Mago
Nimbostratus
Tenho receio que nos esteja a acontecer o mesmo que na Irlanda! Vejam o vídeo:
http://pt.euronews.com/2013/06/25/irlanda-o-escandalo-bancario/
O estado ajuda os bancos, o défice piora, a austeridade mantem-se e voltamos a ajudar os bancos. Mais tarde, acontece-nos o mesmo: motivo de risota dos banqueiros! "Devolver o que recebemos, nós?? Isso não é possível.."
Os partidos da oposição na Irlanda pedem um inquérito ao resgate dos bancos em 2008, após as revelações do jornal The Irish Independent.
Em causa, os extratos dos telefonemas entre dois dirigentes do Anglo Irish Bank, em setembro de 2008, no auge da crise financeira. Os dois abordam como o banco levou as autoridades a pensar que precisava de 7 mil milhões de euros, quando na realidade precisava de muito mais. No final, o Anglo Irisk Bank recebeu 30 mil milhões de euros.
Depois de salvar os bancos, a Irlanda teve de pedir, em 2010, um resgate internacional de 85 mil milhões de euros. A questão continua a ser polémica, tendo em conta que as medidas de austeridade continuam em vigor.
O Fianna Fail, que na altura dos factos estava no poder, defende que as gravações devem ser entregues à polícia e reguladores do setor bancário.
os 12 mil milhões que estão numa das rubricas da troika, equivalem ao desiquilibrio da balança receitas/despesas do governo. É melhor continuar a investir na economia estes 10 mil milhões onde grande parte deste dinheiro tem retorno imediato ou distribuir pelos bencos cujo dinheiro em grande parte saltita misteriosamente nas expeculações dos mercados???


