que como sabem é composto de muitos livros (de apóstolos e não só..) e outros documentos/ cartas..

Politicamente falando, como classificariamos Jesus? Poderia muito bem ser um revolucionário de esquerda, ou não?! Claro que sim, mas dos moderados, pois conquistou-nos pelo coração e não pelas armas.. :)

Ler a Bíblia não implica que se compreenda o que lá está. É necessário muita formação intelectual para tal.
(...)
A linguagem da Bíblia é simbólica, tal como a linguagem dos mitos greco-romanos. E para a perceber é necessário muito estudo prévio, profundo. Há lá coisas que só se percebem, por exemplo, conhecendo o alfabeto hebraico e tendo noções de cabala. E no meio das interpretações levezinhas há os fundamentalistas cristãos, daquelas seitas dos EUA ou do Brasil.

Editado por um moderador:
Se querem que vos diga, nunca entendi muito bem o mal estar que a igreja provoca na esquerda, embora haja militantes de facto católicos. Qual a origem de todo esse sentimento contra a igreja? Será pela intromissão da igreja na política:
- queda da rússia/ segredo de Fátima
- cardeal cerejeira/ salazar
- silêncio perante holocausto/ nazismo
- Cruzadas
- Santa inquisição??
- Casos de pedofilia

Todos sabemos que muitos males foram praticados no passado, mas não esqueçamos que todos são homens, todos sujeitos aos mesmos pecados de avareza, tentação,.. Talvez os culpados do passado sejam os seus altos chefes, como bispos ou papas. Por vezes é mais fácil os chefes religiosos não se imiscuirem nos problemas políticos, como homens também correriam riscos perante ditadores.
Mas a religião é muito maior que isso, seja qual for a religião, a sua missão é nobre pois centra-se no amor do ser humano!

Eu nunca li a bíblia, por completo, reduzir a religião católica à bíblia seria "reduzi-la" ao judaismo, na medida em que a bíblia é composta por parte da torah (judaismo, antes de cristo) e pelos escritos que comportam o novo testamento (depois de cristo). O que diferencia a religião católica, é o culto a Deus, Jesus e o espírito santo, através do novo testamento, que como sabem é composto de muitos livros (de apóstolos e não só..) e outros documentos/ cartas..

Politicamente falando, como classificariamos Jesus? Poderia muito bem ser um revolucionário de esquerda, ou não?! Claro que sim, mas dos moderados, pois conquistou-nos pelo coração e não pelas armas.. :)

O que no fundo diferencia o judaísmo, do cristianismo primitivo, para mim, está neste poema bem explicado por Fernando Pessoa:

I
Quando, despertos deste sono, a vida,
Soubermos o que somos, e o que foi
Essa queda até corpo, essa descida
Até à noite que nos a Alma obstrui,

Conheceremos pois toda a escondida
Verdade do que é tudo que há ou flui?
Não: nem na Alma livre é conhecida…
Nem Deus, que nos criou, em Si a inclui

Deus é o Homem de outro Deus maior:
Adam Supremo, também teve Queda;
Também, como foi nosso Criador,
Foi criado, e a Verdade lhe morreu…
De Além o Abismo, Sprito Seu, Lha veda;
Aquém não há no Mundo, Corpo Seu.
II
Mas antes era o Verbo, aqui perdido
Quando a Infinita Luz, já apagada,
Do Caos, chão do Ser, foi levantada
Em Sombra, e o Verbo ausente escurecido.

Mas se a Alma sente a sua forma errada,
Em si que é Sombra, vê enfim luzido
O Verbo deste Mundo, humano e ungido,
Rosa Perfeita, em Deus crucificada.

Então, senhores do limiar dos Céus,
Podemos ir buscar além de Deus
O Segredo do Mestre e o Bem profundo;
Não só de aqui, mas já de nós, despertos,
No sangue actual de Cristo enfim libertos
Do a Deus que morre a geração do Mundo.

III
Ah, mas aqui, onde irreais erramos,
Dormimos o que somos, e a verdade,
Inda que enfim em sonhos a vejamos,
Vemo-la, porque em sonho, em falsidade.

Sombras buscando corpos, se os achamos
Como sentir a sua realidade?
Com mãos de sombra, Sombras, que tocamos?
Nosso toque é ausência e vacuidade.

Quem desta Alma fechada nos liberta?
Sem ver, ouvimos para além da sala
De ser: mas como, aqui, a porta aberta?
…………………………………
Calmo na falsa morte a nós exposto,
O Livro ocluso contra o peito posto,
Nosso Pai Rosaecruz conhece e cala.”

