O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Uh?? Importa-se de me explicar qual é a piada??

Quando o Sócas deixou o Governo o défice andava no 101% do PIB, actualmente está nos 127%. E o défice está estagnado nos 4,5 - 5%, para assegurar os 4,5% que a Troika quer são necessários mais 4 mil milhões de euros de cortes, o que é quase o mesmo que dizer que é muito díficil de concretizar sem que se prejudique a receita, porque esses 4 mil milhões terão efeitos recessivos na receita.

Já agora é feio usar um pic do facebook, e falar mal das pessoas sem que estas se possam defender.

Estamos-nos a esquecer da dívida que o Sócrates deixou debaixo do tapete, como sendo dívida privada. Com a crise este governo foi obrigado a tirar tudo debaixo do tapete e a dívida subiu imenso.

Estamos-nos a esquecer da dívida que o Sócrates deixou debaixo do tapete, como sendo dívida privada. Com a crise este governo foi obrigado a tirar tudo debaixo do tapete e a dívida subiu imenso.

Sim, mas a grande razão para o brutal aumento da dívida continua a ser os 78 mil milhões de Euros que só começaremos a pagar lá para 2015.

Boas,

Era apenas para dizer uma piada se me permitem ...

Oiço aqui neste tópico falar em muito em necessidade de cortes na despesa, e em muitos sectores de actividade, mas a minha pergunta é ......
O São Pedro também trabalha para o Estado ..... é que parece que temos um corte brutal na Água !

Isto está uma pasmaceira este ano por aqui .... que quem vai começar a ter despesa sou eu .... em ter que regar em pleno mês de Novembro :angry:

Boas,

Era apenas para dizer uma piada se me permitem ...

Oiço aqui neste tópico falar em muito em necessidade de cortes na despesa, e em muitos sectores de actividade, mas a minha pergunta é ......
O São Pedro também trabalha para o Estado ..... é que parece que temos um corte brutal na Água !

Isto está uma pasmaceira este ano por aqui .... que quem vai começar a ter despesa sou eu .... em ter que regar em pleno mês de Novembro :angry:

Não te preocupes, houvi dizer que o S. Martinho este ano está de greve em protesto contra o S. Pedro. :D :lmao:

EDIT: Pfew, acabei de ver os modelos, já devem estar a imaginar a minha cabeçorra :( .

Já agora que falam em despesa ou divida, ou défice .... mas as situação do nosso país em termos de divida, não vem de vários governos que começaram a pedir crédito que apenas iria começar a ser pago a partir do ano X.
E tal facto não tem vindo a fazer com que cada vez exista menos margem para se investir em sectores como Educação, Saude ... fundamentais na nossa sociedade.

Sabe-se que a Educação tem uma grande divida .... e o Estado investe muito nos subsidios aos alunos, apesar de pagarmos propinas extremamente elevadas, e porque não se troca em subsdios por crédito bancário através da CGD, com um valor idêntico ao valor dos subsidios praticados atualmente (para proprio bem dos jovens).

Posso estar a dizer uma grande asneira mas porque não sectoriar mais os impostos que se paga, sendo cada imposto destinado a determinado sector, nem que se tivesse que começar a pagar estilo "seguros". Sim eu sei ... que provavelmente estou a passar ideais de um Estado Federal ao invés de um Estado Social como acontece na Europa.

Sorry .... qualquer gaffe mas nunca me interessei por questões politicas nem esta se aproxima da minha área de estudo :D

Uh?? Importa-se de me explicar qual é a piada??

Quando o Sócas deixou o Governo o défice andava no 101% do PIB, actualmente está nos 127%. E o défice está estagnado nos 4,5 - 5%, para assegurar os 4,5% que a Troika quer são necessários mais 4 mil milhões de euros de cortes, o que é quase o mesmo que dizer que é muito díficil de concretizar sem que se prejudique a receita, porque esses 4 mil milhões terão efeitos recessivos na receita.

Já agora é feio usar um pic do facebook, e falar mal das pessoas sem que estas se possam defender.

A maior parte das pessoas não entende isto, que é básico: se o défice estagnar nos 4 mil milhões de euros, a dívida aumenta 4 mil milhões de euros todos os anos (sem contarmos com os juros). Mesmo que o défice tivesse diminuido para 3 mil milhões, a dívida aumentaria esses 3 mil milhões. É aassim tão complicado de entender?

A maior parte das pessoas não entende isto, que é básico: se o défice estagnar nos 4 mil milhões de euros, a dívida aumenta 4 mil milhões de euros todos os anos (sem contarmos com os juros). Mesmo que o défice tivesse diminuido para 3 mil milhões, a dívida aumentaria esses 3 mil milhões. É aassim tão complicado de entender?

E isso porque o défice é a diferença entre o que se Orçamenta e aquilo que efectivamente se gasta ou se acaba por receber. È muito simples.

Se fizer um orçamento de 5000 milhões e acabar por gastar 6000 milhões de euros, então diz-se que o orçamento foi deficitário em 1000 milhões de euros. Do mesmo modo mesmo que os gastos sejam de acordo com o orçamento previsto, mas que se acabe por receber 4000 milhões então diz-se que o orçamento teve um saldo negativo, portanto foi deficitário em 1000 milhões de euros.
Ou seja nesse ano vamos ter um aumento de divida de 1000 milhões de euros.
Portanto mais importante de tudo será fazer um orçamento de acordo com o produto interno bruto.
Seja como for com economia paralela por todo o lado, não existe orçamento que resista....

