O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Encher a dispensa com 400 euros em pacotes de leite. Hoje parece que há promoções numas lojas...

Um país analfabeto em tudo.

57639810151581413460181.jpg

Caos nos Pingo Doce da zona de Lisboa
Um dia especial de promoções na cadeia de supermercados Pingo Doce está a provocar o caos.

Filas intermináveis para pagar em Telheiras e PSP chamada em Linda-a-Velha a multar os muitos carros que estavam estacionados em cima do passeio.

Os carros de supermercado foram poucos para tanta procura.

A campanha do supermercado da Jerónimo Martins promove descontos de 50% em compras superiores a 100 euros.

DN

50% de desconto no início do mês dá muito jeito para atestar a despensa a quem não é rico, mas tu chamas-lhes analfabetos. Mas compreendo a azia, foi genial da parte da JM, era suposto haver um boicote. Esperemos é que não haja tumultos, já há polícia à porta de muitas lojas a controlar a multidão.

Gente a comer, a roubar, a saquear... Foi uma ideia genial... Somos todos geniais... :cold:

«Num comunicado enviados às redações, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) confirmou que «estão a decorrer incidentes com clientes em lojas Pingo Doce presenciados por piquetes de greve».

«Os incidentes decorrem, por exemplo, na loja da rua Carlos Mardel em Lisboa» e já «suscitaram a intervenção da PSP e o encerramento da loja», denuncia.

Algumas lojas preparam-se para fechar

São conhecidos ainda outros incidentes, «designadamente em Almada e Quinta do Mocho, o que está motivar o encerramento de sucessivas lojas da cadeia Pingo Doce».»

Agreste, afinal é greve ou feriado? Passam os dias em greves. Graças a deus que as pessoas se começam a fartar dos numeros de circo.

Lusa - SICNotícias...

1400 euros em compras. :shocking:

«O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), que se demarca dos incidentes, denunciou conflitos entre clientes, nomeadamente na loja da rua Carlos Mardel, em Lisboa, em Almada e na Quinta do Mocho, em Loures, que levaram, nalguns casos, à intervenção da polícia e ao encerramento de algumas lojas.

A Polícia de Segurança Pública confirmou à Lusa o registo de alguns incidentes entre clientes em pontos de venda em Lisboa.

Hoje, dia do Trabalhador, o Pingo Doce lançou uma campanha de vendas, com desconto de 50%, "por isso abaixo do preço de custo, para clientes que adquiram mais de 100 euros de compras, nomeadamente de produtos de grande consumo alimentar", salienta, numa nota, o sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), afeto à CGTP.

O fenómeno da corrida aos supermercados desta cadeia de lojas ocorreu de norte a sul do país.

Uma das lojas Pingo Doce em Faro teve que impedir temporariamente a entrada de clientes para repor produtos nas prateleiras e desimpedir as caixas de pagamento, devido à grande afluência de pessoas, disse à Lusa um funcionário.

Na loja da Penha, dezenas de pessoas aguardavam às 13:00 a reabertura do supermercado, encerrado uma hora antes, enquanto outros clientes se amontoavam em filas nas caixas para pagar os produtos.

"Tivemos que encerrar porque estava muita gente dentro da loja e as prateleiras estavam vazias", disse à Lusa um segurança do supermercado, que tentava acalmar os ânimos das pessoas que não percebiam a razão do encerramento temporário.

Otávia Brito contou à Lusa que estava à espera que as portas reabrissem para ir fazer mais compras, depois de já ter gasto perto de 700 euros, valor que, sem o desconto, se cifraria em 1.400.

Comprei sobretudo bebida, desde cerveja, a água, bebidas espirituosas, leite, mas também produtos de higiene e carne", refere, sublinhando que enquanto foi ao carro colocar as compras, as portas encerraram.

A cliente chegou ao supermercado cerca das 09:00, altura em que "estava ainda mais gente", mas não sabe se esperará até perto das 15:00 para fazer mais compras, hora estimada para a reabertura da loja.

Em Lisboa, numa pequena loja de Benfica, a Lusa constatou que as prateleiras só não ficaram vazias devido ao frenesim de reposição dos funcionários.

No entanto, os clientes contactados salientaram que não demoraram mais de 20 minutos na fila de pagamento, aproveitando a campanha para comprar sobretudo produtos de primeira necessidade e não perecíveis, como leite, conservas, papel higiénico, arroz, massas e detergentes.