O Deus do Antigo Testamento não é o mesmo do Novo Testamento.

Concluindo esta minha participação nos comentários feitos sobre as relações de Portugal com o Vaticano (há horas que espero que digam-me quais os inconvenientes dessa relação para Portugal), lamento o uso impróprio de linguagem para ofender a esmagadora maioria da sociedade portuguesa.
É pena que os ateus já nada digam ao facto de algumas instituições nacionais trazerem a Portugal magnificas selecções desportivas do Irão, enquanto por lá impera a lei do assassínio oficial de crianças e jovens (12, 15, 18 anos de idade), executados pelo próprio estado. Foi isto que Jesus Cristo e a Igreja Católica defenderam alguma fez? Pena que os ateus de cá façam tábua rasa destes exemplos…
Na Arábia Saudita impera a hedionda monarquia que se rege quase pelos mesmos princípios dos talibãs do Afeganistão; as mulheres simplesmente não têm quaisquer direitos, sendo descriminadas em todos os aspectos da sua vida. Foi isto que Jesus Cristo e a Igreja Católica defenderam alguma fez? Pena que os ateus de cá façam tábua rasa destes exemplos…Mais exemplos para quê?

Lendo sobre a pouca vergonha que vai acontecer dentro de dias em Madrid no decurso de um espectáculo de culto religioso privado financiado com dinheiro público, leva-me a pensar que Portugal devia acabar imediatamente com as relações de favor que mantém com o Estado do Vaticano. A crise é para todos. :cool:

Não leio aqui qualquer palavra ou expressão que explícita ou implicitamente seja ofensiva. Foi simplesmente uma opinião.

Não sei o que vai o Papa fazer a Madrid, quem paga a visita, o que eu sei é que é inadmissível que as principais vias de Madrid fiquem cortadas durante uma semana, seja por que motivo for. Não se trata de uma rua ou uma praça durante umas horas, trata-se das duas principais vias de Madrid, provavelmente comparadas em Lisboa com o eixo Av. Liberdade - Fontes Pereira de Melo - República, durante uma semana. Haverá certamente muitos locais em Madrid e proximidades onde se podem fazer celebrações, que são de facto privadas, sem incomodar a vida comum dos cidadãos.

Não vejo onde as relações de Portugal com o Vaticano, enquanto Estado, entram nisto.

Muitos dos que se dizem Cristãos deveriam seguir os ensinamentos de Jesus Cristo. Principalmente a mensagem de tolerância e respeito para com quem não pensava como ele. Ao invés, não sei se movidos pela dúvida na sua própria fé, preferem atacar duramente quem faz uma crítica à instituição Igreja. Caso a maioria da população de Portugal fosse comunista faria sentido o Estado patrocinar, com um cêntimo que fosse, a festa do Avante? E faria sentido fazê-la na Av. Liberdade durante uma semana, cortando esta via ao trânsito?

Concluindo esta minha participação nos comentários feitos sobre as relações de Portugal com o Vaticano (há horas que espero que digam-me quais os inconvenientes dessa relação para Portugal), lamento o uso impróprio de linguagem para ofender a esmagadora maioria da sociedade portuguesa.
É pena que os ateus já nada digam ao facto de algumas instituições nacionais trazerem a Portugal magnificas selecções desportivas do Irão, enquanto por lá impera a lei do assassínio oficial de crianças e jovens (12, 15, 18 anos de idade), executados pelo próprio estado. Foi isto que Jesus Cristo e a Igreja Católica defenderam alguma fez? Pena que os ateus de cá façam tábua rasa destes exemplos…
Na Arábia Saudita impera a hedionda monarquia que se rege quase pelos mesmos princípios dos talibãs do Afeganistão; as mulheres simplesmente não têm quaisquer direitos, sendo descriminadas em todos os aspectos da sua vida. Foi isto que Jesus Cristo e a Igreja Católica defenderam alguma fez? Pena que os ateus de cá façam tábua rasa destes exemplos…Mais exemplos para quê?

Não compreendo também o que o ateísmo tem a ver com isto. Dizer que actualmente o fundamentalismo islâmico está mais enraizado que o fundamentalismo cristão, é um facto, e nada tem a ver com o ateísmo. Nem vale a pena enumerar a quantidade de crimes cometidos ao longo da História em nome da Igreja Católica. E muitas das diferenças entre fundamentalistas cristãos e islâmicas são de forma e não de conteúdo, mais pelo maior respeito pela vida humana na cultura Judaico-Cristã em relação ao Islão, porque o ódio e a intolerância são transversais a ambos os sectores.

