O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
1. Só se pode comparar o que é comparável – o que não é o caso dos rendimentos pagos pelo Estado e dos rendimentos privados. Os primeiros são em geral fixados unilateralmente pelo próprio Estado, por via de lei ou por ato ou contrato administrativo com base na lei; os segundos decorrem de relações jurídico-privadas (propriedade, heranças, contratos, etc.). Os primeiros geram despesa pública e pesam directamente no orçamento; os segundos, não.

E então os rendimentos privados do banqueiro do BES corrigidos 3 vezes para o mesmo ano não pesaram no orçamento? Não afectaram a previsão de receitas e despesas?

Toda a operação de lavagem de dinheiro internacional estacionado em paraísos fiscais concretizada em sucessivas amnistias quando se deveria perseguir todo esse dinheiro como é competência de qualquer estado de direito?

Tudo isto é uma insurgente conversa fiada de quem acha que a constituição é uma lei que só vale quando não atrapalha a experiência social.

Todas as relações entre trabalho e capital têm sido destruídas em favor do capital. Tudo foi feito para perpetuar a acumulação e a desigualdade. Era o que faltava agora acabar com a primeira lei da república.

Ora, quem é mais afectado no seu rendimento pela crise não são os funcionários e pensionistas (mesmo com os cortes de que o Tribunal resolveu generosamente isentá-los) mas sim os trabalhadores do sector privado, que pagam a pesada factura do desemprego maciço, combinado com a redução do valor e da duração do subsídio de desemprego) e com a baixa generalizada de remunerações que o mercado de trabalho impõe.

E quem é que está a provocar o desemprego maciço? Quem é que emprestou dinheiro sem limites aos bancos? Quem é que está a cortar os benefícios sociais? Quem é que está a empurrar a generalidade das pessoas para a miséria? Quem é que tomou de assalto as finanças de quase todos os países na europa?

A Constituição não tem leitura política. É uma lei geral. O Vital Moreira ignora muitas coisas quando lhe convém. O mercado não impõe quase nada. Os Estados podem impor muitas coisas. Começando pela civilização contra a barbárie.

Extinguir concelhos e pôr ordem nas suas contas? Horror, então e o apoio às populações, a proximidade aos mais necessitados, a promoção e divulgação cultural, a dinamização do desporto?

Despedir funcionários públicos? É inconstitucional, aumenta o défice pois o Estado gastará mais em fundos de desemprego, reduz o consumo privado logo agrava a crise.

Encerrar escolas, politécnicos, cursos? É um ataque à Educação, estes fascistas querem é um povo ignorante para fazerem o que querem.

Mais vale ficar tudo na mesma.

Quando isto cair voltamos ao escudo, ficamos isolados, felizes e contentes de novo.

Caro Frederico

E se calhar a solução passa mesmo pelo regresso à moeda própria. Não se regressou porque isso iria tirar uns 20% da nossa riqueza ou produção pelo desvalorização da moeda. Bem sinceramente com estas austeridades acho que já perdemos bem mais que isso. Esta receita já não parece funcionar, a economia afunda sem precedentes, o desemprego é elevadíssimo traduzindo numa perca considerável de produção de riqueza. Por mais medidas que venham aí não entramos no crescimento económico sendo impossível cumprir obrigações. Regressando à moeda, balanceava-mos a economia, talvez se mantivesse alguma oferta de serviços sociais, a flutuação controlada da moeda permitia-nos ajustamentos sem este temporal interminável.

