Gerofil, no secundário tomei conhecimento de turmas e horários feitos à medida da vontade de duas ou três pessoas do executivo. E eu fui um dos prejudicados, pois fiquei na turma dos repetentes. Na minha área fizeram uma turma só com raparigas, sem rapazes, e com as melhores alunas, as favoritas da professora x. E no Superior são constantes os horários feitos à medida do bem estar dos professores. Não menti, portanto.
Quanto à carência de horários, o problema mor está não na carga horária total, mas sim no tempo que se perde com coisas fúteis. Antigamente com carga horária idêntica os alunos absorviam um conjunto de conhecimentos largamente superior ao que absorvem actualmente, logo no ensino primário. Há muitas matérias que deveriam ser leccionadas bem mais cedo, e que são chutadas para o Secundário ou para o Superior. Entretanto, perde-se demasiado tempo com «tretas lúdicas» ou repetições de conteúdos.
Não se esqueça que uma das principais causas da elevada carga horária escolar na China é o seu complexo alfabeto, com perto de 50 mil caracteres!
Quanto à carência de horários, o problema mor está não na carga horária total, mas sim no tempo que se perde com coisas fúteis. Antigamente com carga horária idêntica os alunos absorviam um conjunto de conhecimentos largamente superior ao que absorvem actualmente, logo no ensino primário. Há muitas matérias que deveriam ser leccionadas bem mais cedo, e que são chutadas para o Secundário ou para o Superior. Entretanto, perde-se demasiado tempo com «tretas lúdicas» ou repetições de conteúdos.
Não se esqueça que uma das principais causas da elevada carga horária escolar na China é o seu complexo alfabeto, com perto de 50 mil caracteres!
(mesmo muito hardcore às vezes) mas fiquei surpreendido porque os jovens ocupam o tempo livre de forma muito útil, há coros de música clássica, fazem cadeiras extra-curriculares, alguns trabalham mesmo dentro da própria universidade ou como guias turísticos! E sabem o que fazem centenas de jovens na UP? Ocupam boa parte do tempo em sessões de praxe, por vezes tardes inteiras ao longo de semanas a fio!