Quando se diz "[na Arábia Saudita] as mulheres simplesmente não têm quaisquer direitos, sendo descriminadas em todos os aspectos da sua vida. Foi isto que Jesus Cristo e a Igreja Católica defenderam alguma vez?", tirando Jesus Cristo do assunto, que sempre defendeu os direitos das mulheres, a Igreja Católica ainda hoje não dá os mesmo direitos às mulheres que aos homens. Há uns tempos um familiar meu foi a um casamento e ouviu um padre dizer "que o dever da mulher é obedecer ao marido".

A mensagem de jesus Cristo, que nos rege a todos nós na Europa, ateus, cristãos "não praticantes", cristãos praticantes e fundamentalistas, não tem nada a ver com os dogmas religiosos, ressurreições, assunções, céu, inferno, etc, nem tem nada a ver com a hierarquia da Igreja Católica de hoje em dia, corrupta, conservadora, estagnada no tempo, tudo o que Jesus Cristo não era, e tudo o que ele combatia. A hierarquia da Igreja (não confundir com o meritório trabalho social e solidário de muitas instituições de índole religiosa) representa hoje muito daquilo contra o qual Jesus Cristo lutou.

E a quantidade de posts ofendidos que se seguiu ao comentário do Agreste, e que provavelmente ainda se irão seguir a este, só demonstra que a intolerância que a esquerda radical tem para com a Igreja é semelhante à intolerância que os religiosos têm para com quem não partilha da sua fé. Considerar que criticar que uma celebração privada seja patrocinada pelo Estado (não sei se isto é verdade, mas o grosso das críticas não incidiram na veracidade da afirmação) é estar a ofender a maioria dos portugueses, é no mínimo um exagero.

Muitos dos que se dizem Cristãos deveriam seguir os ensinamentos de Jesus Cristo. Principalmente a mensagem de tolerância e respeito para com quem não pensava como ele. Ao invés, não sei se movidos pela dúvida na sua própria fé, preferem atacar duramente quem faz uma crítica à instituição Igreja. Caso a maioria da população de Portugal fosse comunista faria sentido o Estado patrocinar, com um cêntimo que fosse, a festa do Avante? E faria sentido fazê-la na Av. Liberdade durante uma semana, cortando esta via ao trânsito?

Há aqui uma pequena grande confusão:

1-Eu não crítico ninguém nem muito menos pela sua orientação religiosa, ou ateia. Isso seria imperdoável da minha parte.
2-O estado português não patrocina a festa do avante, porque dessa forma teria de patrocinar a festa do pontal, e outras tantas da cena política. E acho muito bem!
3-O nosso estado é laico. Os reis de espanha são católicos.
4-O papa é um chefe de estado, como qualquer outro. E por razões de segurança, sempre que há a visita de um qualquer chefe de estado, são alteradas as rotas de trânsito!
5-É da responsabilidade das polícias e de entidades de segurança do estado, assegurar as medidas de segurança que forem necessárias dada a especificidade da situação! Será que a visita do papa enquanto chefe de estado arrasta as mesmas multidões que um outro chefe de estado qualquer?? Arrasta milhares ou milhões, não se pode negar a realidade! Aquilo que é, é e tem de ser, qual a dúvida?

Se tivesses a responsabilidade de assegurar a segurança de um chefe de estado como o papa, durante 1 semana o que farias? Metias milhões de pessoas num descampado para não incomodar o centro da cidade? Não me parece.. Terias de deslocar também polícia, bombeiros, hospitais, exército,..

A minha conclusão é: não se pode negar a importância do homem! Trata-se de uma figura religiosa, que é também chefe de estado, e que arrasta milhões, multidões!

Todo o aparato é o normal, abusivo até em tempos de crise, mas tem de ser e porque é essa a vontade do povo!

Os números provisórios apontam para que a visita do chefe de estado (não nego que seja um chefe de estado) mais o evento privado que se seguirá, contará com participação pública num valor de 100 milhões de euros.

O que está em questão é a participação pública em eventos religiosos privados num contexto de crise em que se cortam salários e se aumentam preços de bens essenciais incluindo o dos transportes. Quero lá saber se é em nome do prometido da galileia ou de outro paladino qualquer...

As relações de Portugal com o Vaticano deviam ser revistas do ponto de vista económico. Esse culto dispõe de património mais do que suficiente para que se possa sustentar sem as isenções fiscais que o próprio culto faz questão de manter únicas em seu proveito. Se tudo neste capitalismo selvagem está em questão porque razão se hão-de manter estes privilégios de favor? Haverá assim tanto trabalho de campo inquestionável e tantas manifestações de fé ou não será propaganda a mais? As doações em sede de IRS para este tipo de instituições são insignificantes.