As 15 medidas do seguro:

1 - Renegociação do plano de ajustamento

2 - Negociar alargamento dos prazos de pagamento de parte da dívida pública

3 - Deferimento do pagamento de juros de empréstimos obtidos

4 - Renegociação de juros a pagar pelos empréstimos obtidos

5 - Reembolso dos lucros conseguidos pelo Banco Central Europeu com as operações de compra da dívida soberana portuguesa

6 - "Parar a austeridade", mas mantendo o rigor e disciplina orçamentais

7 - Financiar as pequenas e médias empresas através de fundos comunitários, linhas de crédito contratadas com o Banco Europeu de Investimento ou com o aproveitamento de parte do dinheiro da "troika" destinado à recapitalização dos bancos

8 - Plano de reabilitação urbana

9 - Medidas na área da poupança energética

10 - Redução do IVA na restauração

11 - Aumento do salário mínimo

12 - Aumento das reformas mais baixas

13 - Plano de emergência para apoiar os cerca de meio milhão desempregados que actualmente não recebem qualquer apoio social

14 - Captar investimento externo de "forma inteligente"

15 - Criação de um programa de substituição de importações

Estas medidas é só para inglês ver, nos pontos 10 ao 13 é pura propaganda eleitoral e nada mais, o ponto 6 parar a austeridade mas mantendo o rigor mais uma anedota, Seguro vais aumentar o IVA para 25% como o Sócrates ia fazer, vais renegociar o tanas Seguro porque ou apertavas ou então a troika cortava o financiamento. Seguro as tuas medidas não valem nada é só postas de pescada e nada mais.

As 15 medidas do seguro:

1 - Renegociação do plano de ajustamento

2 - Negociar alargamento dos prazos de pagamento de parte da dívida pública

3 - Deferimento do pagamento de juros de empréstimos obtidos

4 - Renegociação de juros a pagar pelos empréstimos obtidos

5 - Reembolso dos lucros conseguidos pelo Banco Central Europeu com as operações de compra da dívida soberana portuguesa

6 - "Parar a austeridade", mas mantendo o rigor e disciplina orçamentais

7 - Financiar as pequenas e médias empresas através de fundos comunitários, linhas de crédito contratadas com o Banco Europeu de Investimento ou com o aproveitamento de parte do dinheiro da "troika" destinado à recapitalização dos bancos

8 - Plano de reabilitação urbana

9 - Medidas na área da poupança energética

10 - Redução do IVA na restauração

11 - Aumento do salário mínimo

12 - Aumento das reformas mais baixas

13 - Plano de emergência para apoiar os cerca de meio milhão desempregados que actualmente não recebem qualquer apoio social

14 - Captar investimento externo de "forma inteligente"

15 - Criação de um programa de substituição de importações

Estas medidas é só para inglês ver, nos pontos 10 ao 13 é pura propaganda eleitoral e nada mais, o ponto 6 parar a austeridade mas mantendo o rigor mais uma anedota, Seguro vais aumentar o IVA para 25% como o Sócrates ia fazer, vais renegociar o tanas Seguro porque ou apertavas ou então a troika cortava o financiamento. Seguro as tuas medidas não valem nada é só postas de pescada e nada mais.

Cheira-me que andou nas caves do Douro a provar algum vinho e exagerou na sua ingestão. Não há paciência pra discursos utópicos, se vier o 2º resgate quero ver como o PS se vai dar com isso. Gosto particularmente do 6º ponto em que diz que quer parar com a austeridade mas manter os rigores orçamentais, não me digam que é agora que o PS vai cortar a direito na despesa :eek: :lmao: ?

Cheira-me que andou nas caves do Douro a provar algum vinho e exagerou na sua ingestão. Não há paciência pra discursos utópicos, se vier o 2º resgate quero ver como o PS se vai dar com isso. Gosto particularmente do 6º ponto em que diz que quer parar com a austeridade mas manter os rigores orçamentais, não me digam que é agora que o PS vai cortar a direito na despesa :eek: :lmao: ?

Também gostei do ponto 6! :) Mas ainda adorei mais um ponto, em que diz que ia pegar no dinheiro que a troika dá aos bancos (pelo BCE), e que dava linha de crédito às empresas! Acho que ele não entendeu que esse dinheiro é dos bancos e serve para os recapitalizar, ou seja, não é do estado!

Também acho piada ao homem, pois farta-se de escrever cartas à troika, acho que já vai em 3 cartas.. Mas a verdade é que se já recebeu resposta, não as mostra ao povo! Se calhar não lhe agradam as respostas.. :)

Também acho piada ao TC, pois proíbe os cortes, mas não se responsabiliza por vir a faltar o dinheiro para pagar o subsídio de desemprego, os funcionários públicos e os pensionistas, e vão faltar 2meses!