"Eu nem costumo andar em cima das promoções, mas hoje de manhã a minha filha ligou-me e eu decidi vir cá", disse à Lusa Maria Elisabete Faria, destacando que pagou somente "170 e tal euros por produtos que somavam mais de 300" euros, suficientes para lhe rechear a dispensa nos próximos meses.

Em Coimbra, as várias lojas do Pingo Doce também registam, desde o início da manhã, uma afluência significativa e "fora do normal".

"Está a ser uma grande confusão", disse à agência Lusa uma fonte da loja do Pingo Doce situada na avenida Calouste Gulbenkian.

A fonte salientou que o fenómeno verifica-se também nas restantes unidades da empresa na cidade, com centenas de clientes a acotovelarem-se nas caixas, transportando "carrinhos" carregados de compras, aproveitando um inesperado desconto de 50 por cento em todos os produtos.»

A iniciativa do Pinco Doce, obriga-nos a muitas reflexões.
1- se eles a fazer descontos de 50% e ainda têm lucro, significa que nos restantes 364 dias do ano, já depois do IVA pago, a margem de lucro ainda é superior a 50% do valor do preço para o consumidor, ou seja há uma total exploração dos produtores e dos consumidores. Não estranho essa margem de lucro, ultimamente tenho experimentado fazer compras numa mercearia que fica aqui do bairro e fico espantado que os mesmo produtos acabem por ser mais baratos. Conclusão: antes das grandes superfícies dominarem o mercado, havia uma prática de dumping, depois de arrumarem com os pequenos comerciantes, subiram novamente os preços, mantendo publicidade intensa e constante aos preços baixos para manter a ilusão nas pessoas de que os produtos são realmente baixos. Não há nada como comparar.
2 - supondo que a operação de hoje não lhes dá lucro nenhum, acaba por ter várias funções: marketing e uma provocação dirigida aos sindicatos e à sociedade em geral, uma demonstração de poder e uma indiferença para com o Dia do trabalhador, transmitindo que a economia está acima de qualquer valor social. Sim, se eles queriam fazer uma promoção destas, porquê hoje?

Nada é feito ao acaso.

Publicidade à marca ou dar a conhecer as lojas ao consumidores... não sei.

Esta promoção do Pingo Doce foi estudada, poderá é não ter o resultado esperado ou superar as expectativas.

Meu deus, ainda bem que não nos temos que preparar pra tempestades se não, era sempre disto :surprise:

Comunicado da PSP.

Polícia Segurança Pública

A PSP ao longo de todo o dia foi chamada a intervir junto aos diversos espaços comerciais de uma cadeia de supermercados nacional que hoje lançou a campanha 50% de desconto para compras superiores a 100€. A maior parte das ocorrências tiveram como origem a dificuldade de estacionamento e trânsito junto a estes supermercados, tendo a PSP que mobilizar meios humanos e materiais para resolver os problemas vividos pelos consumidores e transeuntes. Neste particular, registámos ocorrências em quase todos os Distritos do País. Outra elevada percentagem de situações foram motivadas quando os clientes começaram a deparar-se com o limite atingido de stock de alguns produtos. A maior parte destas últimas situações foram resolvidas com a mediação entre a PSP, clientes e responsáveis de loja. Registámos igualmente agressões entre clientes, nomeadamente em Lisboa, em duas superfícies da Amadora e uma em Loures. Na situação vivida em Loures, houve a necessidade de conduzir um homem à Esquadra para identificar e registar a ocorrência. Todas estes episódios ocorreram entre as 09H e as 16H (última atualização). A PSP reforçou ao longo da tarde algumas áreas comerciais, principalmente aquelas onde se haviam registando mais incidentes, fazendo-o com recurso ao patrulhamento apeado e automóvel. Até ao momento não existem registos de detenções ou graves situações de alteração de ordem!

Editado por um moderador:
Dumping é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos, mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado. Esta técnica é utilizada como forma de ganhar quotas de mercado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dumping

Acho que perante esta definição não se trata de dumping nem nada semelhante. Nem sequer na anterior questão (do leite) tal aconteceu. A não ser que o Pingo Doce tenha adquirido, no estrangeiro, produtos a preços mais baixos, propositadamente para este dia.

De resto, os trabalhadores do Pingo Doce foram livremente trabalhar e receberam contrapartidas por isso (o Vince diz que foi mais um dia de férias, eu já li que foram 4); a superfície comercial aplicou a promoção livremente; a população consumiu livremente. Tudo se resume a um conceito simples, liberdade, a maior conquista de Abril.

