O estado existe precisamente para regular mercados onde exista monopólio ou até oligopólio, em bens essenciais. Se não funciona melhor, é por força de interesses ou corrupção. De qualquer forma, em democracia somos nós que elegemos quem nos governa. Mas é preciso votar, não é com nulos ou em branco que vamos lá..
Quanto às terras, é questão de te informares melhor.. Em Vila de Rei até te pagam para ires lá morar! Pelo menos davam um pedaço de terra a quem viesse residir nesse concelho e um subsídio por cada nascimento. Em muitos outros concelhos do interior oferecem terras para cultivar.
Existe mesmo o chamado banco de terras para quem quiser cultivar:
http://agrotec.pt/?cat=166
http://adacb.wordpress.com/2012/03/...rras-muito-em-breve-em-conselho-de-ministros/
Mas sabes que mais? É preferível ser mendigo em Lisboa e até receber RSI, do que vir morar para aqui no interior e ter de trabalhar! É que trabalhar faz calos..
Quanto às pessoas que têm terras de floresta, que até as deixam incendiar, sou uma delas! Mas não as deixo incendiar de propósito, a verdade é que existe sempre mão criminosa, quer seja negligencia ou não, é crime!
Eu tenho um emprego muito exigente, e ainda assim dedico tempo ao fim de semana para ir ver das terras e cuidá-las.
De forma alguma conseguiria sobreviver das terras (incendios é de 10 em 10 anos), portanto nunca hei-de ganhar alguma coisa com a minha floresta! Tento investir noutro tipo de árvores: cerejeiras, castanheiros,..
Porque é que nunca conseguiria sobreviver dessas terras? Porque não existe mercado local! Porquê?! Porque lá toda a gente tem o mesmo que eu, logo, não precisa de comprar, não há mercado! E mesmo que houvesse mercado a 70km de distância, já teria de usar autoestradas com portagem os meus produtos sairiam caros mas tão caros, que ninguém os comprava!
Quando se introduz portagens no interior, é o que acontece! Tudo encarece e torna impossível quaisquer ideias de negócio rentáveis!
Pronto, já te indiquei algumas formas de obter terras para trabalhar, a custo Zero! Mas sem ser banco de terras, podes investir até no pinhal, compras um hectare por 2500-3000EUR. Assim mais perto da cidade (<30km) um hectare já vale uns 10000EUR.