Agreste
Vê se começas a calar esse bico, porque é raro aquele partidário do PCP fazer alguma coisa pelos pobres que tanto andas aí a bater.
Sim há coisas muito más na Igreja mas ultimamente eles não controlam nada nem são ricos para falares dessa forma.
Falas falas mas do vosso bolso é raro ver sair dinheiro. Exigem é dinheiro do estado!

Há aqui uma pequena grande confusão:

1-Eu não crítico ninguém nem muito menos pela sua orientação religiosa, ou ateia. Isso seria imperdoável da minha parte.
2-O estado português não patrocina a festa do avante, porque dessa forma teria de patrocinar a festa do pontal, e outras tantas da cena política. E acho muito bem!
3-O nosso estado é laico. Os reis de espanha são católicos.
4-O papa é um chefe de estado, como qualquer outro. E por razões de segurança, sempre que há a visita de um qualquer chefe de estado, são alteradas as rotas de trânsito!
5-É da responsabilidade das polícias e de entidades de segurança do estado, assegurar as medidas de segurança que forem necessárias dada a especificidade da situação! Será que a visita do papa enquanto chefe de estado arrasta as mesmas multidões que um outro chefe de estado qualquer?? Arrasta milhares ou milhões, não se pode negar a realidade! Aquilo que é, é e tem de ser, qual a dúvida?

Se tivesses a responsabilidade de assegurar a segurança de um chefe de estado como o papa, durante 1 semana o que farias? Metias milhões de pessoas num descampado para não incomodar o centro da cidade? Não me parece.. Terias de deslocar também polícia, bombeiros, hospitais, exército,..

A minha conclusão é: não se pode negar a importância do homem! Trata-se de uma figura religiosa, que é também chefe de estado, e que arrasta milhões, multidões!

Todo o aparato é o normal, abusivo até em tempos de crise, mas tem de ser e porque é essa a vontade do povo!

1- A crítica não era para ninguém em particular, era no geral, não só neste tópico hoje, mas também sobre o que acontece em quase todas as discussões sobre este tema.

2- E acho muito bem que não patrocine qualquer festa ou evento político, apenas expus este caso para demonstrar o absurdo.

3- Os reis de Espanha são católicos, tal como o presidente português, o que não invalida que ambos os estados sejam laicos.

4 e 5- Nenhuma visita de um chefe de estado demora uma semana, e eu até acho que o Papa não estará uma semana em Madrid (não tenho a certeza disto), o corte de vias tem mais a ver com as celebrações privadas da Igreja Católica no âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude. Certamente que haveria locais melhores para organizar o evento, nem era preciso ser fora de Madrid, pavilhões, estádios de futebol, praças de touros, centros de exposições, os jardins do Palácio Real, a Casa de Campo, tudo lugares onde a afectação da vida comum não era tão grande. A mobilização de meios é sempre necessária, estejam no centro de Madrid ou fora, e os custos eram semelhantes.

Os números provisórios apontam para que a visita do chefe de estado (não nego que seja um chefe de estado) mais o evento privado que se seguirá, contará com participação pública num valor de 100 milhões de euros.

O que está em questão é a participação pública em eventos religiosos privados num contexto de crise em que se cortam salários e se aumentam preços de bens essenciais incluindo o dos transportes. Quero lá saber se é em nome do prometido da galileia ou de outro paladino qualquer...

Estás só a falar de despesa, mas estás a esquecer da receita!! :)
Pensa na expo 98, muito dinheiro foi enterrado lá, certo? E quantos milhões de pessoas não deixaram lá o dinheiro?

Em Madrid vai ser igual.. Os serviços do estado já existiam antes, eventualmente, horas extra serão pagas aos funcionários, muito equipamento será comprado, enfim, muitos gastos é verdade. E então quanto dinheiro é que milhões de pessoas numa semana não deixarão para Madrid? Restaurantes, dormidas, lembranças, sei lá.. E também é investimento de marketing, ou não? Talvez esta multidão arraste turistas a visitar espanha nos próximos anos, se ficar com boa imagem, certo?

Conheço por exemplo inúmeros militantes do PCP católicos sendo que além disso são milhares os católicos que "alimentam" nas urnas esse partido com o seu voto.

Tivemos um bom teste na pintura de uma escadaria na tua cidade. Infelizmente a liberdade de expressão teve que ser defendida pela Comissão Nacional de Eleições. Os milhares de católicos, comunistas ou não, ficaram do lado que se sabe.

