O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Ora eu não disse?

O primeiro-ministro comentou a decisão do Tribunal Constitucional (TC) sobre o corte nos subsídios sublinhando a parte em que o TC diz que esses cortes têm de ser para todos e não apenas para os funcionários públicos e pensionistas.

O TC afirmou que a medida deveria "ser estendida aos outros cidadãos", comentou Pedro Passos Coelho.
Assim, acrescentou, "temos de encontrar medidas equivalente" para que os cortes "não fiquem confinados" aos pensionistas e aos funcionários públicos. "Tem mesmo de ser assim", afirmou, quando questionado sobre a medida passaria a ter de abranger os trabalhadores do setor privado.
Passos Coelho adiantou que essas medidas serão apresentadas na proposta do OE-2013 mas recusou "detalhar" e anunciar já medidas concretas "em cima do joelho". Ao mesmo tempo o primeiro-ministro recusou de todo em todo negociar as metas orçamentais com a troika.

http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=2650520

Ora eu não disse?

O primeiro-ministro comentou a decisão do Tribunal Constitucional (TC) sobre o corte nos subsídios sublinhando a parte em que o TC diz que esses cortes têm de ser para todos e não apenas para os funcionários públicos e pensionistas.

O TC afirmou que a medida deveria "ser estendida aos outros cidadãos", comentou Pedro Passos Coelho.
Assim, acrescentou, "temos de encontrar medidas equivalente" para que os cortes "não fiquem confinados" aos pensionistas e aos funcionários públicos. "Tem mesmo de ser assim", afirmou, quando questionado sobre a medida passaria a ter de abranger os trabalhadores do setor privado.
Passos Coelho adiantou que essas medidas serão apresentadas na proposta do OE-2013 mas recusou "detalhar" e anunciar já medidas concretas "em cima do joelho". Ao mesmo tempo o primeiro-ministro recusou de todo em todo negociar as metas orçamentais com a troika.

http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=2650520

Esse TC é letra morta. O "teu Governo" já tratou de dizer que vai contornar a decisão aplicando aquilo que toda a gente já sabe. Corte de 2 salários para toda a gente.

Se o fizerem perdem as próximas eleições.

E quando é que vão ocorrer essas próximas eleições? Há quem fale em 2020 ou 2025... Sempre enquanto a troica durar...

Não sei se isto alguma vez se passou. Há um despacho conhecido esta semana que nomeia uma determinada pessoa fazendo menção explícita que essa pessoa é recrutada ao partido CDS-PP...

Arranjem mais um lugar em Paris. Este ainda fez menos que o outro...

http://www.publico.pt/Política/migu...o-por-causa-do-curriculo-profissional-1553153

Não aprecio muito Miguel Relvas. Um político profissional que sempre se soube movimentar muito bem, provavelmente à custa de ter "lambido as botas" às pessoas certas e por ter brincado muito de avental. Acresce a isso que ocupa um cargo no governo que também nada aprecio, correspondente ao Ministério da Propaganda nos regimes fascistas. Mas que conclusões poderemos tirar deste caso?

- Que Miguel Relvas foi apenas mais um que se aproveitou da máfia que dirige as universidades portuguesas, especialmente as privadas que podem fazer isto um pouco mais às claras;

- Que Relvas, tal como o Álvaro, são os alvos a abater deste governo, provavelmente por estarem a lutar contra vários interesses instalados. Dificilmente se pode desvincular este e outros casos de Relvas com a tentativa de privatização da RTP, contestada por grandes cabecilhas da máfia lusitana, a começar por Balsemão;

- Que os jornalistas portugueses, quando querem até são inteligentes, estiveram à espera do europeu de futebol para lançar mais esta acha para a fogueira. A interpelação ao Álvaro na Covilhã, também foi após a eliminação da selecção, curiosamente durante três semanas foi como se não se passasse nada, apesar de até ter havido uma moção de censura ao governo.

De resto, desta vez concordo plenamente com a reacção de Jerónimo de Sousa, "canudos há muitos".

A proletarização dos profissionais qualificados está aí. Enfermeiros a ganhar menos que uma empregada de limpeza. A mulher que me passa a ferro leva a 5 euros à hora. A que tinha antes levava a 6 euros, e na Foz há quem leve a 7 ou 8 euros.

Eu, e outros meus colegas, engenheiros, não recebendo à hora, se dividirmos o nosso vencimento pelo número de horas que trabalhamos, recebemos 4€ por hora. Há alguma mania de se considerarem umas profissões mais bem pagáveis, e outras menos. É o habitual Portugal dos doutores e engenheiros, como se isso desse algum direito inalienável de se receber mais.

É uma simples lei do mercado. Hoje em dia há excesso de engenheiros, pelo declínio do sector da construção, logo pagam-nos menos, se não quisermos, haverá alguém quem queira. Empregadas de limpeza com brio, honestidade e qualidade, há menos oferta do que procura, no estilo de vida dos dias de hoje, em que toda a família trabalha e/ou estuda, é preciso alguém que cuide das nossas casas, logo fazem-se pagar melhor. Com o aumento do desemprego virá também a crise nas mulheres-a-dias.

Pelos vistos metem empresas a contratar. Porquê? Antigamente o Estado contratava directamente.

Essa é fácil. Está intimamente relacionada com a lei do trabalho. Com uma lei do trabalho menos restritiva, seria mais fácil despedir, é certo, mas seria mais fácil contratar.