Última edição:
E isso porque o défice é a diferença entre o que se Orçamenta e aquilo que efectivamente se gasta ou se acaba por receber. È muito simples.

Se fizer um orçamento de 5000 milhões e gastar/receber 6000 milhões de euros, então diz-se que o orçamento foi deficitário em 1000 milhões de euros.

Praticamente todos os Orçamentos de Estado apresentados em democracia previam défice, se bem que por vezes tivessem havido derrapagens que levaram a um défice ainda maior que o orçamentado.

Estou em crer que os 4 mil milhões de euros de cortes foram feitos para estagnar o crescimento da dívida em percentagem do PIB partindo do princípio que Portugal crescerá ao ritmo de 1% ao ano nos próximos anos. Se houver um crescimento ainda mais medíocre ou depressão a dívida continuará a crescer. Nesse cenário haverá certamente uma reestruturação da dívida, e já agora, da nossa Banca.

EDIT: no século XIX a Argentina chegou a ser a 4.ª ou 5.ª potência global. Diz-se que têm recursos para serem um dos países mais ricos. Com a bancarrota de 2001 50% da população de Buenos Aires caiu em miséria extrema e a classe média desapareceu.

Estou em crer que os 4 mil milhões de euros de cortes foram feitos para estagnar o crescimento da dívida em percentagem do PIB partindo do princípio que Portugal crescerá ao ritmo de 1% ao ano nos próximos anos. Se houver um crescimento ainda mais medíocre ou depressão a dívida continuará a crescer. Nesse cenário haverá certamente uma reestruturação da dívida, e já agora, da nossa Banca.

EDIT: no século XIX a Argentina chegou a ser a 4.ª ou 5.ª potência global. Diz-se que têm recursos para serem um dos países mais ricos. Com a bancarrota de 2001 50% da população de Buenos Aires caiu em miséria extrema e a classe média desapareceu.

E o Brasil não é ... ou está em vias disso, e contudo é aquilo que nós sabemos nas noticias e não só, mas nas novelas parecem mais ricos que os EUA !
Porque é a imagem que melhor vende !

E o Brasil não é ... ou está em vias disso, e contudo é aquilo que nós sabemos nas noticias e não só, mas nas novelas parecem mais ricos que os EUA !
Porque é a imagem que melhor vende !

Diz-se que o Brasil tem uma bolha imobiliária para estoirar. Veremos mas não acredito no sucesso do Brasil, é um país com muitos problemas estruturais. Acredito mais na China ou na Índia que no Brasil.

Mas por falar em Brasil, há uns tempos li um autor americano que referia que os EUA temiam a constituição de um eixo Brasil-Angola-Portugal, que poderia dominar o Atlântico Sul, e depois apresentava soluções para os EUA impedirem tal feito...

com defice em sem ele a verdade é que com 3 orçamentos se tem falhado em toda a linha.
Não temos governo,temos uns vampiros no poder!

António Lobo Xavier considera que foi o PSD e o CDS que forçaram a intervenção da "troika" em Portugal e que nem a Merkel queria que o resgate tivesse acontecido assim.

• Gosto
Reactions: CptRena
No Brasil foi o "neo-liberal" Fernando Henrique Cardoso que implementou imensas reformas tirando o país do inferno da inflação. O Lula felizmente acabou por não estragar muito, mas ultimamente parece que o país segue apressada e alegremente para o desastre. Há umas semanas atrás soube-se que gastaram 18 milhões de reais ( 6 milhões €) só numa feira do livro em Frankfurt, parece Portugal aqui há uns anos atrás. Vai acabar mal.

Um familiar que é professor na Nova de Lisboa disse-me que aquilo, depois dos Jogos Olímpicos, vai provavelmente começar a estoirar.

Continuam sem perceber minimamente o que é a Troika e porque é que ela está em Portugal. Eu explico de forma simples, como expliquei ao meu filho de 10 anos. O Estado faliu, para continuar a financiar a nossa despesa pública, a certa altura os credores começaram a pedir juros incomportáveis, mais de 7%.
Ocorreu um resgate, uma série de países (à conta dos contribuintes desses países) juntaram-se debaixo dessa coisa a que chamam Troika para nos financiar a juros comportáveis (3/4/5%), para ver se conseguimos sair deste buraco. Já era tempo de ao menos perceberem o básico, que a Troika não é nenhuma entidade demoníaca, é um mecanismo solidário intra-nações.

Se o resgate poderia ser de outra forma, se calhar poderia, mas isso que interessa verdadeiramente ? O nosso Estado está falido, duma forma ou outra o resultado seria o mesmo. A Espanha não teve um resgate "oficial" controlado por troikas, mas na prática teve-o na mesma, 100 mil milhões € em cortes na despesa pública.

Em Espanha há as dívidas das regiões autónomas.

Imagina se aqui tivesse havido regionalização.

Estado
Fechado para novas mensagens.