Certamente que os prejuízos do Pingo Doce hoje são inferiores ao dinheiro aplicado naqueles anúncios pirosos, da música bimba (vem ao Pingo Doce de janeiro a janeiro) que entra todos os dias em nossa casa via TV. Mas tiveram honra de abertura no telejornal, durante os primeiros quinze minutos, e foi Trending Topic no Twitter. Magnífico golpe publicitário. E agradecem as famílias que ganharam poder de compra neste mês.

Felizmente, os trabalhadores da PIDE alimentar e económica cumpriram escrupulosamente o Dia do Trabalhador (poderiam aproveitar e fazer greve todos os dias nos próximos 20 anos, eu agradecia) e não puderam empreender uma espectacular acção de apreensão. Amanhã, irão tentar encontrar nos confins da legislação algum motivo para implicar com esta promoção.

1. Do que sei o negócio dos hipers tem em média margens reduzidas, sempre ouvi dizer que a maior rentabilidade é financeira, receber a pronto, pagar a prazos longos, é esse o negócio das grandes superfícies, e não tanto o que se ganha na diferença entre preço de custo e de venda dum produto.
Hoje perderam certamente muitos milhões de euros, adoraria mesmo saber quanto, se calhar eles próprios ficaram surpreendidos pela adesão e a coisa pode-lhes sair mais cara do que esperavam. Mas é um custo de marketing. Quanto custaria uma campanha de marketing equivalente ? Eles nem publicidade fizeram, a coisa ontem começou a espalhar-se como um mero boato, e oficialmente nunca confirmaram ou desmentiram, apenas confirmaram que ia haver uma surpresa. Se é dumping ou não, não sei, não conheço legislação, nem nunca entendi bem a fronteira. Afinal promoções disto e daquilo há constantemente, a única diferença é que esta foi massiva.

2. Sim, houve marketing comercial e política, 2 em 1, clara provocação aos sindicatos, mas estes também há anos que não lhes largam as canelas. Ou mesmo um 3 em 1, não esquecer a guerra de propaganda que travam com o Continente desde há uns anos. Falando do PD, do que ouvi dizer (não posso confirmar), ninguém foi obrigado a trabalhar, as pessoas recebiam a dobrar, tem direito a mais um dia de ferias e os trabalhadores do grupo nos próximos dias também podem comprar com o mesmo desconto. Portanto, trabalhadores e clientes satisfeitos. Win Win.

Se eu acho bem ou não, acho que é uma provocação desnecessária mas tenho que lhes tirar o chapéu, que brutalidade de acção.

Foi sem dúvida, uma acção brutal sem ter nenhuma publicidade ao evento e tomem lá como as pessoas reagiram. Tenho amigos que trabalham no PD e já há alguns anos e estão muito satisfeitos em trabalharem lá. Na área da distribuição, seja o Continente através do cartão também tem descontos, o Lidl também faz promoções, o PD também as faz. Então, o melhor é fecharem todas e irem mais uns milhares para o desemprego para aqueles que criticam estas acções.

Pena é as gasolineiras não fazerem isto, enche o depósito e pague só 50%, logo viam se não iam a correr abastecer o carro. :D

Um gajo pode ser masoquista e se gostar de sofrer e não tirar proveito destas promoções é que adora esbanjar dinheiro ou então é rico. :lol:

Mais que analfabetos... zombies!

54674410151019993389148.jpg

Estão mesmo a custar a digerir uma coisa destas, afectou e muito o pequeno mundo vermelho de tal forma que o partido da Foice já pediu a comparência do governo no parlamento sobre isto e bufou-se à PIDE.

Ontem à noite e hoje de manhã era quase erótico ver tantos intelectuais vermelhos a espumar da boca contra a excelente iniciativa da JM, dizem tudo e mais alguma coisa, mas muitos dos vermelhos também andaram às compras, e esta hein?

Eu fui trabalhar ontem, 1 de Maio e o que vi que praticamente só o sector estado esteve parado, muita gente estava a trabalhar, receber a dobrar e ajudar a produtividade deste País. Ninguém me impediu de ir trabalhar nem eu admitiria tal coisa, sou livre de fazer o que quero e irei trabalhar muitos mais 1º's de Maio.

Estado
Fechado para novas mensagens.