Durante algum tempo trabalhei a recibos verdes. Preferia esse sistema mil vezes ao que tenho hoje. Não deixo de ser precário, estou a termo certo. Mas a recibos verdes, tinha uma maior liberdade, e conseguia sempre ganhar mais dinheiro à hora, pois podia negociar o meu preço antes de cada trabalho.

O facto de, no caso dos recibos verdes, o patrão não ter de fazer descontos para a segurança social ajuda bastante. Ainda por cima, é extremamente provável que quando chegue à idade da reforma o sistema estará falido e não verei um tostão. E o pior é que na altura da falência da segurança social não me irão devolver o dinheiro que descontei para lá .

- Caso Relvas:

O caso "Relvas" é muito simples! Na verdade, é uma consequência do caso "Sócrates".. A pergunta que devemos fazer é: como é que estas coisas acontecem! Muito fácil, sempre aconteceram no meio político, são coisas tão antigas como a mais velha profissão do mundo. É crime? Pelos vistos não.. Houve alguém que criou uma lei em Março de 2006, que torna legal e da competência das universidades no processo bolonha, atribuir equivalências tendo por base o currículo académico e profissional. É só para alguns? Na prática é, a lei foi criada precisamente para políticos e outras pessoas com dinheiro, que não têm tempo para estudar! :)

- Caso "enfermeiros a 3.96/hora"

Muito fácil:
1) lançar concurso público de contratação de enfermeiros através de empresa de trabalho temporário, tendo por base 8eur/hora.
2) analisar as propostas e selecionar aquela que mais convém ao estado (valor mais baixo).

Vantagens? Contratações mais baratas, melhor controlo dos gastos, facilidade em dispensar serviços, sem aquela treta de ter de despedir, indemnizar e com isso ter de dar satisfações à comunicação social.

Estou a ser sarcastico, mas com muita pena que as coisas aconteçam assim no nosso país! É uma tristeza ao que chegamos..

As universidades privadas é a ponta do icebergue.

Há um colégio aqui no Porto onde andam muitos jovens adultos a fazer o 12.º, gente entre os 20 e os 25 que nunca conseguiu terminar o secundário nas escolas públicas. Conheço um rapaz que andou lá, parece que é prática da casa os professores darem os enunciados na véspera dos testes. Cheguei a resolver-lhe testes de francês e de matemática, ele depois levava em cábulas, quando não era eu eram outros amigos ou conhecidos. Ele assim fez o 12.º ano, entretanto parece que entrou na Fernando Pessoa pelo acesso via maiores de 23 anos, num curso de saúde.

A proletarização dos profissionais qualificados está aí. Enfermeiros a ganhar menos que uma empregada de limpeza.

A treta de umas profissões se considerarem superiores a outras ... :sad:

Ainda bem que o corte no 13º mês e no subsídio de férias será extensível a todos no próximo ano; sacrifícios iguais para todos.

Pelo contrário, nesta opção não somos tão "roubados" pelo Estado, e até temos maior facilidade de encontrar trabalho. Claro que há o reverso da medalha, não temos nada garantido no futuro, mas achas que estar com um contrato a prazo e com um salário baixo é melhor?

Já estive a recibos verdes a 300€/Mês(part-time), se não fosse estar isento de SS no primeiro ano levava 100€ para casa... 300 ainda é um bocado, mas 100 é o que gastava em transporte.

E como já acabei o primeiro ano agora já não estou isento, e trabalho pelo Algarve sem ser uma porcaria qualquer durante os meses de Verão é complicado.

Parece que o Super Rock Super Bock tem menos gente este ano, a Madonna não esgotou, ao contrário do que se esperava...

Na última década floresceram os festivais e os grandes concertos por todo o país. Sempre me pareceu que era festa a mais para a economia que temos. E que o preço dos bilhetes estava muito inflacionado para o nosso poder d compra. Isso viu-se bem no concerto da Madonna, as minhas primas não foram por causa dos preços, se fosse metade teriam ido pois é mister fazer contas, e ter em atenção o preço da deslocação a Coimbra.

O futuro deste tipo de eventos é a internacionalização. Já li que há organizações interessadas em trazer festivais de Inglaterra e do Norte da Europa para o Sul, por causa do clima e da vantagem das low cost. Este ano já sucedeu algo do género, com o Primavera Sound.

Nunca me pareceu que as empresas nacionais ou o Rock in Rio fizessem marketing lá fora, em revistas de música, para atrair públicos de outros países. Têm se fiado no dinheiro dos portugueses, ora se não apostarem na internacionalização duvido que se aguentem.

A treta de umas profissões se considerarem superiores a outras ... :sad:

Ainda bem que o corte no 13º mês e no subsídio de férias será extensível a todos no próximo ano; sacrifícios iguais para todos.

Não concordo, salvo raras excepções o funcionário privado está mais sujeito ao mercado do que um funcionário público a maioria deles com emprego quase vitalicio, depois os privados não têm ADSE, depois um funcionário privado que ganhe 2000 tem de os suar bastante, na função pública existem milhares a ganhar isso que limitam-se a navegar na net o dia todo.

haveria muitas inconstiticionalidades a registar, não há duvida que o funcionário privado perde em todas as frentes a nivel de privilégios, isto vai levar a ganhar o dinheiro debaixo da mesa quem poder....

Estado
Fechado para novas mensagens.