Podia aqui falar dos milhões de pessoas que a igreja ajuda pelo mundo fora, mas não discuto isso com pessoas que deliberadamente não a respeitem. Para mim estão abaixo de consideração que qualquer ateu ou agnóstico... Porque com esses ainda é possível ter excelentes conversas.

Pode-se falar do uso do preservativo por esse mundo fora? Se calhar não. Era uma conversa com nível e acessível a todos.

Como o governo Sócrates gastou em viagens, carros e telemóveis
por Ana Sá Lopes, Publicado em 13 de Agosto de 2011

Álvaro Santos Pereira ficou estupefacto com as contas de telemóveis, viagens e carros. As contas continuam a chegar.

O gabinete do antigo secretário de Estado do Comércio e da Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, gastou numa viagem de uma semana a Lima e à cidade do México, em Março passado, 35 459,76 euros. O valor, discriminado numa factura enviada pela Abreu ao Ministério da Economia, revela que as passagens de avião custaram 20 669,76 euros, o alojamento 12 060 euros e 2730 euros foram gastos em serviços de aluguer de carros e motoristas.

A comitiva do ministério era composta apenas por três pessoas - o secretário de Estado e dois elementos do seu gabinete - mas as despesas pagas aos 20 empresários que foram "estabelecer contactos" para avaliar as possibilidades de exportações (um procedimento habitual em algumas deslocações oficiais) fez com que acabassem por sair 35 mil euros dos cofres públicos. A viagem tinha o objectivo "de apostar nas vendas e no investimento português numa região geográfica cuja economia continua a crescer a um ritmo mais elevado do que os mercados tradicionais portugueses, sobretudo aqueles da União Europeia". Fernando Serrasqueiro, o então secretário de Estado, que liderou a comitiva, apostava no Peru e no México por serem "países com uma dinâmica de crescimento que, para os valores europeus, são muito significativos em termos de crescimento do produto interno bruto (PIB), na ordem dos quatro e dos sete por cento, e são, por isso, de ter atenção", segundo declarações à Lusa, na véspera da viagem.

Depois de o ministro da Economia ter denunciado o "ambiente de ostentação que era uma ofensa para os portugueses" e com que se deparou quando chegou ao ministério, o i questionou os serviços para identificarem os gastos que traduziam, segundo o ministro, a tal "ostentação".

Os contratos de leasing, na altura referidos en passant por Álvaro Santos Pereira, que transitaram dos anteriores ministérios das Obras Públicas e Economia ascendem a 20 mil euros por mês, uma despesa de 241 mil euros por ano.

Curiosamente, o carro que mais encargos representa ainda não está no Ministério da Economia. Foi encomendado já em fim de ciclo, em Março, quando o governo já estava por um fio (caiu a 23 de Março, depois do chumbo do terceiro Plano de Estabilidade e Crescimento) pelo gabinete do então secretário de Estado da Energia e Inovação. Trata-se de um AOV (Aluguer Operacional de Viaturas) com contrato blindado que o ministério de Álvaro Santos Pereira não teve capacidade de romper: o custo do automóvel comprado em fim de festa vai custar ao Estado 95 mil euros nos próximos três anos.

O Ministério da Economia e do Emprego herdou também dos antecessores duas facturas no valor de 36 541,93 euros cada (ao todo, 73 083,72 euros), para pagamento de dois automóveis eléctricos Nissan Leaf, que têm de ser pagos até final de Setembro.

Ao Ministério da Economia continuam a chegar outra facturas de viagens, reparações de automóveis e contas de telemóvel. Agora o ministro decidiu estabelecer plafonds nos telemóveis, para evitar que se repita uma factura igual à que chegou da TMN, respeitante a Fevereiro, enviada ao gabinete de um ex-secretário de Estado no valor de 6737,77 euros. Outra, enviada pela Vodafone para o gabinete do ministro - também datada de Fevereiro -, exige um pagamento ao erário público no valor de 4637,96 euros.

Além destas "ostentações" havia outras: o motorista do ex-secretário de Estado Paulo Campos ganhava em média 4157,26 euros por mês. Destes, 3673,86 euros diziam respeito ao pagamento de horas extraordinárias. A esta remuneração acresciam ainda 483,40 euros mensais a título de subsídio de risco e de lavagem de viaturas.

Agora Álvaro Santos Pereira está empenhado em reduzir a despesa dos serviços que tem sob a sua tutela. MO facto de ter a chefe de gabinete mais bem paga do governo, cujo serviço de origem era a PT, acabou por se tornar uma arma de arremesso para a oposição.

In I -> http://www.ionline.pt/conteudo/142987-como-o-governo-socrates-gastou-em-viagens-carros-e-telemoveis

Estado
Fechado para novas mensagens.