Também gostei do ponto 6! :) Mas ainda adorei mais um ponto, em que diz que ia pegar no dinheiro que a troika dá aos bancos (pelo BCE), e que dava linha de crédito às empresas! Acho que ele não entendeu que esse dinheiro é dos bancos e serve para os recapitalizar, ou seja, não é do estado!

Também acho piada ao homem, pois farta-se de escrever cartas à troika, acho que já vai em 3 cartas.. Mas a verdade é que se já recebeu resposta, não as mostra ao povo! Se calhar não lhe agradam as respostas.. :)

Também acho piada ao TC, pois proíbe os cortes, mas não se responsabiliza por vir a faltar o dinheiro para pagar o subsídio de desemprego, os funcionários públicos e os pensionistas, e vão faltar 2meses!

O Seguro não se aguentava 6 meses na governação...nem com maioria absoluta...
Tudo isto é, realmente, uma pescadinha de rabo-na-boca....

Tenho uma dúvida..

Para aqueles que defendem a saída de portugal da zona euro, eu peço que me esclareçam o seguinte:

As dezenas ou centenas de milhar de pessoas que têm empréstimos de crédito à habitação, como ficariam? São créditos adquiridos em euros, indexados à taxa euribor, certo? Então, se o escudo irá desvalorizar de forma brutal e seria uma moeda mais instável, apesar das vantagens em flutuar o valor, como ficaria a prestação da casa? Se subir 20 ou 30%, quantos créditos serão perdidos de incobraveis? Os bancos vão pra bancarrota?

Ou isso implica mais FMI e mais austeridade sem fim?

Que grande embrulhada meu Deus..

Eu tenho 25 anos, pergunto a colegas do fórum mais velhos:

- o país não funcionava antes de haver empresas municipais?

- como era o país antes da existência de fundações? ou dos observatórios? ou de tantas comissões e institutos?

- o vosso quotidiano seria alterado se a junta de freguesia ou o concelho onde vivem fossem extintos?

- o facto da vossa escola não ter quadros didácticos ou ginásios de topo afectou a vossa formação?

Tenho uma dúvida..

Para aqueles que defendem a saída de portugal da zona euro, eu peço que me esclareçam o seguinte:

As dezenas ou centenas de milhar de pessoas que têm empréstimos de crédito à habitação, como ficariam? São créditos adquiridos em euros, indexados à taxa euribor, certo? Então, se o escudo irá desvalorizar de forma brutal e seria uma moeda mais instável, apesar das vantagens em flutuar o valor, como ficaria a prestação da casa? Se subir 20 ou 30%, quantos créditos serão perdidos de incobraveis? Os bancos vão pra bancarrota?

Ou isso implica mais FMI e mais austeridade sem fim?

Que grande embrulhada meu Deus..

Mesmo que as dívidas fossem convertidas em escudos, os juros seriam muito altos.

Sair do euro pode ser uma grande asneira.

Passos que corte na despesa. Que a coragem não lhe falte.

Francamente... então se os contratos são ilegais devem ser denunciados em Portugal. Vê-se bem a fibra do homem e o quão comprometidos estão pelos compadres que lá colocaram.

Fazer dinheiro a todo o custo. É agora o lema do Hospital do Barlavento Algarvio. Agora quem vai a uma consulta, quem vai ou leva um familiar a uma urgência, ou vai visitar um familiar nos últimos dias de vida, ou vai a pé, ou tem que pagar o estacionamento no parque do Hospital...que passou a ser cobrado desde há uns dias.

Consequência: já nasceu um novo parque, clandestino, a ocupar passeios e via pública, e até a GNR já lá teve que colocar uns agentes para controlar o trânsito, que entretanto, ficou caótico...

564749_10151412790687523_386737272_n.jpg

Estado
Fechado para novas mensagens.